Ilha do Mel: Conheça todos os encantos da ilha paranaense

Escrito por Mariana Haupenthal

Para quem adora explorar destinos rústicos, a charmosa Ilha do Mel — localizada na entrada da Baía de Paranaguá, no estado do Paraná — deve entrar na sua lista das próximas viagens. A ilha com seus 27,5 quilômetros quadrados é acessada apenas por barcos, e carros não circulam no local.

O cenário engloba praias belíssimas, pousadas de diversos estilos e restaurantes de frutos do mar que encantam turistas que passam por ali. Que tal descobrir um pouco mais sobre esse destino diferenciado? Confira nosso guia sobre a Ilha do Mel e comece a preparar a mala!

Como chegar à Ilha do Mel?

IStock

O acesso à Ilha do Mel é feito por barcos, podendo partir de Paranaguá (aproximadamente 90 km da capital Curitiba), levando cerca duas horas de viagem, ou de Pontal do Sul (120 km de Curitiba) com meia hora de travessia. A própria viagem até à ilha torna-se uma atração cheia de diversão.

Os bilhetes de ida e volta podem ser comprados no local de embarque, e caso você esteja viajando em grupo, barcos privativos também fazem o trajeto. Vale se informar a respeito dos horários de saída e chegada, sendo que em Pontal do Sul as escalas são bem mais frequentes que em Paranaguá.

Preservada pelo Instituto Ambiental do Paraná, a Ilha do Mel é considerada um dos principais patrimônios ecológicos do país. Por isso, por lá não é permitido tração animal ou motor, ou seja, tanto os passeios quanto a chegada às pousadas são feitas a pé.

Na ilha, o número de visitantes é restrito — 5 mil pessoas por dia — e está dividida entre cinco vilarejos: Fortaleza, Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas. Cada pedaço oferece ao turista um cenário de tirar o fôlego, cheio de histórias e belezas naturais.

5 atrações imperdíveis na Ilha do Mel

A visita à Ilha do Mel agrada desde os aventureiros de plantão até aqueles que adoram curtir a calmaria à beira do mar. Selecionamos 5 atrações que você não pode deixar de conhecer na sua passagem pelo charmoso destino. Confira:

1. Farol das Conchas

IStock

Construído em 1872, o Farol das Conchas está localizado no topo do Morro das Conchas, local que proporciona uma visão panorâmica de toda Ilha do Mel. Apesar de não estar aberto para visitação interna, o passeio vale a pena. A caminhada dura cerca de meia hora, partindo da vila de Nova Brasília e para chegar no topo é preciso subir 150 degraus.

2. Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

A construção datada de 1770 é um dos cartões postais da ilha. O forte fica localizado à beira-mar e apresenta canhões dos séculos XVIII e XIX, além de um mirante com vista para as ilhas das Peças e Superagüi. É possível chegar à fortaleza caminhando (2h30 vindo de Encantadas), de barco (dez minutos) ou de bicicleta.

3. Gruta das Encantadas

IStock

Localizada na Praia de Fora das Encantadas, a parte interna da gruta presenteia os turistas uma visão muito bacana da orla, tornando-se um dos principais passeios do destino. O acesso é feito por uma trilha de 15 minutos a partir do trapiche de Encantadas, devendo ser percorrido durante a maré baixa, que costuma ocorrer entre 8h e 13h.

4. Praias para todos os estilos

Para quem adora curtir mar e areia, a Ilha do Mel também é destino certeiro com opções democráticas. As praias com ondas fortes como a Praia Grande atrai turistas de diferentes lugares do Brasil, já Encantadas tornou-se o destino da diversão, com bares, restaurantes e pousadas. Já para aqueles que gostam do sossego, a dica é visitar a tranquila praia da Fortaleza.

5. Dar a volta na ilha

IStock

Turistas podem contratar guias nas saídas dos trapiches para dar a volta na Ilha do Mel. São cerca de 20 quilômetros de caminhadas ou passeio de bicicleta (os pontos de aluguel ficam principalmente em Nova Brasília), possibilitando conhecer curiosidades e cenários paradisíacos. É importante ter a companhia de um guia devido a maré alta impedir a travessia em alguns trechos.

Onde se hospedar na Ilha do Mel

As hospedagens na Ilha do Mel deixam o clima do destino ainda mais especial. Charmosas pousadas próximas à praia e à natureza recebem turistas de diferentes partes do país. A seguir algumas opções de acomodação para sua viagem:

1. Hotel Pousada Praia do Farol

À beira-mar da Praia do Farol, o local conta com 14 quartos com vista para o jardim, ar-condicionado, TV, banheiros privativos ou compartilhados. Um serviço de café da manhã é servido diariamente. Está a 3 km da Gruta das Encantadas e do Forte de Nossa Senhora dos Prazeres.

2. Pousada Astral da Ilha

A pousada Astral da Ilha fica na Praia de Fora, oferecendo quartos com decoração étnica, inspirados em diferentes culturas como africana e asiática. As acomodações também possuem ar-condicionado, ventilador, lareira e TV a cabo. Além disso, a pousada dispõe de restaurante sushi bar.

3. Pousada Fim da Trilha

A charmosa Fim da Trilha fica a 5 minutos das praias e oferece espreguiçadeiras e guarda-sóis para seus hóspedes. Os quartos possuem ar-condicionado, frigobar, banheiro privativo e TV com DVD player. Com decoração rústica, há também um famoso restaurante com um vasto cardápio de café da manhã, almoço e jantar. A pousada está a apenas 2 minutos de caminhada do terminal de embarque do Trapiche e 5 minutos da Gruta das Encantadas.

4. Pousada Estrela do Mar

Localizado na praia Encantadas, os quartos possuem ar-condicionado, wifi e oferece estacionamento gratuito no continente. Além disso, o buffet de café da manhã diário é variado, contando com uma vasta seleção de frutas, pães, bolos e cereais. A pousada está localizada a apenas 100 metros do píer da Ilha do Mel.

5. Pousada Favo de Mel

A 600 metros do Farol das Conchas e a uma curta distância da Gruta das Encantadas, a pousada oferece wifi gratuito, serviço de quarto, TV e frigobar. Além disso, os quartos possuem vista para o jardim e cozinha com forno e fogão em algumas unidades.

6. Grajagan Surf Resort

Situado na Praia Grande, o resort de surf é um verdadeiro show de beleza natural. Rodeado pela Mata Atlântica, a pousada possui um bar e restaurante local, uma varanda com vista para os jardins e 24 quartos, todos equipados com ar-condicionado, banheiro privativo, frigobar e TV.

7. Pousada Ilha do Mel

Localizada a 900 metros da Gruta das Encantadas e 3,8 km do Farol das Conchas, a Pousada Ilha do Mel oferece 36 quartos, podendo ser duplo, triplo ou quádruplo, todos equipados com TV de tela plana. O local também possui restaurante e oferece café da manhã continental para seus hóspedes.

10 fotos para aumentar sua vontade de conhecer a Ilha do Mel

E aí, gostou do que leu sobre a Ilha do Mel? O destino democrático agrada os mais diversos estilos, não acha? Para te deixar com mais vontade ainda de visitar esta ilha paranaense, selecionamos algumas das belezas que você verá por lá.

1. Um encontro com a tranquilidade

IStock

2. Água salgada para energizar a alma

IStock

3. Entre o mar e o céu

IStock

4. Um passeio delicioso

IStock

5. Para curtir dias inesquecíveis

IStock

6. Final do dia no paraíso

IStock

7. No balanço das ondas

IStock

8. Em sintonia com a natureza

IStock

9. Imensidão azul

IStock

10. A mistura entre história e natureza

IStock

E aí, que tal começar a planejar a sua viagem para Ilha do Mel e curtir as belezas naturais deste destino brasileiro? Compartilhe esse post com seus amigos e continue de olho nas dicas e novidades do Viajali!

PARA VOCÊ