7 programas imperdíveis para curtir Itabuna, no sul da Bahia

Conhecida pela sua hospitalidade e riqueza cultural, Itabuna se apresenta como um ótimo destino para viagens! Cidade natal do escritor Jorge Amado, a Capital do Cacau (como é chamada) compõe um dos maiores centros urbanos do estado da Bahia. Quer saber mais? Confira a seguir detalhes que irão te deixar morrendo de vontade de conhecer esse belo lugar!

Publicidade

Onde fica

Itabuna é cidade vizinha de Ilhéus, estando localizada ao sul do estado da Bahia. Relativamente distante da capital Salvador (aproximadamente 425 km de distância), a cidade ocupa a quinta posição no ranking das cidades mais populosas do estado.

Como chegar

Sendo um centro urbano de grande fluxo, Itabuna possui diversas formas de acesso. Dessa forma, você pode optar por aquela que mais te agradar e estiver dentro das suas condições. Partindo de Salvador, a forma mais prática de se chegar a Itabuna é pegando um avião para Ilhéus. Há diversos planos de viagens, com preços variáveis. O tempo médio do percurso gira em torno de 50 minutos. Ao chegar em Ilhéus, você tem a opção de se locomover via transporte público coletivo (com trajeto de 40 minutos) ou por meio de veículo de aplicativo privado (cerca de 10 minutos).

Caso prefira ir dirigindo, saindo da capital do estado, o caminho é longo! A via de acesso que você deve buscar é a BR-101. Seguindo o caminho, não deverá levar mais que 6 horas e 30 minutos para que você chegue no seu destino de Itabuna.

Agora que você sabe como chegar em Itabuna, confira algumas atividades para se fazer na cidade!

7 passeios para aproveitar Itabuna

Veja a seguir opções de programas em Itabuna e região que irão enriquecer ainda mais a sua experiência:

1. Igreja Catedral de São José

Igreja matriz de Itabuna, a Catedral de São José é um cartão postal da cidade que encanta diversos tipos de públicos. Sua arquitetura, que mistura traços modernos e religiosos, guardam belezas únicas. Localizada no centro da cidade, a Igreja Catedral de São José possui um pátio amplo e arejado, ideal para piqueniques à tarde. Além disso, o prédio fica de frente a uma praça que diariamente recebe muitas famílias, sendo um ótimo espaço de integração.

Publicidade

2. Shopping Jequitibá

Espaço moderno, um dos destaques de Itabuna é o Shopping Jequitibá. O prédio apresenta ótimas instalações, com diversas lojas. Seu espaço é pequeno, com apenas dois pisos, o que gera uma sensação de conforto aos frequentadores. Então, aproveite sua estadia em Itabuna e dê um passeio pelo shopping, você irá se surpreender!

3. Fazenda Yrêrê

Encantadora e muito procurada, a Fazenda Yrêrê está localizada em Ilhéus, bem pertinho de Itabuna. O ponto é um dos principais destinos de quem viaja pela região do sul da Bahia, sendo um verdadeiro oásis de preservação rural. Além da beleza da fauna e flora local, o espaço é famoso por manter viva a tradição do cacau, possuindo plantações e uma linha própria de chocolate que é ofertado aos visitantes.

4. Casa de Cultura Jorge Amado

Ainda em Ilhéus, um roteiro ideal para quem ama cultura e admira o grande escritor Jorge Amado é a visitação da Casa de Cultura Jorge Amado. O passeio é pago. O espaço dedicado ao autor possui um inventário de itens pessoais, materiais de trabalho, livros de sua biblioteca e muito mais. Se você é um amante de literatura, ou simplesmente deseja conhecer mais sobre o Brasil, não deixe de dar esse passeio pela história de um dos maiores artistas brasileiro!

5. Teatro Municipal Cândida Dória

Casa de artes tradicional de Itabuna, o Teatro Municipal Cândida Dória recebe atrações das mais diversas, indo de shows musicais até montagem de peças. Sua estrutura impressiona pela arquitetura imponente e bela. O auditório é amplo, com muitos assentos. Quando visitar Itabuna, corra atrás de saber a programação da semana do teatro! Você vai adorar!

6. Rio Cachoeira

O Rio Cachoeira corta a cidade de Itabuna, enriquecendo a paisagem urbana com suas águas. Nas suas margens, você poderá ver as capivaras conhecidas da região. Há também uma ciclovia na extensão do rio, perfeita para você caminhar enquanto observa os prédios refletidos nas águas cristalinas.

7. As praias de Ilhéus

Depois de muito percorrer a cidade, por que não curtir uma praia? As opções próximas de Itabuna são muitas, visto que Ilhéus possui um belíssimo litoral. Você pode escolher entre a Praia dos Milionários, a Praia Cururupe, a Praia de Acuípe e tantas outras. A região é bem estruturada, contando com quiosques e demais acomodações que irão enriquecer ainda mais seu passeio!

Depois de descobrir alguns lugares para aproveitar sua estadia em Itabuna, anote algumas dicas para sua viagem.

Dicas pra aproveitar Itabuna

É sempre bom conhecer um pouco mais do local que pretendemos viajar, não é mesmo? Confira a seguir algumas dicas legais sobre Itabuna:

  • Atenção com fluxo de veículos: caso você opte por visitar Itabuna e região via carro, esteja preparado para alguns engarrafamentos. Os percursos que conectam Ilhéus e Itabuna são sempre bastante movimentados, de forma que o trânsito fica truncado com frequência. Mas fique tranquilo, pois a situação não é tão difícil assim. Apesar de existirem, os engarrafamentos não se comparam àqueles de outros centros urbanos famosos, como São Paulo;
  • Capriche no repelente: como muito do turismo da região gira em torno de áreas litorâneas e rurais, o repelente será seu melhor amigo. Não hesite em usar um bom repelente sempre que for para uma região longe do centro da cidade, pois essa é a melhor forma de se maravilhar com o ecossistema com tranquilidade;
  • Não se prenda a roteiros fechados: muita da beleza de Itabuna reside em sua arquitetura, cheia de prédios históricos que contam o passado das plantações de cacau no Brasil. Assim, a cidade é praticamente uma caixinha de surpresas que pede para que o viajante a descubra. Quando estiver lá, saia para caminhar, percorra seu centro e se encante com a riqueza cultural caraterística.

Anotou as dicas? Ótimo! Veja a seguir mais informações a respeito da hospedagem em Itabuna.

Publicidade

Onde se hospedar

As hospedagens na região são diversas, atendendo todos os bolsos e condições. Vamos conferir algumas!

  • Princípe Hotel – $: simples e charmoso, essa opção alia preço baixo e qualidade de estadia com perfeição. Todos os quartos são equipados com televisores, banheiro privativo e ar-condicionado. Além das comodidades físicas, o hotel possui estacionamento gratuito e café da manhã;
  • Itabuna Palace Hotel – $$: esse hotel está localizado no coração da cidade, próximo ao Shopping Jequitibá. Além de televisão e ar-condicionado, os quartos possuem frigobar. Nas dependências do local, você ainda pode desfrutar de um bar. O Wi-Fi é gratuito, com sinal mais fraco fora dos quartos;
  • Hotel Roni – $$$: com um rico jardim e quartos espaçosos, o destaque dessa opção está nos quartos que, além de possuírem ótimas instalações, prezam pela acessibilidade. Todo o traslado do hotel pode ser feito via cadeira de rodas, com barras de apoio em todos os cômodos. O café da manhã também é muito elogiado por aqueles que provam!

Enquanto você se decide sobre os hotéis, que tal ver algumas imagens maravilhosas de Itabuna? Continue a leitura!

10 fotos encantadoras de Itabuna para se inspirar

Abaixo, se prepare para a sua viagem com fotos lindas da cidade:

1. Famosa por sua tranquilidade

2. E clima relaxante

3. A cidade de Itabuna é apaixonante

4. Um ótimo destino para descansar

5. Contemplar paisagens incríveis

6. Apreciar a beleza do Rio Cachoeira

7. E claro, viver momentos inesquecíveis!

8. Já está com as malas prontas para essa viagem?

9. Planeje um roteiro completo

10. E curta ao máximo a beleza de Itabuna!

Depois dessas imagens fica difícil não pegar a estrada rumo à Itabuna, não é mesmo? E já que o charme da cidade te conquistou, por que não descobrir as melhores praias da Bahia que podem ser visitadas em um final de semana? Boa viagem!