Por Sheila Almendros
Atualizado em 12.06.23
Santa Catarina, sem dúvidas, é um dos estados do país que mais possuem destinos turísticos para todos os gostos. Há cidades históricas, serras convidativas à aventura e ao descanso, além das paradisíacas praias. E, para auxiliar outros viajantes a montar um roteiro de respeito, pedimos a ajuda de leitores em nossa página do Facebook. O resultado está aqui:
Publicidade
Dica de Fernando Rigotti.
Lá na cidade de Bombinhas, você encontrará a fantástica Praia de Mariscal, que segundo Fernando é uma “praia boa e sem muvuca”. O local é muito bem estruturado, com calçada para caminhada, de natureza bem conservada, várias opções de hospedagem, e o melhor: a água é limpíssima, perfeita para se banhar.
Dica de Fernando Rigotti.
A praia do Canto Grande fica muito próxima de vários outros locais em Bombinhas, ou seja, quem se hospeda por lá não precisará usar o carro para quase nada! As praias são limpinhas, repletas de comércio pelas redondezas, ótima para a prática de snorkel e pesca.
Dica da Carla Costa.
Entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, há a Serra do Rio do Rastro. É um dos principais cartões-postais da Serra Catarinense, com 15 km de estrada que parece mais uma verdadeira montanha-russa.
Publicidade
Há diversas descidas e subidas íngremes, com vista para o abismo e protegido por muretas. O destino dessa grande aventura é Bom Jardim da Serra, uma pacata cidadezinha que dá acesso a outros municípios. Não deixe de curtir a vista no Mirante da Serra do Rio do Rastro, conhecer a Usina Eólica e o Cânion Funil.
Ver hotéis na Serra do Rio do Rastro
Dica da Rafaela Cavalheiro da Luz.
“Vá a Nova Veneza para conhecer os pontos turísticos como: a Gôndola [Veneziana], Casas de Pedra [Nono Luigi Bratti], os museus, além dos ótimos restaurantes com comida caseira italiana”, sugere Rafaela. Para quem gosta de um bom vinho, a Vinícola Borgo é parada obrigatória.
Dica de Zezinho Gadelha e Vanessa Rodrigues.
A Praia das Laranjeiras é uma das mais frequentadas por turistas em Balneário Camboriú. Na alta temporada, a estreita faixa de areia é repleta de turistas de todas as partes do mundo. Seu acesso é fácil e o mar é tranquilo, ideal para levar a criançada.
Já a Ilha das Cabras não é habitada por conta da sua preservação ambiental, e não há nenhum tipo de passeio promovido para chegar ao local. O acesso só é possível de barco, mas também é um horizonte a ser admirado da praia. À noite, ela é iluminada e o nascer do sol em sua direção é espetacular.
Ver hotéis em Balneário Camboriú
Publicidade
Dica do Gabriel Souza.
Você pode encontrá-las em diversos pontos da cidade: Lagoa da Conceição, Praia da Joaquina, Praia dos Ingleses, Praia do Santinho, Praia de Moçambique, Praia do Campeche, Praia da Armação e Praia do Pântano do Sul. A mais frequentada fica entre Joaquina e Lagoa da Conceição e é lá que o pessoal pratica o sandboard.
Dica da Jos Brenda.
Segundo Jos, é “a ilha com praias mais maravilhosas, água calma, limpa e extensão de areia enorme”. Outras opções de passeios são o Museu Histórico de São Francisco do Sul, o Parque Ecológico Municipal e o charmoso Centro Histórico.
Ver hotéis em São Francisco do Sul
Dica do André Lira.
A maior e a mais frequentada praia de Itapema tem um comércio bem estruturado e é de fácil acesso. O calçadão de Meia Praia é ideal para caminhadas e passeios de bicicleta, além de possuir diversos chuveiros de água fria espalhados por toda a sua extensão.
Dica da Larissa Damian.
A região de Garopaba foi descoberta por surfistas na década de 1970 e possui um cenário montado por lagoas, montanhas, costões, praias e rios que atraem turistas do mundo todo. Além disso, conta com elogiados hotéis e pousadas, trilhas ecológicas com cachoeiras fantásticas – tudo isso em apenas 80 km de distância da capital catarinense.
Dica da Paz Paz.
Essas duas charmosas cidades têm uma estrutura tão diferenciada que parece outro país! As raízes alemãs de Pomerode estão presentes em todos os lugares: dos nomes de estabelecimentos comerciais até o jeito de falar de seus nativos. Vale a pena pesquisar a fundo todos os pontos turísticos da cidade e fazer suas reservas com bastante antecedência, pois o local é bastante movimentado e concorrido.
Já Timbó é uma verdadeira colônia italiana. Serve como base para turistas que querem conhecer também as cidades vizinhas, por sua infraestrutura completa e proximidade com as demais regiões.
Dica do Pablo Mingoti.
Jurerê é uma das regiões mais nobres de Floripa é a mais procurada por turistas no verão. E não é pra menos, já que o bairro foi estruturado para agradá-los da melhor maneira, com ótimos hotéis, bares, baladas, restaurantes, lojas e uma belíssima praia.
Dica da Gabbi Ferreira.
O município com o maior número de habitantes em Santa Catarina é considerado a cidade das flores e bicicletas. A infraestrutura de Joinville foi muito bem projetada para receber os milhões de turistas que lá passam durante todo o ano, além de possuir uma qualidade de vida espetacular.
Não deixe de conhecer o Pórtico, de origem germânica e holandesa, a Estação Ferroviária de Joinville, o Museu da Bicicleta e a Praia do Vigorelli.
Dica da Nathalia Pereira.
A Praia do Campeche é destino adorado para quem pratica surf e kitesurf. Alguns pontos da praia são vazios, ideal para ficar com as crianças e jogar frescobol. É ali também que partem diversos barquinhos com destino à tradicional Ilha do Campeche – que, devido à preservação ambiental, pode ser visitada por um número determinado de pessoas e em horários específicos.
Dica da Maria Fernanda Manteli.
O tradicional e belíssimo parque temático em Penha recebe diversos visitantes de todo o Brasil durante o ano. O Beto Carrero é um destino perfeito para toda a família, com atrações para crianças e adultos.
Dica do Yuri Montenegro.
Considerada uma praia esportiva, é muito comum ver muitas pessoas praticando esportes náuticos em Joaquina, que também sedia alguns campeonatos de surfe, motivo esse que fez o local ser reconhecido internacionalmente. Suas ondas fortes fazem com que a região não seja muito segura para banho, mas é um destino especial para assistir ao pôr do sol.
Difícil é escolher por qual destino começar essa viagem, né?