20 praias do Paraná para você aproveitar o melhor do litoral paranaense

Escrito por Vitória Castilho

Apesar de ser um estado muito conhecido pelo frio, isso não uma é regra, e o Paraná oferece um litoral cheio de opções para você aproveitar uma boa praia. Como a capital, Curitiba, fica a menos de 200 quilômetros das praias, nos finais de semana esses são destinos também muito visitados pelos curitibanos. E você, quer conhecer as praias do Paraná?

Continua após o anúncio

Existem desde opções para curtir com os amigos, passando pelos destinos românticos para aproveitar a dois e até praias para passar as férias com a família toda.

Mapa das praias do Paraná

Caiobá, Matinhos e Guaratuba oferecem as praias mais populares do estado. Banhado pelo Atlântico Sul, o litoral paranaense também conta com vários rios que desembocam diretamente no oceano, formando praias de águas tranquilas.

20 praias do Paraná que você precisa conhecer

O litoral paranaense conta com dezenas de praias para você explorar nas próximas férias. Selecionamos 20 delas que merecem a sua visita:

1. Ilha do Superagui

Vitória Castilho Cohene

A Ilha do Superagui é um ótimo destino para quem adora paisagens paradisíacas e muito sossego. O Parque Nacional do Superagui fica em Guaraqueçaba e o acesso só é possível de barco, saindo de Paranaguá, em uma viagem que dura aproximadamente três horas. O local é pura natureza e calmaria, com pouca gente, muitas praias desertas, água limpa e trilhas ecológicas.

A estrutura em Superagui é bem rústica. Possui uma pequena vila, com poucos moradores e tudo muito simples, mas aconchegante. Na Barra de Superagui, bem próximo ao trapiche, existem algumas opções de pousadas, além de pequenos restaurantes de frutos do mar, mercearias e lanchonetes, mas não espere por luxo ou infraestrutura extra na ilha. Também é possível comprar passeios de barco para a Ilha das Peças ou para ver os botos da região.

2. Praia do Farol

A Praia do Farol é uma das várias praias da famosa Ilha do Mel, que você precisa conhecer. No lado da Ilha chamado de Brasília, a cerca de trinta minutos de barco saindo do ponto de embarque, em Pontal do Sul, essa é uma das praias mais procuradas pelos turistas. Essa praia fica a uns 15 minutos de caminhada do trapiche, e é lotada na alta temporada. O mar é bem limpo, com algumas ondas e ampla faixa de areia, e é possível fazer uma caminhada pelos vários degraus no morro ao lado para chegar até o Farol das Conchas, um dos principais pontos turísticos da Ilha do Mel.

Na Praia do Farol em si, não existe estrutura nem construção nenhuma. Porém, a praia fica a poucos minutos do centro de Brasília e do trapiche, onde é possível encontrar muitas opções de pousadas, campings, hostels, mercearias, lojinhas, mercados, restaurantes, lanchonetes e muito mais.

Continua após o anúncio

3. Praia da Fortaleza

A Praia da Fortaleza é uma das praias mais isoladas e afastadas de tudo, na Ilha do Mel, em Paranaguá. Saindo do centro de Brasília, a caminhada dura aproximadamente uma hora, e saindo de Encantadas, cerca de três horas e meia. Mas esse é um passeio que vale a pena! Apesar de ser um ponto adorado pelos turistas, por conta da distância ela não costuma ser muito cheia. No local de águas tranquilas e limpas, cercado por muita vegetação preservada, encontra-se a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, construída no século XVIII a mando de Dom José I para proteger a Ilha e a Baía de Paranaguá.

A única estrutura dessa praia, é a da Fortaleza antiga. Portanto, como é uma boa caminhada dos demais pontos da Ilha até lá, é indicado levar água, comida e demais itens necessários que não serão encontrados no local.

4. Praia do Miguel

Essa é uma das opções de praia na Ilha do Mel para encontrar muita tranquilidade, afinal ainda não é muito conhecida pelos turistas. Fica a aproximadamente trinta minutos de distância tanto do trapiche de Brasília, quanto de Encantadas. Conta com uma grande faixa de areia, é cercada por morros, vegetação, muitas pedras e um mar geralmente bem agitado, o que a torna mais procurada por surfistas.

Apesar de não ser muito longe do restante da Ilha, o local não possui nenhuma estrutura. Por isso, o ideal é levar os itens necessários na caminhada.

5. Praia do Limoeiro

A Praia do Limoeiro também fica na Ilha do Mel, com águas bem calmas, é ideal para tomar banho, nadar, praticar esportes na água como vela, caiaque ou stand up paddle. A praia é mais movimentada, porque no final dela está o trapiche de embarque e desembarque de Brasília, local com muitos turistas.

Praia próxima ao trapiche e todas as estruturas do centro de Brasília, como pousadas, mercados, bares, restaurantes e muito mais.

6. Praia de Fora

Vitória Castilho Cohene

A Praia de Fora fica do outro lado do Farol das Conchas, na Ilha do Mel. Por isso, costuma receber muitos turistas em épocas de calor e alta temporada. É cercada por morros, muita vegetação, possui ampla faixa de areia, um mar agitado, limpo e adorado por surfistas.

Nessa praia também não existe estrutura, nem construção nenhuma. Porém, fica a poucos minutos do centro de Brasília e do trapiche, onde é possível encontrar muitas opções de pousadas, campings, hostels, mercearias, lojinhas, mercados, restaurantes, lanchonetes e muito mais. De qualquer forma, é recomendado levar todos os itens e alimentos necessários no passeio.

7. Prainha

Vitória Castilho Cohene

A Prainha fica em Encantadas, na Ilha do Mel. É a primeira praia de acesso aos turistas que chegam nessa parte da ilha, pois é onde fica o trapiche de embarque e desembarque. Com várias conchas, muitos barcos próximos atracados, a água é calminha, rasa e muito procurada para banho, principalmente por quem está com crianças.

Por estar logo na chegada do trapiche, a estrutura é completa nas proximidades. Mercados, restaurantes, farmácias, bares, pousadas, informações turísticas e muito mais.

8. Pontal do Sul

O Balneário de Pontal do Sul fica em Pontal do Paraná e é um destino para os que adoram uma praia sossegada. Com uma enorme extensão de areia fina, é ideal para uma boa caminhada, andar de bicicleta ou para levar as crianças para brincar. O mar tem algumas ondas, mas ainda sim é propício para banho e esportes como kite surf. Dessa praia é possível ter uma visão privilegiada da Ilha do Mel no horizonte.

Apesar de ser um local mais calmo, existe uma boa estrutura no entorno de Pontal do Sul. São mercados, farmácias, restaurantes e mercearias próximas da beira-mar, e também um Pronto Atendimento a 8km de distância, em Shangri-lá.

9. Balneário Atami

Vitória Castilho Cohene

O Balneário Atami é uma das praias mais organizadas do litoral do Paraná. Fundada em 1980, a Associação Comunitária Balneário Atami é um condomínio fechado, com espaço ecológico e área de interesse cultural administrada pelo Governo do Estado do Paraná. No condomínio é proibida a construção de edifícios, as ruas são todas pavimentadas, iluminadas e limpas. A praia, com vista para a Ilha do Mel, conta com uma grande faixa de areia e mar com poucas ondas, um local tranquilo, com muitas famílias, crianças e adorado por pescadores.

No condomínio do Balneário Atami, existe academia ao ar livre, sorveteria, farmácia, pista de skate, mercado, portaria, bistrô e muita iluminação em todas as ruas.

10. Balneário Shangri-lá

Shangri-lá é uma praia do litoral paranaense que é adorada tanto por surfistas quanto por famílias. Na alta temporada, sua larga faixa de areia fica tomada por guarda-sóis e vendedores ambulantes. O mar, com boas ondas dependendo do tempo, fica tomado por pescadores e surfistas. O local ainda possui uma vegetação de restinga preservada, é ponto de pouso de muitos voos de parapente e sede do tradicional Festival do Caranguejo.

A praia de Shangri-lá conta com uma boa estrutura em suas proximidades, com um calçadão, restaurantes, mercados, farmácias e muito mais.

11. Balneário Ipanema

Vitória Castilho Cohene

Esse é um dos balneários mais movimentados do litoral paranaense na alta temporada. A areia espaçosa fica lotada de famílias, jovens, pessoas jogando frescobol, vendedores ambulantes, crianças e muito mais. O mar é ótimo para banho, mas também é um local procurado por surfistas.

Ipanema conta com um calçadão, muitos comércios, mercados, restaurantes, bares, farmácias e toda a estrutura necessária por perto. Na temporada, suas calçadas ficam tomadas pelas barracas de feirinhas e sorveterias.

12. Praia de Leste

Já a Praia de Leste é um dos balneários mais tranquilos. Na temporada, recebe um número considerável de turistas, que aproveitam o lugar e suas águas mais calmas para tomar um bom banho de mar ou se divertir e caminhar na areia.

O Balneário possui uma boa estrutura, com mercados, pronto atendimento, farmácia, bares, baladas, mercados e pousadas. Porém, próximo à faixa de areia, não existe muita estrutura. Por isso, é indicado já levar para a praia os alimentos, bebidas e itens necessários para garantir um dia tranquilo e sem imprevistos.

13. Praia de Monções

A Praia de Monções também conta com um bom número de visitantes durante a temporada, mas no restante do ano é frequentada no geral por pescadores e moradores da região. Sua faixa de areia batida é de grande extensão, e seu mar conta com águas limpas e de boas ondas, fazendo com que seja um ponto procurado por surfistas. Além disso, o local possui uma vegetação preservada.

Assim como a maioria dos Balneários do Paraná, essa praia possui muita estrutura em suas proximidades, como mercados, restaurantes, farmácias e bares, mas é indicado levar os itens necessários em um passeio na praia.

14. Praia Grande de Matinhos

Vitória Castilho Cohene

A Praia Grande faz parte do município de Matinhos. É uma região mais simples, que possui muitas casas em sua volta. Com uma grande faixa de areia, mesmo na temporada não fica muito lotada, sendo uma boa opção para famílias ou para quem quer fugir do tumulto no verão. O mar é mais agitado, ideal para esportes como surf e kite surf, e merece um cuidado com crianças, por exemplo.

O local até conta com uma simples estrutura nas proximidades, como algumas mercearias, sorveterias e bares, mas nada muito completo. Na praia mesmo, apenas alguns vendedores ambulantes na alta temporada. Por isso, é indicado levar o que for necessário para a praia e, caso procure mais estrutura, seguir até a Praia Brava de Matinhos, poucos quilômetros dali.

15. Praia Brava de Caiobá

Vitória Castilho Cohene

A Praia Brava de Caiobá, em Matinhos, é onde o fervo acontece. A extensa faixa de areia fica lotada durante o verão, tanto por vendedores ambulantes, quanto por visitantes. O local conta com várias pedras em que é possível subir e ter uma visão diferenciada da praia, além de ser próxima do Morro do Boi. O mar é agitado, sendo possível tomar banho com cuidado, mas também adorado por surfistas por sua grande quantidade de boas ondas.

Quem vai até a Praia Brava não precisa se preocupar com estrutura. São diversas opções na própria areia, além de muitos quiosques no calçadão, mercados, farmácias, sorveterias, padarias, bares, food trucks e tudo que pode ser preciso nas ruas próximas a beira-mar. A praia também possui chuveiros para limpar a areia no final de um dia todo curtindo a areia e o mar.

16. Praia Mansa de Caiobá

Do outro lado do Morro do Boi, está a Praia Mansa de Caiobá, em Matinhos. Fica a poucos minutos a pé da Praia Brava, então também é muito movimentada no verão. A diferença é que sua faixa de areia é um pouco menor, e suas águas são calminhas e sem ondas, ideais para crianças, para quem gosta de nadar com tranquilidade, andar de caiaque ou praticar stand up paddle, por exemplo. É pela Praia Mansa o acesso para quem quer subir o Morro do Boi ou ir até a Praia dos Amores.

Nessa praia também é possível encontrar chuveiros no verão e alguns vendedores ambulantes. Próxima a ela, existem bares, sorveterias, restaurantes, mercados e toda a estrutura necessária.

17. Praia dos Amores

A Praia dos Amores é uma minipraia escondida no meio da Brava e da Mansa, em Caiobá. Com águas bem calminhas, ideais para crianças, esportes na água e para quem quer nadar com tranquilidade, essa praia é colada no pé do Morro do Boi, e é ligada por um istmo de pedras naturais a uma ilhota, chamada Ilha das Tartarugas.

Nessa praia não existe nenhuma estrutura, apenas casas construídas próximas de sua faixa de areia. O indicado é que se leve o que for necessário para o passeio, mas em caso de imprevistos, é possível contar com a estrutura da Praia Mansa logo ao lado.

18. Praia Central de Guaratuba

A Praia Central é uma das mais urbanizadas da cidade, que fica lotada no verão. É um bom destino para famílias ou jovens, desde que gostem de lugares movimentados para aproveitar a boa infraestrutura. O mar é propício para banho e para a prática de esportes náuticos.

Na temporada, a praia conta com muitos vendedores ambulantes e chuveiros para limpar a areia. Na orla da Praia Central, é possível encontrar toda a estrutura necessária como restaurantes, bares, sorveterias, lojas e muito mais.

19. Praia de Brejatuba

Essa praia é uma opção mais tranquila em Guaratuba. Com grande extensão de areia fofa, é mais procurada por turistas que buscam sossego e espaço para relaxar. Um mar agitado e de águas bem claras, é propício para banho com cuidado, e principalmente para esportes como surf, por ser uma praia de mar aberto.

O local não conta com uma boa estrutura, já que é próxima de uma área com muitas casas. É indicado levar o que for necessário para o passeio.

20. Barra do Saí

Uma das maiores praias de Guaratuba, a Barra do Saí é uma ótima opção para quem quer descansar e relaxar. Com natureza preservada, é onde o Rio Saí-Guaçú separa o Paraná de Santa Catarina, e o mar e o rio se encontram. O local recebe um número considerável de turistas na temporada, ideal para os que querem tomar um bom banho de mar ou praticar esportes como surf ou kite surf. Fora da temporada, é frequentada por pescadores e moradores da região.

Apesar de contar com alguns vendedores ambulantes na temporada, a estrutura próxima não é completa. É indicado levar os itens e alimentos necessários para passar o dia por lá.

E aí, você prefere uma praia mais movimentada, ou gosta de ir para o litoral para relaxar? Escolha as opções que mais combinam com o que você espera de uma praia e aproveite o melhor do litoral paranaense.

20 fotos de praias do Paraná que vão te dar vontade de fazer as malas agora

Se você ainda não se convenceu de que o litoral paranaense pode ser um bom destino para você, confira essas 20 fotos que vão te dar vontade de arrumar as malas agora para viajar para lá:

1. Você pode acampar na frente do mar em Superagui

2. Relaxar nos banquinhos de Guaratuba no final do dia

3. Acompanhar os pescadores próximo ao Centro Histórico de Paranaguá

4. Ou ter uma visão privilegiada do Porto de Paranaguá no horizonte

5. Acompanhar a calmaria e as montanhas da serra na Ponta da Pita

6. Sentir o bom vento e ver os barcos atracados no Clube Náutico de Antonina

Vitória Castilho Cohene

7. Ou passear de barco saindo do trapiche de Antonina

Vitória Castilho Cohene

8. Ter uma visão diferenciada do alto do Morro do Cristo em Guaratuba

9. Saltar de parapente do Morro do Boi e sobrevoar o mar de Caiobá

10. Ver o nascer do sol na Praia Brava

Vitória Castilho Cohene

11. Pegar boas ondas em Matinhos

12. Ou só assistir os campeonatos de surf por ali

13. Conhecer a alternativa Toca do Raul na Ilha do Mel

14. Aproveitar toda a vegetação preservada de Grajaú

15. Ou morrer de fofura com os vários cachorrinhos que frequentam esse balneário

16. Arriscar no stand up na Praia Brava de Guaratuba

17. Se admirar até com as paisagens do Ferry Boat

18. Subir nas casinhas de bombeiro para admirar o pôr do sol

19. Se admirar com a Gruta de Encantadas e toda sua mística

20. E sentir tristeza toda vez que pegar a barca de volta da Ilha do Mel

Depois de todas essas fotos, já pode separar o protetor solar, a roupa de banho, a cadeira de praia, uma câmera para registrar tudo, e vá aproveitar o litoral do Paraná, piá.

 
   

PARA VOCÊ