Clima em Buenos Aires: saiba o que esperar do tempo na capital argentina

Escrito por Natalia Petrin

Buenos Aires já é uma das cidades favoritas como destino de turistas, sendo, muitas vezes, a primeira viagem de brasileiros ao exterior. Mas você sabe o que esperar do clima de Buenos Aires? Será que é muito diferente do Brasil?

Confira o guia das estações e como aproveitar essa cidade incrível em cada época do ano.

Verão: a estação das chuvas

iStock

O calor agrada a muitos dos turistas por ser o melhor clima para passear em parques e pontos turísticos, além de o sol deixar as fotos muito mais bonitas.

Mas o verão também traz muitas chuvas, por isso é preciso ter seu cronograma maleável para incluir passeios em locais fechados para se proteger da chuva durante essa estação.

  • Meses: o verão em Buenos Aires é concomitante à estação no Brasil, de dezembro a fevereiro e, apesar de quente, durante a noite fica bastante agradável.
  • Médias de temperatura: durante o verão, a temperatura pode ultrapassar os 30ºC durante o dia, portanto é preciso levar roupas mais frescas para sua viagem. Como mencionamos anteriormente, entretanto, a temperatura fica mais baixa durante a noite, em média 18ºC, valendo a pena separar alguns casacos mais leves para o fim do dia.
  • Chuva: nessa estação, a chuva é bastante presente e a umidade da cidade é bastante alta. A precipitação no verão pode chegar a 100 mm por mês, portanto se você pretende visitar a cidade durante o verão, é melhor estar prevenido.

No verão, para quem gosta de calor, todo passeio é agradável. É importante lembrar, entretanto, que as temperaturas podem ficar elevadas, e é necessário se prevenir com protetores solares e roupas mais frescas.

Durante o dia, opte por passeios em locais abertos e com paisagens bonitas, como o Jardim Japonês, ou por fazer o passeio de barco pelo Rio Tigre, por exemplo.

Caso esteja chovendo, você pode visitar locais protegidos, como o Museu de Arte Latino Americana. Durante a noite, com o tempo um pouco mais fresco, o clima fica perfeito para aproveitar os bares de rua da região e desfrutar de refeições ao ar livre.

Ainda que tenha muita chuva, para quem não gosta muito do frio, essa é a melhor estação para agendar a viagem para conhecer a capital argentina e aproveitar para visitar todos os pontos turísticos.

Outono: a queda das folhas

iStock

O outono é a estação da queda das folhas. Parques e bairros da cidade estarão com o chão forrado de folhas, tornando a paisagem encantadora.

  • Meses: o outono começa em março e perdura até maio e nem sempre há sol nesta estação. Os ventos são bastantes comuns e normalmente, quando mais úmidos, antecedem as chuvas.
  • Médias de temperatura: no começo do outono, as temperaturas ficam em torno de 22ºC, mas com a chegada de maio, começam a baixar para uma média de 15ºC, tornando imprescindível levar casacos se você vai para a cidade durante este período.
  • Chuva: a quantidade de chuva esperada no outono em Buenos Aires é a mesma do verão, ainda que as temperaturas sejam mais amenas. Vale a pena investir em sombrinhas para aproveitar melhor os passeios e ficar atento aos ventos que anunciam a chegada das chuvas.

Se você gosta de futebol, uma excelente opção para visitar, desde que não esteja chovendo, é o Estádio La Bombonera, que tem tours guiados diariamente.

Como o outono é a estação menos florida do ano, fica a sugestão, ainda, de conhecer a Floralis Generica, que é conhecida como a “flor de metal”. Trata-se de uma flor feita de aço que durante a noite se fecha, para abrir-se novamente quando o dia chegar. Para ver os estágios de mudança, o interessante é visitar o parque onde está localizada de manhã e à noite.

Inverno: a estação perfeita para casais

iStock

Há quem diga que o inverno é a melhor estação do ano, pois todos ficam mais elegantes com seus casacos e echarpes.

Se você está planejando viajar para Buenos Aires durante o inverno, esteja preparado: o frio pode ser intenso para aqueles que não estão acostumados, principalmente durante a noite.

  • Meses: o inverno em Buenos Aires começa em junho e perdura até agosto, permanecendo a temperatura mais estável durante o dia.
  • Médias de temperatura: normalmente, durante o inverno, a temperatura fica em torno dos 12ºC e é bem pouco provável que chegue a 0ºC. A cidade, entretanto, já registrou a temperatura de -5ºC, por isso é melhor se prevenir e conferir a previsão. A média fica entre 15ºC e 8ºC.
  • Chuva: nesse período as chuvas são mais incomuns, mas também há uma diminuição na quantidade de horas de sol. A cidade pode ficar bem fria, portanto, ainda que sem chuva, é importante estar prevenido.

Visitar o Teatro Colón pode ser uma excelente opção para o inverno. Ele conta com visitas guiadas diariamente, das 9h às 17h. Além disso, independentemente da temperatura, algo que você não pode perder ao visitar a cidade são os Shows de Tango, muito populares na cidade, principalmente em casas de shows mais conhecidas, como o El Viejo Almacén, o Señor Tango e o Madero Tango, entre outros.

Além disso, aproveitar os diversos restaurantes da cidade é uma excelente opção, além de experimentar vinhos assistindo aos shows de tango comuns na cidade.

Primavera: a estação das flores

Beatriz Castells

A primavera costuma ser conhecida como a estação mais bela do ano no mundo todo. Isso porque as flores começam a surgir e tornar as paisagens ainda mais belas.

  • Meses: entre setembro e novembro, Buenos Aires está na primavera, uma estação bastante parecida com o outono, mas com a ascensão das temperaturas, ao invés da queda.
  • Médias de temperatura: a temperatura mínima, em média, durante a primavera, fica em torno de 11ºC, e a máxima, normalmente em setembro, pode chegar aos 25ºC. A cidade fica florida e mais atraente, mas não torna dispensável levar roupas para o frio, caso ele apareça.
  • Chuva: é bastante comum durante este período haver um aumento de chuvas para em torno 80 mm por mês.

Durante a primavera, você pode aproveitar as paisagens e os parques da cidade durante o dia. Um passeio bastante interessante é o Cemitério da Recoleta, ponto turístico bastante conhecido da cidade.

Você pode aproveitar, ainda, para conhecer a Feira de San Telmo, que ocorre aos domingos e conta com apresentações de artistas e mostra bastante da cultura argentina.

Buenos Aires é uma cidade turística imponente, destino de muitos brasileiros e de pessoas de todo o mundo. Independentemente da estação do ano, a cidade com certeza vale a visita, basta estar preparado para o clima da cidade.

A cidade considerada “europeia” na América do Sul é apaixonante para todos que passam por lá. As ruas arborizadas, o comércio e os pontos turísticos históricos encantam e deixam memórias imponentes para o resto da vida.

PARA VOCÊ