Visite Domingos Martins, um destino imperdível nas montanhas capixabas

Por                                
Em 17.04.21

Está em busca de um destino que una aconchego e natureza para as suas férias? Então, você precisa visitar Domingos Martins! Essa cidade é cercada por paisagens lindas, muitas belezas naturais e atrações incríveis. Com clima agradável e alta gastronomia, sem dúvida é o destino perfeito para você curtir em boa companhia. Animou em conhecer? Então, confira o nosso guia!

Publicidade

Onde fica Domingos Martins

A cidade de Domingos Martins está localizada na região serrana do estado do Espírito Santo. Ela fica em uma área de montanhas e está a cerca de 53 km da capital Vitória.

Para chegar até lá, a melhor forma é iniciar a viagem partindo do centro de Vitória. De carro, o acesso deve ser feito pela BR-262. Se preferir, você também pode chegar de ônibus, através do Terminal Rodoviário Carlos Alberto Vivácqua Campos, que também fica na capital. Por fim, Vitória conta ainda com aeroporto, caso você venha de outros estados do país.

O que fazer em Domingos Martins

Domingos Martins está localizada em uma das regiões mais bonitas do Espírito Santo, portanto, não espere menos do que experiências incríveis em sua viagem. A cidade possui bons programas no centro, mas também é cercada de trilhas ecológicas e atrações naturais. A seguir, veja o que você precisa conhecer quando estiver por lá:

1. Portal da cidade

O Portal de Domingos Martins é a primeira atração que você vai apreciar quando chegar à cidade. Inaugurado em 1992, o monumento é um verdadeiro cartão postal que é perfeito para fazer as primeiras fotos da viagem. O espaço tem estilo colonial e uma arquitetura que encanta os visitantes. Por fim, ao lado do atrativo, é possível encontrar lojas de artesanato, que ofertam lindos souvenirs.

2. Praça Dr. Arthur Gerhardt

A Praça Dr. Arthur Gerhardt é um dos destinos mais charmosos do centro da cidade e é ideal para um passeio em família. O local é bem arborizado, cercado de flores, assim como muitas atrações típicas. Lá, também é possível conhecer feirinhas de artesanato e diversos casarões antigos. Uma dica, é visitar a Igreja Luterana, que fica pertinho do local e possui uma arquitetura marcante.

3. Parque Estadual da Pedra Azul

O Parque Estadual da Pedra Azul é o atrativo mais visitado de Domingos Martins, portanto, você precisa conhecer. O local fica a 50 km do centro da cidade e revela muitas belezas. A região abriga diversas espécies de plantas e animais, e possui trilhas ecológicas incríveis. Por fim, o espaço conta ainda com uma boa infraestrutura, com restaurante, estacionamento e pequenas lojinhas.

Publicidade

4. Bosque das Cerejeiras

Localizado ao lado do Parque Estadual da Pedra Azul, o Bosque das Cerejeiras entra para o roteiro com um passeio ideal para contemplação. O local é cercado pela natureza, tem muita calmaria e revela paisagens únicas. Além disso, é ideal para descansar e fazer fotos lindas das montanhas. Uma dica, é visitar o espaço durante o inverno, pois essa é a época perfeita para apreciar as cerejeiras.

5. Rota do Lagarto

A Rota do Lagarto é um dos programas mais famosos de Domingos Martins e também garante bons momentos na região. O circuito, que tem início na BR-282, passa pelas montanhas capixabas e revela muitos atrativos locais. No trajeto, é possível visitar restaurantes, fazendas, e descobrir inúmeras atrações naturais. Sem dúvida, é um passeio que pede uma boa companhia e é perfeito para quem busca se aventurar.

6. Zoo Park da Montanha

Localizado a 6 km do centro, o Zoo Park da Montanha é o único zoológico do Espírito Santo e, por isso, também pede uma visita. O atrativo conta com mais de 160 espécies de animais e garante um contato único com a natureza. No local, é possível avistar felinos, primatas, assim como uma variedade de aves exóticas. É um destino e tanto para curtir em família, não acha?

7. Agroturismo

Por fim, não termine a sua viagem sem antes conhecer a culinária de Domingos Martins. Afinal, a cidade é famosa pelo agroturismo e possui muitos estabelecimentos que valorizam os sabores locais. Pela região, é fácil encontrar fazendas e casarões coloniais que oferecem diversos produtos típicos. Um cantinho que você precisa visitar é a Fazenda Carnielli, que oferta delícias especiais produzidas nas montanhas. Certamente, você vai amar a experiência!

Com essas dicas de passeios e atrativos a sua viagem pelo Espírito Santo tem tudo para ser marcante. Afinal, o guia traz os melhores destinos que só mesmo Domingos Martins tem a oferecer.

O que fazer em Domingos Martins à noite

É fato que Domingos Martins conta com bons passeios para curtir durante o dia, não é? Mas saiba que a noite na cidade também pode ser muito agradável. A seguir, confira alguns programas noturnos que você pode incluir em sua viagem. Olha só:

  • Rua do Lazer: embora esteja acessível a maior parte do dia, a Rua do Lazer também é um bom lugar para curtir a noite. Localizada no centro, ela possui diversas opções de bares e restaurantes que valorizam a culinária da cidade. O espaço é ideal para passear, fazer pequenas comprinhas e levar a família.
  • Cervejaria Barba Ruiva: caso você prefira uma noite mais animada, a Cervejaria Barba Ruiva é uma boa opção na cidade. Afinal, o atrativo une música ao vivo com um ambiente muito aconchegante. No local, é possível apreciar cervejas artesanais e chopes gelados, que são elogiados pelos visitantes. Sem dúvida, é uma boa escolha para curtir com os amigos.
  • Restaurante Espigueiro: por fim, o Restaurante Espigueiro é uma boa pedida para viver noites mais românticas em Domingos Martins. O local é bastante agradável, tem bom atendimento e uma gastronomia muito sofisticada. É o lugar perfeito para conhecer em boa companhia.

Com essas opções do que fazer à noite em Domingos Martins, o seu dia de programas está completo. Escolha o atrativo que mais combina com você e curta muito a cidade!

Quando ir para Domingos Martins

Domingos Martins é um destino que pode ser visitado o ano inteiro. No entanto, como a cidade está localizada na região serrana, ela combina melhor com as estações do outono e inverno. Nesse período, as temperaturas se unem ao clima da Serra e deixam cada passeio ainda mais agradável. Uma dica, é visitar a cidade entre o final de abril e início de outubro. Assim, a viagem será perfeita!

Onde se hospedar em Domingos Martins

A região de Domingos Martins conta com uma rede hoteleira muito elogiada, por isso vai ser fácil encontrar boas opções de estadia na cidade. Assim como as montanhas capixabas oferecem momentos únicos, as hospedagens também garantem muito aconchego aos visitantes. A seguir, confira uma lista das melhores sugestões da cidade:

Publicidade

  • Pousada Alemã Schwambach – $$: essa opção é uma boa escolha para quem deseja viajar gastando pouco, pois possui acomodações confortáveis por um preço acessível. Localizada próximo ao centro, ela tem quartos simples, estacionamento gratuito e um bom café da manhã. Por fim, o seu destaque fica por conta do atendimento, que é elogiado pelos visitantes.
  • Pousada Japerê – $$$: essa sugestão é uma das principais escolhas em Domingos Martins. Ela conta com quartos bem equipados, área externa agradável, assim como boas opções de lazer. O seu diferencial está na localização, que é perto da natureza e ideal para quem busca mais sossego.
  • Pousada Pedra Azul – $$$$: essa opção é tradicional e fica localizada próxima à Pedra Azul. Ela conta com uma variedade de quartos, área externa muito aconchegante e restaurante. O seu diferencial fica por conta da infraestrutura, que é romântica e perfeita para uma viagem a dois.
  • Hotel Fazenda China Park – $$$$$: por fim, essa escolha é uma opção ideal para a família. O espaço possui acomodações confortáveis, mas também se destaca com suas opções de lazer. No local, é possível curtir, por exemplo, um parque aquático e mais uma série de atividades ao ar livre. Sem dúvida, é uma escolha perfeita para crianças.

Seja qual for a sua opção, certamente você vai adorar se hospedar em Domingos Martins. Afinal, a cidade possui opções completas, acessíveis e para todos os gostos.

13 fotos lindas de Domingos Martins para inspirar a sua viagem

Até aqui, você não tem dúvidas de que Domingos Martins é mesmo um destino único, não é? Mas, que tal apreciar fotos lindas da cidade e conhecê-la ainda mais? A seguir, confira os melhores registros de quem já visitou esse destino. Olha só o que te espera:

1. Se o Espírito Santo é a sua próxima rota de viagem

2. E você deseja conhecer um destino marcante no estado

3. Então, saiba que você precisa visitar Domingos Martins

4. Essa cidade é conhecida pelo clima romântico e acolhedor

5. E também pelas suas belezas naturais

6. Pelo centro, é possível conhecer destinos culturais únicos

7. E provar diversos sabores típicos

8. Já pelas montanhas, há paisagens lindas te esperando

9. Assim como atrações únicas

10. E cantinhos de muita paz

11. Sem dúvida, é um dos destinos mais bonitos do Espírito Santo

12. E, por isso, pede muito a sua visita

13. Olha só o que te espera em sua próxima viagem!

Gostou de todas as dicas para conhecer Domingos Martins? Então, agora você já pode marcar a sua viagem para o Espírito Santo. Caso queira estender o dia de passeios, visite também Venda Nova do Imigrante. Essa cidade também é destaque em agroturismo e conta com destinos incríveis. Sem dúvida, você vai amar conhecê-la também!