Bali: surpreenda-se com essa mágica ilha da Indonésia

Escrito por Bárbara Costa

Ilha da Indonésia famosa por suas belezas naturais, praias e templos, Bali é um destino turístico que vem sendo bastante procurado nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o local conta com resorts luxuosos e uma vida noturna bem animada, o que garante diversão aos turistas.

Mas o que visitar por lá, onde se hospedar e a quais restaurantes ir? Você vai descobrir tudo isso nos tópicos abaixo!

Mapa de Bali

Bali fica na porção ocidental das Pequenas Ilhas da Sonda, entre as ilhas de Java e Lombok. A capital, Dempassar, está localizada na costa sul. Vale destacar que o terceiro maior aeroporto da Indonésia (Ngurah Rai International Airport) fica em Bali, portanto não é necessário desembarcar na capital Jakarta.

Saindo de Guarulhos, é possível optar por companhias como AirFrance, Turkish, KLM, Emirates (via Dubai) e Qatar (via Doha). A duração total do trajeto depende das conexões feitas, mas costumar ser de um dia.

O que fazer em Bali

Praias, paisagens exuberantes e até templos fazem parte dos atrativos de Bali. A seguir, veja o que você não pode deixar de incluir no seu roteiro!

1. Seminyak

Seminyak é conhecida por ser o balneário mais badalado de Bali, que abriga resorts de luxo, restaurantes, clubes à beira da praia e lojinhas. Reúne também cafés e a feirinha de artesanato local, ficando bem próxima do Seminyak Village. No shopping é possível encontrar até mesmo marcas internacionais, inclusive.

Depois das comprinhas, a dica é curtir o pôr do sol em um dos bares ou restaurantes da Double Six Beach. Por lá, você poderá ouvir uma deliciosa música ao vivo enquanto assiste a esse verdadeiro espetáculo da natureza!

2. Uluwatu Temple

Também chamado de templo dos macacos ou Pura Luhur Uluwatu, o local é um dos pontos mais visitados de Bali e está localizado na região de Uluwatu. O penhasco do seu entorno tem cerca de 70 m, o que proporciona uma vista incrível para o mar logo à frente. As fotos do paredão de pedra junto ao oceano são um clássico de Bali!

Como não poderia deixar de ser, o pôr do sol de lá também é deslumbrante e merece ser apreciado. Além disso, o local conta com o espetáculo Kecak e Fire Dance, que consiste em uma dança típica da região. Vale lembrar que, para visitar o templo, é preciso vestir o sarong (peça indispensável para cobrir as pernas), disponibilizado lá mesmo. Vai perder?

  • Endereço: Jalan Raya Uluwatu, Pecatu – Badung.
  • Horário de funcionamento: das 9h às 18h.
  • Valor de entrada: IDR 20.000 (ou IDR 100.000, com o Kecak e Fire Dance).

3. Ubud Palace

O palácio da família real de Ubud hoje reúne dança, artes e literatura no coração da cidade. A arquitetura típica da região, junto aos jardins do entorno, contribui para atrair inúmeros visitantes ao local. O palco do palácio também sedia eventos internacionais e a abertura do Festival de Escritores e Leitores de Ubud.

Se você estiver em busca de uma programação noturna na cidade, aproveite para assistir aos espetáculos de dança que o Ubud Palace recebe todas as noites. Os ingressos podem ser comprados lá mesmo, na portaria. Que tal?

  • Endereço: Jalan Raya Ubud, 8 – Ubud.
  • Horário de funcionamento: das 8h às 19h.
  • Entrada: gratuita, com exceção dos espetáculos (os valores variam).

4. Uluwatu Beach

Chegamos ao ponto favorito dos surfistas em Bali! As grandes ondas e águas cristalinas são belíssimas, mas a maré baixa também tem seus encantos: nessa época, formam-se piscinas naturais e é possível avistar os corais. Para completar a beleza do lugar, há um enorme paredão de pedras, com restaurantes que oferecem uma vista incrível da área.

Você já pode imaginar como é mágico assistir ao pôr do sol de um desses estabelecimentos, certo? A dica é escolher seu preferido para curtir aquele entardecer perfeito!

5. Ubud Market

Trata-se de um mercado a céu aberto, ideal para quem quer se aproximar da cultura e dos moradores locais. No Ubud Market, são comercializados alimentos como frutas e legumes, além de artesanatos e souvenirs que remetem à Ásia. Os preços podem variar, mas no geral os vendedores são abertos a negociações (portanto, pechinche!).

Você também verá itens de decoração, brinquedos, roupas e até pinturas por lá. Para aqueles que curtem explorar toda a cultura local dos destinos que visitam, essa é uma parada obrigatória!

  • Endereço: Jalan Raya Ubud – Ubud.

6. Tegenungan Waterfall

As cachoeiras também são atrativos famosos em Bali. Uma boa opção, de fácil acesso e vista maravilhosa, é a Tegenungan Waterfall. Localizada em Ubud, essa bela queda d’água é farta e muito convidativa para um relaxante banho. Para chegar até o poço, você deve descer uma escada bem estruturada (aproveite para tirar fotos pelo caminho!).

Mas também é possível admirar sua beleza de um mirante, sem precisar descer ao local. Para fechar, o topo da cachoeira conta com um restaurante perfeito para aquele almoço pós-mergulho!

  • Endereço: Jalan Raya Tegenungan – Kemenuh (Ubud).
  • Horário de funcionamento: das 7h às 18h.
  • Valor de entrada: IDR 10.000.

7. Tegallalang Rice Terraces

Mais um clássico de Bali, os terraços de arroz marcam a cultura local e se transformam em pontos turísticos. Em Tegallalang, uma vila tradicional, você terá a oportunidade de acompanhar a produção do grão e, claro, admirar a beleza dos campos. Sem contar que será possível se aproximar de pessoas locais, que exercem a atividade.

Próximo a Ubud, esse terraço traz degraus de um verde intenso, onde é feita a irrigação natural do arroz. Aproveite para relaxar em um dos restaurantes da região, que oferecem vista para o belo campo de Tegallalang.

  • Endereço: Jalan Raya Tegallalang – Tegallalang.
  • Horário de funcionamento: das 7h às 17h.
  • Valor de entrada: IDR 10.000.

8. Padang-Padang Beach

A praia é bem pequena, mas o contato com a natureza e o visual do lugar fazem valer uma visita a Padang-Padang. As pedras ao redor, a gruta pela qual é preciso passar para chegar à faixa de areia e mesmo as escadas no meio da mata contribuem para deixar seu passeio rústico e especial na medida certa.

Mas fique atento, pois a praia costuma encher e pode ser difícil conseguir um dos guarda-sóis alugados por lá. Programe-se para chegar com antecedência e curtir as águas morninhas deste cenário surreal!

  • Endereço: Jalan Labuan Sait – Pecatu Village (Uluwatu).
  • Taxa de acesso: IDR 10.000.

9. Pura Goa Gajah

O templo de Goa Gajah foi erguido em uma caverna natural e é famoso por sua fachada com esculturas de figuras ameaçadoras. Um lago com água que é tida como sagrada também marca o local, além da “elephant cave” (acreditavam que o desenho esculpido na entrada fosse um elefante, por isso o apelido permanece até os dias de hoje).

Um fato curioso é que, para entrar no local com fachada esculpida, os visitantes passam pela parte que corresponde à boca do monstro. O templo também pode ser considerado um atrativo arqueológico, pois traz inscrições antigas em seu interior.

  • Endereço: Jalan Raya Goa Gajah – Desa Bedulu (Ubud).
  • Horário de funcionamento: das 9h às 18h.
  • Valor de entrada: há uma pequena taxa de acesso (consulte o valor no próprio local), mas o estacionamento é gratuito.

10. Pura Ulun Danu Bratan

Templo aquático responsável por atrair fotógrafos de todo o mundo à Bali. Localizada nas margens do Lago Bratan, a construção é rica em cultura, história e espiritualidade. Ao entrar, a primeira coisa que você vai ver é uma tumba (ou “stupa”) e, em seguida, o templo principal (Pura Teratai Bang).

São quatro templos no total, cada um dedicado a um deus diferente. Vale lembrar que, por estar a mais de mil metros acima do nível do mar, o local costuma registrar temperaturas mais baixas do que as do restante da região. Portanto, previna-se e leve uma blusa de frio!

  • Endereço: Jalan Raya Candi Kuning – Tabanan.
  • Horário de funcionamento: das 8h às 18h.

Viu só como não faltam opções para explorar a riquíssima cultura de Bali?

Restaurantes em Bali

Outra questão importante para planejar sua viagem é a alimentação. Confira quais são os restaurantes mais recomendados em Bali.

1. Apéritif Restaurant & Bar

Trata-se de uma experiência alternativa e única para refeições requintadas em Bali, já que o Apéritif Restaurant & Bar fica em meio à selva de Ubud. Ao mesmo tempo, está instalado em um prédio elegante e oferece um sofisticado menu degustação, inspirado nos anos 20. Os pratos exploram o mundo a partir do arquipélago indonésio, proporcionando um verdadeira viagem pela gastronomia internacional.

Experimente as ostras, lagostas, o ceviche e as opções de risoto. Prove também o porco ibérico, que leva maçã e beterraba. Para acompanhar, a carta de vinhos traz rótulos franceses, italianos e australianos. Aproveite!

  • Endereço: Jalan Lanyahan No.Br, Nagi – Kecamatan (Ubud).
  • Horário de funcionamento: das 11h30 às 23h.

2. Nau Tapioca House

Já o Nau Tapioca House traz um atmosfera bem mais descontraída e cheia de cores. Como não poderia deixar de ser, o carro-chefe da casa é a tapioca e o objetivo é levar um pouquinho dos sabores brasileiros aos que passam por Bali.

Quem estiver sentindo falta de nossas iguarias pode se deliciar com o pão ou a bolinha de queijo, o café pilão e até o açaí com guaraná! Só não deixe de provar a tapioca de doce de leite com acompanhamento de paçoca, combinado?

  • Endereço: Jalan Labuansait – Uluwatu.
  • Horário de funcionamento: das 7h às 22h.

3. Warong Legong

O Warong Legong fica próximo ao Hotel Komune, na praia de Keramas. A culinária de Bali é a grande aposta da casa, mas também são servidas opções ocidentais, como hambúrgueres, pizzas e peixe com fritas.

Além dos saborosíssimos pratos, um ponto alto do restaurante é o atendimento de qualidade. O próprio dono do estabelecimento costuma interagir com os clientes, criando uma atmosfera bastante acolhedora. Vale visitar!

  • Endereço: Jalan Ida Bagus Mantra, 300 A – Keramas.
  • Horário de funcionamento: das 12h às 22h.

4. Cabina Bali

O famoso brunch flutuante oferecido pelo Cabina Bali inclui café, chás, uma seleção de sucos, refeições tropicais, toalha e serviço de chuveiro (tudo isso em uma piscina incrível!). Mas também há um menu com opções variadas, como o clássico avocado toast e o café da manhã paleolítico.

Prove também as massas e as sobremesas! O pudim de chia, as panquecas e o crème brûlée fazem sucesso entre os clientes. Vai perder?

  • Endereço: Jalan Batu Belig Gg. Daksina, 1 – Kerobokan Kelod.
  • Horário de funcionamento: das 8h às 19h.

5. Loop Pool Bar and Restaurant

Essa é mais uma opção ideal àqueles que desejam fazer suas refeições à beira de uma bela piscina de borda infinita, que fica de frente para os campos de arroz e uma floresta de bambu. Para acompanhar os pratos da autêntica e saudável cozinha indonésia, você pode degustar os refrescantes coquetéis preparados no bar.

Que tal admirar o deslumbrante pôr do sol balinês do Loop? Certamente as delícias de lá não vão decepcionar!

  • Endereço: Jalan Batu Bolong St, 25 C – Canggu.
  • Horário de funcionamento: das 9h às 22h.

E então, já decidiu onde vai se fartar com as maravilhas da culinária de Bali (e do restante do mundo)?

Onde ficar em Bali

Outra questão fundamental para o seu período de descanso em Bali é a hospedagem. Veja quais são as melhores opções encontradas por lá!

1. The Seminyak Beach Resort & Spa – $$$$$

Localizado na badalada praia de Seminyak, esse resort tem como marcas a hospitalidade e a elegância. Trata-se de um belíssimo refúgio em meio ao agito e às sofisticadas lojas que ficam próximas ao estabelecimento. A infraestrutura é completa, incluindo serviço de piscina, centro fitness, chá da tarde de cortesia e lavanderia. Afinal, você merece todo esse conforto, não?

  • Endereço: Jalan Kayu Aya – Praia de Seminyak

2. The Mansion Bali – $$$

No coração de Ubud, o premiado The Mansion Resort Hotel & Spa é um cantinho para lá de especial em Bali. Sua arquitetura é influenciada pela vida tradicional e pelas artes balinesas, mas incorpora também o design clássico de luxo, além de elementos naturais como bambu, madeira e barro. As lagoas de lótus e a piscina de borda infinita dão um toque extra de charme ao local.

São oferecidas suítes, residências, quartos e vilas aos hóspedes, todos luxuosamente decorados. Algumas das acomodações contam ainda com piscinas privativas. Nada mal, não é mesmo?

  • Endereço: Jalan Penestanan, Sayan – Kecamatan (Ubud).

3. The Kana Kuta – $

Se você quer fugir de todo o glamour dos resorts, uma ótima opção é o The Kana Kuta. Trata-se de uma acomodação ideal para casais e famílias, que traz um estilo contemporâneo e oferece restaurantes, piscina, academia, área infantil, terraços e lounges, além de salas para eventos.

Uma vantagem do local é a proximidade da Praia de Kuta e do Aeroporto Internacional Ngurah Rai (20 minutos de carro, aproximadamente). Vale destacar que todas essas comodidades saem por um preço bastante acessível!

  • Endereço: Jalan Setia Budi, 8 – Kuta.

4. Tijili Seminyak – $$

O nome “Tijili” remete à deusa do arroz, que é um símbolo de prosperidade e fertilidade para o povo de Bali. Reinterpretado pelo hotel, o termo reflete o espírito dinâmico e criativo de Seminyak, lugar onde as influências da cultura tradicional balinesa e ideias modernas produzem algo novo e diferente.

A combinação entre o moderno e o tradicional encanta os hóspedes, junto às peças que criam um design original e às obras de arte que compõem o local. A prova de que o cuidado e a personalização são as marcas do Tijili Seminyak é que os pisos dos quartos são de azulejos artesanais, feitos pelos artesãos de Java. Incrível, não acha?

  • Endereço: Jalan Drupadi, 9 – Seminyak.

5. Hotel Vila Lumbung – $$

Esse Boutique Resort de estilo balinês fica a apenas dois minutos da praia de Seminyak, o que o torna um perfeito ponto de partida para quem deseja explorar Bali. São 70 quartos bastante espaçosos, mobilados e decorados de maneira a combinar conforto, modernidade e elementos das culturas e tradições de Bali.

Todas as acomodações contam com muita luz natural, TV de tela plana, cofre, área de estar, frigobar e comodidades para fazer chá ou café. E o melhor é que o preço promete não decepcionar!

  • Endereço: Jalan Petitenget,1000 – Seminyak.

Conforto é o que não vai faltar durante sua estadia em Bali!

Curiosidades sobre Bali

Antes da tão aguardada viagem, você também precisa ficar por dentro de algumas características da ilha. Veja abaixo algumas curiosidades locais!

  • Moeda local: a moeda adotada em Bali é a Rupia Indonésia (IDR). Você certamente se surpreenderá com o baixo custo dos serviços por lá.
  • Língua falada: o idioma oficial é o indonésio, mas também existe a língua balinesa, que varia de acordo com a casta do morador. Entre os turistas, o mais usado é o inglês.
  • Traje típico: o sarong (amarrado em torno da cintura) e o selandong (lenço tradicional) são as vestimentas tradicionais de Bali, necessárias para visitar os templos.
  • Espiritualidade: a questão espiritual estará presente em todo o seu passeio por Bali, permeando os templos e as crenças das pessoas locais.
  • Macacos: certamente você cruzará com esses simpáticos animaizinhos no caminho até alguma praia ou templo. Lembre-se de que eles são sagrados no hinduísmo, ok?

Pronto! Agora você já conhece as principais curiosidades de Bali!

Dicas de quem já foi a Bali

Chegou de ver o que as pessoas que já foram para esse paradisíaco destino recomendam. Vamos lá?

Dicas de praias e passeios culturais em Bali

Pedro Andrade fala sobre a influência religiosa de Bali, mostra a Praia de Uluwatu e passa pelos templos locais. Se você quer ficar por dentro da cultura da ilha, não perca!

Diário da Karen Bachini em sua passagem por Bali

Neste vlog, Karen fala sobre o baixo custo de Bali e mostra a linda Vila onde está hospedada. Você vai se maravilhar com a experiência de mergulho mostrada!

Panorama sobre as praias do sul de Bali

Embarque com a Elis nesse passeio pela praia de Padang-Padang e outros cantinhos de águas extremamente azuis (e belas!).

E então, ficou mais afim ainda de conhecer Bali?

Mais fotos de Bali que vão surpreender você

Preparado para apreciar imagens de tirar o fôlego? Depois de vê-las, você certamente arrumará as malas!

1. Não encontramos uma vista dessas em qualquer lugar, concorda?

2. E o que dizer desse visual então?

3. Uluwatu vai ganhar seu coração

4. Com suas cores simplesmente lindas

5. Mas os templos também são encantadores

6. Assim como as plantações de arroz

7. As cachoeiras também são um destaque da região

8. E o céu é perfeito em todas as suas nuances

9. As praias também têm seu lugar no roteiro da viagem

10. Suas águas azuis atraem turistas de todos os cantos do mundo

11. E os paredões deixam o cenário um tanto quanto paradisíaco

12. Não parece uma pintura?

13. A natureza serve como moldura para esse belíssimo mar

14. Os surfistas se sentem em casa quando estão por lá

15. Quer tal assistir ao sol se pondo diante desse visual?

E aí, Bali é ou não é seu destino perfeito?

Está em busca de um lugar único e com natureza exuberante, que reúne belas praias, cachoeiras, templos e espiritualidade? Então não deixe de incluir Bali, na Indonésia, no seu roteiro. É impossível se arrepender!

PARA VOCÊ