San Telmo: compras, passeios, hotéis e dicas sobre o bairro de Buenos Aires

Escrito por Nicole Dias

Viagem no tempo. É isso que você pode pensar ao visitar San Telmo, charmoso bairro de Buenos Aires. Isso porque a arquitetura dos prédios remonta a décadas e histórias há muito tempo passadas. E esse é apenas um dos muitos atrativos no local.

San Telmo encanta por suas belas lojas, bares, restaurantes, lugarzinhos escondidos. Oferece atrações para todos os públicos, bem como locais legais para se hospedar. E se é justamente por isso que você está procurando, chegou ao post certo. Confira abaixo um guia completo do bairro e monte já o roteiro da sua próxima viagem à capital da Argentina.

San Telmo: o que fazer

Um lugar que respira arte, cores, aromas, pessoas de todos os estilos. Um passeio por San Telmo pode acabar se revelando muito mais que isso. Veja para onde ir quando estiver por lá.

1. Feira de San Telmo

Quem ama uma boa feira de rua não pode deixar de conhecer a Feira de San Telmo, que ocorre todos os domingos, das 10h às 17h. São centenas de barraquinhas e vendedores de coisas de todos os tipos ao longo de vários quarteirões. A feira, que ocorre desde 1970, fica lotada de visitantes. A dica para olhar tudo sem tumulto é chegar cedo. Não deixe de comer algo das barraquinhas de comida que ficam por lá, oferecendo de panchos a amendoins torradinhos.

Endereço: Praça Dorrego, Rua Defensa e Humberto.

2. Estátua da Mafalda

Já viu algum quadrinho da Mafalda mas não sabe nada sobre ela? Trata-se de uma personagem criada pelo cartunista argentino Quino e que faz um sucesso tremendo pela América Latina. Tanto é que por Buenos Aires você encontrará a bonequinha em roupas, meias, acessórios, quadros e as mais diversas peças. E em San Telmo, na esquina das ruas Chile e Defensa, fica a estátua dela e seus amigos. Costuma haver fila para tirar foto com a turminha, principalmente aos domingos.

Endereço: esquina das ruas Chile e Defensa.

3. Mercado de San Telmo

Uma das formas mais legais de se conhecer um lugar é através do seu mercado público, com todos seus diferentes cheiros, gostos e possibilidades. O Mercado de San Telmo é um desses locais fascinantes, com um quê de século passado. Por lá é possível comprar vegetais, carnes, peixes, vinhos e muitos outros artigos. Leve para casa um bom chimichurri tipicamente argentino e não deixe de espiar os discos de vinil e bonecas antigas.

Endereço: Defensa, 1098.

4. Pasaje La Defensa

Antigamente uma residência de família datada da de 1880, hoje a Pasaje La Defensa é um adorável e pitoresco centro comercial. Apesar de não ter as lojas e brechós mais legais ou acessíveis, é interessante de ser visitado por causa dos seus detalhes, seja um piso de bonitos azulejos ou plantas em locais inesperados. Capriche nas fotos!

Endereço: Defensa, 1179.

5. Museus

Museo de Arte Moderno de Buenos Aires (Mamba), Museo Historico Nacional, Museu de Arte Contemporânea (Macba), Museu Nacional da História do Traje, Museu Penitenciario… Sim, todos esses locais estão espalhados por San Telmo. Ou seja, para quem ama história, moda e arte moderna, é um prato cheio. Para informações atualizadas sobre horários e valores, vale consultar os websites de cada museu

Outro passeio bacana para se fazer no coração de San Telmo é curtir a Praça Dorrego, com local para ver uma apresentação de tango ao ar livre ou tomar uma cervejinha.

San Telmo: restaurantes

Do café da manhã até o jantar elegante, você pode fazer todas as refeições do seu dia por San Telmo. E, mais do que isso: sair dos estabelecimentos completamente satisfeito!

1. Casal de Catalunya

O melhor da gastronomia catalã tem endereço certo em Buenos Aires. Com linda arquitetura, serviço atencioso e comida deliciosa, o Casal de Catalunya traz várias referências à Barcelona. Tapas e paella são os pratos mais escolhidos pelos visitantes. A dica é não ir sem reserva aos finais de semana, sob risco de ter que esperar bastante por uma mesa.

Endereço: Chacabuco, 863.

2. El Baqueano

Presente na lista dos melhores restaurantes da América Latina, o Baqueano é a escolha certa para quem quer fugir um pouco das tradicionais parillas da Argentina. Sofisticado, o menu traz carnes exóticas, como ema e faisão, combinadas com ingredientes regionais, de legumes a flores. Não é um local barato, mas é perfeito para um jantar a dois.

Endereço: Chile, 499.

3. El Refuerzo

Frequentado por moradores de San Telmo, o El Refuerzo é uma boa pedida para quem quer fugir do tumulto turístico. Pequeno e simples, oferece ótimos vinhos e cervejas artesanais. Trata-se de um autêntico bodegon argentino, com porções bem servidas e preço justo. Destaque para as milanesas, com gostinho de comida caseira.

Endereço: Chacabuco, 872.

4. El Banco Rojo

Com ambiente bem descontraído e preços amigos do bolso, El Banco Rojo conta com sanduíches, hambúrgueres, empanadas, saladas, tacos e sobremesas no seu cardápio. Seu nome se deve aos banquinhos vermelhos na entrada da casa, na decoração do local e junto às mesas também. Importante: o lugar não aceita cartão de crédito.

Endereço: Bolívar, 866.

5. Merci

Localizado no mercado de San Telmo, Merci é uma mistura de restaurante, bar e padaria. Sua especialidade é a culinária francesa. Os produtos são muito frescos e saborosos. Excelente local para tomar um café e comer delícias como croissants, brownies e baguetes.

Endereço: Carlos Calvo, 455.

Quem gosta de uma experiência mais “roots” deve comer também dos vendedores de rua. O cheiro das salsichas dos panchos é de dar água na boca!

Bares em San Telmo

Nada de ir cedo para o hotel. San Telmo também é um bairro vivo durante a noite, com muita cerveja e diversão nos seus diversos bares.

1. La Puerta Roja

Não se deixe levar pelas aparências. Por trás da discreta porta vermelha da fachada, que também dá o nome ao bar, há um ambiente surpreendente. Com trilha sonora voltada ao rock, público alternativo e ótimas cervejas artesanais, o La Puerta Roja é uma boa sugestão para ir com grupos de amigos. Quantos aos petiscos, há várias iguarias da gastronomia mexicana. As pizzas também são muito gostosas.

Endereço: Chacabuco, 733.

2. Bar Sur

Muito além de um lugarzinho para tomar um drink ou outro, o Bar Sur é cheio de personalidade e conta com um atrativo extra: shows de tango! O local, inclusive, já foi visitado por diversos artistas e serviu de cenário para cenas do filme Happy Together (Felizes Juntos, em português). Com poucas mesas e espaço apertadinho, a casa oferece uma experiência única, sem palco nem nada, com dançarinos rodopiando a centímetros dos clientes.

Endereço: Estados Unidos, 299.

3. The Gibraltar

Parece um pub inglês, mas está em plena Argentina. O The Gibraltar tem um aconchegante jeitinho retrô e porções de tira-gostos bem saborosas e generosas. Há mesa de sinuca e o ambiente é sempre bem movimentado por um pessoal mais jovem. Vale ficar de olho nos dias em que há promoção de chopp em dobro. A música por lá é boa, a cerveja também. Precisa mais alguma coisa?

Endereço: Peru, 895.

4. Bar Seddon

Tanto para um almoço quanto cervejinha ao entardecer, o Bar Seddon é sempre uma ótima opção. O local é todo bem decorado, com um encantador charme rústico. Iluminação agradável, muitas opções de bebidas e culinária de dar água na boca estão entre os destaques. O bar fica pertinho do banco da Mafalda e seu preço é compatível com outros bares e restaurantes de Buenos Aires.

Endereço: Defensa, 695.

5. Garage Bar

Garage Bar. Nada mais apropriado para um bar cuja fachada é um portão de garagem, certo? Trata-se de um lugar legal para tomar cerveja com os amigos, sem muita pretensão. O cardápio não oferece muitas opções de comida, sendo a bebida o forte. O ambiente também é bem legal, com decoração bacana, e atendimento gentil por parte dos atendentes.

Endereço: Chile, 631.

Ficou na dúvida de qual mais gostou? Faça seu próprio “pub crawl” e fique um pouquinho em cada um!

10 hotéis em San Telmo perfeitos para qualquer público

Para quem busca luxo e glamour ou para quem não quer gastar muito com hospedagem: San Telmo é endereço de excelentes opções de hotéis e hostels para todos os tipos de viajante. Descubra!

  • O mais luxuoso: Intercontinental Buenos Aires academia, piscina coberta, quartos grandes, café da manhã com direito a espumantes. Parece bom o bastante para você? Pois tudo isso — e muito mais — o espera no InterContinental, hotel tradicional e com boa localização.
  • O melhor localizado: Unique Palacio San Telmo o que torna esse hotel atrativo é o fato de estar muito pertinho de tudo, como o Café Tortoni, Casa Rosada e Calle Florida. O atendimento é cordial. No entanto, não há café da manhã e os quartos são pequenos e simples.
  • O mais romântico: Hotel Boca by Design todo novinho, o hotel é muito elogiado pela sua limpeza, conforto e ambiente. Cenário ideal para curtir com quem você ama, certo? Além disso, os quartos são muito confortáveis e o custo-benefício é bom.
  • O melhor avaliado: Scala Hotel Buenos Aires sabe aqueles hotéis dignos de filmes, com lobby suntuoso e café da manhã completíssimo? Eis o Scala Hotel. Localizado próximo ao metrô, ele é o ponto de partida para vários passeios em Buenos Aires. As instalações são limpas e espaçosas, enquanto o atendimento é de primeira linha.
  • O mais econômico (e bom): Circus Hotel & Hostel com funcionários que falam em português na recepção, o Circus tem diárias acessíveis em comparação com tudo que oferece. Boa estrutura, bem localizado, com café da manhã pago à parte. Não esqueça de levar adaptador de tomada, já que as do hotel seguem padrão argentino.
  • O melhor serviço: Mansion Vitraux Boutique Hotel por ser um hotel pequeno, o Mansion Vitraux oferece aqueles atendimentos praticamente exclusivos. Localizado em rua tranquila e próximo de diversos atrativos da capital da Argentina, o hotel também conta com piscina aquecida e café da manhã entregue no quarto.
  • O mais moderno: Lemon Apartments com decoração charmosa e atenção aos mínimos detalhes, o Lemon agrada diversos públicos. Limpo, seguro e silencioso, oferece lofts com cozinha completa, ar-condicionado, tudo funcionando perfeitamente. Não oferece café da manhã, mas fica há duas quadras da Feira de San Telmo.
  • O melhor para famílias: Patios de San Telmo hotel simples, mas com tudo direitinho. Quartos confortáveis, internet wi-fi que funciona, chuveiro bom e equipe atenciosa são alguns dos seus pontos altos. Não há muito luxo, mas muita simpatia por parte e todos os funcionários.
  • O mais cool: Moreno Hotel Buenos Aires o mais bacana do Moreno Hotel é seu endereço, que fica perto de San Telmo e, ao mesmo tempo, do badalado bairro de Puerto Madero. Os apartamentos oferecem muitas comodidades e excelente internet sem fio. Os elevadores antigos — porém seguros — são um charme.
  • O melhor hostel: Milhouse Hostel Hipo muito bem equipado, o hostel oferece quartos com banheiros privativos, ventilador de teto e acomodações aconchegantes. Vale a pena descobrir quais as programações oferecidas pela equipe do hostel, geralmente divertidos passeios por diferentes bairros.

E aí, com qual categoria você se identificou mais? Seja qual for, certamente encontrará a acomodação que se encaixa perfeitamente com sua personalidade.

Compras em San Telmo

Embora a Feira de San Telmo seja um excelente local para fazer comprinhas, pelo bairro há outros endereços igualmente apaixonantes. Confira a seguir alguns deles.

1. Antiguidades

Se você quer garimpar objetos antigos em San Telmo, mas não conseguiu se programar para ir até lá no domingo, tudo bem. Pelo bairro existem várias outras lojinhas e galerias com antiguidades, abertas todos os outros dias da semana. Os imperdíveis: Cualquier Verdura (Humberto Primo, 517), La Candelaria (Defensa, 1170) e Guevara Gallery Art Noveau (Defensa, 982). No Mercado de San Telmo também existem várias barraquinhas comercializando itens de décadas passadas.

2. La Casa Del Dulce de Leche

Ir para Buenos Aires em experimentar algum tipo de dulce de leche é quase uma ofensa. E é nessa loja que você pode não apenas comprar muitas doçuras incríveis, como também degustá-las. Os preços são mais altos do que os encontrados em supermercados, mas vale pela experiência, inúmeros sabores e visual do estabelecimento.

Endereço: Defensa, 1060.

3. Karina Chavin Espacio De Arte

Karina Chavin é uma artista argentina conhecida por suas obras cheias de cor e vida. E é em seu espaço na Calle Defensa que você pode comprar um quadro e levar um pouco dessa arte para sua casa. A pequena galeria possui diversos objetos, como almofadas, adesivos e calendários. Gatos são muito retratados nas pinturas, portanto os gateiros de plantão não podem deixar de visitar.

Endereço: Calle Defensa, 1012.

4. Galeria del Viejo Hotel

San Telmo é cheio de lugares escondidinhos e muito encantadores. Essa galeria é um desses casos. O endereço antes era um hotel, hoje abriga espaços de artistas, pintores e escultores. Por lá são encontradas peças únicas, bem como antiguidades. E vale o passeio mesmo se você não quiser comprar nada, porque a arquitetura do século passado é um regalo aos olhos.

Endereço: Carlos Calvo, 451.

5. Quorum

Embora pareça que San Telmo só oferece objetos antigos, sempre há novidades aparecendo por lá. A Quorum, por exemplo, é uma galeria de arte nova, toda moderninha e descolada, que faz constantes exposições de fotografias e esculturas, além de comercializar as obras. O preço das gravuras é convidativo e perfeito para quem está começando a montar sua coleção artística.

Endereço: Defensa, 894.

De um simples enfeites e moedas antigas até enormes obras de arte, você acha de tudo por San Telmo.

Como chegar em San Telmo

  • Proximidades: se você estiver pelo Centro ou Puerto Madero, pode ir andando até San Telmo. Mas se não quiser caminhar, vale pegar um táxi que a corrida sairá baratinha.
  • Ônibus: são diversas as linhas de ônibus que levam você até San Telmo. Escolha qualquer uma dessas: 22, 24, 28A, 28B, 29, 33, 54, 61, 62, 74, 86, 93, 126, 130, 143, 152 e 159.
  • Metrô: Estação San Juan e Estação Catedral.

Apesar de ser tudo pertinho, evite andar pelas ruas mais desertas de San Telmo à noite, desacompanhado. No mais, é só curtir.

15 fotos de San Telmo para se apaixonar “más un poquito”

Ainda não se convenceu de que San Telmo merece uma chance? As imagens podem dizer mais do que muitas palavras.

1. Se engana quem acha que San Telmo só tem charme aos domingos

2. Quando sua famosa feira toma conta das ruas

3. Deixando tudo cheio de cor e de vida

4. O bairro tem muito a ser explorado

5. De lojinhas cheias de charme

6. E restaurantes gostosos

7. Até museus com acervos impressionantes

8. A dica é observar a arte que está nas ruas

9. E na arquitetura também

10. Bater perna sem muita pressa

11. Para poder absorver ao máximo as belezas de San Telmo

12. Não esqueça, obviamente, de tirar uma foto com a Mafalda

13. E de comer uma coisinha gostosa ao longo do passeio

14. San Telmo definitivamente não pode ficar de fora do seu roteiro de Buenos Aires

15. Você vai se apaixonar!

Com vontade de explorar mais locais de Buenos Aires? Então vamos para Palermo! Veja agora um guia com tudo que você precisa saber sobre esse bairro.

PARA VOCÊ