10 atrações incríveis de Barcelona que não podem faltar no seu roteiro

Escrito por Marta Stegani

Barcelona, a famosa capital da Catalunha, é uma cidade repleta de encantos. É impossível caminhar por suas ruas e não se deslumbrar com suas cores, seus sabores e com sua arquitetura, que une o antigo e o moderno em total sintonia.

Outro ponto favorável da capital é o clima, agradável o ano inteiro, sem temperaturas extremas. A exceção é o mês de janeiro, quando faz mais frio, mas sem incidência de neve. O inverno não é rigoroso, o que não impede as caminhadas ao ar livre. Por ser uma região localizada no Mediterrâneo, o verão é úmido, com média de 28º, e com pouca chuva.

Onde fica Barcelona?

Barcelona é uma província localizada na região central da Catalunha, ao longo das margens do Mar Mediterrâneo. Depois da capital espanhola Madrid, é a cidade mais populosa do país. É considerada um dos principais centros turísticos, econômicos comerciais e culturais do mundo.

10 pontos turísticos de Barcelona que você precisa conhecer

Em Barcelona, o antigo e o moderno caminham lado a lado com perfeição. Grande parte das obras que fazem a fama da cidade são do arquiteto catalão Antoni Gaudí, um dos principais nomes da arquitetura modernista espanhola. Veja abaixo o que você não pode deixar de visitar:

1. A Sagrada Família

A magnífica catedral da Sagrada Família é um dos ícones de Gaudí. Começou a ser construída em 1822 e permanece em construção, portanto, não se assuste ao chegar e se deparar com a estrutura cheia de guindastes. O templo é carregado de simbolismos religiosos. O plano é que até o fim de sua construção – prevista para 2026, sejam erguidas 18 torres: 12 dedicadas aos apóstolos, quatro aos evangelistas, uma à Virgem Maria e outra a Jesus. Vale a pena fazer uma visita guiada para conhecer toda sua história.

2. Parque Güell

Uma das atrações mais famosas de Barcelona também é obra de Antoni Gaudí, e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Assim como as demais criações do arquiteto, é rica em simbolismo, cores e formas, além de proporcionar uma incrível vista da cidade. Grande parte das superfícies são cobertas por pedaços de cerâmica colorida, como o grande banco serpenteado de 110 metros de comprimento. Veja detalhes e ingressos no site do parque.

3. Casa Milà

La Pedrera, também conhecida como Casa Milà, é mais um Patrimônio Histórico da UNESCO em Barcelona. Visitar essa obra é como voltar no tempo e ver como vivia uma família burguesa de Barcelona do século XX. A casa tem formas onduladas e, em seu terraço, chaminés de ventilação se tornam verdadeiras obras de arte. Durante a noite, a fachada ganha uma iluminação que encanta o visitante. No site são oferecidas diversas opções de visita.

4. Casa Batlló

A Casa Batlló é uma das obras mais impressionantes e visitadas do genial arquiteto Antoni Gaudí. A fachada em linhas curvas é composta por pequenos pedaços de cerâmica colorida. A parte superior ganha um ar místico, com formas que remetem a um dragão. O edifício foi apelidado de “casa dos ossos” por conta de suas formas. Existem diversas teorias a respeito dos elementos desta obra, portanto, vale a pena investir em um tour guiado.

5. Parc de la Ciutadella

O parque mais antigo da cidade foi construído no século XIX depois que uma antiga fortaleza que ficava no local foi destruída. Lá também estão localizados o Zoológico de Barcelona, o Museu de Geologia e o Parlamento da Catalunha. Um dos pontos que merece atenção é seu pequeno lago e a grande cascata monumental, que tem no alto uma escultura banhada a ouro construída para Exposição Universal de 1888. É um ótimo passeio para um dia de sol.

6. La Boqueria

O Mercat de Sant Josep, mais conhecido como La Boqueria, é o mais famoso e antigo de Barcelona. É parada obrigatória para fazer uma boquinha e desfrutar das cores e sabores da cidade. A concentração de turistas é grande por estar localizado junto a Rambla, um dos pontos de maior movimento da capital. Lá é possível circular por barracas e experimentar sucos, frutas exóticas, embutidos, carnes, peixes e muito mais.

7. Bairro Gótico

Calce um sapato confortável e caminhe sem pressa pelas ruas estreitas da Barcelona antiga, onde tudo começou. Localizado na região central, o passeio é uma viagem no tempo. Você vai passar por ruínas romanas, antigos palácios, igrejas de estilo gótico, dentre elas a Catedral de Barcelona, uma das mais belas. Uma dica para conhecer este canto, é através dos free walking tour, grupos com guias que partem de pontos centrais e que são uma aula de história.

8. Las Ramblas

Estando em Barcelona, com certeza você vai passar pela avenida Las Ramblas, sempre repleta de turistas que observam atentos a bela arquitetura do local. Em uma ponta está localizada a Praça da Catalunha, o coração da cidade, e na outra está Port Vell, o antigo porto da capital. Las Ramblas possui restaurantes para todos os gostos e bolsos, onde você pode sentar do lado de fora e observar o movimento enquanto saboreia uma deliciosa paella.

9. Montjuïc

Montjuïc, sede dos Jogos Olímpicos de 1992, é uma região que merece ser explorada. É lá que está o Castelo de Montjuïc, uma antiga fortaleza militar que também serve como mirante de onde se tem uma bela vista de cidade. A Fonte Mágica é um espetáculo de águas, luzes e sons, que inicia assim que escurece e atrai muitos visitantes. Vale a pena passar um dia no local para conhecer também o Museu Nacional de Arte da Catalunha, a Fundação Joan Miró, o Jardim Botânico e muito mais.

10. Camp Nou

Apaixonados por futebol não podem deixar de ter uma experiência na casa do Barcelona e sentir na pele como é ser jogador de um dos clubes mais amados do mundo. A visita começa com um tour pelo estádio, uma passada pelo vestiário, seguindo pelo caminho que os jogadores fazem até o gramado, além dos assentos presidenciais, o banco dos atletas, a sala de troféus e muito mais. Conheça as opções de visitação no site.

10 fotos de Barcelona que vão aumentar a sua vontade de viajar

Barcelona tem tanto lugar incrível que separamos mais alguns detalhes que farão você querer arrumar as malas o mais rápido possível:

1. Andar pelo Parque Güell é ser surpreendido por muitas belezas

2. Além de toda beleza na cidade, ainda é possível se deliciar em belas praias

3. O que dizer de Montjuic? Lindo tanto de dia, quanto de noite

4. Assim como Paris, Barcelona também tem seu Arco do Triunfo

Vou ali volto já

5. Em detalhes, a Sagrada Família é ainda mais apaixonante!

6. O combo perfeito: Sagrada Família + Mediterrâneo vistos do Parque Guell

7. Galdí era mesmo um cara genial!

8. A vista de Catedral de Barcelona impressiona por todos os ângulos!

9. Uma dica: experimente ver o pôr do sol do porto da cidade

10. Não deixe de se encantar com o Monumento a Colombo

Clima agradável, arquitetura de encher os olhos, praias e muita cultura: Barcelona é o tipo de cidade que tem atração para todos os gostos. Depois dessa viagem, você certamente voltará cheio de histórias pra contar!

PARA VOCÊ