Valência: 10 lugares que você precisa conhecer na encantadora cidade da Espanha

Escrito por Vitória Castilho

Na costa do Mediterrâneo, Valência é a terceira maior cidade da Espanha, adorada por turistas que visitam o país e estão em busca de belas praias. Mas a antiga cidade espanhola tem muitas outras atrações para oferecer. Quer saber mais? Conheça os principais pontos turísticos da cidade:

5 pontos turísticos que você precisa conhecer em Valência

Veja abaixo 5 pontos turísticos imperdíveis em Valência, que valem a pena conhecer.

1. Ciudad de las Artes y las Ciencias


Um complexo cultural e artístico com uma arquitetura incrível e futurista, que reúne diversas atrações, como por exemplo: diversos museus; espaços para apresentações; o Hemisféric, um cinema IMAX; o Oceanogràfic, o maior aquário da Europa e o Umbracle, um lindo jardim com gazebos. Nesses espaços acontecem várias conferências, workshops, exposições e tours guiadas, sempre com foco em temas que abrangem arte, cultura, tecnologia e ciência.

Para visitar as atrações e passear pelos espelhos d’água do local, você pode comprar os ingressos pelo site ou na própria Ciudade de las Artes y las Ciencias, separadamente por atração ou em conjunto. Você pode consultar os valores e horários no próprio site do local.

2. Lonja de la Seda


Declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1996, a Lonja de la Seda é uma enorme construção gótica do século XV, com seus primeiros registros em 1482. Localizado no Centro Histórico de Valência, o antigo centro comercial é considerado como uma das construções mais bonitas da arquitetura gótica civil na Europa, e sua arquitetura faz lembrar os castelos medievais.

3. Mercat Central


Importante centro econômico de Valência, o Mercat Central é o maior centro dedicado à especialidade de produtos frescos da Europa, e começou a ser construído em 1914, com uma área de 8.160 metros quadrados. Atualmente, possui cerca de 300 comerciantes independentes trabalhando por lá, reunindo uma média de 1500 pessoas por dia. É possível fazer compras online pelo site do mercado, que foi o primeiro do mundo a realizar entregas em casa, mas a experiência de conhecer o espaço com arquitetura moderna e a variedade da culinária espanhola é o que faz do local um ponto turístico tradicional da cidade.

4. Centro Histórico


Quem vai até Valência, precisa passar pelo seu Centro Histórico. Lá é possível conhecer vários pontos da história da cidade, encontrar a incrível Plaza de Toros, sede das clássicas touradas; a Praça Redonda, do século XIX; a Estación del Norte; a prefeitura e até mesmo colunas de construções antigas da cidade. Ainda, na Praça da Virgem, está a primeira construção barroca da cidade, a Basílica da Virgem dos Desamparados, e a enorme Catedral de Valência, em que muitos dizem estar o verdadeiro Cálice da última Ceia.

5. Torres de Serranos


Na Torre de Serranos é possível ter uma vista diferenciada da cidade, além de conhecer um pouquinho mais sobre sua história. Essa torre é uma das que fazia parte da muralha cristã de Valência, construída em 1392 e 1398.

São inúmeros os pontos turísticos e históricos de Valência, por isso vale a pena destinar um tempinho especial para conhecer a cidade.

5 praias mais conhecidas de Valência

Além de toda a história de suas construções, a cidade tem muitas praias que atraem milhares de turistas no quente verão espanhol. Conheça as 5 principais praias de Valência:

1. La Malvarrosa

É uma das praias mais conhecidas de Valência, por isso costuma ficar lotada em altas temporadas. Com quase 2 km, a praia de areia fina oferece muitas variedades de serviços gastronômicos, além de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

2. Pinedo

Essa praia possui uma extensa área de quase 3 km de areia fina e águas bem calmas, nas quais o Rio Turia desemboca. É possível encontrar restaurantes com boas opções gastronômicas no local.

3. El Saler

Uma das praias preferidas por seu cenário natural, El Saler possui dunas, água linda, areia branca e fina com quase 5 km de extensão. É a queridinha dos praticantes de esportes como windsurf, e também dos que gostam de espaços naturais para nudismo.

4. L’Arbre Del Gos

Próxima das primeiras dunas Parque Natural de la Albufera, possui ótima ciclovia e não está entre as praias mais movimentadas da cidade, sendo ideal para quem busca tranquilidade.

5. La Garrofera

Dentro do Parque Natural de la Albufera, essa praia possui oferece 1,5 km de areia fina, abrigada pelas dunas, e muitos espaços dedicados aos naturistas.

O que você precisa saber antes de ir para Valência

  • Localização: no leste da Espanha, na costa do Mediterrâneo. Fica a aproximadamente 357 km de distância de Madrid, e 351 km de Barcelona.
  • Moeda: euro.
  • Idioma: espanhol e valenciano, uma variação do espanhol exclusiva do local. Ainda assim, por se tratar de uma cidade na Europa, é possível se comunicar bem em inglês também.
  • Clima: típico mediterrâneo, com inverno seco e curto e média de 11ºC, e verão longo e quente, com média de 25ºC. O mês mais quente é agosto, com temperaturas acima dos 30ºC, o mês mais frio é janeiro, com temperaturas que podem ficar abaixo dos 10ºC. Já os meses mais chuvosos são outubro, novembro e dezembro. Como é no litoral, a região possui muito vento que interfere na sensação térmica, positivamente no verão e negativamente no inverno.
  • Visto: não é preciso visto para visitar Valência, apenas o seguro saúde exigido na Europa e o passaporte em dia com validade recomendada superior a 3 meses.
  • Quer mais dicas? Conheça os 10 erros comuns de quem viaja para a Europa pela primeira vez.

    Valência na cultura e na arte

    A cidade foi escolhida como cenário de algumas obras como livros e filmes, que são uma ótima dica para você incluir na sua lista e conferir antes de viajar até lá. Conheça algumas obras que falam de Valência:

    Poema: O Cantar de Mio Cid

    É um poema épico espanhol que fala sobre como o herói espanhol, Rodrigo Diaz de Vivar, mais conhecido como El Cid, conquistou a cidade de Valência. A obra também foi transformada em um filme, o “El Cid”.

    Livro: Tirante o Branco

    Trata-se de um romance épico, escrito pelo valenciano Joanot Martorell, publicado em Valência em 1490. É uma das obras medievais mais conhecidas da literatura catalã, com muita importância na evolução do romance ocidental. Segundo o que consta, a obra influenciou Miguel de Cervantes, escritor de Dom Quixote.

    Livro: O Perfume da Folha de Limão

    Obra de Clara Sánchez, escritora que passou a infância em Valência. Em 2010 ganhou o prêmio um dos prêmios literários mais antigos da Espanha, o Nadal Novel. O livro é uma mistura de suspense e drama, que conta a história de Sandra, uma jovem que está confusa com a gravidez e viaja para o litoral para relaxar, mas acaba conhecendo um casal de estrangeiros bem suspeitos.

    Filme: Cem Anos de Perdão

    Um filme policial com um pouco de terror, dirigido por Daniel Calparsoro, conta a história de seis homens disfarçados que assaltam a rede central de um banco de Valência, e o plano não sai como o esperado.

    10 fotos de Valência para você se apaixonar ainda mais

    Ainda está em dúvida sobre as belezas de Valência? Confira abaixo 7 fotos lindas para se apaixonar de vez por esta linda cidade.

    1. Você poderá caminhar pelos jardins na Ciudad de las Artes y la Ciencia

    2. Ver a cidadezinha de cima, parecendo uma maquete com prédios baixos

    3. Andar de bicicleta pela cidade e atravessar até por baixo a linda Puente de la Peineta

    4. Aproveitar a gastronomia local na Plaza Redonda

    5. Ver os reflexos das construções na clara água da Puente del Mar

    6. Observar de cima as construções históricas da cidade

    7. Admirar o sol se pôr nas belas praias

    8. Buscar opções de passeios náuticos

    9. Caminhar pelo arborizado Turia Park

    10. E se despedir já planejando a próxima visita

    Gostou? Defina o seu roteiro, separe a roupa de banho e curta o melhor de Valência. E a capital da Espanha fizer parte do seu roteiro, separe um tempinho para conhecer algumas belas atrações de Madri.

PARA VOCÊ