Valle Nevado: descubra o maior resort de neve do hemisfério Sul

Escrito por Gabriella Soares

O Valle Nevado é o destino ideal para quem procura um local para curtir aventuras na neve. Teleféricos, esqui, atividades com bicicletas e trilhas, além de gastronomia chilena da melhor qualidade é o que te espera no ponto alto da Cordilheira dos Andes, no Chile.

O que é o Valle Nevado?

Considerado o maior resort de neve do hemisfério Sul, o Valle Nevado é um centro de esqui no Chile com cerca de 2.860 metros de altitude. Foi criado em 1988 por empresários franceses como um local para concentrar esportes de inverno na América do Sul.

O complexo conta com hotéis, restaurantes e mais de cem pistas para esqui com diferentes níveis de dificuldade, desde os praticantes principiantes até experts. É possível se hospedar e passar dias aproveitando as atrações ou ainda visitar durante apenas um dia, já que o Valle Nevado fica a 46 quilômetros de Santiago. Para entrar no Valle não é preciso pagar, mas cada atração tem o seu custo.

Quando ir

Se o que você deseja é aproveitar a neve, a melhor época para conhecer o Valle Nevado é entre julho e setembro. O site oficial do complexo normalmente indica os dias exatos da temporada de neve e pode ser uma boa conferir antes de planejar sua viagem.

Mas se você não se importa tanto com a neve é possível curtir as atrações do Valle durante épocas mais amenas. Entre novembro e abril, a neve já derreteu e o esqui dá lugar a atividades como trilhas e esportes com bicicletas.

Como chegar

A melhor forma de chegar ao Valle Nevado é por meio da cidade de Santiago, que fica a 46 quilômetros de distância. Apesar da pouca distância, não é aconselhável que turistas viajam de Santiago ao Valle dirigindo. Isso porque a estrada é cheia de curvas e pode representar um perigoso desafio para quem não tem o costume de dirigir na neve.

Assim, a melhor opção é contratar um serviço de transfer, que oferece motoristas experientes e é a forma mais segura de completar a viagem. Para quem vai se hospedar no Valle Nevado, é possível reservar o transfer com o próprio hotel. Já quem vai passar apenas um dia, pode usar serviços particulares que custam a partir de U$D 29. É possível fazer reservas particulares, compartilhada (Ruta Chile) ou em grupos (Chilean Ski).

O que fazer

Uma Cordilheira dos Andes coberta por neve representa possibilidades maravilhosas para aproveitar a linda paisagem e o local. As principais atrações do Valle Nevado incluem aventura e muita diversão.

1. Pistas de esqui

A prática de esportes de inverno é um dos principais motivos para o Valle Nevado existir. Com mais de cem pistas de esqui espalhadas por 40 quilômetros das Cordilheiras, é possível encontrar pessoas experts no esporte até aqueles que ainda estão aprendendo a esquiar. É possível conseguir equipamentos e vale a pena investir em ao menos uma aula antes de sair pelas montanhas, ainda mais se você não tem o costume de se movimentar pela neve.

2. Teleféricos

Mas o esqui não é tudo no Valle Nevado. São oito teleféricos espalhados pela estação que fornecem algumas das vistas mais lindas da Cordilheira dos Andes. A viagem é até o alto da montanha e possibilita avistar alguns dos animais e plantas da região dos Andes. Os teleféricos funcionam das 9h às 17h e os passeios custam entre 38 e 75 dólares.

3. Piscina aquecida

Em uma área entre os hotéis da estação de esqui do Valle Nevado está uma de suas atrações mais famosas: a piscina aquecida com vista para a montanha. Com uma agradável temperatura de 36 graus, a piscina e uma fogueira ajudam a esquentar os hóspedes durante o dia e a tarde. Quando chega à noite, DJs animam o local com um pouco de música e diversão. A piscina aquecida fica aberta das 9h até 22h.

4. Descida de Tochas

Uma tradição do Valle Nevado é a Descida de Tochas, que acontece todos os sábados às 18h. Neste momento começa uma corrida de esquiadores carregando tochas acesas enquanto descem a Cordilheira dos Andes. É uma visão como nenhuma outra que cobre a montanha com linhas de luz. Vale a pena conferir!

5. Trekking

Se você escolheu visitar o Valle Nevado durante o verão, não vai encontrar neve. Mas isso não significa que não tem nada para fazer por lá. Nos meses mais quentes, é possível praticar trekking, caminhadas regulares de média e longa distância por trilhas na Cordilheira. É uma oportunidade imperdível de conhecer ainda mais a montanha.

Seja no verão ou no inverno, o Valle Nevado tem tudo para oferecer uma experiência única, cheia de diversão, aventura e as mais belas paisagens da Cordilheira dos Andes.

Onde ficar

O Valle Nevado oferece três opções de hotéis para quem deseja passar alguns dias no complexo. Também é possível alugar hospedagem para toda a temporada. E o melhor é que os hotéis oferecem acesso ilimitado às pistas do complexo, sauna, academia, serviço para as crianças e acesso à piscina aquecida que fica no meio do complexo.

O Hotel Valle Nevado é uma opção cinco estrelas com 53 quartos. A diária é um pouco mais cara, mas inclui três refeições, acesso Wi-Fi nos quartos e computadores de acesso gratuito no lobby. Além disso, hospedes que fecham pacote com no mínimo sete dias recebem uma massagem de cortesia no spa do Valle.

Já o Hotel Puerta del Sol é para quem vai viajar com a família. Ele conta com 124 quartos com varandas, além de ter apartamentos conectados para que as famílias fiquem mais próximas. A diária no Puerta del Sol oferece café da manhã e jantar e também tem massagens de cortesia para hospedes de ao menos uma semana.

O hotel mais acessível do Valle Nevado é o Tres Puntas, que tem 91 quartos com opções de até quatro camas. Assim como os outros, o Tres Puntas também oferece refeições e na diária está incluso o café da manhã e o jantar, além de contar com um bar próprio.

Já para quem quer se hospedar por toda a temporada, pode alugar apartamentos próximos as pistas de esqui. Existem sete prédios com opções de aluguel de apartamentos mobiliados para duas até oito pessoas. Mas como o passe para os teleféricos e pistas é fornecido pelos hotéis, será necessário pagar separadamente pelo acesso.

Existe opções de hospedagem para todos os valores e gostos em Valle Nevado. Basta escolher qual é a melhor opção para você e para a sua viagem.

Onde comer

A viagem ao Valle Nevado também apresenta uma diversidade gastronômica em que é possível experimentar o melhor da comida chilena.

Uma opção de lanche rápido é o Bajo Zero, que fica entre as pistas de esqui e atrai os esportistas da área. Com uma bela vista para as montanhas, o Bajo tem mesas tanto do lado de dentro quanto no de fora.

Já o La Fourchette é o restaurante mais refinado do Valle Nevado. Oferece uma cozinha mediterrânea, com um mix de gastronomia francesa e chilena. O ambiente é elegante e conta com vista para as montanhas e um terraço externo.

Uma opção mais descontraída é o La Leñera, que entretém esportistas com cervejas, vinho e petiscos. O ambiente é aconchegante, com sofás e lareiras, onde também é servido alguns doces e especialidades da culinária mexicana.

O Valle Lounge também é um ambiente acolhedor, com lareiras, sofás e famosos drinks chilenos. O Lounge oferece pratos rápidos, sanduíches, petiscos e muitas sobremesas. Além disso, é possível acompanhar o pôr-do-sol na Cordilheira dos Andes e também a Descida de Tochas.

Esses são alguns dos principais restaurantes do Valle Nevado, onde você pode experimentar o melhor da gastronomia do complexo, incluindo comidas e bebidas típicas chilenas. Vale a pena conhecer!

Informações úteis

Para garantir a diversão e a segurança durante a viagem ao Valle Nevado o melhor é planejar alguns detalhes com antecedência, como:

  • Quais roupas levar: lembre-se de levar botas e tênis para neve, além de roupas que aguentem o frio. E é bom lembrar que muitos sapatos podem estragar na neve, então não leve nada muito novo ou caro.
  • Cuidado com a neve: quando for realizar caminhadas ou trilhas, o melhor é estar acompanhado de alguém que conheça a região e esteja acostumado com a neve e saiba sobre locais mais profundos e escorregadios para sua segurança.
  • Protetor solar: os desavisados muitas vezes esquecem de levar protetor solar ao Valle Nevado, mas é importante lembrar que a luz do sol refletida na neve também afeta a pele e pode até mesmo queimar.
  • Crianças: para quem vai viajar com a família, o Valle Nevado reserva uma estrutura especial para entreter com segurança as crianças. A estação chilena garante a diversão dos pequenos com atividades específicas dentro da estação e com pessoal treinado.
  • Aluguel de equipamentos e aulas de esqui: é normal que você não tenha roupas específicas para a prática do esqui então, para alugar esse tipo de vestimenta, equipamentos de esqui e ainda duas horas de aula para principiantes, você vai pagar em média U$D 170.
  • Altitude: o Valle Nevado fica em um dos pontos mais altos da Cordilheira dos Andes, então é importante dar um tempo para que o seu corpo se acostume com a altitude. Beber bastante água e respirar fundo mais vezes pode ajudar.

Utilizando essas dicas, sua viagem vai ficar muito mais tranquila e divertida.

Dicas de quem já foi ao Valle Nevado

Para você se preparar ainda melhor para sua viagem, nada melhor do que conferir as experiências de quem já foi ao Valle Nevado. Confira abaixo quatro vídeos com algumas dicas importantes:

Esqui no Chile

O youtuber Estevam mantém em seu canal um vlog de suas viagens pelo mundo e nesse vídeo mostra um pouco da sua experiência hospedado no Valle Nevado.

Viagem de 1 dia

O canal Nós no Chile mostrou o passo a passo para conhecer o Valle Nevado em uma viagem de um dia, incluindo o caminho e algumas das atrações.

Como é se hospedar na maior estação de ski do Chile

Já o 3em3 mostrou um pouco de como é a viagem focada na prática de esqui.

As belas imagens em Valle Nevado

Esse vídeo do canal Um Viajante tem imagens lindas do Valle Nevado e da Cordilheira dos Andes, além de algumas dicas para a sua viagem.

O melhor é se planejar e garantir uma viagem segura e divertida. Assim você aproveita o melhor que o Valle Nevado tem a oferecer.

15 fotos do Valle Nevado que vão te fazer querer brincar na neve

Veja abaixo algumas fotos do Valle Nevado para saber um pouco mais sobre as atrações e aventuras que te aguardam no ponto alto da Cordilheira dos Andes!

1. As estações de esqui são garantia de muita diversão e aventuras

2. O Valle Nevado conta com vários hectares de montanhas cobertas por neve

3. E uma das melhores formas de aproveitar a vista é pelos teleféricos

4. O pôr-do-sol na Cordilheira dos Andes é um espetáculo a parte

5. O Valle Nevado garante diversão para todas as idades

6. Além de ser um destino muito romântico

7. As atrações são diversas, inclusive nos luxuosos hotéis e restaurantes do Valle

8. As montanhas das Cordilheira dos Andes também fornecem belas paisagens

9. Os diferentes esportes na neve atraem milhares de pessoas, sejam principiantes ou experts

10. E a diversão inclui as brincadeiras com a neve

11. É o local ideal para criar memórias para a vida inteira

12. Até mesmo o anoitecer fornece lindas paisagens

13. A culinária e os doces chilenos também são uma atração do Valle Nevado

14. A piscina aquecida também é um famoso ponto de encontro para todos os visitantes do resort

15. E brincar na neve é uma diversão para todas as idades

E aí? Já começou a planejar sua viagem para o Valle Nevado? Muitas atrações e diversões na neve te esperam! E caso queira conhecer um pouco da cidade de Santiago, confira algumas dicas para aproveitar o melhor dos dois destinos.

PARA VOCÊ