10 bons motivos para você conhecer o Mar Morto

Escrito por Juliana Trinci

Viajar para o Mar Morto é a pedida certa para quem procura um lugar diferente para relaxar o corpo e a mente. Localizado no Oriente Médio – mais precisamente no vale do rio Jordão ao sul de Israel, o lugar, que já foi citado em passagens bíblicas, hoje é muito procurado por turistas do mundo todo.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o destino, além de te mostrar algumas fotos de cair o queixo.

Por que “Mar Morto”?

Mar Morto, na verdade não é um mar e sim um lago, com alta concentração de sal. Tem esse nome porque nenhuma espécie de vida aquática pode se desenvolver ali, mas em contrapartida, traz propriedades terapêuticas, além dos seus sais serem muito usados para preparação de cosméticos.

O que fazer no Mar Morto?

1. Boiar no Mar Morto

Isso mesmo, você leu direito. Se viajar para o Mar Morto e não ficar boiando enquanto lê um livro, sua viagem estará incompleta. Você boia ao invés de afundar por conta da quantidade de sal na água. Será preciso tomar alguns cuidados: não tente nadar por lá, e evite ficar na água por mais de trinta minutos.

2. Conhecer um oásis de verdade, Ein Jedi Beach

Você já deve ter visto em filmes, no meio do deserto, um lugar incrível, rodeado de vegetação: esta vista é o que te espera quando chegar no Ein Jedi Beach. Localizado ao oeste do Mar Morto, por lá você poderá fazer um mergulho nas águas cristalinas e experimentar a famosa lama negra, que tem propriedades cosméticas. Um luxo só!

3. Fazer um passeio em um carro 4×4 no deserto da Judeia

Destino cada vez mais procurado por turistas da região do Mar Morto, o deserto da Judeia é um lugar de cair o queixo. Por lá, você pode fazer um passeio pelas falésias com veículo 4×4 e acampar para passar uma noite sob o céu estrelado do deserto. Com certeza, algo que você jamais esquecer.

4. Conhecer o Dead Sea Museum

Para quem visita um lugar cheio de história como o Mar Morto, passar em um museu é uma parada obrigatória. No Dead Sea Museum, você vai encontrar peças milenares, mosaicos, vasos e muita memória da região. O museu é um lugar pequeno e simples, mas está localizado em um ponto estratégico, que vai te deixar de frente a uma paisagem estupenda. Por lá, você também vai encontrar um café bem gostoso, além de uma loja de souvenir, com peças bem interessantes para levar de recordação da sua viagem.

5. E também o Museu do Bom Samaritano

Inspirado na passagem bíblica do Bom Samaritano, este museu fica localizado bem perto da região do Mar Morto, entre Jerusalém e Jericó. Seu ponto forte são os mosaicos raros (é um dos únicos museus deste tipo no mundo). Lá você também vai encontrar cisternas e artefatos de antigas Sinagogas. Uma verdadeira viagem ao passado.

6. Fazer um tour pela fortaleza de Massada

Essa fortaleza foi construída pelo rei Herodes e depois serviu de abrigo para judeus que fugiam da invasão romana. Hoje, você pode conhecer as ruínas se locomovendo a partir de um bondinho, ou ainda, a pé (a travessia será bem mais difícil, por conta da subida íngreme e calor do lugar). No final do passeio, pode comer para matar aquela fominha na praça de alimentação que tem no lugar.

7. Ter uma experiência única no monastério Euthymius

Uma experiência única, a visita nas ruínas deste museu milenar é algo encantador e, com certeza, não vai sair da sua memória. Se prepare para uma visão espetacular no mirante, de todas as montanhas do deserto da Judeia. Aproveite também para conhecer as criptas funerárias, igrejas e canais de água.

8. Voltando ao Mar Morto, que tal uma experiência nos desfiladeiros?

Para quem gosta de esportes radicais, esse passeio é uma boa pedida. Você consegue contratar uma excursão para realizar rapel de forma segura sobre a antiga cidade de Qumran, em um Cânion onde você terá toda a vista do Mar Morto e depois também conhecer as antigas ruínas. No pacote está incluso o serviço do guia, equipamentos de rapel e segurança e também um café e chá típico do deserto.

9. Relaxar no Synergy Spa

Se hospedar em um SPA em qualquer lugar do mundo já é uma delícia, imagina se hospedar em um SPA que fica a um passo dos sais e lamas do Mar Morto. Localizado em Kibbutz Ein Gedi, no Synergy Spa você recebe o que há de melhor em tratamentos estéticos e também se deleitar nas piscinas que tem por lá — uma coberta de água salgada, e uma de água doce ao ar livre. Aproveite também as saunas secas e banhos turcos que o lugar pode te proporcionar.

10. Passear de caiaque pelo Mar Morto

Navegar pelo Mar Morto, apreciando toda a vista costeira, como as estalactites, se deparando com fontes de água doce, é um marco na sua vida. Esse passeio pode ser feito para todas as tribos, desde de quem quer curtir com a família, a quem quer se aventurar com os amigos. Não esqueça de passar protetor solar e levar sua garrafinha de água potável.

Algumas informações importantes

Para fazer uma viagem legal, sem muitos contratempos, veja nossas dicas a seguir:

  • Localização: o Mar Morto fica no Oriente Médio, e banha Jordânia, Cisjordânia e Israel.
  • Língua: a língua nativa é o hebraico e o árabe.
  • Moeda: a moeda local é a Libra (na parte do Egito) e Shekel (na parte de Israel). Mas a maioria dos estabelecimentos aceitam dólar, uma opção mais prática.
  • Hospedagem: por lá você vai encontrar uma boa infraestrutura de hospedagem e atendimento ao turista. Aqui, você encontra boas opções de hospedagem.
  • Como chegar: para chegar você deve pegar um voo até a Turquia, de lá fazer uma viagem para Tel Aviv e, por fim, uma excursão até o Mar Morto.
  • Cuidados com a saúde: não mergulhe e não beba a água do Mar Morto. Se atente também com as pequenas lesões do corpo — pequenos cortes na pele, por exemplo, causará um certo ardor.

Anotou direitinho? Então vamos para o próximo passo.

15 fotos do Mar Morto que vão te encantar

Se ainda resta alguma dúvida se deve ou não incluir Mar Morto no seu roteiro de viagens, ela vai cair por terra depois dessas quinze imagens:

1. Uma imagem como esta, faz do Mar Morto um amor à primeira vista

2. Apesar de todas as particularidades para se banhar por ali, eles possuem toda a infraestrutura para o banhista

3. Até a natureza fica admirada com a beleza do lugar!

4. Você pode aproveitar as piscinas dos resorts que rodeiam o Mar Morto

5. Tanto de dia como de noite!

6. Com certeza vai querer dar uma esticadinha nas ruínas que tem nas proximidades

7. A famosa lama negra

8. Uma visão do horizonte dessas, é para guardar na memória

9. O que dizer deste pôr do sol?

10. Uma “pedrinha” de sal do Mar Morto

11. Não é areia… é sal!

12. Uma paisagem dessas , fica a dúvida se este lugar realmente fica na Terra!

13. Só o deserto…

14. Mais deserto…

15. E o Mar Morto!

Mar Morto com certeza será um dos destinos mais incríveis da sua vida!

PARA VOCÊ