MASP: guia para visitar o Museu de Arte de São Paulo

Por
Em 19.10.23

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, conhecido pela sigla MASP, está entre os mais visitados do mundo. Além de abrigar o acervo de arte ocidental mais importante da América Latina, atua como centro cultural. Confira um guia com informações essenciais para visitar essa atração, que fica no coração de São Paulo.

Publicidade

Onde fica o MASP

O MASP está localizado na Avenida Paulista, n.º 1578, no bairro Bela Vista. Nessa região central de São Paulo, é possível visitar outros pontos turísticos, como Parque Ibirapuera, Museu do Futebol, Pinacoteca, Sesc Avenida Paulista, Mercado Municipal e Beco do Batman. Todas essas atrações ficam a menos de 5 km do museu.

Como chegar

Fazer um passeio a pé pela Avenida Paulista é a melhor forma para chegar ao MASP. Entretanto, você pode ir de carro e usar o estacionamento conveniado, o Car Park, na Alameda Casa Branca, n.º 41. Se você for de metrô, deve pegar a Linha Verde com destino à Estação Trianon-MASP. De ônibus, é indicado conferir as linhas que estão operando o trajeto para o Museu de Arte de São Paulo por meio do site oficial do SP Trans.

Como visitar o MASP

A arte deixa São Paulo mais bonita! Abaixo, confira informações importantes para visitar o MASP sem contratempos. Aproveite seu passeio cultural.

  • Ingresso: adultos pagam R$ 60. Estudantes, professores e maiores de 60 anos pagam meia, R$ 30. Compre o ingresso no site oficial.
  • Entrada gratuita: a entrada é gratuita na primeira quinta-feira do mês. Além disso, crianças menores de 10 anos não pagam, assim como pessoas com deficiência e acompanhante. Fique atento, pois em alguns meses do ano é comum promoções com entrada gratuita.
  • Compravação de meia-entrada: os visitantes que possuem direito à meia entrada devem apresentar comprovante no momento da compra e na entrada do museu.
  • Agendamento online: é preciso agendar a visita pelo site oficial no momento da compra dos ingressos, mesmo nos dias em que a entrada é gratuita. Grupos com mais de 10 pessoas precisam realizar um cadastro institucional e agendamento.
  • Horário de funcionamento: terça-feira, das 10h às 20h, com entrada até às 19h. Quarta-feira a domingo, das 10h às 18h, com entrada até às 17h.
  • Visita guiada: o MASP não oferece visitas guiadas. Em caso de grupos maiores, a empresa ou instituição deve levar uma pessoas para conduzir o grupo.
  • Duração do passeio: separe até 2 horas para visitar o MASP, mas você pode ficar o tempo que quiser na estrutura até o fechamento da atração.
  • Melhor dia para visitar: há menos movimento nos dias de semana e quando a entrada não é gratuita. Por isso, visite entre terça e quinta-feira.
  • Bolsas e mochilas: é permitido entrar com bolsas e mochilas. Também há guarda-volumes gratuitos.

Acompanhe a agenda de exposições pelo site oficial e redes sociais do MASP. Nos próximos tópicos, conheça a estrutura, história e atrações do museu.

História do MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP – foi fundado pelo empresário Assis Chateaubriand em 1947. Grande parte do acervo foi doado pela sociedade. Atualmente, há 11 mil obras espalhadas pelas galerias, desde pinturas até esculturas e outros objetos.

A primeira instalação do MASP ficava na rua 7 de abril. Em 1968, foi transferido para a atual sede. O projeto arquitetônico do MASP é assinado pela arquiteta Lina Bo Bardi. O prédio é um marco na história da arquitetura.

Publicidade

O que tem no MASP?

No 1° e 2° andar do MASP, estão as exposições permanentes. No 1° e 2° subsolo, estão as exposições temporárias que mudam conforme a época do ano. Abaixo, confira o que você encontrará no MASP:

1. Fachada do MASP

O MASP é um cartão-postal de São Paulo. Para começar o passeio, a primeira parada, com certeza, é a fachada do prédio. A arquitetura encanta! Tire bastante fotos, mas saiba que, em dias de semana, a Av. Paulista é muito movimentada. Então, carros e pessoas aparecerão em seus registros.

2. Galeria Horácio Lafer no 1° andar

Nessa galeria, você encontrará obras de Pierre-Auguste Renoir, Vincent van Gogh, Candido Portinari, com a famosa pintura de “O Lavrador”, René Magritte, com o quadro “As Maravilhas da Natureza”, entre outros artistas. A localização certa das obras não é divulgada por questões de segurança. Então, você precisa percorrer as galerias para encontrar as peças.

3. Galeria Georges Wildenstein no 2° andar

No 2° andar, estão as obras de Rafael, Bellini, Andrea Mantegna e Ticiano, da Itália. Os franceses Monet, Manet, Cézanne, Toulouse-Lautrec também ganham espaço na galeria. Almeida Junior, Candido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret e Flávio de Carvalho são os brasileiros com peças expostas.

4. Restaurante no MASP

O restaurante a Baianeira, comandado pela chefe Manu Ferraz, possui uma cozinha popular brasileira. O espaço fica no 2° subsolo, atendendo de terça a sexta-feira, das 11h30 às 15h, e sábado e domingo, das 11h30 às 16h. O menu inclui saladas e pratos principais, como nhoque de batata, moqueca de banana da terra, galinha caipira, carne de sol e costelinha de porco.

5. Café no MASP

No 1° andar, o café abre de terça-feira a domingo, das 11h30 às 17h. No 1° subsolo, pertinho da famosa lojinha do MASP, abre de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h.

Além das exposições permanentes no MASP, é possível conferir eventos e programações temporárias na Galeria Clemente de Faria. Confira as exposições em cartaz.

7 fotos do MASP para mais dicas de passeio

O MASP faz parte do Clube dos 19 – um seleto grupo de 19 museus ao redor do mundo, que contam com arte europeia do século XIX. Abaixo, confira um pouco mais das obras e do espaço arquitetônico.

1. Uma atração imponente na Avenida Paulista

2. O MASP possui obras de José Pancetti

3. Exposições temporárias acontecem ao longo do ano

4. Entre as obras, estão “As meninas Cahen d’Anvers”, de Pierre-Auguste Renoir

5. E “O Escolar”, de Vincent van Gogh

6. Aprecie a vista lá alto do MASP

7. À noite, a fachada se destaca

O MASP oferece um passeio perfeito para quem gosta de arte. Aproveite para conhecer outros museus em São Paulo. Há várias opções na Avenida Paulista e atrações com entrada gratuita.

Publicidade