10 praias do Guarujá que você não pode deixar de conhecer

Escrito por Marta Stegani

Localizadas a cerca de duas horas de viagem da capital paulista, as praias do Guarujá são o destino de muitos paulistanos para relaxar ao som do mar aos finais de semana e feriados. Esse pedaço do litoral tem praias para todos os gostos: com boas ondas para os surfistas, águas tranquilas para as crianças, praias agitadas e com excelente infraestrutura e recantos quase escondidos cercados por belezas naturais.

Selecionamos aqui as 10 praias mais incríveis que devem fazer parte da sua viagem. Anota aí!

1. Prainha Branca

Quer uma praia rústica e longe da agitação? Escolha a Prainha Branca. Ela está localizada entre Bertioga e o Guarujá e para chegar até ela é necessário percorrer uma trilha de aproximadamente 20 minutos ou pegar um barco.

É o lugar ideal para quem busca estar em contato com a natureza e é muito procurado por quem gosta de acampar, com diversas opções de camping no local. O mar é tranquilo e perfeito para um dia em família e com algumas barracas que oferecem serviços e petiscos.

2. Praia do Guaiúba

Apesar de ser pequena em tamanho, a Praia do Guaiúba é gigante em beleza. É dona de mar calmo, águas clarinhas e é cercada por vegetação, o que traz charme ao local. O ambiente é familiar e perfeito para banho, mergulho e stand up. O local é de fácil acesso, possui estacionamento próximo e boa estrutura de quiosques e serviços.

3. Praia do Tombo

Esta praia é o destino preferido da galera jovem e em busca de boas ondas para surfar. Tem mar agitado e ondas bastante fortes, por isso é palco de diversos campeonatos nacionais de surf, mas o que torna o local especial é o fato de esta ser uma das poucas praias brasileiras com a Bandeira Azul, um importante título concedido por uma organização dinamarquesa que avalia a qualidade das praias e marinas do mundo.

Além desta importante honraria, conta com quiosques e boa infraestrutura para o banhista, o único cuidado que se deve ter é manter as crianças sempre na faixa de areia para que nada atrapalhe a diversão.

4. Praia das Astúrias

Localizada próxima à região central, é uma boa praia para quem viaja em família, com águas tranquilas e diversos quiosques e ambulantes para atender os visitantes. Na rua à beira mar é possível encontrar restaurantes, lanchonetes e barzinhos, o que faz com que a região tenha uma vida noturna agitada.

Uma das principais características do local são os luxuosos prédios da orla que fazem sombra em alguns momentos do dia.

5. Praia de Pitangueiras

A Praia de Pitangueiras está na região central da cidade, onde se concentram boa parte dos turistas e a melhor infraestrutura, com acesso a shopping, restaurantes, bares, farmácias e tudo mais que o visitante precisar. Para quem não quer sair da areia, à beira mar também não faltam opções de barracas e ambulantes.

O mar é bom para banho e também para a prática do surf, sendo palco de alguns campeonatos. Por conta da localização privilegiada, não espere praia vazia aos finais de semana e feriados de calor.

6. Praia da Enseada

Esta é a praia mais famosa do Guarujá e é considerada por muitos a mais bonita da cidade. São aproximadamente 6 km de extensão com areia branca e fina e um delicioso mar para banho. A infraestrutura não deixa a desejar e por toda orla são encontrados quiosques com serviços, bebidas e petiscos.

Além de todo esse mar para desfrutar, logo no início da praia, sentido Pitangueiras, está o Mirante Morro do Maluf, de onde é possível saltar de parapente. Na região também está o Acqua Mundo, o maior aquário da América do Sul. Já para quem curte esportes aquáticos, lá você irá encontrar pontos para fazer aula e alugar equipamentos para surf e stand up paddle, além de marinas que oferecem passeios de barco e jet ski. Como não amar uma praia com tantos atrativos?

7. Praia do Éden

O nome da praia poderia muito bem ser uma referência ao paraíso. A pequena faixa de areia cercada pela natureza é muito bem preservada e considerada uma das mais belas do Guarujá. O mar é de tombo e com ondas fortes, e graças a suas águas esverdeadas, é possível fazer mergulho de snorkel e em algumas épocas do ano avistar tartarugas.

Por ser um local mais selvagem, dispõe de apenas um quiosque, e é recomendado que você leve seus pertences e alimentação. O único porém é que para chegar até esse belo recanto é necessário um pouco de esforço. O acesso é feito através de uma pequena trilha um pouco íngreme, mas que recompensa no final.

8. Praia de Pernambuco e Mar Casado

A Praia de Pernambuco se destaca por sua exuberante paisagem: pedras, mar esverdeado e vegetação nas encostas. O canto direito tem boas ondas e é indicado para o surf, já o lado esquerdo é perfeito para famílias, com mar calmo e bom para banho. É uma boa alternativa para passar o dia, com boa estrutura de barracas para aluguel de equipamentos e petiscos.

Fique atento a um belo fenômeno que acontece: no canto direito está a Praia do Mar Casado e durante a maré alta as duas praias se unem, formando uma só.

9. Praia de São Pedro

Diferente das praias movimentadas da região, a Praia de São Pedro tem tranquilidade de sobra! Tudo porque ela está localizada dentro de um condomínio e tem acesso controlado e limitado. O mar é de tombo e não é dos mais amigáveis para os banhistas, mas tem boas ondas para a galera do surf.

A dica para aproveitar esse pedacinho de paraíso é chegar cedo para garantir um espacinho e levar cadeira, guarda-sol, água, lanche e tudo o que for necessário para passar o dia, pois para garantir a preservação, é proibido comércio no local.

10. Praia do Iporanga

Esta é mais uma prainha secreta que é um verdadeiro refúgio para moradores e turistas. A praia fica localizada dentro do condomínio Iporanga e seu acesso é limitado e feito por ordem de chegada, por isso, é recomendável chegar cedo para garantir um lugar ao sol. Por estar em uma Área de Proteção Ambiental, é proibido comércio no local, então leve tudo o que você precisa para passar um dia de descanso.

Além de ser cercada pela natureza praticamente intocada, o mais legal dessa praia é que existe uma cachoeira, o que torna possível tomar banho de água salgada e doce ao mesmo tempo no ponto que as águas se encontram. Não deixe de viver essa experiência!

Escolha qual praia faz o seu estilo e aproveite cada minuto de sol!

15 fotos de praias do Guarujá que vão te fazer esperar ansiosamente pelo próximo feriado

Quem disse que São Paulo não tem belas praias? O Guarujá está aí para provar que é possível curtir um mar clarinho e paisagens exuberantes. Confere aí!

1. O letreiro mais fotografado está no calçadão de Pitangueiras

2. Dá vontade de emoldurar essa vista!

3. A perfeição de um pôr do sol da Praia de Pitangueiras

4. Trilha que leva à Prainha Branca

5. Como resistir a esse mar?

6. Todo charme de um fim de tarde de outono

7. Aquele entardecer que a gente só sai da praia junto com o último raio de sol

8. Os encantos da rotina à beira mar…

9. As surpresas que se escondem por trás da montanha

10. Quem tem coragem ganha certos privilégios, como essa vista

11. Dá para sentir a paz só de olhar para essa foto!

12. A alguns passos do paraíso

13. Só em Iporanga você encontra uma cachoeira na praia!

14. Olha só quem também curte os dias de sol na Praia das Astúrias!

15. Tem combinação mais perfeita?

Com certeza depois de conhecer um pouco melhor as praias e conferir essas imagens, bateu aquela vontade de conhecer tudo perto!

PARA VOCÊ