Por Nicole Dias
Atualizado em 01.05.22
Quando você pensa no Rio Grande do Sul logo pensa em Porto Alegre ou na região da Serra, como Bento Gonçalves, Canela e Gramado? Pois bem, chegou a hora de conhecer um pouquinho mais sobre o litoral gaúcho! Talvez você não saiba, mas são várias as praias do Rio Grande do Sul – só na cidade de Imbé são 17!
Publicidade
Para ajudar você a desvendar o mar e as faixas de areia do RS, selecionamos abaixo 15 das praias mais queridinhas pelos gaúchos, indo desde Torres, no Litoral Norte, até a outra ponta, Pelotas, no Litoral Sul. Confira!
De Torres a Pelotas, o litoral gaúcho conta com praias contemplativas por toda sua extensão, que é banhada pelo Atlântico Sul.
Em Torres, entre a Prainha e Praia dos Molhes, fica essa belezura. Com seus 2 quilômetros de extensão, a Praia Grande é muito procurada pelos surfistas, mas também é excelente para o banho de mar. É movimentada e certeira para quem procura por badalação. A dica é chegar cedo para garantir um bom lugar na areia. É possível alugar cadeiras e guarda-sol.
Como a praia é bastante urbanizada, há grande infraestrutura nos arredores, como restaurantes, sorveterias e barzinhos.
Também conhecida como Praia do Meio, a Prainha é a pedida para quem não abre mão de um bom local para recuperar as energias. Por causa da alta quantidade de pedras e rochas, nem sempre é segura para banhos de mar – e é preciso ter cuidado redobrado com as crianças. No entanto, a Prainha consegue encantar por todas as belezas naturais que a cercam.
Logo acima da areia há uma interessante área de grama, onde muitos visitantes colocam suas cadeiras, estendem suas cangas e fazem piqueniques. Localizada em Torres, a praia é movimentada especialmente no verão, em feriados e aos finais de semana.
Sede de competições esportivas, a Praia dos Molhes é ótima para banhos, para surf, para pesca e para ver gente bonita. O recanto da orla é uma das áreas mais movimentadas na temporada de veraneio. A praia é perto do rio Mampituba e não conta com muita infraestrutura. É possível ir caminhando entre pedras até a ponta do farol – sempre com cuidado, claro.
Publicidade
Não faltam alternativas de hospedagem pertinho da praia, como a Pousada Molhes da Barra, Pousada Punta Serena e Ponta dos Molhes Beach Flat. Também existem restaurantes gostosos nas imediações.
Mais uma linda praia da cidade Torres, a Praia da Cal não é muito grande e é marcada principalmente pelos seus paredões. Há barraquinhas vendendo lanches e bebidas pertinho da orla, bem como restaurantes nos arredores, como o Cantinho da Cal ou Piazza Café. O mar na Praia da Cal é agitado e muito querido entre os surfistas e demais apaixonados por esportes náuticos.
O belo Morro do Farol fica no lado esquerdo da praia. Não deixe de subir lá para se encantar com a imensidão do horizonte azul – e, ocasionalmente, baleias. Já à direita fica o Morro das Furnas, que também tem o nome de Torre do Meio.
Presença certa entre listas das praias mais bonitas do Rio Grande do Sul, a Praia da Guarita, que fica em Torres, encanta por causa do seu mar limpo e pela natureza que rodeia a área de litoral. É uma boa pedida para quem quer tomar um banho nas águas rasinhas (porém geladas) ou fazer trilha subindo rochas e explorando os arredores. A praia é limpa e convidativa para toda a família.
A Praia da Guarita fica dentro de um parque com o mesmo nome. Há uma taxa de entrada que custa R$10,00 – e esse pequeno investimento vale muito à pena. A vista do topo dos paredões rochosos é inesquecível.
Capão da Canoa é o destino certo para quem procura por alto astral. A praia conta com quase 6 quilômetros de extensão e um calçadão cheio de barzinhos e quiosques, onde é possível fazer caminhadas despretensiosas. A praia é limpa e boa de ser frequentada tanto no verão quanto no inverno.
O centro da cidade é pertinho da beira mar e não faltam opções de gastronomia e diversão nos arredores. É na cidade de Capão da Canoa que ficam os famosos parques Acqua Lokos e Marina Park, ótimos para famílias com crianças.
Urbanizada, Atlântida fica no município de Xangri-lá, entre Capão da Canoa e Osório. A praia é frequentada especialmente por jovens e oferece vários atrativos de lazer, seja dentro da água ou pela areia. É na praça central que as turmas de amigos se reúnem entre um passeio na beira-mar e outro.
O Planeta Atlântida, maior evento de música do Sul do Brasil, ocorre por lá todos os anos, reunindo milhares de visitantes e bandas renomadas. Para se hospedar, vale procurar em sites de aluguel de residências ou pelos hotéis da região, como o Xangri-lá Praia Hotel.
Publicidade
Enquanto Atlântida é a favorita dos jovens, a Praia de Xangri-lá é mais frequentada por famílias em busca de momentos de descanso e outros de pura diversão. Embora a faixa de mar e areia sejam bem parecidas a outras praias próximas, o diferencial de Xangri-lá é a estrutura urbana. As ruas são bem conservadas e iluminadas, há bons restaurantes e lojas diversificadas.
Há lindas casas e condomínios fechados pelas ruas, bem como barzinhos e baladas para quem quer curtir a noite no litoral.
Na cidade de Osório, o balneário de Mariápolis agrada os visitantes por causa de sua tranquilidade, ainda que tenha uma quantidade maior de veranistas na temporada quente. Limpo e com temperaturas agradáveis, o mar é indicado tanto para banho quanto para práticas esportivas. As pracinhas arborizadas perto da faixa de areia proporcionam sombra e um bom lugar para descansar.
Alguns vendedores ambulantes oferecem lanches pela praia, mas não há muito além disso. Portanto, leve seus quitutes para não passar por nenhum aperto. Quanto à hospedagem, o mais comum é o aluguel de casas para curtir algumas semanas de verão.
O local onde todas as tribos se encontram. Tramandaí é aquela praia alto astral, em que famílias inteiras dividem seu lugar ao sol com grupos de amigos, solteiros em busca de diversão e aposentados curtindo uma temporada de passeios. Não há quem não seja bem-vindo.
Enquanto de dia é a beira-mar que fica mais movimentada, na parte da noite é o centro da cidade, com suas diversas lojas, sorveterias e barraquinhas de crepe, que recebem todas as atenções. Não deixe de conferir os botos que ficam pulando e se mostrando nas águas entre Tramandaí e Imbé.
Areia grossa e fofinha, ideal para brincadeiras. Mar calmo, incrível para lavar a alma. Um bom lugar para fazer caminhadas e ver o dia passar sem pressa. Muitas árvores para uma brisa gostosa e uma sombra para sossegar. Tudo isso pode ser encontrado na Praia das Nereidas, em São Lourenço do Sul. Banhada pela lagoa, a praia é ideal para quem tem pavor de muvuca e agitação.
E não pense que toda essa tranquilidade é sinônimo de tédio. Entre as atividades de lazer na praia está o aluguel de bicicletas e caiaques. Também vale a pena fazer um passeio de barco por lá.
Cassino não é apenas uma praia a ser visitada. Ela já foi mencionada no livro dos recordes como a maior praia em extensão do mundo! É, ainda, o balneário marítimo mais antigo do Brasil. Além de toda a história, se trata de um lugar legal para curtir alguns dias de verão. Entre as atividades ideais para a região estão caminhadas junto à orla, observação da fauna e prática de esportes.
Banheiros químicos, quiosques e restaurantes podem ser encontrados por perto. É permitido ir de carro até pertinho do mar. O passeio nas vagonetes é baratinho e muito divertido.
Que tal curtir uma boa praia de água doce e descansar na sombra de lindas árvores? Banhada pela Lagoa dos Patos está a Praia da Barrinha, em São Lourenço do Sul. As águas são tranquilas e há muito verde por perto, sendo um local extremamente agradável para famílias com crianças. A água é limpa e bem rasinha, portanto pode não ser a melhor pedida para mergulhos de adultos.
Além de estrutura com alguns quiosques e restaurantes, há a possibilidade de fazer passeios de caiaque e bicicleta. Também há aulas de windsurfe. Se tiver a possibilidade, veja o sol nascendo na beira da praia. Dizem que é lindo!
A pouco mais de 10 minutos do centro de Pelotas está a Praia do Laranjal. E, conforme a época do ano, ela pode estar agitadíssima ou bem calma, sendo atrativa para todos os estilos de visitante. É no verão que ela se encontra no auge. Entre os balneários da Praia do Laranjal está o de Santo Antônio, Zona de Preservação Paisagística Natural. Quem curte natureza não pode deixar de conhecer.
A estrutura do Laranjal é completa, com um calçadão bacana para passeios e diversos restaurantes nas proximidades. Também não faltam opções de hospedagem, especialmente casas com aluguel para temporadas.
Esqueça badalações. A Praia dos Prazeres, em Pelotas, é praticamente um convite à contemplação. As figueiras centenárias decoram e embelezam a praia, tornando tudo ainda mais tranquilo. A praia é frequentada especialmente por famílias em busca de momentos de sossego e um refresco nas temporadas mais quentes. Trata-se de um bom lugar para fazer uma caminhada, ler um bom livro ou praticar esportes.
A infraestrutura não é das mais completas, então vale levar o seu próprio lanche, cadeira e, quem sabe, um bom chimarrão. Não se esqueça de depois levar o lixo embora! O litoral agradece.
Agora que você já conhece as praias, que tal um tour gastronômico na capital dos gaúchos? Veja 25 restaurantes em Porto Alegre que você deveria conhecer!