O que fazer em Porto Seguro: dicas para curtir esse destino o ano todo

Por
Atualizado em 02.12.20

Porto Seguro é um dos destinos mais desejados do litoral baiano. O que faz a fama do lugar? Suas praias paradisíacas – algumas consideradas as mais belas do Brasil – com mar azul, areia clara, sol o ano inteiro e as festas mais badaladas. Saiba o que fazer em Porto Seguro e aproveite 85 km de praias, muito axé, simpatia e o melhor da culinária baiana.

Publicidade

Mapa de Porto Seguro

Porto Seguro é um município localizado no sul da Bahia. Está dividido em distritos charmosos e também muito procurados: Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva. Possui um aeroporto onde chegam voos de diversas partes do Brasil.

O que fazer em Porto Seguro em 3 ou 4 dias

Para começar, mergulhe na história do local e se jogue nas praias mais incríveis que não podem ficar fora do seu roteiro!

1. Centro Histórico

O Centro Histórico de Porto Seguro te leva de volta para a época do Descobrimento do Brasil. O local foi consagrado como Monumento Nacional e guarda um importante conjunto arquitetônico. É lá que está o Marco Zero do Descobrimento – o mais antigo patrimônio histórico brasileiro – instalado pelos portugueses em 1503. É possível fazer a visita acompanhado por guias e ter uma aula de cultura e história!

2. Praia de Taperapuan

Essa é a praia mais badalada e movimentada de Porto Seguro. Ela tem infraestrutura completa e se destaca por abrigar diversos restaurantes e as barracas mais famosas da região: Axé Moi, Tôa Tôa e Barramares, que além de oferecerem tudo o que você precisa para passar o dia, ainda têm muita diversão o dia todo. Enquanto a agitação toma conta das areias, aproveite o mar que é calmo e ótimo para banho!

3. Praia do Mutá

Se você quer fugir da agitação, sua parada é a Praia do Mutá, a mais tranquila de Porto Seguro. A praia tem natureza intocada, mangues e coqueirais, mar calmo e praticamente sem ondas e uma faixa de areia branca e fina, o que a torna perfeita para famílias com crianças. É o endereço de luxuosos resorts e bons restaurantes. E, apesar de toda essa paz, ainda é possível desfrutar de barracas com boa infraestrutura.

4. Parque Marinho do Recife de Fora

O Parque Marinho do Recife de Fora é um dos passeios mais famosos de Porto Seguro. Trata-se do maior parque marinho do Brasil, com diversas espécies de corais e outros exemplares da vida marinha. A área é grande, mas apenas 3% dela está aberta para visitação como medida de proteção.

Publicidade

O visitante pode mergulhar e ver de perto as espécies, descansar nas piscinas naturais e tirar fotos com os peixinhos. Fique atento, pois os passeios só acontecem com a maré baixa e o local permite a visita de apenas 400 pessoas por dia.

5. Trancoso

Trancoso é um dos destinos mais famosos e cobiçados de Porto Seguro, tanto que é a escolha de muitos famosos para viver ou passar o réveillon. Mas o que faz esse vilarejo ser assim, tão amado? O cartão-postal da cidade é o Quadrado de Trancoso, onde ficam casinhas coloridas, restaurantes, bares, lojas e a famosa Igreja São João Batista. Também há praias agitadas e com festas à beira-mar.

Além desses nomes mais famosos, Porto Seguro tem diversas outras belas praias que também merecem a sua visita. Planeje-se!

O que fazer em Porto Seguro em 5 dias ou mais

Se você tem a chance de ficar mais dias no paraíso, aproveite para esticar e conhecer as demais praias da região.

6. Arraial d’Ajuda

Apenas uma balsa separa Porto Seguro de Arraial d’Ajuda, outro nome famoso da região. As praias são de tirar o fôlego: mar azul, águas mornas e areia clara. Se você gosta de agito, a mais badalada, com boa infraestrutura e próxima ao centro é a Praia do Mucugê. Para se deslumbrar com o visual, aposte em Pitinga e Taípe, que são emolduradas por belas falésias. Arraial tem tudo o que você precisa para desfrutar de dias perfeitos!

7. Caraíva

Caraíva é uma vila de pescadores simplesmente apaixonante. A vilinha à beira-mar é tranquilidade pura e é justamente isso que atrai os visitantes. Ali, você pode se deliciar no banho de rio ou de mar, provar o melhor da comida típica e relaxar em pousadas rústicas. Mas quando a noite chega o clima muda: o forró dá o tom do vilarejo e o arrasta pé vai até o dia amanhecer!

8. Observação de baleias

Um passeio emocionante e imperdível em Porto Seguro é observação da Baleia Jubarte, um dos maiores mamíferos do mundo. O passeio acontece entre os meses de julho e outubro, época que o animal deixa as geladas águas da Antártida para se reproduzir no litoral baiano.

O passeio é feito com um biólogo da marinha e a navegação segue até o animal aparecer grandioso nas águas. Dependendo das condições do mar, é possível escutar o canto das baleias com um hidrofone. É uma oportunidade única de ver os animais em seu habitat natural!

  • Endereço: Praça dos Pataxós, 15.

9. Reserva Pataxó da Jaqueira

Próximo ao centro existe uma aldeia que preserva os costumes dos índios Pataxó e permite que os visitantes conheçam o estilo de vida da comunidade. Durante o passeio é possível fazer uma caminhada pela trilha dentro da reserva e ver espécies raras de árvores nativas, como o Pau-Brasil, animais ameaçados de extinção e até as armadilhas utilizadas pelos índios para a captura de animais.

Publicidade

Para encerrar a visita, os anfitriões oferecem sua culinária: peixe assado na folha da patioba. O valor arrecadado com o passeio e a venda de artesanato forma a renda das 30 famílias que vivem ali.

Porto Seguro é um destino surpreendente, cheio de história e com passeios para todos os gostos! Se você vai ficar mais dias, vale a pena conhecer alguns destes.

O que fazer em Porto Seguro à noite

A noite de Porto Seguro é puro agito! Quando a noite cai, a festa começa nas megabarracas de praia e a diversão continua com o pé na areia.

10. Passarela do Descobrimento

Apesar do nome, a Passarela do Descobrimento, mais conhecida como Passarela do Álcool, é uma rua formada por casinhas coloridas, restaurantes, bares e lojas. A partir das 18h a movimentação começa com uma feira de artesanato, onde o turista pode conhecer a arte local e saborear os petiscos da culinária baiana. Com o cair da noite, o movimento nos estabelecimentos só aumenta e a música ao vivo dos bares dá um clima ainda mais especial.

Publicidade

11. Luau em Barramares

Todas as quartas-feiras acontece na Praia de Taperapuan o famoso luau da barraca Barramares. O luau é completamente diferente do que você está acostumado! O som, no mais autêntico swing baiano, não deixa ninguém parado: tem banda de axé, lambaeróbica, lambada, banda de forró, tenda eletrônica e, para os românticos, apresentação voz e violão. Não poderia faltar a fogueira, casamento cigano e uma mesa farta de frutas.

  • Endereço: Av. Beira Mar – Praia de Taperapuan.
  • Horário de funcionamento: das 22h às 4h.

12. Luau Tôa Tôa

Outra megabarraca que oferece uma programação noturna imperdível é a Tôa Tôa. O luau acontece às terças-feiras e já é tradição em Porto Seguro. A festa tem decoração havaiana, mesa de frutas e open bar com 1h30 de duração. O som fica por conta de banda ao vivo e passa por diversos ritmos animados.

  • Endereço: Av. Beira Mar, s/nº – Complexo de Lazer Tôa Tôa.
  • Horário de funcionamento: todas as terças, à partir das 22h.
  • Valor de entrada: R$ 65.

13. Ilha dos Aquários

Localizado entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, a Ilha dos Aquários é um espaço de lazer que oferece um mix de atrativos, incluindo gastronomia, música e atividades ecológicas. Além de conhecer os aquários, onde vivem peixes, tubarões e arraias, nos outros ambientes o clima é de animação.

Ali existem restaurantes de alto padrão e, para quem não dispensa uma balada, é possível curtir shows e apresentações dos mais variados ritmos. Tudo isso acontece em uma enorme área verde, cercada por vegetação nativa que ganha uma iluminação especial e proporciona uma experiência única!

  • Endereço: Foz do Rio Buranhém.
  • Horário de funcionamento: todas as sextas, a partir das 19h.

14. Beco das Cores

Se você está em Arraial d’Ajuda não precisa ir longe para desfrutar de uma noite alegre e descontraída. O point noturno de Arraial é o Beco das Cores, uma viela da Rua do Mucugê que guarda muitas surpresas. O local possui diversas lojinhas, bares com música ao vivo e restaurantes com gastronomia variada e opções para todos os gostos, indo desde uma pizza até um jantar romântico.

Guarde energia para encarar o ritmo da noite de Porto Seguro!

O que fazer em Porto Seguro com chuva

Porto Seguro tem sol o ano inteiro, mas não está livre das chuvas, especialmente no verão. Por isso, se não rolar praia, separamos aqui algumas dicas para tirar você do hotel.

15. Museu de Porto Seguro

Localizado no Centro Histórico, o Museu de Porto Seguro foi construído em uma antiga casa no ano de 1722. O museu é divido em seis salas e tem exposições permanentes e temporárias que mostram a origem do país. Uma delas relembra a chegada dos europeus ao Brasil e suas técnicas de navegação e embarcações, em outra, é possível ver a antiga prisão colonial onde acusados ficavam aprisionados, além de poder prestigiar o trabalho dos artistas locais.

  • Endereço: Centro Histórico.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 15h.
  • Valor de entrada: R$ 6.

16. Shopping Porto Plaza

Apesar de pequeno, o shopping de Porto Seguro é uma boa alternativa para os dias de chuva. O espaço possui algumas lojas, opções de alimentação, cinema, boliche e um espaço de jogos para entreter as crianças.

  • Endereço: Av. 22 de Abril, 101 – Centro.
  • Horário de funcionamento: lojas – de segunda a sábado das 9h às 22h e domingos das 16h às 22h. Alimentação – diariamente, das 11h à 0h.

17. Mercado Municipal de Porto Seguro

Mercados municipais são sempre um ótimo passeio para observar o modo de vida das pessoas e, claro, experimentar os sabores locais. No Mercado Municipal de Porto Seguro você encontra produtos frescos, frutas regionais e comidas típicas. É a oportunidade de levar para casa e ter por mais tempo os gostinhos da Bahia.

  • Endereço: R. Santa Catarina, 2.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 7h às 18h e sábado das 5h às 18h.

Não deixe a chuva tirar o seu ânimo e conheça essas atrações menos exploradas.

O que fazer em Porto Seguro no Carnaval

Se você gosta de Carnaval, Porto Seguro é o lugar certo para você! A folia se espalha pelas diversas ruas da cidade com direito a trio elétrico e grandes nomes do axé até bloquinhos para todos os gostos!

18. Carnaporto Axé Moi

O Carnaval do Axé Mói é a festa mais famosa de Porto Seguro e é um dos eventos mais esperados do ano! São três noites de folia com apresentações dos nomes mais famosos do axé. São mais de 20 anos de tradição agitando as areias de Porto com excelente estrutura, segurança e organização.

  • Endereço: Arena de Eventos Axé Mói.
  • Valor de entrada: conheça os pacotes e adquira o ingresso no site do evento.

19. Carnaval na Passarela do Álcool

O Carnaval da Passarela do Álcool é uma das estrelas da cidade. Durante a folia, trios elétricos com artistas famosos passam por lá e agitam a multidão. A festa começa durante o dia e vai até de madrugada. Não esqueça sua fantasia e pule muito atrás do trio!

20. Carnaval Cultural

Quem gosta dos tradicionais bloquinhos de rua também pode curtir a farra em Porto Seguro. São mais de 40 blocos que desfilam pelas ruas do centro de Porto Seguro, Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva. A festa é democrática e tem opção para as todas as idades e gostos. É só vestir a fantasia e seguir o bloco!

Não é à toa que a Bahia é conhecida como a Terra da Alegria!

Aproveitando que você já está na Bahia, não deixe de conhecer Salvador, que pode ser a porta de entrada para o município. Para te ajudar, confira esse guia com 35 atrações na capital baiana.