Serra do Rio do Rastro, SC: guia completo com informações e fotos

Por
Atualizado em 02.12.20

Quer curtir uma temporada em meio a natureza? Programar uma viagem para a região da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, será uma ideia incrível, afinal além do visual deslumbrante, há diversos locais para conhecer (e se apaixonar).

Continua após o anúncio

A serra contempla vegetação abundante, cachoeiras, grutas, cânions e é cortada por uma rodovia apontada como uma das mais bonitas do mundo. Vale cruzar a estrada e fazer algumas paradas pelo percurso para apreciar essa preciosidade no sul do Brasil. Confira o guia completo com informações e fotos, e veja que será fácil se encantar por esse paraíso.

O que é a Serra do Rio do Rastro?

Ligando os municípios de Bom Jardim da Serra à Lauro Muller, a Serra do Rio do Rastro é uma rodovia que contém um mirante a mais de 700 metros de altitude e, entre paredões rochosos, existem 256 curvas nos mais de 35 quilômetros de extensão. Há subidas e descidas íngremes, portanto, o motorista e o motociclista devem ter bastante atenção. Mas não se preocupe, vai ser possível observar e se encantar com a paisagem inenarrável!

Qual o melhor horário para aproveitar a Serra do Rio do Rastro?

Sem dúvidas é muito melhor aproveitar a serra no verão e na primavera, pela manhã e nas primeiras horas da tarde. Nestas circunstâncias o sol brilha mais forte, fator decisivo para quem almeja observar e fotografar o entorno e, evidentemente, ter mais segurança no passeio.

O que fazer nas proximidades?

Deu para ter uma ideia da beleza da Serra do Rio do Rastro por estas fotos? Se além de admirar você não abre mão de aproveitar o melhor que região tem a oferecer, veja estas 8 opções bem interessantes pelo caminho.

1. Conhecer o majestoso Cânion das Laranjeiras

Localizado no município de Bom Jardim da Serra, o Cânion das Laranjeiras tem 1500 metros de altitude e é um dos lugares mais deslumbrantes de Santa Catarina. O viajante que percorrer a trilha irá se deparar com fendas, cachoeiras e aquela imensidão típica de recantos montanhosos.

2. Curtir a vista da Cascata da Barrinha

A pequena cachoeira, localizada perto do mirante da Serra do Rio do Rastro, fica abaixo do nível da estrada e é um lugar perfeito para o visitante se refrescar depois de uma trilha. Só um aviso: a água é gelada na maior parte do ano.

3. Fazer ecoturismo pela Tribo da Serra

A Tribo da Serra Ecoturismo organiza passeios incríveis pelo local. Caso você seja um novato em andanças pela mata e deseja aproveitar tudo com 100% de segurança e comodidade, é prudente contar com guias preparados durante os momentos de diversão.

4. Admirar-se com o Cânion do Funil

É com o auxílio de um guia que a trilha do Cânion do Funil — situada em Bom Jardim da Serra — poderá ser feita. Apesar do fácil trajeto, são 7 quilômetros de extensão, motivo esse que pede por ajuda de um profissional experiente. Quanto à beleza das proximidades: a imagem acima dispensa apresentações!

5. Contemplar a paisagem no Mirante da Serra do Rio do Rastro

Não há melhor lugar para observar o complexo de montanhas catarinense do que do alto do mirante da Serra do Rio do Rastro. Além da privilegiada posição geográfica, o espaço é confortável, com bons restaurantes por perto.

6. Tirar lindas fotografias da Pedra Furada

Possivelmente o monumento rochoso mais bonito do passeio, a Pedra Furada é uma escultura com circunferência de 30 metros em formato de janela. Vale fazer a trilha pelo Morro da Igreja e conferi-la de perto. Atenção: a trilha sugerida está localizada em Urubici, e seus 1822 metros é o ponto mais alto do Sul do Brasil.

7. Dar um pulinho em Urubici

A cidade do Morro da Igreja enche os olhos daquele turista que ama ambientes bucólicos e relaxantes. Ver de perto as plantações de maçã e conferir a produção artesanal de doces, queijos e conservas é uma ótima dica de passeio neste excelente ponto de partida para as atividades na Serra do Rio do Rastro.

8. Matar a fome na Churrascaria Cascata

Uma hora a fome vai bater e por estar em um local tão especial, é praticamente uma ordem comer bem, concorda? A Churrascaria Cascata, que fica logo na chegada de Bom Jardim da Serra, é o ponto certo para essa parada gastronômica. Por ficar perto de um lago, espere encontrar uma área verde e até alguns animais em seu habitat — um cenário muito agradável para apreciar enquanto saboreia uma deliciosa refeição.

10 fotos para você ficar ainda com mais vontade de conhecer a Serra do Rio do Rastro

Se você é o tipo de viajante que gosta da natureza e um pouco de aventura, essa lista é para você:

1. Passeio de moto mais perfeito não há

2. A serra possui quase 300 curvas

3. As montanhas imponentes protagonizam o repertório paisagístico

4. Aquele presente escondido na mata

5. Tudo fica ainda mais bonito quando o sol brilha

6. Atenção: olho na estrada!

7. Alguém topa comer e beber algo?

8. Pose para a foto

9. Aprecie a Serra do Rio do Rastro a pedaladas

10. Volte Sempre!

Ficou com vontade de conhecer a Serra do Rio do Castro? Programe já a sua viagem para esse irresistível atrativo de Santa Catarina e tenha uma experiência marcante!