Visite o Parque do Japão, um dos principais pontos turísticos de Maringá

Por
Em 25.04.23

Um verdadeiro símbolo da cultura nipônica na cidade, o Parque do Japão é um dos pontos turísticos mais buscados de Maringá. A visita vale cada segundo, afinal, trata-se de um jardim imperial japonês com 46 mil m². Além disso, o espaço oferece muitas curiosidades, como um modelo de casa de chá, sala de eventos, loja de souvenir e muito mais. Continue lendo e confira!

Publicidade

Onde fica e como chegar ao Parque do Japão

Localizado no Jardim Industrial de Maringá, próximo à Av. Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha, o parque é de fácil acesso via ônibus e aplicativos de transporte. No Uber ou 99, basta colocar “Parque do Japão” e se certificar de que o endereço está correto. Partindo do centro, é uma viagem de aproximadamente 15 minutos.

Já se você optar por ônibus, dentre as linhas disponíveis, estão a 466 (Conjunto Borba Gato), a 177 (Parque Itaipu/Jardim Ebenezer) e a 531 (Parque Industrial/Copasa). Vale ressaltar que elas saem do Terminal Intermodal Urbano, localizado na Av. Adv. Horácio Raccanello Filho, 667 – Zona 7.

História do Parque do Japão

O projeto que deu vida ao Parque do Japão surgiu em 2006, tendo como principal objetivo homenagear os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, celebrados em 2008. Construído em uma área de 100.000 m² de preservação ambiental, o local fortalece a relação com a natureza de forma contemplativa e harmoniosa.

Ainda hoje, o parque conta com o Monumento IMIN 100. Criado pelo arquiteto Marcos Kenji, é considerado um dos pontos culturais mais importantes da cidade, além de um símbolo da imigração. Foi inaugurado pelo príncipe japonês Naruhito e também está presente em outros 16 municípios paranaenses.

Informações e dicas essenciais para planejar seu passeio

O Parque do Japão é um ótimo destino para quem busca tranquilidade para observar paisagens dignas de filmes e histórias japonesas. Antes de visitá-lo, confira informações importantes na lista a seguir:

  • Endereço: R. Tulipa, 987 – Jardim Industrial.
  • Horário de funcionamento: terça a domingo das 8h às 18h.
  • Entrada: o passeio no Parque do Japão é totalmente gratuito e não necessita de agendamento.
  • Piquenique: é proibido realizar piqueniques no interior do parque.
  • Animais de estimação: é permitido levar pets para o parque, mas eles devem permanecer na guia durante todo o passeio.

Vá com roupas e calçados confortáveis para caminhar por todo o jardim. Além disso, é possível interagir com as carpas presentes nos lagos comprando o alimento específico diretamente na loja do parque. Aproveite para adquirir também lembrancinhas de viagem!

Publicidade

Principais atrações do Parque do Japão

Visitar o Parque do Japão é uma experiência completa na cidade. Contato com a natureza, belas paisagens e até um restaurante te esperam em um dos mais famosos pontos turísticos de Maringá. Confira as atrações que você não pode perder por lá:

Lago

Aproximadamente 500 carpas vivem nos lagos do Parque do Japão. De diversos tamanhos e cores, fazem a alegria dos visitantes. É possível alimentá-las com uma ração específica, que está disponível no parque para compra. Uma ótima experiência para ter um contato mais próximo com a vida subaquática.

Jardins

É impossível falar do Parque do Japão sem falar do seu jardim imperial japonês. Com diversas espécies de flores e árvores típicas do país oriental, é um dos cartões-postais de Maringá. Nas épocas frias do ano, como inverno e outono, torna-se imperdível ver a florada dos arbustos de “neve da montanha”. O destaque fica por conta das belas flores brancas, que dão a sensação de estarem cobertas por neve.

Quiosques

Pensando em simplesmente sentar e aproveitar o vento de um dia tranquilo enquanto observa com atenção cada detalhe do jardim? Aproveite os quiosques do Parque do Japão! Cobertos e com vista privilegiada do espaço, são ótimos para relaxar ou, quem sabe, até colocar a leitura em dia.

Restaurante

Se estiver visitando o parque em um fim de semana, você pode aproveitar as deliciosas refeições do restaurante que se encontra no local. Aberto aos sábados e domingos das 10h às 18h, oferece diversas opções no cardápio, desde pratos tradicionais do Japão até comidas típicas do Brasil.

Lojinha de souvenir

E, como todo passeio que se preze, não dá para voltar para casa de mala vazia, né? Por isso, aproveite para levar lembrancinhas para amigos e familiares passando na lojinha de souvenir do parque. Lá, você encontra chaveiros, cartões-postais, ímãs decorativos e muitas outras opções com temáticas típicas da cidade.

Salão de eventos

O parque ainda conta com um salão de eventos onde são realizadas celebrações e cerimônias especiais da comunidade. Consulte o calendário de eventos na época em que estiver visitando!

Maringá Encantada

Por fim, não dá para se esquecer da Maringá Encantada! O evento de Natal da prefeitura tem como objetivo ampliar o turismo e aproximar ainda mais as pessoas da magia da época. O Parque do Japão é um dos inúmeros pontos da cidade que participam do evento. Com uma decoração única e que encanta os olhares, o espaço fica totalmente iluminado e repleto de itens temáticos. Não dá para perder o passeio entre os meses de novembro, dezembro e janeiro.

Chegou até aqui? Que tal conhecer um pouco mais sobre Maringá? Aproveite que está na cidade para visitar o Parque do Ingá e a Catedral, que também são pontos turísticos imperdíveis e estão bem próximos um do outro!

Publicidade