Por Pablo Mingoti
Em 22.03.23
Publicidade
Santo Ângelo é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul que pertence aos Sete Povos das Missões, antigos aldeamentos indígenas. O destino fica pertinho de São Miguel das Missões, formando uma região turística recheada de história. O visitante pode conhecer igrejas, monumentos, museus e mergulhar na cultura gaúcha. Confira um guia completo da maior cidade das Missões!
Uma cidade com clima de interior é o destino de viajantes que passam pelo Rio Grande do Sul. Santo Ângelo fica bem perto da divisa com a Argentina, a cidade gaúcha de Porto Xavier está a 117 km. Além disso, Passo Fundo e Santa Maria ficam a 216 km e a capital Porto Alegre, a 432 km.
O Aeroporto de Santo Ângelo recebe alguns voos, mas o preço é pouco acessível. Por isso, é comum os viajantes desembarcarem no aeroporto de Porto Alegre e seguirem a viagem de carro.
Por falar nisso, o trajeto saindo da capital é pela BR-448 e BR-377, basta colocar no GPS que não tem erro. Contudo, é possível encontrar alguns pedágios pelo caminho. Para quem prefere ônibus, há saídas regulares da Rodoviária de Porto Alegre com a empresa Ouro e Prata.
Em Santo Ângelo, acontece o Fenamilho, uma feira internacional que ocorre no Centro de Exposições Siegfried Ritter, com músicas, barracas de comida e animação. Veja outras dicas antes de visitar o destino:
O que está esperando? Prepare as malas e embarque nessa aventura. Aliás, algumas pessoas fazem a Rota das Missões em uma moto, a adrenalina vai lá no alto!
Publicidade
É preciso retornar no tempo, até 1706, para entender a história do destino. Padres jesuítas espanhóis desembarcaram na região do Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai e formaram aldeias – uma delas era a chamada Santo Ângelo Custódio, conhecida como “redução”. O povoamento foi o sétimo dos Sete Povos das Missões.
Em 1756, a Guerra Guaranítica destruiu boa parte da aldeia e somente em 1830 iniciou-se o repovoamento e a reconstrução. Porém, foi em 1930 que a cidade começou a se desenvolver, sendo que hoje o turismo é uma das fontes de renda na cidade.
A cidade é pequena e as atrações estão bem perto umas das outras. Em um dia, você poderá passar por estes principais pontos turísticos de Santo Ângelo:
Essa é a principal atração de Santo Ângelo, e o motivo é sua fachada imponente ao estilo barroco. Por falar nisso, imagens de padroeiros dos Sete Povos das Missões deixam o ambiente harmônico: São Borja, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São João Batista, São Lourenço Mártir, São Miguel Arcanjo e Santo Ângelo Custódio.
O padroeiro dessa imponente igreja é um anjo e a catedral começou a ser construída em 1929, no local da antiga redução de Santo Ângelo Custódio – ou seja, aldeamentos indígenas na época das missões.
A Catedral fica em frente a essa praça charmosa que se destaca por ter uma área verde, espaço para lazer, chafariz e uma ponte sobre um espelho d’água. A Praça Pinheiro Machado ainda conta com um pórtico de entrada, o Arco dos 30 povos jesuíticos nomeados ao longo da estrutura. O espaço é um ponto de encontro de moadores e é lá que acontecem festas e feiras.
A antiga Estação Ferroviária construída em 1921 se transformou nesse pequeno museu. O local guarda peças e instrumentos antigos utilizados pela Coluna Prestes, movimento liderado por Luís Carlos Prestes em que militares estavam insatisfeitos com a governança do Brasil (fraudes eleitorais, corrupção e falta de democracia).
Santo Ângelo foi a cidade que sediou a primeira reunião do movimento. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 14h às 17h, com entrada gratuita. Nas segundas-feiras, as atrações podem estar fechadas.
A casa do primeiro prefeito municipal se transformou nesse museu, que conta a história das missões no Rio Grande do Sul. O casarão fica no centro de Santo Ângelo, perto da prefeitura e funciona no mesmo horário do Memorial Coluna Prestes.
Publicidade
Os índios guaranis eram conhecidos pela sua bravura, e uma forma de homenageá-los foi construindo esse monumento que destaca o chefe indígena dos Sete Povos das Missões, Sepé Tiaraju. A obra fica em frente ao Teatro Municipal Antônio Sepp, tem 6 metros de altura e foi projetada por Léo Rockembach em 1961.
Pegue a estrada e vá para a área mais rural, na divisa com o município de Giruá. A cascata tem esse nome devido ao rio que cruza a atração. Essa maravilha da natureza fica em uma propriedade particular e é preciso pagar pela entrada, que custa R$ 6. São cerca de 40 km até o local – dá para ir de carro, mas a estrada não é das melhores. A paisagem final faz a visita valer a pena.
Roque Gonzales é um município do Rio Grande do Sul, a 90 km de Santo Ângelo, e é nessa cidade que fica a Usina Hidrelétrica São João. O lago da represa é o ponto de encontro de moradores e turistas que procuram um lugar para se refrescar. Há uma prainha com areia para quem quer pegar um sol, praticar esportes ou só relaxar.
São Miguel das Missões é uma das principais cidades da Rota das Missões no Rio Grande do Sul e fica a 60 km de Santo Ângelo. As atrações principais são as ruínas de São Miguel Arcanjo, uma antiga civilização jesuítica – aliás, há show de luzes nesse ponto turístico. Você também pode visitar o Museu das Missões, a Fonte Missionária e o Ponto de Memória.
O Arena Grill é um lugar para ir à noite em Santo Ângelo. O espaço é restaurante, boliche, pub e casa de festas – ou seja, uma verdadeira balada. O horário de funcionamento é das 11h às 14h e das 17h às 2h. Nas sextas, é comum ter música sertaneja, o conhecido sextaneja. Reservas podem ser feitas pelas redes sociais oficiais.
Quem visita Santo Ângelo também coloca outras cidades da região no roteiro, as pertencentes à Rota das Missões. No total, são 26 municípios que reúnem museus, construções e ruínas históricas. Os destinos mais visitados são São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Paulo das Missões, Sete de Setembro, Ubiretama, Vitória das Missões, São Pedro do Butiá e São Borja.
A cidade costuma ser o ponto de apoio de viajantes que querem conhecer a região das Missões, pois oferece melhor infraestrutura, incluindo as hospedagens. Confira algumas que devem entrar na sua lista para uma boa noite de sono:
Não há tantas opções em Santo Ângelo, mas você pode conferir nas cidades próximas, como São Miguel das Missões e até mesmo Passo Fundo. Os visitantes costumam se hospedar em destinos mais turísticas e organizar passeios bate e volta até Santo Ângelo.
Confira algumas imagens do destino, incluindo atrações extras além das que foram elencadas neste guia. Os pontos turísticos contam histórias e são recheados de cultura. Veja só:
Você visitou Santo Ângelo e provavelmente deve inserir outras cidades da Rota das Missões, no Rio Grande do Sul, no seu roteiro. Para aproveitar a viagem, descubra também os principais pontos turísticos de Porto Alegre. A capital gaúcha é a porta de entrada para os destinos e conta muita história!