17 praias de Santa Catarina que você deveria dar uma chance

Escrito por Nicole Dias

Não é preciso ir muito longe para encontrar praias paradisíacas. Santa Catarina, no Sul do Brasil, conta com opções de encher os olhos, com mar limpinho, orla bem cuidada e muita vegetação. Uma combinação que ganha mais fãs a cada temporada.

Se você ainda não conhece nada do litoral catarinense, esse post aqui é a sua porta de entrada. Selecionamos 17 praias que merecem uma visita – e um mergulho. Depois da leitura, temos certeza que a vontade de pegar o traje de banho e colocar o pé na estrada será imediata!

1. Guarda do Embaú (Palhoça)

Nicole Dias


Nicole Dias


Considerada uma das 10 mais belas praias do Brasil, a Guarda do Embaú pode ser acessada pelo Rio da Madre – há diversas canoas que fazem a travessia. O destino é bastante procurado pelos surfistas e encanta pelas charmosas pousadas e ruas com chão de terra. Dica: suba a pedra do Urubu para ter uma vista espetacular da praia. Vale lembrar que de abril a julho a prática de esportes é proibida no local, uma vez que é a época de pesca da tainha.

2. Ilha de Porto Belo (Porto Belo)



Já falamos por aqui sobre algumas razões para conhecer a ilha de Porto Belo em Santa Catarina. E não é à toa! O lugar é paradisíaco, com a natureza praticamente intocada. Há uma capacidade máxima de 1900 visitantes diários no local, além de uma ótima infraestrutura – restaurantes, banheiros e até mesmo um museu. As trilhas ecológicas são uma boa pedida para os turistas mais aventureiros.

3. Praia do Campeche (Florianópolis)



Mar agitado, boa infraestrutura e ponto de encontro de muita gente bonita. A Praia do Campeche fica a 16 km de Florianópolis e é uma das praias mais ecléticas da ilha, uma vez que recebe famílias, idosos, jovens e surfistas. A Ilha do Campeche, que pode ser acessada de barco, é considerada o Caribe catarinense. À beira mar existem vários quiosques e restaurantes. Também não faltam opções de pousadas nas proximidades.

4. Lagoinha do Leste (Florianópolis)



É preciso esforço para se chegar nesse paraíso: a trilha de acesso ao local leva um pouco mais de uma hora para ser completada, mas há a opção de ir de barco também, claro. Quem tiver fôlego pode ir além: subir o Morro da Coroa e ter uma vista privilegiada. A praia é altamente recomendada para quem busca por um pouco de sossego, e a melhor dica que podemos dar é que o visitante leve a sua própria comida, e claro, leve o lixo embora.

5. Praia Brava (Itajaí)



Situada entre Itajaí e Balneário Camboriú está a Praia Brava, uma das mais badaladas no litoral de SC. Além de oferecer várias opções de lazer, como surf, paraglider e jet ski, é um local que fascina por suas águas limpas e belezas naturais. Ela é bastante preservada e a área verde é um regalo aos olhos! Algumas das melhores baladas do país estão por lá, então vale ficar de olho na programação noturna também.

6. Praia Central (Balneário Camboriú)



Com quase sete metros de extensão, a Praia Central é urbana, conta com uma ótima infraestrutura e é rodeada por arranha-céus. Quem se hospeda por ali fica muito bem localizado, uma vez que há várias opções de restaurantes, comércio, barzinhos e pontos turísticos. O calçadão da praia é um verdadeiro point, com muito movimento de praticantes de esportes, pessoas caminhando e muito alto astral.

7. Praia da Conceição (Bombinhas)



Famílias com crianças, apaixonados por esportes e viajantes em busca de tranquilidade já tem um destino certo: a Praia da Conceição. O mar é limpo e agitado, enquanto a paisagem natural é bem preservada – e encantadora. As piscinas naturais são uma boa pedida para os pequenos. A praia se encontra no caminho para o Morro do Macaco. Por ser mais vazia, o indicado é que o turista leve seu lanche e bebidas para passar o dia.

8. Praia da Ferrugem (Garopaba)



Pertinho do centro e com o carnaval que atrai visitantes do país inteiro, a praia da Ferrugem encanta por causa do seu mar cristalino, dunas e badalação. É mais indicada para jovens em busca de agito e que não se importam com a música alta vinda dos guarda-sóis vizinhos. O Bar do Zado, no canto esquerdo, é a área mais movimentada. Fora de temporada a praia oferece tranquilidade e boas ondas.

9. Praia da Lagoinha (Bombinhas)



Que tal ver diversos peixinhos sem nem mergulhar a cabeça na água? Na Lagoinha o mar é tão limpinho que isso é possível. O local é bastante procurado por quem curte fazer mergulho de superfície. Aviso aos surfistas: aqui as ondas são raras! A infraestrutura é moderada, e o acesso à praia é a pé, através de uma passarela que começa no costão direito da Praia de Bombinhas. Também é possível ir de carro, pela Rua Sardinha.

10. Praia da Sepultura (Bombinhas)



Apesar do nome, a Praia da Sepultura é pura vida! Muito verde ao redor, peixes coloridos nas águas cristalinas, trilhas para explorar a região, além das opções de quiosques e snorkels disponíveis para locação. Ao longo do verão o movimento é bastante intenso, já fora de temporada a beira fica praticamente deserta.

11. Praia da Tainha (Bombinhas)



Cercada por mata Atlântica e um pouco afastada do centro de Bombinhas, a Praia da Tainha tem um mar tranquilo, bonitos costões e visitas regulares de golfinhos. Apesar da tranquilidade, o local conta com diferentes opções de lazer, como aluguel de caiaques e pranchas de stand up padle. Também não faltam uma variedade de restaurantes e venda de drinks à beira mar.

12. Praia de Cabeçudas (Itajaí)



Linda, urbanizada e uma das mais movimentadas de Itajaí, a Praia de Cabeçudas tem boas ondas e é um ótimo local para quem quer relaxar. A infraestrutura para receber turistas é muito boa, e há hotéis, campings, pousadas e restaurantes aos montes nas proximidades. É no calçadão que os visitantes se encontram, seja para uma caminhada ou um passeio de bicicleta. A Capela Santa é imperdível.

13. Praia de Jurerê (Florianópolis)



Jurerê se divide em dois bairros: Tradicional e Internacional. O primeiro é bem calmo, habitado principalmente por famílias. O segundo, por sua vez, foi apelidado de Miami brasileira, já ganhou fama mundial e durante o verão se torna point de gente rica e bonita. Além de reunir restaurantes de luxo e mansões, é normal se deparar com Ferraris e helicópteros por Jurerê Internacional.

14. Praia de Quatro Ilhas (Bombinhas)



Eleita em 2016 pela Traveler’s Choice Awards como a segunda melhor praia do sul brasileiro, a Praia de Quatro Ilhas traz areias branquinhas e vegetação preservada, sendo uma ótima alternativa para quem curte turismo ecológico. As trilhas são uma boa pedida, assim como admirar as ilhas que dão nome à praia. Não deixe de fazer uma pausa para uma boa refeição com frutos do mar na beira da praia. Um dia e tanto!

15. Praia do Estaleiro (Balneário Camboriú)



A pouca infraestrutura e o mar de tombo com ondas fortes podem até trazer uma impressão errada sobre a Praia do Estaleiro. No entanto, não se deixe enganar: o local é um prato cheio para os apaixonados por natureza e por esportes náuticos. Para banho, o mais indicado são as piscinas naturais que ficam na parte esquerda da praia. Nas proximidades há hospedagens para lá de luxuosas e restaurantes muito bons.

16. Praia Mole (Florianópolis)



Muito animada na alta temporada, a Praia Mole está entre as mais famosas de Floripa. A água é bem clarinha, mas vá com calma: ondas fortes e mar profundo são suas principais características, e por isso, famílias com crianças devem redobrar a atenção. O clima é de badalação, esporte e paquera, principalmente durante o carnaval. A Praia Mole é muito conhecida por ser um local indicado para o surf o ano inteiro. Seu acesso é feito por uma pequena trilha.

17. Praia Silveira (Garopaba)



Ponto de encontro de surfistas e cenário de ondas incríveis, a Praia do Silveira fica a três quilômetros do centro de Garopaba. A praia não costuma ser tão movimentada quanto suas vizinhas, e conta com a presença de alguns vendedores ambulantes. É possível se hospedar em pousadas ou alugar casas mais para o centro. As áreas favoritas para o surf são o canto sul e o meio da praia.

Além de todas as praias mencionadas nessa lista, ainda vale dar uma atenção especial para o Rosa. Que tal colocar na sua lista?

PARA VOCÊ