Heidelberg: saiba o que fazer na histórica cidade alemã

Escrito por Sheila Almendros

Heidelberg é uma cidade com características históricas altamente preservadas, sua arquitetura renascentista permanece intacta há séculos. Isso porque ela é uma das poucas regiões alemãs que não sofreram com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, e esta preservação tornou-se uma marca registrada para o município.

Conheça mais das principais atrações de Heidelberg, as quais você poderá conhecer em pelo menos dois dias, caso o seu roteiro de viagem pela Alemanha esteja com o tempo curto. Acredite: desbravar esta charmosa cidade valerá muito a pena!

Mapa de Heidelberg

Situada no estado de Baden-Württemberg, Heidelberg fica às margens do rio Neckar, no sudoeste da Alemanha. A cidade fica a 340 km de Munique e é conhecida por sua tradicional universidade homônima.

Como chegar a Heidelberg

A distância entre Heidelberg e Frankfurt (a porta de entrada de voos brasileiros para a Alemanha) é de aproximadamente 90 km. Este trajeto pode ser percorrido de carro, que leva em torno de 1 hora via a A5 (o aluguel de carros no país custa, em média, a partir de 50 euros por dia), de ônibus, em tours de 6 horas de duração com translado de ida e volta inclusos, ou de trem, em viagens que demoram cerca de 50 minutos, com trechos custando a partir de aproximadamente 25 euros.

O que fazer em Heidelberg

Veja quais são as principais atrações de Heidelberg que não podem faltar em seu roteiro, seja em uma viagem curta ou longa:

1. Castelo de Heidelberg

As imponentes ruínas de pedras vermelhas de Heidelberg são um dos pontos turísticos mais populares da Alemanha, e foi considerado um dos conjuntos de prédios mais bonitos do Sagrado Império Romano até a Guerra dos 30 Anos. Após um incêndio e depois de ser atingido duas vezes por raios, o edifício acabou sendo parcialmente destruído, mas ainda manteve a sua elegância e importância para a história da cidade. Aproveite a visita para desfrutar de uma preciosa vista de Heidelberg e conhecer também o Museu Alemão da Farmácia e o barril de 130 mil litros de vinho, com ingressos a partir de 5 euros.

2. Old Bridge

A ponte Karl Theodor, chamada popularmente de Ponte Velha, é reconhecida por seus charmosos 9 arcos, e liga a Cidade Velha à parte oriental do distrito de Neuenheim, atravessando o rio Neckar. Sua construção foi assinada pelo arquiteto Mathias Maier, entre 1786 e 88, e oferece uma vista incrível do rio e do entorno. Vale a visita e muitos registros fotográficos!

3. Church of the Holy Spirit

Situada no coração da cidade, a Igreja do Espírito Santo foi inaugurada em 1398, e chama a atenção não só por sua arquitetura gótica mas também por sua imponente construção. A entrada é gratuita para conhecer o seu interior, mas o acesso até a torre custa 2 euros — aproveite a subida pelas estreitas escadas para desfrutar da melhor vista panorâmica de Heidelberg.

4. Universidade de Heidelberg

Fundada em 1386, a Universidade de Heidelberg é uma das mais antigas do mundo e uma das mais importantes da Alemanha. Diversas celebridades intelectuais e ganhadores de prêmios Nobel lecionaram por lá, e os cursos de medicina, matemática e jurisprudência são os mais requisitados e respeitados do campus. O histórico e emblemático edifício está aberto para visitação pública – aproveite a oportunidade para conhecer cada cantinho desta construção.

5. Heidelberger Bergbahn

O funicular de Heidelberg tem 3 paradas: a primeira é no castelo, a segunda é em Molkenkur, onde há troca de vagão, e a terceira Königstuhl, de onde se tem outra vista de cidade, do alto de uma colina. O passeio pelo transporte já é uma atração por si só, pois oferece uma bela paisagem pelo percurso. O ticket de acesso está incluído na entrada para o castelo.

6. Kornmarkt

A charmosa pracinha com vista para o castelo já foi no passado um mercado de milho e outros grãos da região, hoje é um local perfeito para caminhadas tranquilas e para conhecer a estátua de Madonna, erguida por jesuítas na intenção de converter os moradores ao catolicismo. Aproveite o passeio para registrar ótimas fotos do entorno e, claro, das ruínas na colina.

7. Kurpfälzisches Museum

Fundado no final da década de 1870, o Museu de Kurpfälzisches foi construído para abrigar a coleção particular do artista e historiador Charles de Graimberg e hoje é um verdadeiro labirinto recheado de arte e artigos arqueológicos, que também narram um pouco da história da cidade. O local pode ser visitado em duas horas, há audioguias gratuitos e a entrada custa 8 euros.

8. Heidelberg Thingstätte

Construído durante o Terceiro Reich para apresentações e eventos como parte do movimento Thingspiel, este teatro a céu aberto comporta 8 mil pessoas sentadas e surpreende por sua história e simplicidade singular. O acesso é feito subindo o Philosephenweg e caminhando por uma trilha (aliás, o percurso oferece uma vista fantástica!) ou de táxi, e por não ser uma atração muito conhecida, não costuma estar lotada.

9. Monastery of St. Michael

Na trilha de acesso para o Heidelberg Thingstätte estão as ruínas do Monastério de St. Michael, onde você pode entrar e conhecer todos os antigos cômodos, além de subir em uma das antigas torres para conferir a vista da cidade. O entorno ainda conserva alguns vestígios do século passado e uma fauna e flora preservadas. Ambas as atrações são gratuitas.

10. Body Worlds Museum

Body Worlds Museum é uma exposição permanente sobre corpos humanos reagindo a inúmeras condições, em especial à felicidade. Crianças e adultos poderão conhecer mais da nossa anatomia com audioguias em alemão e em inglês. O ingresso custa 16 euros e menores de 8 anos não pagam.

Onde ficar em Heidelberg

Vai esticar a jornada em Heidelberg? Então aproveite para conhecer algumas opções de hospedagens para garantir uma boa noite de sono:

NinetyNine Hotel Heidelberg $$

Com excelente reputação entre seus hóspedes, o NinetyNine Hotel é uma das melhores opções em termos de custo-benefício. O local oferece posto de carregamento para carros elétricos, internet gratuita, bar/lounge, suítes com ar-condicionado e ainda é pet-friendly.

  • Endereço: Czernyring 26-28.

Qube Hotel Heidelberg $$$

Conhecido como Hotel Boutique, o Qube possui decoração elegante e contemporânea, ideal para o perfil de viajante mais exigente. Conte com serviço de atendimento em diversos idiomas, entre eles o inglês, wi-fi grátis, translado para o aeroporto, aluguel de bicicletas e bar/lounge. Os quartos possuem escrivaninha, banheira, isolamento acústico e peças de cama e banho para alérgicos.

  • Endereço: Bergheimer Str. 74.

Boutique Hotel Heidelberg Suites – $$$$$

Para quem não abre mão do conforto e regalias e investe de olhos fechados nisso, o Boutique Hotel Heidelberg Suites é a pedida. O luxuoso hotel oferece academia, café da manhã e wi-fi grátis, aluguel de bicicletas e hidromassagem. As suítes são equipadas com escrivaninha, TV de tela plana, cozinha, entre outros aparatos.

  • Endereço: Neuenheimer Landstraße 12.

Em Heidelberg você encontrará opções para todos os orçamentos e perfis de viajantes.

Restaurantes em Heidelberg

De comida típica alemã a hambúrgueres, em Heidelberg a gastronomia é mais do que variada. Você poderá provar o delicioso rahmgeschnetzeltes, uma massa servida com strogonoff, por um precinho bem em conta no Heid’s, mas se você é um apreciador de carnes, vá no Urban Kitchen e peça pelo “Um minute Steak”. Já para quem não quer procurar muito, mas não abre mão de variedade, o Same Same é o pit stop perfeito, pois o cardápio conta com pizzas, sushi, macarrão, hambúrgueres, comidas asiáticas, entre outras opções.

O sushi do Quinta da Luz é irresistível, ainda mais por ser servido em um ambiente pequenininho, mas bastante acolhedor. E se a saudade da comidinha de casa bater, não pense duas vezes antes de ir no Qube, que, apesar de ser um pouco mais caro, faz valer cada centavo pela qualidade e bom atendimento.

Mais fotos de Heidelberg que são de arrancar suspiros

Já que uma imagem diz mais que mil palavras, que tal conferir alguns cliques irresistíveis de Heidelberg?

1. Heidelberg é aquela cidadezinha charmosa que todo mundo ama visitar

2. Já que estamos falando de um destino de arquitetura icônica

3. Olha essa vista do castelo… não é linda?

4. Assim como cada cantinho que essa cidade não faz nem questão de esconder

5. Em Heidelberg grande parte de suas construções estão intactas desde a criação da cidade

6. E cada uma tem uma história para contar

7. Os edifícios são tão bem preservados que nem parecem ter tantos séculos de vida

8. Mas as ruínas também não deixam de impressionar

9. Em cada janela, a vista é surpreendente

10. Aliás, a vista é maravilhosa só de olhar para cima

11. Ou para baixo

12. Algumas atrações parecem ser verdadeiras máquinas do tempo

13. Que te levam em uma viagem cheia de histórias e significados

14. Uma vista dessa merece ou não ser um cartão postal da cidade?

15. Qualquer comércio possui uma fachada apaixonante

16. E isso você não pode negar

17. A cada passeio, um ângulo diferente

18. Beleza em cada detalhe

19. Em meio à colina

20. Afinal de contas, Heidelberg é aquele destino que com certeza ganhará o seu coração

Ao ir para a Alemanha, não deixe de conhecer Heidelberg – você voltará para casa com excesso de bagagem… cultural!

PARA VOCÊ