Praias de Bombinhas: conheça 12 paraísos em Santa Catarina

Escrito por Nicole Dias

Se você ainda não deu uma chance para o litoral de Santa Catarina, com certeza esse post mudará seus pensamentos. As praias de Bombinhas, por exemplo, reúnem águas transparentes, areias branquinhas e uma paisagem estupenda de natureza preservada. Como não amar?

São 39 praias ao todo no município, sendo que algumas delas são praticamente desertas, enquanto outras são urbanizadas. Confira algumas dicas e fotos lindas de algumas dessas praias de Bombinhas e comece já a planejar as próximas férias. Sombra e água fresca, aqui vamos nós!

12 praias de Bombinhas para você conhecer

Uma viagem até Santa Catarina está nos seus planos, mas você ainda não sabe quais são as praias que merecem uma visitinha? Conheça algumas praias de Bombinhas que estão entre as queridinhas dos turistas e locais!

1. Praia da Atalaia

Com mar agitado e águas transparentes, a Praia do Atalaia é bastante procurada por surfistas e enche de turistas na alta temporada. Além do mar, a natureza preservada é outro ponto alto deste lindo trecho litorâneo. Há pouca infraestrutura por lá, portanto o recomendado é levar seus próprios comes e bebes – sem deixar lixo na areia ao ir embora, claro. Para chegar até essa praia é preciso andar pelas pedras do costão de Mariscal. Não se assuste, o percurso é tranquilo.

2. Praia da Conceição

Uma praia com menos movimento e mar calmo, perfeita para famílias com crianças. Essa é a Conceição, que conta com piscinas naturais deliciosas e muita tranquilidade. Ela se encontra no meio do trajeto para o Morro do Macaco, um dos atrativos mais procurados em Bombinhas, e para a Praia de Tainhas. Entre os bares próximos, vale a pena conhecer o Bar Baiúca, cujo atendimento é elogiado pelos turistas. À beira mar é possível alugar caiaques.

3. Praia da Lagoinha

Com os encantos que apenas as praias pequenas têm, a Lagoinha fica a pouco mais de 3 quilômetros do centro, sendo possível acessá-la com facilidade, tanto andando quanto de carro. Há muitas pedras por lá, que abrigam parte da água do mar e formam piscinas perfeitas para quem quer relaxar. No auge do verão é preciso se organizar e chegar lá cedinho para garantir um local na areia, já que o espaço é limitado e fica bem cheio. A Pousada Praia da Lagoinha é uma ótima opção de hospedagem ali por perto.

4. Praia da Sepultura

Uma das praias mais queridinhas dos veranistas em Bombinhas, a Praia da Sepultura é linda demais – inclusive, já considerada uma das mais belas de Santa Catarina. Esse sucesso todo não é à toa. Suas águas são claras e tranquilas, as areias branquinhas contrastando com o verde dos arredores. A prática de Snorkel é comum por lá, e imperdível para quem quer se apaixonar pelos peixinhos. Há estabelecimentos pertinho comercializando lanches e bebidas com preços justos. Na baixa temporada a Praia da Sepultura se torna praticamente um espaço privativo. Quem ama uma boa praia deserta precisa conhecer.

5. Praia de Bombinhas

A principal praia da região não pode ficar de fora da lista, não é mesmo? Bombinhas é bastante disputada na alta temporada, tendo bastante movimento em suas areias e nos barzinhos, comércios e restaurantes dos arredores. É claro que um bom banho de mar é um dos seus grandes atrativos, mas não faltam opções legais para quem quer se divertir. Para quem quer comer bem em Bombinhas, a Forneria Oliva e O Alquimista Burger são ótimas pedidas.

6. Praia de Canto Grande

Dividida em duas áreas, Mar de Dentro e o Mar de Fora, a Praia do Canto Grande agrada a diversos estilos de viajante, desde quem viaja com a família inteira e busca por tranquilidade até os caçadores de boas ondas para a prática de esportes. Apesar de gelada, a água do mar é transparente e ideal para momentos de pura diversão, sendo que a de Fora tem maré mais calma e a de Dentro é mais agitada. Não deixe de fazer um lanche com frutos do mar e curtir um lindo por do sol. Vale lembrar que essa praia é ponto de partida para a trilha que vai ao Morro do Macaco.

7. Praia de Mariscal

Dentre as quase 40 praias de Bombinhas, Mariscal é a maior. E, como o nome pode sugerir, ela conta com uma quantidade alta de mariscos. No entanto, esse não é o atrativo principal do local. Mariscal é cercada pela natureza, surpreende por sua água limpa e é bastante apreciada por sua beleza. A infraestrutura é básica, com alguns restaurantes e barraquinhas vendendo lanches na faixa de areia. Entre os esportes praticados por lá estão o surf, a pesca esportiva e stand up paddle. A dica para quem deseja se hospedar nas redondezas é pesquisar pelos hotéis da Avenida Aroeira da Praia ou em casas de aluguel por temporada, já que se trata de uma região bastante residencial.

8. Praia de Quatro Ilhas

Com águas limpas, um quilômetro de extensão de areia e natureza preservada, Quatro Ilhas é frequentada por todas as tribos. Um dos extremos da praia conta com mar sossegado, ótimo para mergulhar, nadar e brincar com as crianças. Já o outro lado conta com maré mais agitada, boa para o surf. A infraestrutura local é boa, com banheiros, quiosques e bons restaurantes nas imediações. Mesmo na alta temporada o movimento não é tão intenso quanto em outras localidades vizinhas, sendo um bom destino para quem procura por paz e sossego. Curiosidade: a praia leva esse nome porque dela é possível avistar quatro ilhas de Bombinhas.

9. Praia de Zimbros

Está viajando com crianças pequenas? A Praia de Zimbros, com seu mar calmo, é uma boa alternativa. A paisagem é linda e bastante movimentada no verão, especialmente em dezembro e janeiro – vale chegar cedinho para garantir seu lugar ao sol. A água do mar até parece uma piscina, tamanha sua calmaria. Trata-se de uma praia muito frequentada por pescadores, então os barcos de pesca enfeitam o visual do local. Na parte direita da praia há uma bela área de preservação ecológica. Leve seu lanche, a infraestrutura por lá não é das melhores.

10. Praia dos Ingleses

Também conhecida como Praia do Retiro, a Praia dos Ingleses é pequeninha, tem águas agitadas e é toda rodeada por morros. Por isso, não costuma ficar lotada – na verdade, é incrível para quem detesta multidões. Mergulho, camping e pesca estão entre as atividades mais praticadas na praia. Há pouca infraestrutura, mas vale dar uma passadinha lá durante o dia para curtir a vista. A grande presença de pedras na orla propicia o surgimento de piscininhas naturais, essas sim muito apreciadas pelas crianças.

11. Praia Triste

Não se deixe levar pelo nome: é difícil você não sair alegre desse recanto do Parque Natural Costeira de Zimbros. A Praia Triste, que é acessada após uma trilha de quase uma hora, é bem tranquilinha e guarda uma surpresa: uma pequena cachoeira. Como a área não é muito sinalizada, vale se informar direitinho sobre qual percurso seguir. O recomendado é fazer a trilha usando tênis. Se não estiver com vontade de caminhar, pesquise sobre o acesso feito por barco.

12. Prainha

Como sua alcunha sugere, a Prainha tem um espaço limitado. No entanto, é um encanto por causa das suas belezas naturais, seus barzinhos com petiscos e o trapiche. É dele, aliás, que partem muitos dos passeios de barco da região. O Barco Piratas de Bombinhas é um passeio que vale a pena ser realizado! Dizem que por lá há uma grande concentração de tartarugas. Já pensou nadar junto com esses lindos seres? A Prainha fica pertinho da Praia de Bombinhas e da Praia da Sepultura, sendo, portanto, muito bem localizada. Chegue cedinho para garantir seu cantinho na areia e aproveitar o dia.

Outras praias que merecem sua visita por lá são: Praia do Ribeiro, Praia do Embrulho, Praia da Miséria e Praia do Cachalote. Como muitas ficam lado a lado, vale ir caminhando e explorando as trilhas!

18 fotos de praias de Bombinhas que farão você se apaixonar

Ficou mais familiarizado com as praias de Bombinhas, mas quer mais um gostinho de todas as belezas que por lá estão? Tudo bem! As 18 fotos abaixo ganharão seu coração!

1. Não é por acaso que Bombinhas é um destino tão procurado em Santa Catarina

2. São diversas praias para se conhecer

3. 39 praias, para sermos mais exatos

4. Algumas delas são pequenas e mais reservadas

5. Outras, bastante movimentadas

6. Elas possuem em comum suas águas limpas e mata preservada

7. Bem como paisagens de encher os olhos

8. Nas praias de Bombinhas é possível praticar esportes

9. Descansar em piscinas naturais

10. Observar a rica fauna marítima

11. Tomar ótimos banhos de mar

12. E curtir a natureza

13. Algumas das praias exigem que você faça uma pequena trilha para acessá-las

14. Mas a chegada compensa qualquer percurso realizado

15. Olha só se não é um lugar e tanto

16. Algumas imagens dispensam palavras

17. Que tal desvendar um pouco desta parte do litoral catarinense?

18. Certamente Bombinhas ganhará seu coração

Há muito a ser descoberto em terras catarinenses. Neste guia estão 17 praias de Santa Catarina que você deveria dar uma chance. Não deixe de conferir! Alerta: a vontade de fazer as malas será inevitável!

PARA VOCÊ