Tel Aviv: encante-se pela cidade que é a pérola do Oriente Médio

Escrito por Gabriella Soares

Tel Aviv é o centro cultural e tecnológico de Israel e é também um dos destinos turísticos mais procurados no mundo. Com uma bela gastronomia, praias paradisíacas e uma rica história essa é uma das mais modernas cidades do Oriente Médio. Tel Aviv, ou a Colina da Primavera em hebraico, é um local alegre com diversas maravilhas esperando por você!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica

Localizada no litoral do Mar Mediterrâneo, Tel Aviv é a segunda cidade mais importante de Israel, a ponte entre os continentes europeu, asiático e africano. Ainda assim, oficialmente a cidade é parte do continente asiático. Tel Aviv fica a aproximadamente 60 km de Jerusalém, a capital oficial israelense.

Fique de olho

Para se preparar para sua viagem, é preciso prestar atenção em alguns detalhes da cidade de Tel Aviv. Abaixo reunimos os principais pontos a serem considerados:

  • Moeda: em Israel, a moeda mais aceita é o Shekel Israelense e você pode fazer o câmbio no próprio aeroporto da cidade, assim como em casas de câmbio espalhadas pelo centro.
  • Idioma: Tel Aviv tem duas línguas como oficiais, o hebraico e o árabe. No entanto, é comum encontrar pessoas que falam inglês, já que é a forma mais comum de se comunicar com os turistas.
  • Clima: a melhor época para visitar a cidade é de abril a outubro, já que é a estação de secas, com poucas chuvas e altas temperaturas. Já entre novembro e março, o clima se altera, com chuvas ocasionais e temperaturas mais baixas.
  • Roupas: é preciso lembrar que em muitos locais religiosos em Tel Aviv não se pode mostrar os ombros e os joelhos. A dica é levar um lenço para cobrir os ombros ao visitar esses locais. Fora dos locais religiosos, não há restrições ao vestuário.
  • Transporte: a melhor forma de se locomover em Tel Aviv é o transporte público, já que assim você consegue escapar do caos do trânsito. Os ônibus são baratos e oferecem um ótimo serviço, que conta com ar-condicionado e Wi-Fi. Além disso, por toda a cidade é possível alugar bicicletas e aproveitar a paisagem enquanto se locomove.
  • Alimentação: segundo a religião judaica, a carne e os laticínios não podem ser misturados em uma mesma refeição, é a chamada culinária kosher. Não são todos os restaurantes com cozinha kosher, mas é uma experiência que vale a pena ser vivida.
  • Shabat: é importante lembrar que muitos locais de Tel Aviv respeitam a lei judaica do Shabat, ou seja, não realizam nenhum tipo de trabalho durante um dia. O Shabat ocorre entre o pôr-do-sol de sexta e o pôr-do-sol de sábado, quando muitas lojas e restaurantes ficam fechados.

Leve em considerações esses pontos ao planejar sua viagem e tenha tranquilidade para aproveitar o melhor dessa linda e encantadora cidade.

O que fazer em Tel Aviv

Tel Aviv é uma cidade vibrante e que oferece diversas atrações para fazer com que qualquer viagem seja inesquecível.

A Cidade Antiga de Jaffa

Jaffa é a antiga cidade portuária do mundo árabe que, segundo historiadores, é habitada há mais de 7 mil anos. Jaffa foi incorporada à Tel Aviv e é o principal local que carrega o charme histórico de Israel. O bairro conta com diversas construções históricas, com arcos e vielas que representam muito da arquitetura antiga da região. Também é possível encontrar feiras de rua de artesanato, representando muito da cultural local.

Fonte dos Desejos

Um ponto turístico que é quase obrigatório é a Ponte dos Desejos, que fica na região da Antiga Jaffa. Essa ponte é uma escultura famosa até mesmo entre os locais porque contém inscrições que simbolizam todos os signos do zodíaco. A ideia é que você coloque a mão sobre o seu signo e faça seu pedido. Não custa tentar.

Neve Tzedek

Outro bairro antigo de Tel Aviv é o de Neve Tzedek, um dos mais antigos de Israel, com mais de cem anos. Apesar disso, é uma área que consegue misturar bem suas características históricas com traços contemporâneos. Essa é uma região muito cultural, em que é fácil encontrar muita música, teatro e dança. Vale a pena conhecer!

Continua após o anúncio

Estátua da Fé

Localizada no parque da Velha Cidade de Jaffa está a Estátua da Fé, uma escultura que celebra a religiosidade do povo judeu. Na estátua, é possível ver vários símbolos que fazem referência à fé, com um destaque especial para momentos como o sonho de Jacó, o sacrifício de Isaque e a queda de Jericó. É um importante marco religioso da cidade.

Carmel Market

O Carmel Market é uma das atrações imperdíveis de Tel Aviv. Esse mercado de rua é uma vibrante demonstração da diversidade da cidade, além de ser um marco do Oriente Médio. As dezenas de barraquinhas concentram muito da culinária do país, com diversas frutas, vegetais, doces típicos, queijos e os temperos que marcam a culinária árabe.

Nahalat Binyamin

Nahalat Binyamin é uma feira de artesanatos que acontece todos os dias nas terças e sextas, das 10h até o anoitecer, no calçadão da cidade. Essa feira pública reúne mais de 200 artesãos e artistas israelenses e é uma ótima opção para quem gosta de fazer compras. Além disso, artistas de rua e músicos se apresentam pela Nahalat Binyamin durante todo o dia.

Tel Aviv Museum of Art

O maior museu de arte de Israel é o Tel Aviv Museum of Art. Sua importância remonta a sua fundação, que ocorreu em 1932, antes mesmo do Estado de Israel e a coleção de grandes nomes. É possível encontrar obras de Van Gogh, Picasso, Monet, Kandinsky, Dali e Cézanne em exposições permanentes. Além disso, o formato moderno e artístico do museu também chama a atenção do público.

Cidade Branca

Uma das principais características de Tel Aviv é o volume de construções modernas, no estilo da arquitetura de Bauhaus. Esse é o local com mais prédios nesse estilo no mundo, inclusive comparado com a Alemanha, onde o movimento surgiu. É por causa disso que Tel Aviv ganhou o apelido de Cidade Branca e foi reconhecida como Patrimônio Histórico da Humanidade.

Yarkon Park

Considerado como um dos parques mais bonitos da cidade, o Yarkon Park apresenta diversas formas de você curtir e se conectar com a natureza. Há cinco jardins e até mesmo um dos maiores jardins de rochas do mundo, em que as pedras calcárias e de granito se misturam à vegetação. Além disso, existe o Rio Yarkon, que desagua no Mar Mediterrâneo.

Florentin

O Florentin é um bairro um pouco diferente dos já citados aqui. Isso porque ele é considerado o bairro hispter de Tel Aviv, já que reúne muitos artistas, músicos e estudantes. Na região, é possível encontrar muita arte urbana, deliciosos restaurantes vegetarianos e cafés e bares espalhados pelas calçadas. É possível contratar um tour para conhecer a arte urbana do bairro por cerca de NIS 100.

Porto de Tel Aviv

Um dos melhores locais para aproveitar o pôr-do-sol em Tel Aviv é o porto da cidade. A paisagem exuberante de frente para o Mar Mediterrâneo fez com que o local se tornasse um polo turístico. Além disso, é comum encontrar apresentações artísticas espalhadas pelo porto, como shows ao ar livre.

Beth Hatefutsoth

Esse é um ponto muito importante para quem quer conhecer ou se aprofundar na história dos judeus. O Beth Hatefutsoth, conhecido como Museum of the Jewish People, é um museu que reúne os registros históricos e antropológicos das comunidades judaicas de todo o mundo.

Mesquita Mahmudiya

A Mesquita Mahmudiya é um dos pontos mais importantes de Tel Aviv ao se olhar para sua história religiosa. A belíssima construção foi inaugurada em 1812 e conta com um grande mirante com uma das mais belas vistas para toda a cidade e para o Mar Mediterrâneo. Essa é uma atração imperdível, principalmente para quem quer conhecer mais sobre a religião judaica e a história israelense.

Ilana Goor Museum

Com uma coleção de mais de 500 peças de arte por Ilana Goor, o museu que leva o nome da artista é uma obrigação para os apaixonados por arte. O acervo reúne artes étnicas, antiguidades, desenhos e objetos de design que foram produzidos ou garimpados por Goor em suas viagens por todo o mundo.

HaTachana Old Train Station

A HaTachana Old Train Station, que ligava Jaffa a Jerusalém, está desativado já faz um bom tempo. E para aproveitar o local, a estação passou a ser utilizada como um importante centro cultural da cidade de Tel Aviv. Ali é possível entrar em contato com a cultural local e ainda aproveitar o melhor da culinária israelense, já que há diversos restaurantes espalhados por HaTachana.

Beer Crawling

Uma das atividades mais interessantes para quem gosta da vida boêmia é o Beer Crawling pela Rotchschild Boulevard. Basicamente, você pode fazer um tour de bar em bar nos pubs mais frequentados de Tel Aviv para experimentar os drinks e cervejas da cidade. É possível fazer o tour por conta própria ou contatar guias que têm acesso VIP aos pubs mais frequentados, o preço vai depender de quantos bares você quiser conhecer.

Praça Dizengoff

Já a Praça Dizengoff é um dos pontos mais tranquilos da cidade, em que é possível ver muitos locais curtindo o clima de verão e turistas conhecendo as belezas da praça. Sua principal atração é a Fonte de Água e Fogo, uma escultura que cria ilusões de ótica por seu design único e diversas cores.

Marina de Tel Aviv

Com diversos veleiros e uma bela orla, a marina de Tel Aviv é um delicioso local para se andar de bicicleta, aproveitar o clima de verão e se deliciar com belas paisagens. Além disso, há diversas barracas de doces típicos e doces de frutas que normalmente são consumidas em Israel. Vale a pena experimentar!

Sarona

Sarona é a região ideal para quem quer curtir uma parte mais calma e verde de Tel Aviv. A área conta com uma praça, cheia de árvores e que é o lugar ideal para se fazer caminhadas e respirar ar puro. Além disso, existe um mercado de rua por ali que é famoso por sua culinária saborosa e pela grande quantidade de restaurantes que servem os mais variados pratos e culinárias.

Jardim Gan HaPisga

Outra atração importante para quem gosta do ar livre é o Jardim Gan HaPisga. Mas esse local tem um belo diferencial: durante o verão, há diversas apresentações artísticas gratuitas, inclusive concertos a céu aberto. É uma experiência imperdível que fica ainda melhor com a bela paisagem do litoral, com a imensidão do Mar Mediterrâneo.

Seja nos espaços mais tradicionais ou modernos, Tel Aviv é uma cidade vibrante e fascinante. E como se não fosse o bastante, a cidade conta ainda com belas praias.

5 principais praias de Tel Aviv

Sendo uma cidade que fica no litoral do Mar Mediterrâneo, um dos principais encantos de Tel Aviv são suas lindas praias. Abaixo você pode conhecer um pouco sobre as principais belezas tropicais da metrópole:

Gordon Beach

A Gordon Beach é uma praia com quilômetros de extensão que possui areia branca e lindas águas transparentes. Ao seu redor é possível encontrar diversas lojas, cafés e restaurantes para aproveitar e experimentar a culinária israelense.

Frishman

Ao lado da Gordon fica a Frishman, uma praia que é mais voltada para a prática de esportes, inclusive os aquáticos, como o surf. Ela também é rodeada com o melhor que a cidade tem a oferecer.

Hilton Dog Beach

Para quem não quer deixar os animais de estimação de fora da diversão de um dia na praia, a Hilton Dog Beach é a melhor escolha. Isso porque há inclusive áreas destinadas a cães.

Religious Beach

Seguindo o espírito democrático de Tel Aviv, a Religious Beach é uma praia em que muitas pessoas aproveitam o mar vestidos. É frequentada principalmente por religiosos mais tradicionais.

Middle Beach

Já a Middle Beach é uma praia que é gay friendly, ou seja, ideal para o público LGBTQ+. E, assim como as outras, tem areia branquinha e lindas águas transparentes.

Tel Aviv tem cerca de 318 dias de sol durante todo o ano e 14 km de litoral. Oportunidades não faltam para você aproveitar essas lindas praias e ter uma viagem inesquecível.

Vídeos com dicas e curiosidades sobre Tel Aviv

O melhor para se preparar para sua viagem é conferir as dicas e as experiências de quem já foi conhecer e se encantar com Tel Aviv. Abaixo reunimos os melhores vídeos sobre a cidade para você:

Aeroporto internacional de Tel Aviv

Nesse vídeo, o canal Viajante no Mundo mostra como é as dependências do aeroporto internacional de Tel Aviv e como são os seus processos de segurança.

A relação de Tel Aviv e a comunidade LGBTQ+

Os meninos do Põe na Roda contam um pouco sobre como Israel recebe pessoas LGBTQ+ e como é a Parada do Orgulho na cidade.

Viagem rápida a Tel Aviv

Rodrigo e Beta mostram um exemplo de roteiro para aproveitar o melhor de Tel Aviv em apenas dois dias.

Um litoral que parece um paraíso na Terra

A Ilana, do canal Ilana em Tel Aviv, conta em detalhes sobre as diversas praias da cidade e dá dicas para curtir com tranquilidade o litoral.

Tel Aviv e os brasileiros

Já esse vlog do Viagens ao Redor do Mundo mostra um guia de viagem um pouco mais detalhado, com as diversas atrações de Tel Aviv, além de entrevistar brasileiros que migraram para a cidade.

Então, use todas essas dicas e prepare o melhor roteiro para a sua viagem. E você pode ainda se programar para conhecer outro destino famoso de Israel, o Mar Morto.

Veja também...