Conheça as festas populares de Cachoeira, no Recôncavo Baiano

Por                                
Em 23.05.21

Se você está procurando uma cidade tranquila, com clima gostoso e com atrações voltadas para o turismo religioso e histórico-cultural, certamente vai se apaixonar por Cachoeira. Essa cidade do interior da Bahia é repleta de igrejas, casarões e possui muitas atividades que atraem o turista durante o ano inteiro. Conheça mais.

Continua após o anúncio

Onde fica a cidade de Cachoeira

O destino possui cerca de 33 470 habitantes e fica localizado a cerca de 118 km de Salvador, na região do Recôncavo baiano. O local é famoso pela festa de Nossa Senhora da Boa Morte, pela produção de licores no período junino e também pela sua arquitetura colonial.

Como chegar

É possível chegar de carro, moto ou de ônibus em Cachoeira. Nas duas primeiras opções, o motorista terá de pegar a BR-324 e BR-420 e seguir as placas em direção à cidade. Mas caso prefira, é só pegar um ônibus na rodoviária de Salvador em direção ao destino.

Vale salientar que o ônibus custa R$ 32 e leva cerca de 2h para chegar ao destino final. Além disso, o visitante que for de carro próprio ainda pode conhecer as cidades vizinhas, como Maragogipe, São Félix, Muritiba e Santo Amaro da Purificação, terra de Caetano Veloso.

História da cidade de Cachoeira

A história de Cachoeira é marcada pela produção de fumo e açúcar durante o período colonial e a significativa presença de escravos e europeus de diversas partes do continente. O município conserva até hoje traços da sua formação, através das construções do século 17, presença do sincretismo religioso e forte cultura afro-brasileira.

O que fazer na cidade de Cachoeira

Cachoeira é uma cidade que agrada a muitos gostos. Se você gosta de cultura, certamente vai gostar de visitá-la durante a festa da Boa Morte ou durante a Flica (Festival de Literatura). Mas se prefere descansar, vai amar tomar um banho de rio ou fotografar as ruínas e casas coloniais. Ficou animado? Então confira as outras atrações.

1. Convento de São Francisco do Paraguaçu

A atração fica localizada numa vila de pescadores, sem estrutura turística. Porém, as ruínas e construções guardam muita história, por isso o ideal é que você contrate um guia turístico para te contar um pouco mais sobre o local. Ao lado do convento está localizado o Rio Paraguaçu, onde é possível tomar um banho e um restaurante servindo pratos deliciosos, como moquecas de siri ou arraia.

2. Ponte Dom Pedro II

Outro importante ponto turístico da cidade é a Ponte Dom Pedro II, que liga Cachoeira à São Félix. A maioria das pessoas passam pelo local apenas para conhecer de perto ou então tirar fotos. Aliás, é possível atravessá-la a pé ou de bicicleta e tornar o passeio ainda mais divertido.

3. Museu Hansen Bahia

Se você gosta de atrações culturais, indicamos também o Museu Hansen Bahia, de Cachoeira. Nele, você irá encontrar um acervo com xilogravuras representando a história do povo que viveu na região. Além disso, no local ocorrem atividades universitárias que atraem o público acadêmico.

4. Memorial da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte

Nesse memorial é possível conhecer a história completa da irmandade da boa morte, as suas tradições e se deliciar na festa que ocorre no mês de agosto. Há uma lojinha local onde o visitante pode comprar artigos artesanais para guardar de recordação. Vale mencionar que o acervo não é rico, mas o turista pode conhecer mais sobre a relação entre o catolicismo e o candomblé.

5. Clube de Campo Cachoeira

O clube de Cachoeira é uma atração muito divertida para ir com a família. O local possui uma estrutura bem bacana com piscinas, campo de futebol, restaurante e banheiros. Além disso, o lugar ainda recebe grupos que desejam passar o dia descansando e realizando diversas atividades. Porém, antes de ir, verifique a disponibilidade de horários.

6. Prefeitura de Cachoeira

A prefeitura da cidade fica localizada num casarão antigo e que por esse motivo, virou uma atração na cidade. Então, muitas pessoas aproveitam a caminhada pelas ruas para poder tirar uma foto dessa construção.

7. Rio Paraguaçu

O Rio Paraguaçu é considerado o maior da Bahia e banha muitas cidades, entre elas Cachoeira e São Félix, dois pólos importantes no Recôncavo Baiano. O seu nome tem origem no tupi antigo e já foi escrito de diversas formas. Aliás, esse rio é muito utilizado para navegação, banho e contemplação. Aliás, aproveite para admirá-lo na região da barragem da Pedra do Cavalo.

8. Balneário Vale das Cachoeiras

O Vale das Cachoeiras é mais um local maravilhoso para estar com sua família. O clube é perfeito para descansar, brincar, passear e ainda disponibiliza para os visitantes uma área para acampar e churrasqueira livre. Ele funciona aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia e o ingresso custa R$ 25.

9. Porto de Cachoeira

Enfim, essa última atração de Cachoeira é ótima para passar um fim de tarde. É desse local que saem os barcos e canoas que navegam pela região e onde as pessoas costumam tomar um banho. Por isso, não deixe de contemplar esse ponto turístico da cidade.

Caso esteja interessado no turismo religioso, saiba que a cidade ainda é repleta de eventos famosos. Entre eles, estão as festividades de Santa Bárbara, São Cosme e Damião, Santa Cecília e Nossa Senhora do Rosário. Por isso, o interessante é buscar o calendário de todas as festas e viajar num período que coincida com a sua maioria.

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor sua viagem

As construções do século 17 de Cachoeira revelam toda a riqueza de uma época bem antiga. Mas para você conhecer mais um pouquinho sobre o local, selecionamos algumas dicas valiosas que serão úteis na sua primeira viagem a esse lugar fantástico.

  • Clima de Cachoeira: a cidade possui estações bem definidas e é visitada durante todo ano, sobretudo no período do inverno.
  • Sobre o patrimônio histórico: recentemente, a prefeitura restaurou praças, ruas, construções e igrejas que fazem parte do seu conjunto colonial.
  • Contratar ou não um guia? é interessante que você contrate um guia para te acompanhar pela cidade. Além de se informar, você estará ajudando a fomentar o turismo local.
  • Conheça o Festival de Samba de Roda: além das festas religiosas, a cidade nos brinda com um dos Festivais de Samba de Roda mais famoso do país, onde se apresentam vários grupos locais.
  • Ensino e educação: a cidade vem ganhando outros contornos após a instalação de um campus da Universidade Federal do Recôncavo e da Faculdade Adventista da Bahia.

O destino ainda é conhecido nacionalmente como “Cidade Monumento Nacional” por guardar grandes histórias do período colonial. Além disso, foi por causa da atividade açucareira em Cachoeira que a Bahia começou a ter um destaque e importância no Brasil há muitos anos atrás.

Onde se hospedar

Cachoeira possui opções de hospedagem que possuem um ótimo custo benefício e outras bem mais caras. Por isso, selecionamos os locais mais procurados pelos turistas que visitam a cidade.

  • Hostel Casa de Avany – $: o hostel possui uma ótima infraestrutura, com cozinha, wi-fi gratuito e áreas em comum. Além disso, o local oferece quartos para famílias e aluguel de bicicletas.
  • Cachoeira Apart Hotel – $$: o hotel fica localizado no centro da cidade e está cercado de pontos turísticos, como museus, igrejas e edifícios coloniais. O local ainda é bem avaliado pelos hóspedes.
  • Pousada Treze de Março – $$$: essa pousada possui quartos bem iluminados, café da manhã e recepção 24 horas. Além disso, ela está localizada a 30 metros a rodoviária da cidade.
  • Pousada Convento do Carmo – $$$$: essa última opção é a mais luxuosa e fica bem perto de bares, lojas e restaurantes. O local dispõe de piscina adulto e infantil e um café da manhã delicioso.

Se você é mais aventureiro, é possível encontrar campings ao redor da cidade para se hospedar. Mas independente da sua escolha, se for viajar num período de festas, escolha a sua hospedagem com antecedência para não correr o risco de ficar sem ter onde ficar.

15 fotos encantadoras da cidade de Cachoeira

Separamos algumas fotos para demonstrar o quanto a cidade de Cachoeira é charmosa e especial. Então desfrute das imagens de pessoas que já estiveram pela região e amaram conhecer cada cantinho.

1. Cachoeira é uma cidade importante da Bahia

2. E cheia de histórias para contar

3. Famosa pelas suas ruas e ladeiras

4. Pela produção de licores

5. E paisagens naturais

6. Ela é repleta de igrejas e capelas

7. Museus que contam trajetórias

8. E outros pontos turísticos maravilhosos

9. Além de monumentos ricos culturalmente

10. Ela é famosa pelas festividades da Boa Morte

11. Possui espaços para toda família

12. Locais incríveis para tirar fotos

13. E admirar de pertinho

14. Então não deixe de visitar

15. Você vai adorar o clima desse local!

O Recôncavo Baiano é uma região cheia de belezas naturais e muitos locais históricos, que merecem a sua visita. E se você adora cidades antigas, confira as melhores opções de Valença, também localizada na Bahia.