Guaramiranga: muita natureza e belezas na Suíça cearence

Escrito por Gabriella Soares

Guaramiranga é uma cidade cearense um pouco diferente do imaginário tradicional do estado. Como fica em uma região serrana, essa pequena cidade conta com um clima mais ameno. Aqui é possível encontrar uma área preservada da Mata Atlântica, com cachoeiras, rios e trilhas. Conheça e se apaixone por esse destino.

Continua após o anúncio

Onde fica Guaramiranga

Localizada na região do Maciço de Baturité, Guaramiranga é uma pequena cidade serrana do Ceará, distante aproximadamente 100 quilômetros de Fortaleza. Para chegar a cidade a partir da capital, é só seguir pela CE 060 até Baturité, após chegar nessa entrada é só continuar por cerca de 18 km. De Fortaleza a Guaramiranga é uma viagem relativamente tranquila de aproximadamente três horas de carro.

Tempo em Guaramiranga

Como a cidade fica em uma área serrana, as temperaturas médias durante o ano ficam entre 14°C e 25°C. Assim, é possível aproveitar um clima ameno em Guaramiranga. Para quem deseja aproveitar a região durante o seu tempo mais frio, o melhor é viajar durante os meses de junho e julho. Mas fora desses momentos, é possível aproveitar as temperaturas amenas e todas as atrações dessa área da Mata Atlântica.

O que fazer por lá

Guramiranga é a cidade conhecida como Suíça cearense, por seu clima e características diferenciadas das outras regiões do estado. E isso pode ser comprovado pelas diferentes atividades e pontos turísticos que podem ser aproveitados na região, desde as belezas naturais da Mata Atlântica até as delícias que essa pequena e charmosa cidade tem a oferecer aos seus visitantes. Abaixo, você confere uma lista das principais atrações:

1. Serra de Guaramiranga

Com uma altitude de pouco mais de 835 metros, a Serra de Guaramiranga é o melhor local para aproveitar a exuberante natureza que pode ser encontrada apenas nessa cidade do estado do Ceará. É ali que a área preservada da Mata Atlântica se encontra, com um clima mais frio e úmido, assim como belas flores. Além disso, a Serra faz com que a paisagem seja de tirar o fôlego.

2. Pico Alto

O Pico Alto é uma das principais atrações para quem visita essa bela e incomum cidade do Ceará. Esse mirante natural tem pouco mais de 1,1 mil metros, a maior altitude da região. De seu topo é possível aproveitar toda a impressionante paisagem do Maciço de Baturité, que forma a região serrana da área. Além disso também dá para aproveitar as belezas das dunas cearenses e do característico sertão nordestino.

3. Parque das Trilhas

Para quem adora fazer ecoturismo e deseja conhecer mais da natureza de Guaramiranga, o Parque das Trilhas é um dos melhores lugares para conhecer. Com cerca de 3,5 quilômetros de extensão, esse local conta com diversas opções para caminhadas ecológicas, que podem durar de 30 a até 90 minutos. Além disso, ainda é possível encontrar pequenas piscinas de pedras, locais de plantação de café, tirolesa e ponte de três cordas.

4. Mosteiro dos Jesuítas

O Mosteiro dos Jesuítas é uma das construções mais antigas da região e é um ótimo lugar para se visitar, seja para os visitantes mais religiosos ou não. Além da bela construção de pedra, há também a charmosa capela do Sagrado Coração de Jesus e um enorme jardim que é puro charme. Outro grande atrativo é que o Mosteiro conta com um mirante com uma vista única para a região.

5. Parque Handara

Para quem vai viajar com a família, uma ótima opção em Guaramiranga é visitar o Parque Handara. Nesse local, é possível conhecer um pouco mais da natureza que faz parte e embeleza ainda mais essa cidade cearense. Além disso, o parque conta com diversas atividades ecológicas pensadas para as crianças, como tirolesas, pedalinhos e pula-pula, assim como trilhas para os mais agitados e para os adultos.

Continua após o anúncio

6. Cachoeira do Perigo

A Cachoeira do Perigo fica a uma distância relativamente curta do centro da cidade. A trilha de cerca de dez minutos leva a uma queda d’água de aproximadamente 70 metros, que como o nome indica pode ser um pouco perigosa. Mas o principal ponto dessa cachoeira é que suas águas refrescantes são ideais para o banho. Além disso, esse é um ótimo lugar para aproveitar a paisagem natural.

7. Parque das Cachoeiras

Já o Parque as Cachoeiras fica um pouco mais distante, em Baturité. Ainda assim, é fácil chegar a essa atração que fica a cerca de oito quilômetros do centro dessa cidade vizinha de Guaramiranga. O local conta com diversas quedas, como o nome indica. A maioria dessas cachoeiras têm as condições ideais para o banho. Além disso, o Parque conta com um ambiente cheio de verde e belas paisagens naturais.

8. Mirante Linha da Serra

Um dos locais mais procurados pelos viajantes religiosos que chegam a Guaramiranga é o Mirante Linha da Serra. Isso porque no topo da serra é possível encontrar o Santuário de Fátima, que conta com uma imagem da santa que tem mais de 27 metros de altura. Além disso, é no topo dos 950 metros de altitude do Mirante Linha da Serra que é possível ter uma visão única da cidade.

9. Cafés

Com as temperaturas mais baixas que podem ser encontradas em Guaramiranga e as plantações de café que são comuns na região, os cafés são ótimas opções para os visitantes. Assim, é possível aproveitar não apenas deliciosas bebidas cafeínadas, como os doces que fazem muito sucesso na área. Não deixe de conhecer os diferentes estabelecimentos e bebidas e doces que podem ser encontradas no centro dessa bela cidade.

10. Restaurantes

Outra grande atração da cidade é a sua deliciosa culinária. É possível encontrar diversos restaurantes tanto na zona central quanto na rural, todos com diferentes e únicos pratos para aproveitar. Desde a gastronomia nordestina tradicional até pratos mais rústicos é possível comer muito bem na cidade. Além disso, também é possível encontrar diversas alternativas de foundue e vinhos. Separe um momento da sua viagem para conhecer essa deliciosa parte da região.

Com uma exuberante natureza e um clima único, Guaramiranga é uma viagem realmente única no Ceará. Não deixe de conhecer essa linda parte da Mata Atlântica preservada, assim como as belezas da cidade conhecida como Suíça cearense. Então monte o seu roteiro com as atrações e lugares que chamaram mais a atenção e tenha a certeza de fazer uma viagem verdadeiramente inesquecível.

Hotéis e pousadas

Como existem diversas atividades e pontos turísticos para se visitar em Guaramiranga, a melhor forma de ter certeza de aproveitar todas as atrações da cidade é se hospedando em sua região. Dessa forma, você ainda vai ter a facilidade de ficar ao lado dos principais lugares para se visitar. Veja abaixo as principais alternativas de hotéis e pousadas na cidade e região:

  • Hotel Chalé Nosso Sítio – $: A cerca de sete quilômetros de Guaramiranga, esse hotel contém uma piscina ao ar livre, um jardim e um parquinho infantil. Além disso, conta com um restaurante próprio e seus chalés têm uma cozinha completa.
  • Le Rêve Pousada – $$: Essa pousada fica na cidade e oferece aos seus hóspedes piscina ao ar livre, bar e restaurantes próprios e lounge. Também conta com um parquinho infantil, terraço e café da manhã todos os dias em estilo continental ou buffet.
  • Hotel Vale das Nuvens – $$$: Perto do centro de Guaramiranga, esse hotel conta com um conjunto de lindos jardins que deixam o local com um charme próprio. Além disso, conta com uma piscina, bar, salão de jogos e seus quartos têm ainda varandas térreas.
  • Chalet Schönenberg – $$$$: Com quartos tamanho família, esses chalés contam com área de estar, terraço e churrasqueira. O ponto principal dessa hospedagem é o conforto e privacidade, com serviço diário de limpeza e um belo jardim para aproveitar.
  • Casa Maravilhosa Guaramiranga – $$$$: Já está casa para temporada conta com oito quartos e oito banheiros, cozinha completa, churrasqueira e um lindo jardim. Além disso, o local aceita animais de estimação.

Existem diferentes opções de hotéis e pousadas na cidade, tudo vai depender do tipo de viagem que você busca e o quanto está disposto a pagar. De qualquer forma, todos esses locais garantem muito conforto e proximidade com a natureza.

Vídeos sobre esse lindo destino para você se preparar

Uma das coisas mais importantes ao falarmos sobre aproveitar a natureza durante uma viagem é a segurança, afinal muitos desses locais podem ser perigosos. E com Guaramiranga e suas belezas não é diferente. E, para isso, nada melhor do que conferir as dicas de quem já foi a esse maravilhoso destino. Veja abaixo:

Uma viagem única pelo estado do Ceará

Com esse vídeo do canal Papo Materno é possível conhecer em detalhes as principais atrações para conhecer em Guaramiranga.

Muito para aproveitar em um dia de viagem

Confira os cantinhos mais lindos de Guaramiranda com esse vídeo. Veja também o centro da cidade, seus restaurantes e barzinhos em um passeio de apenas 1 dia.

Uma viagem para quem deseja gastar pouco e aproveitar muito

Como a cidade de Guaramiranga é turística, é comum que ela seja um pouco mais cara. Mas para quem deseja gastar pouco nessa aventura, também há alternativas, como indica esse vídeo do canal Dream Big.

Guaramiranga, sua serra e clima diferenciado

Nesse vídeo do canal Do Norte ao Norte é possível conhecer os detalhes da conhecida Suíça cearense, com seu clima mais frio que o resto do Ceará e as belezas de sua serra.

Paisagens serranas de tirar o fôlego

Como não poderia deixar de ser, Guaramiranga possui lindas paisagens, com sua área serrana e sua natureza exuberante, como pode ser visto nesse vídeo do Luiz Eduardo Menescal.

Lembre-se dessas informações e dicas quando estiver planejando a sua própria viagem. Além disso, a sua segurança, assim como o respeito por essa área preservada da Mata Atlântica são muito importantes. Então, faça o seu roteiro e esteja bem preparado para aproveitar o máximo possível da sua aventura pela região serrana do Ceará.

20 fotos que vão te convencer a conhecer Guaramiranga

Essa cidade serrana do Ceará possui lindos locais para se conhecer e muita natureza preservada a ser aproveitada. As belezas da serra e da Mata Atlântica são inegáveis e são também as principais atrações da cidade. É praticamente impossível ver as imagens dos pontos turísticos e não ter vontade de conhecer as belas paisagens cearenses. Confira abaixo uma seleção das melhores fotos desse lindo destino:

1. O caminho para essa cidade serrana já reserva muitas belezas

2. Guaramiranga, afinal, é um pequeno paraíso natural do Ceará

3. Que reserva paisagens incríveis, como a linda vista do Pico Alto

4. Lugar que conta com um dos mais belos pôr do sol que você vai ver

5. Outro ponto muito visitado em Guaramiranga é o Parque das Trilhas

6. Cheio de aventuras e de belezas naturais em meio a Mata Atlântica

7. Assim como o belo e mais tranquilo e romântico Parque Handara

8. O Mosteiro dos Jesuítas também é um lugar que chama a atenção

9. Com seus lindos jardins e construção, é um lugar muito romântico

10. Que é muito similar ao clima charmoso da cidade de Guaramiranga em si

11. Com seu delicioso clima serrano e suas paisagens de tirar o fôlego

12. Como no encantador e impressionante mirante da Linha da Serra

13. As cachoeiras da região também são ótimos lugares para conhecer

14. Como o Parque das Cachoeiras, com suas diversas quedas

15. E que também é cheio das mais lindas paisagens naturais

16. Ou ainda a encantadora e desafiante Cachoeira do Perigo

17. Que conta também com um mirante natural para a Mata Atlântica

18. E natureza é o que não falta na região de Guaramiranga

19. Com cenários e paisagens que são simplesmente incríveis

20. E que mostram em detalhes o quanto a natureza é bela e impressionante

É um lugar realmente maravilhoso, não é? As paisagens de Guaramiranga são lindas e oferecem diferentes atrações e atividades para seus visitantes. É a viagem perfeita para aproveitar e conhecer mais do Brasil. E já que você vai estar pelo Ceará, não deixe de conhecer também os principais pontos turísticos de Fortaleza.