Bento Gonçalves: cultura e diversão na capital brasileira do vinho

Escrito por Nicole Dias

No alto da Serra Gaúcha, a pouco mais de 50 quilômetros de Porto Alegre, fica Bento Gonçalves. Capital brasileira do vinho, a cidade é considerada pioneira do segmento de destino enoturístico no Brasil. Com seu povo hospitaleiro, paisagem de tirar o fôlego e muitas opções de lazer, trata-se de um destino perfeito para quem procura por romance, por história ou pelo deleite de uma boa gastronomia.

Tem interesse em descobrir os encantos de Bento Gonçalves, sua cultura, seus atrativos e onde se hospedar por lá? Então não deixe de conferir todas as dicas que preparamos para que você tenha uma viagem inesquecível!

O que fazer em Bento Gonçalves?

A simplicidade de um bom passeio. Bento Gonçalves oferece ótimos atrativos para quem quer saber um pouco mais sobre a história da cidade. São atividades para toda a família.

1. Passear de Maria Fumaça

Uma atração que há décadas encanta os turistas, o passeio de Maria Fumaça é uma mistura de turismo e cultura, tendo como objetivo manter preservadas as tradições dos antepassados. O Trem do Vinho, como é chamado, sai de Bento Gonçalves e passa pelas cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa. A bordo é possível conferir apresentações típicas de músicas italianas e gaúchas.

2. Fazer o Roteiro Caminhos de Pedra

A rota Caminhos de Pedra é considerada Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. Trata-se de um trajeto de aproximadamente sete quilômetros que passa por diferentes construções, estabelecimentos e pontos para observar os arredores. No site há o mapa dos Caminhos de Pedra com todos os pontos de visitação. Grupos com mais de 15 pessoas devem realizar agendamento prévio nos locais.

3. Conhecer o Museu do Imigrante e a Casa de Artes

Ficar por dentro da história do local que está sendo visitado é sempre uma boa ideia. Em Bento Gonçalves há dois endereços incríveis para isso. O Museu do Imigrante apresenta diferentes artefatos, fotos e documentos da Imigração Italiana que foram doados pela comunidade. Já a Fundação Casa das Artes possui espaços para a realização de oficinas, exposições artísticas e exibição de filmes, recebendo os mais diversos eventos ao longo do ano.

4. Visitar as vinícolas

Um dos principais polos produtores de vinhos do país, Bento Gonçalves é endereço de diferentes vinícolas reconhecidas (e premiadas) pelo mundo afora. É possível fazer visitação e degustação, sendo uma experiência incrível para os apaixonados pela bebida. Confira nesse post boas opções para conhecer no Vale dos Vinhedos.

5. Aventurar-se no Parque de Aventuras Gasper

Nem só de comer e beber se faz uma boa viagem a Bento. O Parque Gasper oferece, em um cenário espetacular, muita adrenalina através de diferentes atividades: bungee jump, tirolesa, arvorismo, escalada, rapel, trilha de quadriciclo e paintball. Cada “aventura” tem seu preço separado, e a entrada no parque custa R$5,00. Crianças com menos de 5 anos não pagam. Com exceção do paintball, não é preciso agendar as atividades.

6. Explorar a cidade em um city tour

Embora os Caminhos de Pedra sejam um regalo aos olhos, vale dedicar algumas horas à região central de Bento Gonçalves. Algumas empresas de turismo oferecem city tour para conhecer essa área, que possibilitam ao turista entrar no coração da cidade e em seus pontos históricos, desde a Pipa Pórtico até os diversos monumentos e pavilhões.

Conhecendo as principais atrações fica mais fácil montar o roteiro de viagem perfeito!

Tradições que tornam Bento Gonçalves um destino ainda mais cativante

O que não falta em Bento Gonçalves é tradição. Muitos dos costumes que ainda norteiam o dia a dia por lá são lembranças dos italianos que vieram para o Brasil.

1. Cultura do vinho

A tradição da vitivinicultura é uma herança trazida pelos imigrantes italianos, que começaram o cultivo das uvas inicialmente para consumo próprio. Essa herança está tão arraigada no município que por lá há Curso de Especialização em Viticultura e alguns dos maiores eventos da área da América Latina, como o Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia.

2. Delícias da gastronomia

A gastronomia de Bento Gonçalves também é muito baseada na alimentação dos imigrantes italianos. Não é nada difícil encontrar por lá restaurantes que servem galeto, polenta, salada de almeirão (radicci) com bacon, massas com variados tipos de molho e, especialmente no inverno, deliciosas sopas de capeletti.

3. Heranças vindas da Itália

A cultura italiana se dá muito além da cozinha. O orgulho das origens faz com que muitas casas da época dos primeiros imigrantes permaneçam intactas, assim como diversas tradições passam entre gerações – alguns descendentes, por exemplo, ainda falam o dialeto Talian, trazido da Europa há muitos anos.

4. Vindima (colheita da uva)

A celebração da colheita da uva ocorre de janeiro a março e envolve uma diversificada programação pela cidade. Em algumas vinícolas é possível viver uma experiência de imersão, desde colher uvas nos parreirais até pisar nas frutas. Há, ainda, cursos de degustação, refeições harmonizadas, passeios ciclísticos, festas típicas e muito mais.

Uma coisa é certa: depois de todas essas vivências você terá muitas histórias para contar!

Onde se hospedar em Bento Gonçalves?

Desde o hotel barato e bem localizado até o mais cheio de luxo, Bento oferece hospedagens para todos os bolsos.

1. Oteo Bento Gonçalves – $

É possível se hospedar com conforto e não gastar tanto assim em uma região turística. Também chamado Super 8 Bento Goncalves Hotel, a hospedagem oferece 100 quartos, wi-fi grátis e café da manhã com buffet de pratos quentes e frios.

2. Hotel San Marino – $$

Com ambiente familiar, o hotel oferece bom custo-benefício. Fica a 2 quilômetros do centro da cidade. Os apartamentos são climatizados (quente e frio) e oferecem banheiro, frigobar, telefone, TV LED e internet.

3. Hotel Laghetto Viverone – $$$

Com estrutura quatro estrelas, o hotel é muito elogiado pelos hóspedes. Oferece 121 quartos, um bar e um restaurante. A infraestrutura também oferece fitness center, sala de ginástica, banheiras, sauna seca, jacuzzi, espaço kids, cafeteria e web space. Perfeito para quem aprecia conforto e qualidade

4. Dall’Onder Grande Hotel – $$$

Hotel muito conhecido por receber grandes eventos, o Dall’Onder oferece boas acomodações e ótimo atendimento. Há diversas áreas de uso comum, como piscina térmica e espaço fitness. O local também dispõe de diferentes experiências, como tratamentos estéticos e passeios de bicicleta.

5. Hotel & Spa do Vinho – $$$$$

Glamour e sofisticação. O Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection, é voltado a quem quer viver momentos únicos em meio a um cenário deslumbrante. Muito conforto, muito requinte, muita exclusividade. O destaque está para o SPA do Vinho, com tratamentos relaxantes e embelezadores com cosméticos que aproveitam as propriedades da uva.

Vale lembrar que os preços podem subir bastante na alta temporada, nos meses de julho e dezembro.

12 fotos que farão você se apaixonar por Bento Gonçalves

Se todas as atrações e tradições ainda não deixaram você curioso para ir até esse belo recanto da Serra Gaúcha, eis algumas imagens que farão você pensar um pouquinho diferente.

1. As belezas de Bento Gonçalves estão por todos os lados

2. Elas se apresentam nas cores da natureza

3. No charme das construções de pedra

4. E em todas as maravilhas que cada nova estação apresenta

5. É uma terra de ótimos vinhos

6. E onde é possível comer bem, muito bem

7. É sério: os amantes de uma mesa farta piram!

8. Algumas das melhores vinícolas do país estão por lá

9. E os passeios oferecem um verdadeiro mergulho em tradições

10. Até ficamos na dúvida se é uma foto ou uma obra de arte

11. Definitivamente, Bento merece uma visita

12. Partiu riscar esse lindo destino da sua lista?

Seja você brasileiro raiz ou com um pezinho na Itália, com certeza Bento Gonçalves é um local que deve ser conhecido pelo menos uma vez na vida.

PARA VOCÊ