Jacarta: conheça a encantadora capital da Indonésia

Escrito por Gabriella Soares

Jacarta é a capital da Indonésia e uma das maiores cidades do mundo. Ali, o visitante encontra uma mistura de metrópole moderna e internacional com os prédios e tradições históricas. Em Jacarta, é possível conhecer um pouco da cultura da Indonésia e aproveitar o mais moderno da vida contemporânea. Neste post você pode conferir tudo sobre essa encantadora cidade.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Mapa e localização

Localizada no sudeste asiático, Jacarta fica na costa noroeste da Ilha de Java, na Indonésia. É a cidade mais populosa do país, com cerca de 10 milhões de habitantes, e o idioma oficial é o indonésio, mas o inglês é muito difundido em todo o país.

Apesar de estarem localizadas na mesma ilha, Jacarta e outras duas famosas cidades daquela região, Bali e Kuala Lumpur, estão distantes por milhares de quilômetros.

O que fazer

Jacarta oferece uma grande diversidade de atrações para quem a está visitando. A mistura de culturas asiáticas e do Oriente Médio com a rica história indonésia garantem diversão para todos os gostos.

1. Mesquita Nacional Istiqlal

A Mesquita Nacional Istiqlal é um marco da cidade de Jacarta e de sua diversidade cultural. Essa é a maior mesquita do sudeste asiático e a terceira do mundo. Ela foi construída como uma forma de homenagem à independência do país, que foi colônia da Holanda por mais de 300 anos. Lá é permitido que os visitantes façam tour guiado como uma forma de aprender mais sobre a religião e a construção, que carrega diversos simbolismos.

2. Praça Merdeka

Conhecida como Praça da Liberdade, Merdeka é um dos pontos turísticos mais procurados de Jacarta e fica no centro da cidade. Essa praça é considerada uma das maiores do mundo, com cerca de um quilômetro quadrado, e conta com uma grande área verde e lindos jardins. Além disso, concentra pontos importantes da cidade, como o lindo Palácio Merdeka.

3. Monas

O Monumento Nacional da Indonésia, chamado de Monas, é um obelisco de 137 metros de altura erguido para comemorar a independência do país. Inaugurado em 1972 e financiado por doações do povo da Indonésia, ele fica localizado na Praça de Merdeka. É possível visitar a parte interna do obelisco por uma entrada subterrânea. Para chegar ao topo do obelisco e ter uma visão única de Jacarta é preciso pagar 10.000 rúpias.

4. Taman Mini

Taman Mini é um parque que permite ao visitante conhecer a Indonésia de uma forma diferente: em miniatura, incluindo todas as suas ilhas. Considerado um dos melhores passeios turísticos de Jacarta, o Taman tem ainda 33 casas em tamanho real que retratam as 33 províncias do país, tanto em suas arquiteturas quanto em seus costumes. Além disso, há também 15 museus e 11 parques dentro do complexo.

Continua após o anúncio

5. Museu Nacional da Indonésia

No mesmo lugar que dá acesso ao interior do Monas existe o Museu Nacional da Indonésia. Como existe desde 1868, o edifício do museu é uma construção antiga e bem tradicional, mas ele é ligado a um prédio mais moderno por um átrio de vidro. Nessas duas construções é possível as diferentes culturas, religiões que fazem parte da Indonésia, assim como o registro da história do país. O museu funciona de terça a domingo, das 8h às 16h e o ingresso custa 10.000 rúpias.

6. Catedral de Jacarta

A Catedral de Jacarta é um marco da catolicismo no país por ter sido uma das primeiras igrejas católicas construídas na Indonésia, em 1899. Isso porque, antes do domínio francês sob a Holanda, a Igreja Católica era proibida em qualquer território dominado pelos holandeses. A Catedral tem um estilo neo-gótico e sua estrutura segue o padrão de uma cruz com lindas torres brancas com ao menos 60 metros de altura.

7. Pasar Baru

Pasar Baru é um mercado de rua muito popular em Jacarta. É um ponto famoso entre os turistas por concentrar, em suas barraquinhas, uma diversidade de produtos. Lá, você pode encontrar desde comidas típicas da Indonésia até lembrancinhas de sua viagem e produto chineses. É um paraíso e uma parada obrigatória para quem gosta de compras.

8. Kota Tua Jakarta

Kota Tua Jakarta, ou a Cidade Velha de Jacarta, é um bairro antigo que antes era conhecido com Batávia. Esse foi o primeiro assentamento dos holandeses na cidade e concentra alguns importantes locais históricos e construções. É em Kota que é possível observar mais claramente a influência europeia na capital asiática, assim como observar um pouco da história da região. Vale a pena a visita.

9. Ancol Dream Park

Quando se fala em parque de diversões em Jacarta é impossível não mencionar o Ancol Dream Park. Um complexo que reúne diversas atrações e até uma praia, o Ancol atrai milhares de pessoas, entre locais e turistas. Também é possível frequentar diferentes restaurantes que ficam dentro do parque. Cada atração tem um preço específico, então o melhor é tirar um dia para se divertir e aproveitar o melhor desse parque.

10. Happy Sunset

Assim como outras cidades da Ásia, Jacarta tem prédios superaltos e uma grande quantidade de bares concentrados nesses arranha-céus. E a maior concentração de pessoas e atrações nesses bares é durante o happy sunset, em que é possível ver o anoitecer da cidade de um ponto estratégico a partir das 16h. É uma visão de tirar o fôlego e que vale a pena conhecer.

Jacarta tem tudo para ser uma viagem incrível, com inúmeras belezas, culturas, história e muita diversão. Monte o seu roteiro e aproveite essa linda cidade asiática.

Onde ficar

Como as atrações de Jacarta são espalhadas por toda a cidade, escolher o melhor local para se hospedar pode ser um pouco difícil. Mas para facilitar um pouco essa decisão, separamos cinco opções de hospedagem que garantem o conforto e a praticidade.

Se o que você deseja é ficar no centro de Jacarta, o Kempinski Hotel pode ser uma ótima escolha. Um serviço cinco estrelas e com uma localização estratégica próxima aos shoppings centers da cidade. Uma outra opção cinco estrelas, mas com um custo-benefício um pouco melhor é o Mandarian Oriental. O All Seasons Hotel é uma opção um pouco mais cara, não exatamente no centro da cidade, mas que oferece ótimas condições.

Já o Holiday Inn Express é um hotel que não está no centro da cidade, mas ainda assim tem um bom acesso às atrações turísticas e com um preço bem menor que os hotéis centrais. Outro hotel mais acessível é o Four Points by Sheraton. Apesar de seu menor preço, ele também está localizado na parte central da cidade.

A melhor dica para quem quer achar as acomodações ideais em Jacarta é pesquisar muito bem e fazer a sua reserva antes. Dessa forma, sua viagem ficará muito mais tranquila.

Jacarta está afundando?

Em 2019, o mundo foi surpreendido pelo anúncio do governo da Indonésia de que pretendem transferir a capital de seu país. E isso porque, até 2050, a cidade de Jacarta estará submersa. Há décadas eles enfrentam problemas com inundações.

O motivo disso acontecer é a localização geográfica da cidade. Ela fica em uma região pantanosa com a interligação de 13 rios. Assim, é normal que com o tempo o solo perca sua sustentação, ainda mais em uma cidade tão populosa. O processo ainda vai levar décadas, então não é algo preocupante para os turistas, que ainda têm tempo para conhecer as belezas de Jacarta.

Mais fotos de Jacarta que vão te convencer a visitar a cidade o quanto antes

Abaixo reunimos as melhores imagens para que você possa conhecer um pouco mais de Jacarta e já preparar suas malas para sua próxima viagem.

1. Jacarta é uma linda mistura de tradição e modernidade

2. Seus pontos turísticos contam histórias

3. São cheios de significado e belezas

4. Jacarta é única em seus detalhes

5. Assim como é uma inusitada metrópole mundial

6. Que traz inúmeras belezas construídas pelo homem

7. E uma rica e diversa vida cultural

8. Seus pontos turísticos são encantadores

9. E sua culinária é rica e bem tradicional

10. Conheça Jacarta e se encante!

Jacarta é uma linda cidade com uma grande diversidade cultural. Caso queira visitar outro importante ponto turístico da Indonésia, você pode conhecer um pouco mais sobre Bali.

 
   

PARA VOCÊ