Obelisco de Buenos Aires: tudo que você sempre quis saber

Escrito por Nicole Dias

O Obelisco de Buenos Aires. Provavelmente você se deparou com esse marco quando esteve passeando pela capital da Argentina. Aliás, é bem difícil ele não ser notado. São mais de 60 metros de altura localizados em uma das áreas mais movimentadas da cidade. Mas talvez você não saiba muito sobre a história do Obelisco ou por qual motivo ele está lá.

Se você quer saber um pouquinho mais sobre esse cartão postal de Buenos Aires, basta continuar lendo esse post. Ele conta um pouco sobre a história do Obelisco e algumas curiosidades muito legais sobre o monumento. Você enxergará a construção com outros olhos!

A história por trás do Obelisco de Buenos Aires

Há muitos anos, a área onde hoje está o Obelisco era ocupada por uma igreja. Foi nela que a bandeira da Argentina foi hasteada pela primeira vez em Buenos Aires. Isso ocorreu no ano de 1812. Em 1936, em comemoração aos 400 anos da primeira fundação de BsAs, o Obelisco tomou forma.

Sua obra inicial foi autoria do arquiteto Alberto Prebisch, considerado pioneiro na arquitetura argentina moderna. Ele também é responsável por outros memoráveis edifícios da cidade, como o Cine Gran Rex.

O Obelisco só não é mais alto pois na época de sua construção a altura máxima permitida era 67,5 metros. Imagina se fosse ainda maior?

Localização e endereço

Sabe aquela avenida bem conhecida de Buenos Aires, a 9 de Julio? É no cruzamento dela com a Calle Corrientes que se encontra o Obelisco. Essa região é conhecida como o Centro da capital portenha. Por perto está a Calle Florida, o Teatro Colón e inúmeros edifícios, hotéis, lojas, casas de tango e restaurantes.

Vale a pena passar por ali também à noite. Os telões com propagandas, o trânsito constante e as luzes da cidade mostram a grande metrópole que Buenos Aires é.

Curiosidades sobre o Obelisco de Buenos Aires

iStock

    1. O Obelisco foi inaugurado em 1963

    Mais precisamente no dia 23 de maio. As obras se iniciaram no mês de março. Sim, foi rápido mesmo. Em pouco mais de 30 dias o Obelisco já tinha surgido. Para tanto, foi preciso contar com a mão de obra de 157 profissionais que trabalharam em dois turnos.

    2. Há 207 degraus dentro dele

    Se você prestar bem atenção, verá que o Obelisco possui uma porta. Dentro deles estão as centenas de degraus que dão acesso ao topo. Lá no alto estão localizadas quatro janelas. Imagina só a vista!

    3. Antigamente era possível visitar o Obelisco por dentro

    Quem não gostaria de observar Buenos Aires de um ponto pra lá de privilegiado? Deve ser incrível. No entanto, infelizmente hoje em dia o acesso ao interior do Obelisco é proibido.

    4. Já desejaram que ele fosse demolido

    Alegando motivos econômicos e de segurança pública, em 1939 o Conselho Deliberativo de Buenos Aires sancionou a demolição do monumento. No entanto, esse ato foi vetado pela prefeitura. Que bom, né?

    5. Há inscrições nos seus quatro lados

    Na fachada norte está escrito que foi naquele local que a bandeira nacional foi içada pela primeira vez por San Nicolás. Nas outras partes há textos sobre sua fundação.

    6. Em dezembro de 2005 o Obelisco foi coberto por um preservativo gigante

    A camisinha de 67 metros foi utilizada na celebração do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Já em 2015, uma intervenção de arte “escondeu” a ponta do monumento e colocou-a na frente do Malba. Na verdade, a ponta verdadeira do Obelisco continuou no seu local de origem, apenas foi coberta por uma estrutura de ferro.

    7. Dizem que o Obelisco esconde uma carta secreta

    A mensagem que está no topo do Obelisco teria sido escrita pelo arquiteto da obra e destinada a qualquer pessoa que encontrasse-a na demolição do documento. Não se sabe o conteúdo da carta. E nem se essa história é verdade ou apenas uma fake news…

Gostou de saber esses fatos curiosos acerca do Obelisco? Agora você pode contar aos seus amigos quando estiver passeando por Buenos Aires!

10 fotos do Obelisco de Buenos Aires

Além de todas as histórias que o envolvem, o Obelisco é um regalo aos olhos. Confira mais algumas imagens para contemplá-lo por diferentes ângulos.

1. O Obelisco muitas vezes é usado como ponto de referência

2. Isso porque se destaca pelo seu tamanho

3. E por estar bem no cruzamento de duas importantes avenidas de Buenos Aires

4. É no Obelisco que rolam protestos ou comemorações quando algum time de futebol ganha

5. E ele costuma ser decorado ou iluminado conforme algumas campanhas ou datas especiais

6. Mal dá pra perceber direito, mas lá no topo o Obelisco tem janelas

7. E dificilmente você passará por lá e não verá nenhum turista tirando fotos

8. Dica: peça para o fotógrafo ficar sentado no chão, assim a foto fica mais legal

9. Ou aposte na boa e velha selfie

10. Só não vale ficar sem lembranças do Obelisco na sua viagem a Buenos Aires

Depois de ler tudo isso, a mão para pegar o passaporte e ir direto para a Argentina chega a coçar, não é? Pois bem, não deixe de consultar essas dicas de onde ficar em Buenos Aires, com os melhores bairros e hotéis da capital.

PARA VOCÊ