13 cidades belas e encantadoras do Oriente Médio

Escrito por Bruno Mendes

É fácil termos ideais iniciais negativas quando pensamos no Oriente Médio, todavia, a região tem cidades lindas, com áreas de impecável beleza natural, importância história e toda a onipotência arquitetônica da parte do mundo que é considerada um dos berços da humanidade.

Você quer fazer um passeio diferente, conhecer alguns dos espaços geográficos que foram importantes civilizações há mais de 3 mil anos e também conferir as opções de lazer em localidades modernas? O Oriente Médio é uma grata opção para a sua trip.

O Viajali apresenta 13 cidades que vão te encher os olhos. Compre as passagens e surpreenda-se!

1. Petra – Jordânia

iStock

Pronto para conhecer uma das sete maravilhas do mundo? Petra é uma cidade linda, completamente segura e um verdadeiro sítio arqueológico. Passear pelos cenários desérticos, aliás, é ter a chance de ir a lugares que foram habitados no período romano, conferir vestígios de casinhas, túmulos reais e a mostra da arquitetura de mais de 1000 anos a.C.

Ah, você não pode deixar de ir ao edifício da Câmara do Tesouro, que serviu de locação para o filme Indiana Jones e a Última Cruzada.

2. Tel Aviv – Israel

iSock

Se a sua opção, ao decidir conhecer o Oriente Médio, for se divertir em uma cidade moderna, desenvolvida, muito animada e com praias maravilhosas, Tel Aviv, em Israel, é a pedida certa. O local tem aquela cara jovem, cosmopolita e é marcado por um público heterogêneo.

Mergulhar na vida noturna, apreciar as galerias de arte e comer em ótimos restaurantes podem ser apenas um detalhe do seu roteiro de viagem nesse destino muito bacana.

3. Doha – Qata

iStock

Só de olhar para a foto é fácil perceber que é  ficar no lugar-comum falar da modernidade arquitetônica e do perfil high tech de Doha. O centro comercial West Bay, com seus hotéis, centros empresariais, e restaurantes é um excelente lugar para passear, tirar fotos e usufruir de todos os bens de consumo e serviços.

Mas o turista também deve conhecer a magnífica The Pearl , ilha artificial que dentre tantos lugares interessantes, conta com uma área chamada Qanat Quarter, cujos recantos são inspirados no canal de Veneza, na Itália.

4. Beirute – Líbano

iStock

A capital do Líbano também é um das principais destinos turísticos do  Oriente Médio. Com quase 4 milhões da habitantes, a cidade é apreciável em qualquer época do ano. Para se ter uma ideia é possível curtir as lindas praias no verão e os esqui nas montanhas congeladas durante o inverno e acredite: no outono é viável esquiar e tomar banho de praia no MESMO DIA, que tal?

As opções vão além. No distrito de Gemmayze há várias restaurantes e bares e para quem curte dançar, a Monot Street, com suas badaladas casas noturnas, é a melhor pedida.

É válido também ir aos centros culturais e observar os monumentos históricos dessa capital que esbanja cultura.

5.  Riyadh – Arábia Saudita

iStock

Riyadh é a mais importante cidade da Arábia Saudita e embora tenha mais de 4 milhões de habitantes não é tão visitada por turistas do ocidente, assim como todo o país. Se você quer estabelecer contato com uma cultura autêntica e distante de todo o modo de vida que você está habituado no Brasil ou em algum outro país ocidental, visitar essa capital será uma experiência curiosa e, quiça, gratificante.

Como na Arábia Saudita o estado não é laico e o país segue uma rígida interpretação das leis islâmicas, as mulheres não podem viajar sozinhas, conversar com homens, dirigir, dentre outros afazeres comuns em outras realidades.

Mesmo que exista um choque inicial ao constatar esses aspectos culturais, você irá se encantar com os belos parques naturais, templos islâmicos e  se divertir nos shopping centers de uma cidade conservadora (na concepção ocidental, é claro) mas, ainda assim, sintonizada com a modernidade.

6. Haifa – Israel

iStock

O encanto de Israel vai além de Tel- Aviv e o turista que visitar Haifa, com certeza ficará maravilhado. A cidade possui belos sítios naturais, o Centro Mundial da fé dos Bahai, muitas igrejas e praias que enchem de adeptos de diferentes esportes de verão.

Um dos pontos altos de Haifa é a tolerância e respeito entre as religiões, afinal 9% da população é composta por Árabes e muçulmanos.

7. Cidade do Kuwait (Kuwait City) – Kuwait

iStock

A cidade do Kuwait é a capital do emirado e com 2 milhões e 100 mil habitantes possui muitos shoppings, praias exuberantes e as torres Kuwait Towers são os principais símbolos do local.

Com muitos moradores estrangeiros – principalmente das Filipinas,  do Egito, Estados Unidos e da Europa – a cidade localizada às margens do Golfo Pérsico esbanja qualidade de vida, modernidade e segurança. Vale o passeio!

8. Pafos – Chipre

iStock

Pouco conhecida por brasileiros, Pafos é uma dessas novidades que merecem ser descobertas. Situada no sudoeste do Chipre e com uma população pequena (por volta de 48 mil habitantes), o turista poderá passar o dia em lindas praias banhadas pelo mar Mediterrâneo e conferir a rocha de Afrodite, local onde nasceu a deusa da mitologia grega.

9. Medina – Arábia Saudita

iStock

Viagem obrigatória aos muçulmanos do mundo inteiro! Medina é um dos locais sagrados do Islão e congrega as três mesquitas mais antigas do mundo e o túmulo de Maomé. Oportunidade única para conhecer os espaços físicos e sentir a atmosfera dessa cultura religiosa.

10. Mascate – Omã

iStock

Caso você queira bater perna em uma localidade ‘não turística’, escolher Mascate, capital do Omã, é uma ótima ideia. A cidade sede do país de monarquia absoluta mantém a culinária, estilos arquitetônicos e vestimentas tipicamente árabes, sem a influência ocidental que é possível perceber em muitas cidades mais famosas da região.

Além de marcar presença nas belíssimas mesquitas e contemplar a paisagem montanhosa, vale a pena andar pelas vias e conhecer um pouco a população local, sempre muito simpática e cosmopolita.

11. Cairo – Egito

iStock

Grande, movimentada, tradicional e moderna, seja bem vindo a uma das cidades mais antigas do planeta. Será muito agradável fazer um passeio de camelo na região das Pirâmides de Giza, ir ao Museu Egípcio, onde fica a múmia de Tutancâmon, conhecer muitas mesquitas nos bairros tradicionais e curtir as boates e ótimos restaurantes de um local que tem MUITO a oferecer.

12. Teerã – Irã

iStock

Teerã é um destino indicado para quem aprecia cidades grandes e com aquele caos característico, afinal há sempre quem adora esses ambientes. Perder-se no labirinto de cafés e lojinhas de todos os tipos no Grande Bazar e dar uma passada na imponente Torre Azadi são uma ótima pedida.

13. Manama – Bahrein

iStock

A capital do Bahreim é mais dos destinos modernos e de certa forma ‘ocidentalizados’ do Oriente Médio. A cidade de 153 mil habitantes é pouco lembrada por brasileiros, mas se você quer algo parecido com a Cidade do Kuwait, ou Doha, pode comprar a passagem que você vai gostar de lá.

Cidades modernas, tradicionais e com ambas características no mesmo espaço geográfico: partiu desbravar o Oriente Médio?

PARA VOCÊ