10 lugares para viajar no Brasil em 2024 que são pouco conhecidos, mas cativantes

Por
Atualizado em 09.01.24

‌‌

Publicidade

Quem nunca pediu indicação de lugares para viajar no Brasil e as recomendações acabaram sendo destinos famosos, sem inovação? Se você quer fugir dessa mesmice e visitar regiões novas, entrando em contato com diferentes tipos de paisagens e destinos e conhecendo outras culturas e tradições, continue lendo a matéria!

1. PETAR – São Paulo

‌‌

O PETAR é localizado em Iporanga, no interior de São Paulo, perto do Paraná. Ele é conhecido pelas atrações radicais, mas, principalmente, pelas cavernas que dão um show à parte. As pessoas que desejam conhecer o parque devem se preparar para muita caminhada e contato intenso com a natureza. Ao todo, são 12 cavernas abertas para visitação, separadas em 4 grupos: Santana, Ouro Grosso, Caboclos e Casa de Pedra.

Para chegar às cavernas ou caminhar dentro delas, os percursos costumam ser longos, podendo durar até horas. Mas a compensação não demora a chegar, já que o cenário é magnífico. No interior da Caverna Ouro Grosso, há cachoeiras e poços fundos. Existem diversas cachoeiras espalhadas pelo parque, sendo que, em algumas delas, é preciso pagar para ter acesso. O preço costuma ser baixo, por volta de R$ 5.

As trilhas são de tirar o fôlego, durante todo o caminho as paisagens são incríveis e os destinos finais não ficam para trás. É por meio delas que é possível chegar até as cachoeiras, rios, cavernas e aos locais que oferecem a prática de esportes radicais.

Aos que gostam de ecoturismo, a viagem não vai te decepcionar. O PETAR possui muitas opções para se divertir, como escalada, boia cross, rapel, duck, tirolesa e cascading. Esse último consiste na descida em cachoeiras e cascatas utilizando cordas e equipamentos de montanhismo.

Ver hotéis em Iporanga

2. Praias de Trindade – Rio de Janeiro

‌‌

Publicidade

Localizada em uma vila em Paraty, no Rio de Janeiro, as praias de Trindade são para todo tipo de público: algumas possuem ondas fortes e outras, mais serenas. A Praia do Cepilho e a Praia de Fora são mais agradáveis para os surfistas. A primeira conta com espaço para acampamentos e a segunda apresenta uma infraestrutura mais completa, com restaurantes, bares e pousadas ao redor.

Para quem estiver em busca de um mar mais calmo, o ideal é a Praia dos Ranchos, que possui restaurantes e quiosques para os banhistas, além de chuveiros. Já a Praia Brava é o destino para os que desejam estar em uma praia mais isolada, sem infraestrutura e com pouca gente ao redor, porém as ondas são mais intensas e perigosas. O acesso é por meio de uma trilha com duração de 30 minutos.

A Praia do Cachadaço também tem um mar com ondas mais fortes e a Praia do Meio tem pouca estrutura urbana à sua volta, sendo cercada por formações rochosas. Por fim, a Praia dos Pelados é uma praia nudista: não há infraestrutura ao redor, garantindo mais privacidade aos frequentadores.

Ver hotéis em Trindade

3. Domingos Martins – Espírito Santo

‌‌

Domingos Martins fica na região serrana do estado do Espírito Santo. Localizada nas Montanhas Capixabas, a cidade é ótima para viagens em família. Com muitos pontos turísticos tranquilos e encantadores, um bom passeio é garantido.

Para começar a rota turística, passe primeiro no portal da cidade – um monumento com traços coloniais que garante fotos lindas para guardar de recordação. Depois, vá em direção à Praça Dr. Arthur Gerhardt. Por lá, o paisagismo é incrível, e você pode dar um pulo na feirinha para conhecer os casarões antigos e a Igreja Luterana.

Uma das atrações mais conhecidas da cidade é o zoológico, que tem por volta de 160 espécies de animais. Quem gosta de natureza precisa ir ao Parque Estadual da Pedra Azul. No local, há muitos tipos de plantas e animais, além de trilhas.

Ver hotéis em Domingos Martins

Publicidade

4. Carrancas – Minas Gerais


‌‌

Em Minas Gerais, há uma cidade chamada Carrancas. Ela é bem pequena e possui cerca de 100 cachoeiras, algumas com quedas mais altas e outras, menores. Os poços também são lugares agradáveis para nadar.

Para chegar a muitas cachoeiras, é preciso andar por trilhas, então esteja preparado(a). Em alguns lugares como o Complexo da Toca, há tanto cachoeira quanto poço, sendo possível visitar os dois ou passar horas em apenas um. Seja qual for sua escolha, a satisfação é garantida.

Em Carrancas, em média, são 3 cachoeiras e poços em cada complexo, você só precisa pagar uma taxa de visitação para andar por muitos lugares. A infraestrutura costuma ser pouca, mas o passeio é agradável.

Ver hotéis em Carrancas

5. Rio dos Cedros – Santa Catarina

‌‌

Rio dos Cedros, em Santa Catarina, é uma cidade indispensável para quem busca lugares para viajar no Brasil que permitam uma viagem com natureza ao redor. Há muitas opções de aventuras, como trilhas, cachoeiras e lagos.

Alguns dos pontos turísticos são a Cachoeira Formosa e a Cachoeira e Gruta do Índio, que são muito convidativas pelo seu visual único. Também há o Parque Recreativo Águas de São Bernardo, onde existem lagos e trilhas que levam a cachoeiras e montanhas, além da possibilidade de acampar.

Aos que se sentirem corajosos, visite a Barragem do Rio Bonito e realize atividades de jet ski, lancha e caiaque. No Lago Pinhal, você pode até surfar. Se isso não for o suficiente, então o Morro São Bernardo é perfeito para você. Além da paisagem, há o salto de parapente disponível para os visitantes.

Ver hotéis em Rio dos Cedros

6. Pico Agudo – Paraná

‌‌

Em Sapopema, no interior do Paraná, está localizado o Pico Agudo. No topo, você pode admirar a paisagem deslumbrante, como o Rio Tibagi e os mirantes. Em dias com muitas nuvens, a sensação é de estar acima do céu.

Quem conhece o local aconselha não ir com carros baixos, pois a estrada pode danificá-lo. A subida até o pico dura por volta de 1h30 e a trilha possui subidas íngremes e pedras, então tome cuidado para não cair. Também há a necessidade de escalar uma corda, esteja com roupas confortáveis para tais finalidades.

A descida é mais rápida, com o tempo estimado de 30 minutos. O nascer e o pôr do sol são inesquecíveis, escolha o que mais deseja ver e organize seu passeio. É possível fazê-lo apenas aos sábados, domingos e feriados, entre as 4h e as 19h.

Ver hotéis em Sapopema

7. Nobres – Mato Grosso

‌‌

Uma cidadezinha escondida no Mato Grosso, Nobres é uma região que guarda riquezas da natureza capazes de deixar qualquer um de boca aberta. A fama da sua beleza não é à toa e quem visita não sai de lá sem memórias incríveis guardadas.

Os animais estão por toda parte: no Balneário Estivado, há piscina natural com peixes e por lá também tem macaquinhos fofos. Na Lagoa das Araras, a vista é de vários tipos de pássaros, proporcionando uma festa de cores. E, no Rio Triste, onde a água é cristalina, o contato é com as arraias.

Em Nobres, flutuação é uma prática comum, realize essa atividade curtindo o ambiente paradisíaco. Alguns dos locais para quem deseja vivenciar essa experiência são Reino Encantado, em que é possível ver as nascentes, e Balneário Refúgio Água Azul, onde você pode andar de tirolesa. Um dos passeios mais surpreendentes é o boia cross do Duto do Quebó: no caminho, o turista passará no interior de uma caverna com morcegos e grutas.

Ver hotéis em Nobres

8. Rio do Fogo – Rio Grande do Norte

‌‌

Passar as férias no litoral é um dos desejos mais cobiçados pelas pessoas. Por isso, Rio do Fogo, destino no Rio Grande do Norte, é obrigatório a qualquer pessoa que curte areia, mar e tranquilidade.

As praias são magníficas e ótimas para simplesmente deitar e aproveitar a brisa do mar. A indicação é conhecer a Praia do Rio do Fogo, a Praia de Zumbi e a Praia de Pititinga. Mas não fique preso(a) apenas a elas: vá às lagoas da cidade, como a Lagoa da Cotia, a Lagoa da Mutuca e a Lagoa do Catolé.

Nos Parrachos de Rio do Fogo, existem piscinas naturais e recifes de corais, você pode nadar no meio dos peixes e tirar excelentes fotos. Outros pontos turísticos que permitem fotografias impressionantes são a Barra de Punaú e o Parque Eólico. A Barra fica na Praia de Rio do Fogo e lá há o encontro entre o mar e o Rio Punaú. Já o Parque Eólico é um destino que dificilmente será encontrado em outras cidades, não perca essa oportunidade.

Ver hotéis em Rio do Fogo

9. Icaraizinho de Amontada – Ceará

‌‌

No município de Amontada, está localizado Icaraizinho de Amontada, no Ceará. O lugar oferece o kitesurf, esporte não tão comum em outros destinos. Ele consiste no amarramento do praticante, que está em cima de uma prancha, em uma pipa; depois, ele é arrastado pelo vento, deslizando na água.

O ecoturismo é forte na área, como o passeio de barco no Rio Aracatiaçu e nas praias. Na Praia das Moitas, as ondas proporcionam a possibilidade de praticar esportes radicais. Também tem praias mais desertas e afastadas do público, para quem quer escutar apenas o barulho do mar e dos pássaros. A Lagoa das Flexeiras não fica para trás – nela, há redes dentro da água e um cenário lindo.

Ver hotéis em Amontada

10. Caraíva – Bahia

‌‌

Imagina esta cena: um destino à beira-mar, tranquilo, carros são proibidos, o silêncio e a beleza de um lugar pacato reinam. Parece até cena de filme, um lugar utópico. Mas ele existe e fica na Bahia. A vila de Caraíva é rodeada por praias. A maioria possui uma infraestrutura simples, possibilitando uma imersão em um lugar mais calmo e afastado da loucura da cidade.

Quem se encanta pela cultura indígena deve ir à Aldeia Barra Velha. Por lá, você vai poder se aproximar e conhecer sobre suas tradições e, ainda, ir embora com os artesanatos vendidos por eles. À noite, na vila, o forró domina a região, e a população se encontra para dançar e aproveitar a música.

Ver hotéis em Caraíva

Há muitos lugares para viajar no Brasil, explore novos destinos e não se contente em ficar sempre nos mesmos. Saia e se encante com este país rico, não é todo mundo que tem a oportunidade de morar em um local com tanta diversidade. Conheça também as melhores praias do Nordeste e as mais paradisíacas praias desertas brasileiras!