13 cemitérios fascinantes para você conhecer antes de morrer

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Apesar de parecer um programa um tanto quanto anormal para a maioria dos brasileiros, já que são locais que remetem à morte e tristeza, acredite que visitar cemitérios é uma das atividades turísticas mais feitas no exterior, tanto para visitar túmulos de celebridades famosas e conhecer a arquitetura das obras, como também para se reunir com os amigos ou até mesmo para buscar um pouco de paz em lugares repletos de beleza.

Listamos abaixo 13 cemitérios para você conhecer ao redor do mundo, pois os locais são também sinônimo de arte, beleza, história e curiosidades. Confira!

1. Old Jewish, Praga

O cemitério judaico Old Jewish, localizado na República Tcheca, é o segundo mais antigo da Europa, fundado no século XV. Ele é conhecido por suas lápides tortas e inclinadas, devido à grande quantidade de corpos de judeus (mais de 100 mil) que tiveram que ser empilhados em até 12 camadas.

Por lá, você encontra lápides de diferentes épocas, desde góticas, renascentistas e barrocas, até no estilo Rococó. Além disso, não há figuras de pessoas nessas lápides, já que a fé judaica proíbe a retratação de pessoas mortas. Sendo assim, as pessoas enterradas ganham figuras representativas de suas vidas, como um violino para um violinista, por exemplo.

2. Forest Lawn, Los Angeles

O Forest Lawn é um cemitério situado em Los Angeles, na California, que é considerado um dos mais patrióticos da América. Em suas entradas, encontram-se mosaicos que fazem homenagem aos presidentes George Washingtos, Lincoln e Jefferson.

Já pelas áreas gramadas, são vistos túmulos de soldados e de algumas celebridades como Bette Davis, Johny Ramones (do Ramones), Luccille Ball (I Love Lucy) e Michael Jackson.

3. Père-Lachaise, Paris

Inaugurado em 1804, o Père-Lachaise não somente é o maior como também o mais antigo cemitério de Paris, considerado também um dos mais famosos do mundo, que recebe visitação de turistas durante todo o ano.

Entre os motivos de sua fama, estão a beleza do local, com túmulos e jardins impecáveis; a sua história, pois lá se encontra o Muro dos Federados, onde foram fuzilados 147 dirigentes da Comuna de Paris em 1871; além de abrigar famosos como Jim Morrison, Édith Piaf, Allan Kardec, Balzac, Proust, Chopin, Modigliani, Maria Callas, Molière e Oscar Wilde, que ficam separados por “segmentos profissionais”.

4. Mount Auburn, Cambridge

O Mount Auburn de Massachussetts foi construído em 1831 e é um cemitério que na verdade poderia ser considerado somente um jardim, já que é completamente enfeitado com todos os tipos de plantas e flores, o que o torna um local belo e agradável.

Atualmente, encontram-se no local mais de 93 mil pessoas enterradas, em uma área com 5,5 mil árvores de 770 espécies. O destaque das construções é uma torre de 62 pés que permite visão panorâmica de tudo ao redor.

5. Merry Cemetery, Romênia

Considerado uma das maiores atrações turísticas da Vila de Sapanta, o Merry Cemetery – também conhecido como o Cemitério Alegre – conta com lápides coloridas com pinturas (em um estilo de desenho infantil) que fazem descrições da vida das pessoas ali enterradas. O local é praticamente um museu a céu aberto!

6. Recoleta, Buenos Aires

Esse cemitério fica localizado no nobre bairro da Recoleta, em Buenos Aires, e é bastante famoso por ser o local onde está enterrada a ex primeira dama Evita Peron, túmulo responsável por receber diversos turistas diariamente, e outras figuras importantes como ex-presidentes, músicos e escritores.

Além disso, o local conta com uma bela arquitetura, diversas obras de arte e é cercado por deslumbrantes jardins. Por lá, há também visitas guiadas de terça a domingo, nos idiomas espanhol, inglês e italiano.

7. Zentralfriedhof, Viena

O Zentralfriedhof, cemitério central de Viena, é o segundo maior em extensão da Europa, com mais de 2,5 km², além de também abrigar o maior número de sepultados (mais de três milhões de túmulos separados por religião). Por esse motivo, há até uma linha de ônibus rondando o local, que é considerado um dos principais destinos turísticos da cidade.

Entre os sepultados, estão ícones da música clássica como Beethoven, Brahms, Franz Schubert e Johann Strauss.

8. Hollywood Forever, Los Angeles

No cemitério Hollywood Forever podem ser encontrados diversos ídolos dos Estados Unidos, como Johnny Ramone, que tem um túmulo em forma de estátua de bronze tocando guitarra, o ex-Beatle George Harrison, Marilyn Monroe e Mel Blanc, que foi o responsável por dublar a maioria dos personagens da turma do Pernalonga e eterniza a frase “por hoje é só, pessoal”.

O cemitério promove também eventos culturais como a festa do Dia dos Mortos, que atrai 20 mil pessoas todos os anos.

9. Cemitério Nacional de Arlington, Washington D.C

É no cemitério militar Nacional de Arlington que estão as sepulturas de veteranos de guerra e soldados que morreram em batalha, além do ex-presidente John Kennedy e Jacqueline Onassis.

O local, que recebe quatro milhões de visitantes ao ano, conta com lápides que fazem homenagem aos americanos mortos desde a Guerra da Independência até a Guerra do Iraque, com destaque para o Memorial de Iwo Jima e o Túmulo do Soldado Desconhecido, cujo monumento é guardado pela Guarda de Honra do Exército.

10. Highgate, Londres

O cemitério londrino Highgate, conhecido oficialmente como Saint James, tornou-se uma atração turística por abrigar o túmulo do sociólogo alemão Karl Marx, que fica em um local separado para os banidos da Igreja Anglicana.

Além disso, o cemitério leva a fama de ser um local mal-assombrado por fantasmas e vampiros e possui catacumbas egípcias que costumam despertar bastante interesse dos turistas.

11. Saint Louis, New Orleans

Fugindo dos tradicionais cemitérios americanos, o Saint Louis de New Orleans conta com pequenas casas, onde são depositados os corpos, porém que não ficam a “sete palmos abaixo da terra”. Por lá, você encontra a tumba de Marue Laveau, praticante de Magia Negra, também conhecida como a Rainha dos Vudus.

12. Neptune Memorial Reef, Miami

O Neptune Memorial Reef ficou bastante famoso por ter sido o cemitério que tentou recriar a Cidade Perdida de Atlantis e ganhado o apelido de “a cidade dos mortos”.

O local conta com cerca de dois mil metros quadrados e mais de 12 metros de profundidade, e serve como um cemitério subaquático para os restos mortais já cremados. É um dos pontos turísticos mais procurados por mergulhadores e turistas curiosos que exploram a vida marinha.

13. Okunoin, Japão

O Okunoin é o maior cemitério do Japão considerado um verdadeiro templo de meditação, que abriga mais de duzentas mil sepulturas.

Em uma encosta do Monte Koya, a cerca de 50 quilômetros de Osaka, Okunin é o local mais sagrado de Koyasan, já que abriga o mausoléu de Kobo Daishi, fundador da seita budista Shingon que, acredita-se, está em meditação eterna desde o ano de 835.

PARA VOCÊ