10 dos melhores e mais belos lugares para acampar no Brasil

Escrito por Lorena Costa

O Brasil é uma terra imensamente verde e azul que possui paisagens indescritíveis para quem gosta de uma boa aventura. Acampar aqui é sinônimo de ar puro, belezas naturais e muita diversão. Do sul ao norte do país existem possibilidades maravilhosas e você vai conhecer aqui as principais delas.

Com certeza, se você é uma aventureira ou aventureiro, já deve ter ido a algum local desses para acampar, mas o ideal mesmo é ir em todos – alguns com mais rapidez, já que com o aquecimento global eles podem desaparecer. Então, fique atento e conheça as mais belas e encantadoras localidades do nosso “país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza”.

1. Barra do Cahy, Bahia

Foto: Divulgação / Panoramio

Foto: Divulgação / Panoramio

A Barra do Cahy é um local bem escondido no litoral do extremo sul da Bahia e fica bem próximo da cidade de Cumuruxatiba que também é um lugar especial para quem adora acampar. Cahy foi uma das localidades que as caravelas chegaram quando Pedro Álvares Cabral desembarcou no Brasil. Para chegar lá, é preciso pegar uma estrada de terra e entrar em uma área privada. Lá tem um único bar e restaurante e dentro da área dessa propriedade é possível acampar, pagando um valor pequeno por dia.

O problema é que se você quiser ir conhecer esse paraíso ainda desconhecido e praticamente isolado do mundo, vai ter que ir rápido. As falésias que separam o camping do mar estão sendo destruídas pouco a pouco por conta do avanço das águas. Então, seja rápido e não perca essa maravilhosa oportunidade.

2. Pancas, Espírito Santo

Foto: Divulgação / Capixaba da Gema

Foto: Divulgação / Capixaba da Gema

Pancas é um local afrodisíaco no estado do Espírito Santo e fica mais ou menos perto da capital Vitória, 180 km. O ambiente é um verdadeiro complexo de verde e pedras com formatos muito belos. As cachoeiras, matas e montanhas deixam o lugar perfeito para quem adora respirar um ar fresco e curtir esportes radicais longe da muvuca das grandes cidades.

3. Praia do Sono, Rio de Janeiro

iStock

iStock

Na histórica cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, você precisa conhecer a Praia do Sono. É um lugar de extrema tranquilidade, bem distante da agitação noturna do município fluminense. O verde das matas combina perfeitamente com o azul do mar e se transforma em um cenário perfeito para descansar e também namorar. Para conseguir acessar o local é preciso passar por uma linda trilha. Os campings ficam a 100 metros do mar. Simplesmente maravilhoso!

4. Chapada dos Veadeiros, Goiás

iStock

iStock

Um dos lugares mais lindo do Brasil! A Chapada dos Veadeiros fica em Goiás e possui um complexo de cachoeiras com mais de 200 opções, sendo que cerca de 60 pertencem ao circuito turístico comercial. Para conhecer tudo, você vai ter que ficar lá uns dois meses, mas uma viagem de sete a dez dias já dá para ver muita coisa.

Um detalhe importante é que praticamente todas as cachoeiras são pagas, exceto as do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros que são completamente gratuitas. Não se espante se encontrar diversos animais por lá, é completamente normal: cobras, onças, veados e tucanos adoram aquelas lindas terras do cerrado goiano.

5. Japaratinga, Alagoas

iStock

iStock

Um paraíso perdido em Alagoas, bem pertinho da famosa Maragogi. Japaratinga é simplesmente maravilhosa, pois não tem toda aquela movimentação de pessoas que a vizinha famosa recebe. Além disso, as praias são espetaculares, um verdadeiro Caribe brasileiro. Vale muito conhecer esse paraíso na terra que fica apenas a 100 km de Maceió.

6. Lençóis, Bahia

iStock

iStock

Depois de falar dos Veadeiros é hora de mostrar a magnífica Chapada Diamantina na Bahia. Existem várias cidades em torno de lá, mas a principal e melhor estruturada é Lençóis, outro lugar que você precisa reservar um bom tempo para conhecer tudo. São grutas, cachoeiras, trilhas, pedras, além de uma noite bem agitada para quem curte ficar ligado o dia inteiro. Um cenário incrível que deve ser conhecido por todo e qualquer brasileiro.

7. Carrancas, Minas Gerais

iStock

iStock

A linda e mineira Carrancas é de deixar qualquer pessoa com o queixo caído. Cenário de diversas novelas globais, a cidade é repleta de cachoeiras e grutas por todos os cantos. Um lugar maravilhoso para curtir com a pessoa amada e se amar loucamente em um dos locais mais exuberantes de Minas Gerais.

8. Monte Roraima, Roraima

iStock

iStock

Também já foi destaque em novela global e merece muito mais que isso. Um dos lugares mais bonitos do país, possui além do Monte Roraima, um complexo de montanhas e muita floresta amazônia, sendo um local perfeito para curtir um ar puro e fazer vários esportes radicais.

A floresta amazônica em si já traz diversas belezas, mas o Monte Roraima, em especial, é magnífico. Parada certa para quem ama natureza acima de qualquer coisa.

9. Parque da Cachoeira, Rio Grande do Sul

iStock

iStock

No Rio Grande do Sul também tem lugar lindo para acampar. Em São Francisco de Paula, 18 km de Canela e 25 km de Gramado, você vai encontrar um dos locais mais incríveis do sul do país: uma propriedade privada com quatro cachoeiras e deliciosas piscinas naturais.

A infraestrutura do local é muito boa com restaurantes, bares, área de camping e tudo que você precisar. O ideal é ir em uma época mais quente para poder aproveitar as deliciosas águas gaúchas.

10. Ilha Grande, Rio de Janeiro

iStock

iStock

Por fim, um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro. Ilha Grande é um arquipélago que fica dentro de Angra dos Reis. Normalmente lotada de iates e navios e casas de milionários, você também pode visitá-la e ficar em campings mais econômicos. As praias mais distantes e escondidas são sempre a melhores. Além da trilha sensacional, você vai chegar a um ambiente quase deserto e perfeito para curtir com os amigos. Algumas boas opções são a Praia Brava das Palmas e a Praia Lopes Mendez.

 
   

PARA VOCÊ