15 destinos com águas termais no Brasil para descansar

Por
Atualizado em 14.12.23

No Brasil, existem ótimos destinos com águas termais, como resorts, spas, hotéis, clubes e balneários que abrigam piscinas. Os benefícios das águas termais têm sido cada vez mais procurados por pessoas com problemas como artrite, reumatismo, estresse, insônia, pós-traumas e pós-cirurgias, além de hipertensão e problemas de estômago ou de pele. Confira abaixo bons lugares para curtir e relaxar!

Publicidade

1. Grande Hotel Termas de Araxá – Araxá/MG

Em Araxá, cidade de Minas Gerais, encontra-se o Grande Hotel Termas de Araxá, localizado em uma bela área verde e que conta com serviços abertos mesmo para quem não está hospedado por lá. São banheiras individuais e piscinas de águas termais, além de tratamentos feitos com as águas ou com lamas terapêuticas.

O hotel oferece outros serviços de autocuidado, como a ducha escocesa, que usa a pressão da água para promover uma massagem ou tratamento facial que oferece um cuidado completo para a sua pele.

  • Localização: R. Águas do Araxá, s/n – Barreiro, Araxá – MG
  • Preço médio: $$$.
  • Avaliação: 8,9 com 328 avaliações no Booking.

2. Termas de Marcelino Ramos – Marcelino Ramos/RS

O Termas de Marcelino Ramos é considerado uma das maiores atrações turísticas localizadas no norte do Rio Grande do Sul e está situado às margens do Rio Uruguai. No parque, há muitas atrações para passar o dia, além do banho em água termal, você pode curtir a área de camping, andar de trem, visitar o Parque Natural do Rio Uruguai Teixeira Soares e até mesmo fazer turismo religioso.

O Termas também possui shows para os visitantes, com estilos variados como sertanejo, pagode e eletrônico. Além disso, também há festas temáticas para épocas festivas, como a festa junina.

  • Localização: Av. Beira Rio, nº 4001 – Balneário, Marcelino Ramos – RS
  • Preço médio: $$.
  • Avaliação: 4,5 com 3.144 avaliações no Google.

3. Termas do Gravatal – Gravatal/SC

Localizado em Gravatal, em Santa Catarina, o local é ideal para aproveitar a água termal, recomendado para quem deseja relaxar e estimular atividades celulares. O Termas do Gravatal possui localização privilegiada, ficando a 40 km do mar e 79 km da Serra do Rio do Rastro.

Por lá, você pode realizar atividades ligadas ao ecoturismo, como tirolesa, parede de escalada e observação da Baleia Franca. Para quem gosta de ter um contato intenso com a natureza, pode fazer uma expedição na Serra do Rio do Rastro & Orleans ou conhecer os cânions Aparados da Serra e Fortaleza.

  • Localização: Rua Antonio Pedro Mendonça, 496, Termas, Gravatal-SC
  • Preço médio: $$$.

4. Hotel Thermas – Mossoró/RN

A região de Mossoró, no Rio Grande do Norte, é uma das únicas estâncias hidrotermais do Nordeste. O Hotel Thermas oferece para seus visitantes um grande complexo aquático (Planeta Água), que possui doze piscinas de águas termais interligadas que chegam a 58° graus, temperatura que vai diminuindo à medida que a água se espalha pelas piscinas.

Suas águas são ricas em cálcio, magnésio e ferro, minerais que trazem diversos benefícios terapêuticos e colocam a cidade como um dos principais destinos para o “turismo de saúde”. Os hóspedes ainda têm direito a restaurantes com gastronomia regional e japonesa, piscina com bar molhado, salão de jogos e área para esportes.

Publicidade

  • Localização:Av. Lauro Monte, 2001 – Santo Antônio, Mossoró – RN
  • Preço médio: $$.
  • Avaliação: 8,4 com 3.116 avaliações no Booking.

5. Balneário Municipal – Águas de Lindóia/SP

No estado de São Paulo, a cidade Águas de Lindóia é considerada uma capital termal do Brasil, já que conta com águas que saem do solo a 28° graus e vão direto para o balneário Municipal. O balneário possui piscinas de água mineral, além de serviços terapêuticos, hidromassagens, toboáguas e duchas escocesas, fora as fontes com águas minerais ao longo do balneário e da Avenida das Nações.

Nos banhos de água termal oferecido pelo balneário, há a opção de escolher o banho mediterrâneo que usa silício orgânico, óleos essenciais e extrato de Algas Marinhas, o banho Faraônico que utiliza óleos essenciais e extratos de ervas ou o banho flores e ervas que tem em sua composição sachê com ervas e flores para gestantes, crianças e pessoas com pele sensível.

  • Localização: Al. Marie Curie, 01 – Jardim Paraíso, Águas de Lindóia – SP
  • Preço médio: $.
  • Avaliação: 4,4 com 4.647 avaliações no Google.

6. Hot Park – Rio Quente/GO

A cidade de Rio Quente, em Goiás, é uma das mais conhecidas do Brasil por abrigar o único rio de águas quentes do mundo, com temperaturas que variam entre 26° e 47° graus. Além disso, ela é considerada uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo e conta também com atrativos incríveis como praias artificiais (como a Praia do Cerrado) e resorts com piscinas naturais (como o Hot Park).

A água termal fica no Parque das Fontes localizado no Hot Park, porém não basta comprar apenas o ingresso do resort, é preciso pagar a parte para conhecer as águas termais, confira no site oficial o valor.

  • Localização: R. PA Complexo Turístico Rio Quente Resorts SN – Esplanada – Rio Quente – GO
  • Preço médio: $$
  • Avaliação: 4,7 com 55.325 avaliações no Google.

7. Mabu Thermas Resort – Foz do Iguaçu/PR

Em Foz do Iguaçu, no Paraná, é possível visitar o incrível complexo Mabu Thermas Resort, com águas termais que se renovam a cada 4 horas e abastecem as praias do complexo e as piscinas aquecidas a 36° graus.

O Resort oferece a primeira praia termal do sul do Brasil. O local é abastecido pelas águas termais do Aquífero Guarani, a maior fonte de águas termais do planeta, situadas próximas às famosas Cataratas do Iguaçu.

  • Localização: Av. das Cataratas, 3175 – Vila Yolanda, Foz do Iguaçu – PR
  • Preço médio: $$
  • Avaliação: 8,2 com 2.271 avaliações no Booking.

8. Parque das Águas Quentes – Barra do Garças/MG

Em Barra do Garças, no estado do Mato Grosso, é possível conhecer o Parque das Águas Quentes que fica situado dentro de uma grande área verde com uma ótima infraestrutura. Além das piscinas hidrotermais com temperaturas entre 31° e 43° graus, um rio e toboáguas, o local oferece também um bar e restaurantes para você poder curtir o dia tranquilamente com a família.

  • Localização: Av. das Águas Quentes, s/n – Zona Rural, Barra do Garças – MT
  • Preço médio: $
  • Avaliação: 4,6 com 6.029 avaliações no Google.

9. Termas de Piratuba – Piratuba/SC

Mais um destino com águas termais em SC, o Parque Termal Municipal é conhecido como o carro-chefe do turismo da cidade de Piratuba. O local possui águas com temperaturas em torno de 38° graus distribuídas em piscinas adultas e infantis, duchas, tratamentos medicinais, banhos de imersão, além de um chafariz natural, que joga água a uma altura de 30 metros.

  • Localização: Av. Dezoito de Fevereiro, 2455 – Piratuba, SC
  • Preço médio: $
  • Avaliação: 4,6 com 6.925 avaliações no Google.

10. Thermas dos Laranjais – Olímpia/SP

Em Olímpia, localiza-se o famoso parque Thermas dos Laranjais, que conta com mais de vinte piscinas térmicas cercadas por coqueiros e areias brancas. As temperaturas chegam a até 38° graus nos dias frios do inverno.

Publicidade

Considerado o parque aquático mais visitado na América Latina, ele oferece diferentes atrativos para todas as idades, como piscinas com ondas, tirolesa, piscinas para surfistas e rios com correnteza. Além disso, lá você pode conhecer a única piscina de ressurgência do mundo – que não afunda.

  • Localização: Av. do Folclore, 1543 – Jardim Santa Efigênia, Olímpia – SP
  • Preço médio: $$
  • Avaliação: 4,7 com 72.969 avaliações no Google.

11. Chapada dos Veadeiros/GO

A Chapada dos Veadeiros, é o lugar ideal para quem quer aproveitar rios, cachoeiras, poços e águas termais. Lá, há duas propriedades com piscinas naturais de águas quentes, chamadas Éden e Morro Vermelho, ambas extremamente perto uma da outra.

Em cada água termal, você vai encontrar 3 piscinas termais. No éden, é possível se hospedar em pousadas e curtir momentos de tranquilidade durante a estadia. Para chegar ao parque o acesso é pelas cidades vizinhas do Alto Paraíso de Goiás ou de São Jorge.

  • Localização: Rodovia GO 239, Km 36 – Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás – GO
  • Preço médio: $

12. Complexo Hidrotermal Caldas de Prata – Nova Prata/RS

A cidade de Nova Prata é bastante conhecida pelos turistas devido à sua preservação da natureza e oferta de trilhas, cascatas e do famoso parque termal. Apesar de atingir temperaturas negativas no inverno, o Complexo Hidrotermal pode ser frequentado em qualquer temporada, já que conta tanto com piscinas ao ar livre quanto cobertas, com águas quentinhas que chegam a 41° graus.

Além das águas termais, o visitante pode aproveitar para passar o dia inteiro no complexo, por lá tem restaurante, lancheria e até cafeteria. Além disso, é possível aproveitar o Spa, fazer trilhas, conhecer a Gruta Nossa Senhora do Caravággio, entre várias outras atividades.

  • Localização: Linha 15 de Novembro, s/n Zona Rural, Nova Prata – RS
  • Preço médio: $
  • Avaliação: 4,6 com 2.964 avaliações no Google.

13. Fontanário Municipal- Águas de São Pedro/SP

A pequena cidade de Águas de São Pedro oferece água quente por todos os lados, desde o balneário ou o parque aquático, até o Fontanário, um conhecido atrativo do local que oferece águas com propriedades medicinais.

O Fontanário possui três fontes de águas terapêuticas: Almeida Salles, Gioconda e Juventude. A Almeida Salles é composta por água Bicarbonatada Sódica, já a juventude por águas sulfurosa e as Gioconda com Água Sulfatada Sódica Radioativa.

  • Localização: 302, R. Pinheiros, 2, Águas de São Pedro – SP
  • Preço médio: Gratuito
  • Avaliação: 4,5 com 4.010 avaliações no Google.

14. Águas Mornas Palace Hotel – Águas Mornas/SC

A cidade de Águas Mornas é uma das estâncias hidrominerais mais conhecidas do mundo e, por esse motivo, recebe muitos turistas que buscam as águas com propriedades terapêuticas encontradas em grutas e cachoeiras cercadas por uma bela natureza.

O Águas Mornas Palace Hotel utiliza as águas termais para abastecer as cinco piscinas do espaço. A temperatura da água é por volta de 39ºC durante o ano todo.

  • Localização: Av. Cel. Antônio Lehmkhul, 2487 – Centro, Águas Mornas – SC
  • Preço médio: $$
  • Avaliação: 4,5 com 1.456 avaliações no Google.

15. Thermas Antônio Carlos – Poços de Caldas/MG

No Thermas Antônio Carlos, localizado em Poços de Caldas é considerado o primeiro estabelecimento termal do Brasil, são oferecidos variados serviços com águas de propriedades medicinais, como saunas, duchas, hidrologia, banhos e mecanoterapias. Já no Balneário da cidade, fundado em 1896, acontecem também banhos de imersão com água a 37° graus.

  • Localização: R. Junqueiras, s/n – Centro, Poços de Caldas – MG
  • Preço médio: $
  • Avaliação: 4,6 com 8.057 avaliações no Google.