20 cachoeiras em São Paulo para você desestressar

Por
Atualizado em 07.05.24

As cachoeiras em São Paulo podem ser encontradas no interior do estado e também próximas a capital. As quedas d’água são uma ótima opção para se refrescar e curtir a natureza. Conheça a seguir 20 cachoeiras em São Paulo: opções com trilhas para os aventureiros de plantão e espaços de fácil acesso para curtir com toda a família e crianças.

Publicidade

1. Cachoeira dos Pretos, Joanópolis

A cachoeira dos Pretos é a segunda maior queda d’água do estado com 154 m. O acesso pode ser feito por uma estrada inteiramente asfaltada por Joanópolis (cerca de 117 km da capital) com mirantes pelo caminho. Já os acessos pelos municípios de São Francisco Xavier e Monte Verde são por estrada de terra. O local conta estacionamento pago e locais de apoios como restaurantes, lanchonetes e sanitários gratuitos. Para acesso à cachoeira, há uma passarela de madeira que permite apreciar a queda e fazer belos registros.

2. Cachoeira da Graça, Cotia

A Cachoeira da Graça faz parte da Reserva Florestal do Morro Grande e é considerada pela UNESCO o patrimônio da Humanidade e Reserva do Cinturão Verde de São Paulo. A trilha de acesso tem um percurso fácil e fica a cerca de 40 km da capital do estado. Não há infraestrutura para atender os visitantes e é necessário levar comes e bebes para quem deseja passar o dia por lá. Lembre-se também de levar sacolas de plástico para o seu lixo, e recolha tudo antes de ir embora.

3. Cachoeira dos Veados, São José do Barreiro

Na divisa de São Paulo e Rio de Janeiro está o Parque Nacional da Serra da Bocaina, que conta com incríveis belezas da natureza, como a Cachoeira dos Veados. A trilha para acesso a queda d’água não é indicada para iniciantes. São 50 km percorridos em cerca de 3 dias, com percursos de nível moderado a difícil na famosa Trilha do Ouro. Essa trilha é uma das mais famosas e antigas do Brasil, pela qual mineradores fugiam dos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa. Para ir até o local é recomendado a contração de um guia.

4. Cachoeira do Sol, Monte Alegre do Sul

A cachoeira do Sol é uma ótima opção para curtir no interior paulista. O local fica cerca de 150 km da cidade de São Paulo e cerca de 70 km de Campinas. O local conta com uma boa infraestrutura e é de fácil acesso. Para acessá-la, é necessário pagar uma taxa de 10 reais. Há opção de camping e hospedagens em chalés com pensão completa próximos ao local. Com uma caminhadinha curta e sem muito esforço, é possível alcançar o topo da cachoeira e curtir a vista do entorno.

5. Cachoeira Toque Toque Grande, São Sebastião

A Cachoeira de Toque Toque Grande fica em São Sebastião, no litoral paulista, cerca de 190 km de São Paulo. Chegar até lá é fácil: a trilha é bem tranquila e sem nenhuma dificuldade, bem pertinho da rodovia Governador Mário Covas. Em apenas 3 minutinhos você chegará até estes 25 metros de queda d’água, e apesar de não ter nenhum poço, é perfeita para banho. Separe o repelente e só tome cuidado com os insetos no local — de resto, é só curtir um dia se refrescando em meio à natureza.

6. Núcleo do Engordador, Parque Estadual Cantareira

Você sabia que a capital paulista também reserva ótimos lugares com cachoeiras incríveis? O núclo do Engordador fica no Parque Estadual Cantareira. Por lá, é possível fazer a Trilha da Cachoeira, um local acessado por meio de uma caminho sem muitos obstáculos e bem demarcado, percorrido em uma hora e meia. Pelo percurso você encontrará pequenas quedas d’água e espaços para banho cercado pela Mata Atlântica. É cobrada uma taxa de acesso, e os horários podem alternar de acordo com a temporada. No parque há uma área de piquenique, parquinho para crianças e duchas naturais.

7. Queda de Meu Deus, Eldorado

Eldorado, cerca de 25 km de São Paulo, possui belíssimas cachoeiras e a Queda de Meu Deus é uma delas. Dizem que o nome desta atração deve-se ao fato de que é impossível não exclamar tal frase ao se deparar com os seus 53 metros de queda d’água. O local é belíssimo e há várias piscinas naturais para aproveitar. Você pode acessá-la por um trilha de fácil. Uma ótima opção para ir com a família e amigos. Caso deseje, é possível fazer uma trilha por outras 11 outras quedas e algumas atrações adicionais da localidade. Neste último é necessário a presença de um guia e você precisará pagar uma taxa .

8. Cachoeira de Marsilac, Engenheiro Marsilac

Se a ideia é curtir uma cachoeira com a criançada sem precisar atravessar uma trilha, eis a sua opção ideal. A Cachoeira de Marsilac fica pertinho do centro de Engenheiro Marsilac (são apenas 6 quilômetros) e é possível ir de carro até a sua margem, dentro da Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos. Uma pequena taxa é cobrada para acessá-la, e te dará o direito de curtir a paisagem, nadar e até praticar esportes náuticos, como stand up paddle e canoagem. Não é possível acampar no local.

Publicidade

9. Cachoeira do Itambé, Cássia dos Coqueiros

Quem deseja se desligar do mundo deve incluir a Cachoeira do Itambé no roteiro, na pacata cidade de Cássia dos Coqueiros, cerca de 79 km de Ribeirão Preto. O local é o principal cartão postal do município e possui uma queda de 84 metros. Como a atração está em uma área particular, é possível encontrar toda uma infraestrutura para receber os turistas, como banheiros, água encanada, bar, churrasqueiras e espaço para acampar. A trilha dura em torno de 30 minutos e, em alguns trechos, o solo íngreme pode dificultar um pouquinho.

10. Cachoeira da Toca, Ilhabela

Localizada na Praia dos Castelhanos, a Cachoeira da Toca é um espaço natural com diversas atrações que encantam adultos e crianças. Há um tobogã de pedras com quase 50 metros de extensão — e há quem diga que passar repelente no corpo aumenta a emoção na hora de percorrê-lo — a gruta que dá o nome ao local é perfeita para relaxar, depois de um banho nas piscinas naturais, ou na queda d’água de mais de 3 metros. Durante a alta temporada, algumas atividades são promovidas no local, como tirolesa, arvorismo, rapel e escalada.

11. Cachoeira do Saltão, Brotas

O acesso até a Cachoeira do Saltão é pago, mas conta com estacionamento e sanitários para os visitantes. Para chegar à cachoeira é preciso percorrer uma descida desafiadora com cerca de 400 degraus. Por isso, esteja preparado para grandes aventuras, já que o percurso exige um pouco mais de preparo. Porém, ao final do trajeto a recompensa é incrível: um imponente cânion com uma queda d’água de 75 metros. Além disso, a base da cachoeira possui um pequeno lago onde é possível relaxar e renovar as energias para percorrer o caminho da volta.

12. Cachoeira do Toldi, São Bento do Sapucaí

A Cachoeira do Toldi é a principal atração de São Bento do Sapucaí. A trilha que parte do KM 13 da Estrada do Paiol Grande é tranquila e dura cerca de 30 minutos. No final, você chegará no alto da queda, e não para o poço. No local, você terá uma visão privilegiada do entorno, e claro, da própria cachoeira de um ângulo diferente. O local está situado dentro de uma propriedade particular, e algumas opções de hospedagens são oferecidas.

13. Cachoeira do Sagui, Emburá do Alto

A Cachoeira do Sagui fica em uma propriedade particular, em Emburá do Alto, na zona sul de São Paulo. Há duas opções para chegar até ela: você pode percorrer uma trilha curtinha, muito bem sinalizada, em 20 minutos de caminhada, ou adicionar uma pitada de adrenalina ao passeio e executar a trilha completa, com 4 horas de duração e outras atrações pelo percurso, como as cachoeiras Oásis e Raio de Sol. Nesta última é necessário marcar hora com um guia para não se perder, e os valores podem mudar de acordo com a preferência de percurso.

14. Cachoeira do Pimenta, Cunha

Esta antiga usina hidroelétrica de Cunha possui cerca de 90 metros de queda d’água e pode ser acessada de duas maneiras: deixar o carro na estrada, onde a cachoeira é avistada, e descer por uma trilha de terra, ou percorrer um caminho de carro até a base da atração, onde ficava a usina. Aproveite para se refrescar no poço ou nas piscinas naturais entre as pedras, e também conhecer o Mirante Ambiental e o Museu da Energia.

15. Cachoeira do Elefante, Parque Estadual da Serra do Mar

Logo na estrada Mogi-Bertioga avista-se esta grande cortina de água — a Cachoeira do Elefante é a mais famosa de Biritiba Mirim, e é acessada por uma trilha difícil de 9 km. São aproximadamente 30 metros de queda d’água agressiva, que chega a intimidar alguns visitantes que desejam se refrescar em seus poços mais tranquilos. Fazer este passeio será certamente uma aventura para os mais experientes!

16. Poço Azul, Lavrinhas

É na cidade de Lavrinhas, na divisa de São Paulo e Rio de Janeiro, que fica o Poço Azul e suas águas cristalinas. A trilha de acesso é de média dificuldade e é aconselhado percorrê-la com a ajuda de um guia e evitá-la em dias de chuva. O percurso conta com diversas outras atrações, como hidromassagens naturais próprias para o banho. Só tome cuidado com as aranhas e cobras pelo entorno, e também onde a água fica mais agressiva por conta da correnteza. De resto, é só curtir a paisagem e as boas energias em meio a natureza.

17. Núcleo Cabuçu, Parque Estadual Cantareira

No Parque Estadual Cantareira, precisamente no núcleo Cabuçu, em Guarulhos, fica esta incrível queda d’água. A trilha é um pouco maior e mais difícil que a vizinha Engordador (cerca de 3 horas de caminhada), porém o percurso é encantador. Você encontrará não só uma barragem, mas também uma vegetação de tirar o fôlego! Por lá não é possível acampar, mas há um espaço para piquenique.

Publicidade

18. Cachoeira do Paraíso, Peruíbe

Esta atração fica a apenas 25 km do centro de Peruíbe, no litoral paulista, precisamente na Estação Ecológica Jureia-Itatins. Como o local é um dos pontos turísticos mais acessados da cidade, é necessário chegar cedo, principalmente no verão, pois há um controle rigoroso com o número de pessoas no parque. A trilha é curtinha (apenas 350 metros) e a cachoeira conta com 17 metros de queda d’água para o visitante se refrescar.

19. Cachoeira da Pedra Furada, Serra do Mar

Situada na cidade de Biritiba Mirim, a Cachoeira da Pedra Furada é um destino perfeito para iniciantes de trekking e amantes da natureza. Ela fica apenas 51 km de distância da capital paulista e é rodeada por Mata Atlântica intacta. A trilha de acesso é de fácil a moderada (um percurso de 6 km que pode ser feito entre 2 a 3 horas) e sem nenhuma infraestrutura para acampamento. Ao curtir os 2,5 metros de queda d’água, se atente à profundidade dos poços – eles podem chegar a até 4 metros.

20. Cachoeira do Prumirim, Ubatuba

Ubatuba oferece algumas das praias mais lindas do litoral paulista e também esta deliciosa cachoeira, uma das mais populares da região. O acesso fácil é o principal chamariz de turistas que desejam curtir um dia inteiro nas piscinas naturais e um tobogã formado pelas pedras — basta pegar a Rio-Santos a caminho de Paraty, e no KM 30 caminhar por uma trilha de cinco minutos (tome cuidado, pois alguns pontos do percurso são escorregadios). Há alguns poucos campings pelas redondezas para quem desejar se hospedar perto deste paraíso.

São várias opções de cachoeiras pelo estado de São Paulo para descobrir e se aventurar. Aproveite e veja também dicas de hotel fazenda em São Paulo para curtir o melhor da natureza!