Recoleta: guia completo de um dos bairros mais charmosos de Buenos Aires

Escrito por Nicole Dias

Considerado um dos bairros mais bonitos de Buenos Aires, Recoleta conta com uma mistura que faz sucesso entre os visitantes: prédios bonitos, ruas limpas, áreas verdes, diversas atrações e boas opções de hospedagem, lojas e restaurantes. É praticamente um pedacinho da Europa em plena América do Sul.

Se você pretende conhecer um pouco mais dessa belíssima área de Buenos Aires, não pode deixar de conferir todas as dicas abaixo. Dos melhores hotéis aos barzinhos mais descolados, não faltam sugestões de como curtir do bom e do melhor da querida Recoleta. Confira!

O que fazer na Recoleta

Seja um passeio cultural ou um pouco de descanso, prepare-se para momentos inesquecíveis no recanto mais elegante de Buenos Aires.

1. Cemitério da Recoleta

Pode até parecer estranho um cemitério ser um ponto turístico, mas esse aqui vale a visita. Não se trata apenas de um espaço para velar aqueles que já partiram. O cemitério da Recoleta conta com centenas de túmulos, lápides e estátuas, sendo praticamente um museu a céu aberto. Vale a pena pesquisar as lendas que envolvem o cemitério, bem como as pessoas famosas que “descansam” por lá, como vários presidentes da Argentina, Eva Perón e o Novel de Química Luis Federico Leloir.

Endereço: Junín 1760, 1113 CABA.

2. Floralis Generica

Nicole Dias

Provavelmente você já viu imagens desta flor de metal por aí, ao pesquisar por Buenos Aires. A Floralis Generica, um dos principais cartões postais da cidade, fica na Plaza de las Naciones Unidas. A praça é toda bonita e cheia de bancos, de onde é possível sentar e contemplar a flor em toda a sua plenitude. Escolha o melhor ângulo e capriche na fotografia, porque não pode faltar.

Endereço: Plaza de las Naciones Unidas, Avenida Figueroa Alcorta.

3. Centro Cultural Recoleta

Um prato cheio para os apaixonados por arte, o Centro Cultural Recoleta oferece uma programação rica em exposições, obras interativas, apresentações de música e dança. Vale conferir no site ou nas redes sociais do local o calendário das mostras e oficinas promovidas no espaço.

Endereço: Junín 1930, C1113AAX CABA.

4. Praça Francia

Lotada aos finais de semana, essa praça oferece um belo espaço para o visitante descansar, bater um papo entre amigos e conferir opções de artesanato. Excelente opção para quem gosta de contemplar a natureza e aproveitar um tempo ao ar livre.

Endereço: Av. Hipolito Yrigoyen, 1300/1350.

5. Museu Nacional de Belas Artes

Fechados às segundas-feiras e com entrada gratuita, o museu possui um acervo permanente rico, com destaque para artistas renomados como Monet, Rodin, Van Gogh e Picasso. É preciso reservar uma boa parte do dia para visitar o MNBA da forma que ele merece: com calma e atenção.

Endereço: Avenida Del Libertador, 1473.

6. El Ateneo Grand Splendid

Os apaixonados por livros não podem deixar de visitar esse local. Quem não é muito chegado na leitura, também. Eleita pelo The Guardian como a segunda livraria mais linda do mundo, a El Ateneo Grand Splendid costumava ser um teatro e hoje tem suas áreas tomadas por prateleiras dos mais diversos títulos. Além disso, é possível ler nos camarotes e aproveitar a cafeteria que fica no palco.

Endereço: Avenida Santa Fe, 1860.

Outros passeios legais de se fazer na Recoleta são: Igreja Nossa Senhora de Pilar, Galeria Promenade e Palais de Glace.

Onde comer na Recoleta

Um jantar sofisticado ou uma refeição com deliciosas empanadas? Você decide. Confira locais para comer bem na Recoleta, gastando pouco ou esbanjando um pouquinho mais.

1. Restaurante El Sanjuanino

Dizem que o local serve as empanadas mais deliciosas de Buenos Aires. Uma coisa é certa: elas são realmente deliciosas. Além delas, o estabelecimento oferece outros pratos tradicionais da Argentina, como ciervo à la cazadora, que é o prato da casa, e chorizo à la pomarola. O El Sanjuanino também possui endereços nos bairros Belgrano e Barrio Norte.

Endereço: Posadas, 1515.

2. Pani Recoleta

Daqueles lugares em que as delícias do cardápio disputam a atenção com a decoração rica em detalhes. Todo colorido e alegre, o Pani é um pouquinho de confeitaria, um pouquinho de restaurante. Tem doces incríveis, como a torta de Oreo com doce de leite, saladas com um toque de fruta e pratos quentes gostosinhos. O local costuma ser bem movimentado, já que fica próximo ao cemitério, área de grande circulação. Vá cedo para um café da manhã especial.

Endereço: Vicente López, 2056.

3. La Pecora Nera

Requintado, com ambiente agradável e comida deliciosa, o La Pecora Nera conta com o melhor da gastronomia italiana através da visão do chef Daniel Hansen. Embora o preço seja mais elevado, vale à pena pela qualidade do que é oferecido. Excelente opção para um jantar romântico. É importante fazer reserva.

Endereço: Ayacucho, 1785.

4. Hard Rock Cafe

Com várias unidades espalhadas pelo mundo, o Hard Rock Cafe é mais que um local para comer hambúrguer: é quase uma experiência musical. Como não poderia deixar de ser, o local conta com decoração e trilha sonora roqueira, com direito a fotos assinadas por artistas internacionais, a guitarra utilizada pela banda Megadeth e até um terno de Paul McCartney. No local há uma lojinha com produtos da marca Hard Rock Cafe, como canecas e moletons.

Endereço: Avenida Pueyrredón, 2501 com Libertador, 1119.

5. Portezuelo

Nada como finalizar um dia cansativo de viagem em um bom restaurante, com atendimento atencioso, comida gostosa e ambiente confortável. Todos esses requisitos são atendidos no Portezuelo. A pedida certa é o bife de chorizo com chimichurri e um vinho argentino da sua preferência.

Endereço: Vicente Lopez, 2160.

The Brick Kitchen, El Club de La Milanesa e La Biela são outros lugares legais para ir na Recoleta.

Bares na Recoleta

Turista que se preze sempre dá uma passadinha pela vida noturna do local que está visitando. Abaixo, 5 barzinhos legais para uma cerveja com petiscos ou um bom vinho.

1. The Temple Bar

Inspirado nos bares irlandeses, o Temple Bar conta com um extenso cardápio de cervejas e drinks, bem como lanches interessantes. O ambiente é rústico, com luz baixa e simplicidade. Não deixe de provar o Temple Burguer, com queijo, pancetta, cebola caramelizada, ovo, alface e tomate.

Endereço: Avenida Las Heras, 1822.

2. Buller Pub & Brewery

A Argentina não conta apenas com vinhos excelentes. Por lá é possível experimentar excelentes opções de cervejas artesanais, e muitas delas podem ser encontradas no Buller Pub. O pub reúne a paixão cervejeira e o conhecimento de 3 gerações. As bebidas são feitas com atenção em cada etapa, garantindo sabor único. Além disso, os aperitivos servidos por lá também são de encher os olhos.

Endereço: Junín, 1747.

3. Down Town Matias

O Down Town Matias está em várias partes de Buenos Aires, e em cada bairro segue um estilo diferente. A decoração do bar na Recoleta é inspirada na arquitetura vitoriana. O diferencial da casa é o cardápio de bebidas: mais de 120 tipos de uísque, diversas cervejas, vinhos e espumantes. Quanto à comida, há quitutes da gastronomia irlandesa. Uma experiência divertida e diferente.

Endereço: Buenos Aires Design (Local 1004).

4. Quintana 420

Que tal ter uma experiência no bar mais sexy na América Latina? Essa é a proposta presente no site do Quintana 420. Pertinho da luxuosa Avenida Alvear, o bar está aberto de quarta a sábado e realmente tem todo um clima de sensualidade: iluminação baixa, paredes escuras e drinks vibrantes.

Endereço: Av. Presidente Manuel Quintana, 420.

5. Bar de Carnes

Não se deixe enganar pelo nome – a ideia aqui não é um açougue. Trata-se de um bar bem descoladinho, com boas cervejas artesanais e pratos diversos, de sanduíches a empanadas. O bom atendimento é um dos pontos altos. O local não é tão turístico, então não costuma ter um movimento muito fora do normal.

Endereço: Calle Pena, 2287.

Se você é adepto de algo mais do estilo balada, dê uma esticadinha até o The Shamrock Bar & Basement Club ou o Feliza.

10 hotéis na Recoleta perfeitos para qualquer público

Para todo tipo de turista há uma boa hospedagem na Recoleta. Basta escolher a categoria que mais combina com você.

  • Para quem busca luxo: Palacio Duhau – Park Hyatt Buenos Aireluxo, glamour e muito conforto. Na famosa Avenida Alvear fica esse hotel cinco estrelas. Enormes, os quartos oferecem camas king-size, banheiro de mármore com banheira, internet de alta velocidade e serviço de mordomo.
  • Para quem preza pela localização: CasaSur Recoletaao lado do Palácio Alvear e perto do Cemitério da Recoleta, do Patio Bullrich Shopping Mall e do Museu Nacional das Belas Artes, o hotel conta com comodidades como academia, restaurante, wi-fi gratuito e até mesmo um centro de bem-estar.
  • Para casais apaixonados: AQ Tailored Suitescama confortável, decoração linda, quartos espaçosos. Tudo perfeito para curtir juntinho de quem você gosta – ainda mais em uma cidade tão bela como Buenos Aires. O hotel é bem novo, mas já é bastante procurado pelos turistas, seja a negócios ou lazer.
  • Hotel com ótimas avaliações: Alvear Palace Hotelcom pontuação 9,6 no Hoteis.com, o Alvear Palace é um hotel cinco estrelas que garante tudo o que um hóspede procura: ótimas instalações, limpeza impecável, café da manhã completo, bom acesso à internet e uma atmosfera incrível. O preço mais elevado é totalmente justificado.
  • Para quem quer economizar: Le Batiment Apartmentosao invés de ficar em um hotel, que tal alugar um apartamento equipado em Buenos Aires? O Le Batiment oferece acomodações para até oito pessoas. Embora não conte com café da manhã ou outros serviços, vale a pena pelo preço e pelo ambiente confortável.
  • Para quem dá valor ao bom serviço: The Brick Hotel Buenos Airesconsiderado excepcional pelos seus hóspedes, o hotel de luxo fica a poucos minutos de caminhada do lindíssimo Teatro Colón. Com 175 quartos distribuídos em seus 18 andares, ele conta com piscina interna, academia, sauna seca, quartos com roupões de banho, janelas antirruído e até mesmo serviço de massagem.
  • Para quem prefere construções novas: ARC Recoleta Boutique Hotel & Spaquartos espaçosos, café da manhã gostoso, cômodos limpos e tudo muito novo – das camas aos chuveiros. O ponto negativo é que a internet não é tão boa nos quartos, funcionando melhor no lobby.
  • Para quem vai com a família toda: Poetry Buildingo local oferece uma estrutura bem completa, perfeita para quem viaja com crianças. A localização é privilegiada e é possível chegar andando em vários pontos turísticos dos arredores. Não há café da manhã nas diárias, mas os quartos contam com geladeira, micro-ondas, cooktop e todas as louças e utensílios de cozinha.
  • Para quem gosta de opções cool: O-Bairescom estacionamento para bicicletas e a cinco minutos do metrô, o hotel O-Baires tem um ar mais jovem. A decoração dos quartos segue um estilo mais moderninho, embora as instalações não sejam muito novas. O staff é atencioso e bem humorado.
  • Hostel para uma experiência diferente: Reina Madre Hostelcom boa localização, cozinha compartilhada e quartos limpos, o hostel é uma boa pedida para quem prefere não gastar tanto com hospedagem para poder aproveitar mais o passeio. O café da manhã oferecido é bastante simples, mas o atendimento dos funcionários costuma ser elogiado pelos hóspedes.

Conheça também mais opções de hospedagem na Recoleta. Também vale dar uma pesquisada em casas para alugar em sites como o Airbnb.

Compras na Recoleta

Os itens encontrados na Recoleta não são os mais baratinhos, mas existem lojas incríveis para conhecer nas redondezas.

1. Buenos Aires Design

Os apaixonados por artigos para a casa piram! O Buenos Aires Design é um shopping temático dedicado totalmente a design, construção e decoração. Entre as lojas mais imperdíveis por lá estão a Morph, a Azienda e a Claudia Adorno. O Buenos Aires Design também possui um terraço com uma vista privilegiada da Recoleta. Não deixe de passar por lá.

Endereço: Av. Pueyrredón, 2501.

2. Pátio Bullrich Shopping

O lugar onde as lojas mais sofisticadas se encontram. Superfamoso, o Patio Bullrich é reconhecido por seu ambiente elegante e pelas grifes que abriga, como Cacharel, Lacoste e Diesel. Embora os preços praticados sejam altos, vale pelo passeio entre a alta sociedade da Recoleta.

Endereço: Avenida Del Libertador, 750.

3. Galería Bond Street

Praticamente uma Galeria do Rock da Argentina, a Bond Street reúne tatuadores e lojinhas diversas. Um bom lugar para comprar bonequinhos de videogame, camisetas de bandas, canecas divertidas e muito mais. O visual da galeria é todo grafitado e alternativo.

Endereço: Avenida Santa Fe, 1674.

4. Feria de Artesanos de Plaza Francia

Nada como levar para casa uma lembrancinha única. Na feirinha que ocorre na Plaza Francia há uma grande variedade de itens artesanais, artigos em couro, bijuterias e souvenirs diversos. A feira é simples e bem pequena, mas vale a visita. Apresentações artísticas costumam ocorrer pelos arredores também.

Endereço: Avenida Libertador e Avenida Alvear.

5. Recoleta Mall

Compacto e bem localizado, esse shopping conta com algumas das lojas preferidas de quem vai a Buenos Aires, como Isadora (acessórios), Farmacity Look (maquiagem), Magneto (decoração e artigos diversos) e Sweet (vestuário). Há boas opções na praça de alimentação também, de sorvetes artesanais à restaurante com comida caseira.

Endereço: Vicente Lopez, 2050.

Vinhos não podem ficar de fora das suas comprinhas. A Winery oferece excelentes rótulos da Argentina e da Europa.

Como chegar na Recoleta

  • Proximidades: se caminhar não é um problema para você, é possível chegar andando até a Recoleta, que fica há aproximadamente 4 km do Obelisco. E sempre é válido ir de táxi ou chamar um transporte de aplicativo para chegar até lá. O bairro é encostadinho com Retiro e não muito distante de Palermo.
  • Ônibus: nada como o bom e velho busão. Para a Recoleta, escolha um desses: 5, 10, 17, 37, 38, 39, 41, 59, 60, 61, 62, 67, 75, 92, 93, 95, 101, 102, 106, 108, 110, 124, 130, 152.
  • Metrô: o subte é uma boa alternativa para se locomover por Buenos Aires. Para chegar até a Plaza Francia, vá com a Linha H (Estação Las Heras) ou Linha D (Estação Pueyrredon). É necessário, porém, andar algumas quadras.
  • Trem: para quem quiser chegar de trem, a estação Retiro fica bem pertinho da parte central da Recoleta – pouquinho mais de 10 minutos de caminhada.

A Recoleta é assim: fácil de chegar, difícil de querer ir embora.

15 fotos da Recoleta para se apaixonar mais um pouquinho

Se você ainda não se convenceu de que a Recoleta deve ser reconhecida como a queridinha de Buenos Aires, essas imagens farão você mudar de ideia.

1. A Recoleta é um daqueles bairros que certamente merecem uma visita

2. Suas áreas verdes são um presente aos olhos

3. E a arquitetura também é de babar

4. Por lá existem atrações para todo tipo de turista

5. Quem ama umas comprinhas vai pirar pelo shopping Buenos Aires Design

6. Já o Cemitério da Recoleta é praticamente uma cidade

7. E vale perder algumas horas passeando por lá

8. Os viajantes que amam comer bem também não ficarão tristes

9. Quem curte tomar um drinkzinho também não

10. As hospedagens disponíveis na Recoleta são um charme

11. E as ruas então… Só elogios!

12. Há cultura

13. Há beleza

14. E muito a ser desbravado

15. Que tal dar mais atenção a esse recanto charmoso de BsAs?

Buenos Aires é um lugar rico em atrações. Duvida? Então veja já essas 35 dicas imperdíveis para incluir em seu roteiro.

PARA VOCÊ