10 parques nacionais para conhecer e curtir a natureza no Brasil

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Aos amantes da natureza e de programas com uma pegada de aventura, listamos aqui dez parques nacionais espalhados pelo Brasil, onde você encontra diversos atrativos como trilhas para caminhadas rodeadas de vegetação, cachoeiras, grutas, rios com água cristalina, praias paradisíacas, e muito mais.

Continua após o anúncio

Além disso, são locais que preservam o meio ambiente e evitam ao máximo a degradação dos ecossistemas. Confira abaixo e se programe!

1. Parque Nacional do Itatiaia, Serra da Mantiqueira

O Parque do Itatiaia, que está localizado na Serra da Mantiqueira entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, foi inaugurado em 1937 por Getúlio Vargas e também é o primeiro parque nacional criado no Brasil.

Por lá, encontram-se oito cachoeiras, 15 trilhas, campos de altitude e vales suspensos, locais onde nascem diversos rios – lá estão 12 importantes nascentes de bacias hidrográficas.

Não deixe de conhecer a trilha para o Pico das Agulhas Negras, considerado o quinto ponto mais alto do Brasil, com 2.791 metros de altura, a cachoeira Véu da Noiva ou as trilhas com vegetação da Mata Atlântica. Se estiver afim de um mergulho, aproveite para conhecer o Lago Azul, uma piscina natural localizada na parte inferior do parque.

2. Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia

Se estiver com viagem marcada para a Bahia, não deixe de se programar para conhecer o famoso Parque Nacional da Chapada Diamantina, onde você encontra dezenas de trilhas, cachoeiras e grutas, entre outras diversas atividades de “turismo de aventura”.

Com vista para o rio Paraguaçu, a região conta com lugares famosos como Lençóis, o Vale do Capão, de Mucugê e Andaraí, além da Gruta da Lapa Doce, que é considerada um cartão-postal da área.

Não deixe de conhecer a Cachoeira da Fumaça, de 380 metros de altura, e o Poço Azul, onde você pode nadar e se refrescar do calor nas águas cristalinas.

3. Parque Nacional do Iguaçu, Paraná

O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, é o segundo mais antigo do País e o maior fora da Amazônia.

O local é bastante procurado por turistas brasileiros e estrangeiros, devido ao seu deslumbrante cenário formado por um cânion e 275 quedas, que você pode admirar e tirar fotos direto da passarela que tem vista para a “atração” e sua principal queda, conhecida como a Garganta do Diabo. Além disso, todo esse espetáculo é cercado de bastante área verde e natureza, pois o local conta com a maior área de Mata Atlântica do sul do Brasil.

Continua após o anúncio

As cataratas do parque foram declaradas pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e já foram eleitas também como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

4. Parque Nacional da Serra do Cipó, Minas Gerais

Conhecido por suas belas paisagens, trilhas com flores ornamentais como orquídeas e bromélias, e rochas pontiagudas, o Parque Nacional da Serra do Cipó é também um ótimo lugar para fazer caminhadas ou mergulhar em piscinas naturais de água cristalina.

Entre suas atrações principais, estão o trekking pelo Cânion das Bandeirinhas e a Cachoeira do Sobrado.

5. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Pernambuco

No Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, situado em Pernambuco, é possível encontrar praias incríveis com águas verde-esmeralda e piscinas naturais, onde você pode mergulhar e nadar ao lado de peixes, tartarugas e outros diversos animais marinhos, e passear de barco para avistar golfinhos. Se optar por programas fora da água, há também trilhas ecológicas, onde você pode fazer caminhadas relaxantes pelas reservas de sítios arqueológicos em um cenário único e especial.

O parque também foi reconhecido e tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

6. Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro

Se estiver em busca de lugares bonitos para relaxar, vá direto para o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. São quatro núcleos: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca.

Na Serra da Carioca encontram-se algumas atrações turísticas da cidade como o Mirante Dona Marta, o Cristo Redentor e a Vista Chinesa. Já quem prefere fazer caminhadas em meio à natureza, vá para a Floresta, que oferece mais de 100 opções de trilhas (aqui é recomendado ter um guia junto).

Entre as trilhas mais procuradas do Parque, estão as do Pico da Tijuca, Bico do Papagaio, Pedra Bonita e Pedra da Gávea.

7. Parque Nacional Serra da Bocaina, São Paulo

É no Parque Nacional Serra da Bocaina que você encontra uma natureza exuberante e um verdadeiro clima de paz, devido aos encantadores cenários encontrados por toda a reserva de cem mil hectares.

Por lá você encontra cachoeiras, como a do Veado, locais com mais de dois mil metros de altitude, paisagens coloridas pelos animais e flores da rica vegetação, além de trilhas famosas para longas caminhadas, como a do Ouro, que chega até Angra dos Reis em três dias, que exige bastante disposição dos aventureiros.

8. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Patrimônio Natural Mundial da UNESCO – é excelente passeio para quem procura por bastante vegetação, nascentes e cursos de água, formações rochosas com pedras antigas, além de paisagens magníficas entre as cachoeiras.

Por lá, você pode fazer duas trilhas (é necessário um guia junto): a primeira, que leva para a Cachoeira do Garimpão, tem dez quilômetros de ida e volta. Já a segunda leva para os Cânions 1 e 2 do Rio Preto em uma caminhada de mais de três horas.

Não deixe de caminhar também pelas trilhas do Vale da Lua, pelo Pequeno Canyon e pelas Cachoeiras Almécegas.

9. Parque Nacional de Aparados da Serra, Rio Grande do Sul

O Parque Nacional de Aparados da Serra ganhou fama devido à sua formação geográfica peculiar, com paredões verticais de até 700 metros de altura que parecem ter sido “aparados” por uma faca. Por esse motivo, o local conta com belos cânions, um dos principais atrativos da região.

Com uma área de mais de 13 mil hectares, nesse parque é possível fazer três trilhas: a do Vértice, a do Cotovelo e a do Rio do Boi, que ficam em meio à vegetação formada pela Mata Atlântica e pela Floresta Araucária, que também são moradia de animais como guaxinins e jaguatiricas.

10. Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e é onde pode ser encontrada a maior concentração de sítios arqueológicos do mundo, mais precisamente 1000, sendo 150 destes abertos ao público.

Suas principais atrações estão agrupadas em quatro circuitos, que devem ser feitos de carro. São eles: Baixão da Pedra Furada, Desfiladeiro da Capivara, Baixão das Andorinhas e Serra Branca.