6 locais para visitar em Cachoeira Bahia, Cidade Monumento Nacional

Cachoeira – Bahia é o destino perfeito para quem procura um lugar tranquilo e se interessa pela história do Brasil. Visitar a cidade que foi tombada por seu conjunto arquitetônico dos séculos XVIII e XIX em estilo barroco e neoclássico faz qualquer um pensar que está visitando, de fato, uma outra época. Confira a seguir atividades e dicas para esse destino.

Publicidade

Onde fica Cachoeira – Bahia

A cidade de Cachoeira fica localizada às margens do rio Paraguaçu, a 130 km de Salvador. Considerada um importante Patrimônio Nacional, Cachoeira é conhecida como uma das cidades brasileiras que mais preservou a sua identidade cultural e histórica com o passar do tempo.

Como chegar

O aeroporto mais próximo de Cachoeira fica em Salvador, e para chegar até a cidade o turista pode seguir de ônibus ou alugar um carro. Os ônibus com destino à Cachoeira saem a cada uma hora da rodoviária de Salvador. Mas para quem optar por ir de carro, basta seguir pela BR-420 e pela BR-324.

Vale salientar que o ônibus custa R$ 32 e leva cerca de 2h para chegar ao destino final. Além disso, o visitante que for de carro próprio ainda pode conhecer as cidades vizinhas, como Maragogipe, São Félix, Muritiba e Santo Amaro da Purificação, terra de Caetano Veloso.

A história de Cachoeira

Conhecida como Cidade Monumento Nacional, Cachoeira é considerada pioneira no movimento de independência do Brasil. Foi de lá que partiram as lutas armadas contra os portugueses no século XIX, em busca da independência. Os primeiros gritos de revolta contra a opressão lusitana também começaram a aparecer na cidade de Cachoeira.

Em pouco tempo surgiram batalhões patrióticos liderados por figuras importantes como o Barão de Belém, Rodrigo Antônio Falcão Brandão, Maria Quitéria de Jesus conhecida como mulher-soldado, e muitas outras que são muito importantes para a história nacional. Cachoeira comemora no dia 25 de junho de 1822 o início das lutas que resultaram na Independência da Bahia.

O que fazer em Cachoeira-Bahia

Cachoeira é uma cidade que agrada a muitos gostos. Se você gosta de cultura, certamente vai gostar de visitá-la durante a festa da Boa Morte ou durante a Flica (Festival de Literatura). Mas se prefere descansar, vai amar tomar um banho de rio ou fotografar as ruínas e casas coloniais. Ficou animado? Então confira as outras atrações.

Publicidade

1. Convento Santo Antônio do Paraguaçu

Localizado no Povoado de São Francisco do Paraguaçu, o convento foi construído entre os anos de 1660 e 1686. É um verdadeiro passeio histórico com uma vista incrível para o Rio Paraguaçu. De arquitetura barroca, o lugar ficou nacionalmente conhecido por ter sido parte do cenário da novela Velho Chico da Rede Globo.

2. Imperial Ponte Dom Pedro II

A Ponte Imperial Dom Pedro II é um importante ponto turístico da cidade e um dos principais cartões-postais do Recôncavo Baiano. Fundada em 1885, a ponte faz a ligação dos municípios de Cachoeira e São Félix. Vale a pena visitar o local que fica às margens do Rio Paraguaçu e fazer aquela foto maravilhosa.

3. Igreja da Ordem Terceira do Carmo

A igreja foi fundada em 1691 e possui uma beleza majestosa que encanta todos os seus visitantes. O interior da construção é revestido com talha dourada e com azulejos portugueses que fazem a representação de cenas da bíblia. No teto, há diversas pinturas que representam a espiritualidade carmelita e vários santos pertencentes à ordem.

4. Museu Regional de Cachoeira

Visitar o Museu Regional de Cachoeira é como fazer uma viagem no tempo e na história do Brasil. Localizado no centro de Cachoeira, o museu possui mobiliário antigo, fotografias, e diversos artefatos históricos que remetem à época do Brasil Império. Além de tudo isso é um ótimo passeio para conhecer mais sobre as riquezas culturais do Recôncavo Baiano.

5. Casa do Licor

Além de ser uma referência histórica, a cidade também é conhecida por oferecer os melhores licores do Brasil. Na Casa do Licor você pode encontrar diversas opções para experimentar a bebida que está tão presente na cultura local. Lá os licores são preparados artesanalmente e tem até alguns sabores exclusivos, como, por exemplo, o licor de banana.

6. Fábrica de Charutos Dannemann

Inaugurada em 1873 pelo alemão Gerhald Dannemann, a principal fábrica de charutos de Cachoeira produz charutos de altíssima qualidade. Eles são confeccionados de maneira artesanal por mulheres que transmitem o seu conhecimento de geração a geração e são comparados até mesmo com os charutos cubanos. Neste passeio, os turistas acompanham uma visita guiada que apresenta o processo de fabricação dos charutos, desde a semente até o produto final.

Visitar Cachoeira é realmente fazer uma viagem no tempo, não é mesmo? Além disso, o destino é perfeito para quem quer fazer uma viagem diferente e conhecer mais sobre a cultura local e sobre a história nacional.

Dicas e informação importante para aproveitar melhor sua viagem de férias

Confira a seguir algumas dicas de viagem para curtir ao máximo a sua experiência em Cachoeira.

  • Visite todos os pontos históricos da cidade: explore a região para descobrir mais sobre a história, cultura e importância nacional de Cachoeira. Você vai ficar encantado com o acervo e com os artefatos históricos espalhados pela cidade.
  • Verifique sempre a previsão do tempo: o clima na cidade é quase sempre estável e bem ensolarado, mas verificar a previsão do tempo é sempre uma boa ideia. Afinal, você não quer ser pego de surpresa com uma chuva no meio de um passeio.
  • Defina um roteiro: antes de mais nada separe uma lista com os principais pontos que você quer conhecer na cidade. Você pode fazer alterações mais tarde de acordo com seus interesses e gosto pessoal.
  • Experimente a culinária local: A culinária baiana é bastante rica e possui um sabor realmente único e incomparável. Aproveite os seus dias de viagem para degustar cada prato do menu e enriquecer ainda mais a sua experiência.
  • Conheça o Festival de Samba de Roda: além das festas religiosas, a cidade conta com um dos Festivais de Samba de Roda mais famoso do país, onde se apresentam vários grupos locais.

Com estas dicas você certamente irá se organizar melhor e curtir ainda mais a sua viagem!

Publicidade

Onde se hospedar em Cachoeira-Bahia

  • Hostel Casa de Avany – $: o hostel possui uma ótima infraestrutura, com cozinha, wi-fi gratuito e áreas em comum. Além disso, o local oferece quartos para famílias e aluguel de bicicletas.
  • Cachoeira Apart Hotel – $: Hotel amplo, com acomodações simples e bem localizado. Fica a 600 m da rodoviária e a 800 m das principais atrações turísticas da cidade. O custo-benefício é bem significativo de acordo com os usuários.
  • Pousada Treze de Março – $$: dispõe de quartos práticos, bem iluminados e com uma maravilhosa decoração rústica. A pousada oferece serviço de recepção 24 horas e buffet de café da manhã e possui um custo-benefício muito bom.
  • Pousada Convento do Carmo – $$$: possui uma ótima localização ficando a apenas 200 m do centro histórico de Cachoeira. As acomodações oferecem bastante conforto e a pousada também dispõe de um restaurante com um menu diverso e piscina para os hóspedes.

A cidade é bem hospitaleira e possui boas opções de hospedagem. Certifique-se apenas de verificar os serviços oferecidos e que eles estejam de acordo com a suas expectativas.

15 fotos encantadoras de Cachoeira para admirar esse destino histórico

Veja a seguir algumas fotos que irão fazer você se apaixonar por Cachoeira e querer preparar as suas malas agora mesmo.

1. Cachoeira guarda uma imensa quantidade de histórias

2. Com detalhes em cada uma de suas construções antigas

3. E nas suas ladeiras e vielas

4. Em Cachoeira a natureza exala uma tranquilidade

5. Que você precisa conferir de perto

6. Os detalhes das construções são impressionantes

7. E os artefatos históricos que estão espalhados pela cidade

8. Nos convidam a refletir sobre uma outra época

9. A cidade dos melhores licores

10. É também a cidade pacata e tranquila, perfeita para descansar

11. A paisagem por si só já é relaxante

12. Os moradores locais têm orgulho da sua história

13. Aproveite sua viagem para se reconectar com a natureza

14. Curtir as melhores paisagens

15. E relaxar admirando aquele pôr do sol maravilhoso

E aí, que tal conhecer esse destino? Então se você gostou de conhecer esse pedacinho da Bahia conheça também 7 programas imperdíveis para curtir em Itabuna e aproveite para atualizar agora mesmo o seu roteiro de viagem!