10 atividades para conhecer a eletrizante Imbituba

Imbituba é conhecida como capital nacional da baleia-franca. Os turistas descrevem o local com muito carinho, pois as baías são lindas e as ondas são ideais para a prática de surfe. Por isso, venha descobrir esse paraíso em Santa Catarina.

Publicidade

Onde fica Imbituba

Localizado no litoral sul de Santa Catarina, Imbituba está a 370 km de Porto Alegre, 90 km da capital Florianópolis, 40 km de Laguna e 30 km de Garopaba.

Como chegar

Apesar de existirem voos para aeroportos de cidades próximas, como Navegantes e Jaguaruna, a melhor opção é o aeroporto da capital Florianópolis. De lá, o ideal é alugar um carro e pegar a BR-101 para chegar até Imbituba. Ao utilizar um carro, você vai se locomover com facilidade pelas praias da região. Por fim, as estradas são bem sinalizadas, com indicações de placas para o acesso às praias.

O que fazer em Imbituba

Agora que você já sabe como chegar, veja a seleção de pontos turísticos de Imbituba e confira o que fazer para se divertir e relaxar por lá:

1. Praias

Imbituba possui ao menos 9 praias: Rosa, da Luz, Vermelha, Barra de Ibiraquera, da Vila, Itapirubá, do Porto, da Ribanceira e D’Água. Os locais são ideais para mergulhar, relaxar e fazer todas as atividades típicas de destinos litorâneos. A Praia do Rosa, da Vila e de Ibiraquera são as que mais possuem infraestrutura. Contudo, as outras são rústicas, mas não deixam de encantar os visitantes com atividades únicas.

2. Porto de Imbituba

O Porto de Imbituba é um dos mais importantes de Santa Catarina, com grande movimentação de cargas. Você pode ir para a Praia do Porto e de lá, acompanhar os navios atracando. O local rende fotos incríveis.

3. Projeto Baleia Franca e observação das Baleias Franca

Imbituba está na Rota da Baleia Franca, logo, é possível encontrar mirantes para observação das baleias-franca nas praias e trilhas. Você vai poder vivenciar essa experiência entre junho e outubro, que é quando os animais passam pela costa catarinense para dar à luz aos filhotes. Por fim, na Praia de Itapirubá está o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca com um museu para visitação.

Publicidade

4. Trilhas em Imbituba

As trilhas geralmente conectam uma praia à outra. Em Imbituba, você vai encontrar algumas opções de trilhas, como a da Praia D’Água até a Praia dos Amores com falésias e costões; a do Farol na Praia da Vila; a da Praia Vermelha que conecta a Rosa até a Praia do Ouvidor e a do Porto até a Praia D’água. Por fim, a trilha do Caminho do Rei partindo da Praia do Luz e passando pelo Rosa e Barra de Ibiraquera é uma boa opção.

5.Esportes em Imbituba

As praias de Imbituba são ideais para a prática de esportes, mas algumas são conhecidas por algumas modalidades. Por exemplo, a Praia da Vila já foi palco do Campeonato Mundial de Surfe (WTC) durante 8 anos. A Barra de Ibiraquera é o destino para kitesurf, windsurf e stand up paddle. Agora, se você gosta de mergulhar, pode ir para a Praia do Porto e praticar em meio a navios naufragados. Além disso, é em Imbituba que está o SkyZimba, que realiza saltos de paraquedas.

6. Restaurantes e vida noturna

A Praia do Rosa é o centro da vida noturna de Imbituba, apesar de existirem outras opções pelas praias. Na Praia do Rosa, você vai encontrar espaços conhecidos pelas festas e baladas, como o Pico da Tribo, Beleza Pura, Alma Rosa Sul, Tantra e Quintal Butiá.

7. Ilhas

As ilhas em Imbituba reúnem paisagens únicas, com condições ideais para pesca e mergulho. A Ilha das Araras é a mais conhecida, distante apenas 3 km da praia de Itapirubá com um farol de 11 metros de altura. Já as Ilhas de Santana de Dentro e de Fora possuem piscinas naturais escondidas e ao redor delas há a formação de ondas ideais para surfistas. Além disso, a Ilha do Batuta permite apreciação de aves, já que é utilizado para estudos biológicos. Por fim, saiba que é possível chegar até as ilhas por meio de embarcações que partem das praias.

8. Dunas

Nas praias de Itapirubá e da Ribanceira é possível acessar as dunas e observar vistas incríveis, principalmente ao pôr do sol. Além disso, é possível praticar sandboard, inclusive com locação de equipamentos por ali.

9. Visitar Florianópolis

A capital de Santa Catarina está ali do lado, a 90km. Por isso, faça um bate volta para conhecer as principais praias e atrações. Além disso, pode ser uma alternativa em dias de chuva para conhecer centros de compras, por exemplo.

10. Visitar Garopaba e Laguna

Quem se hospeda em Imbituba acaba visitando Garopaba e Laguna, destinos próximos que possuem praias incríveis. Logo, em Garopaba há as praias da Gamboa e da Ferrugem e em Laguna, a do Mar Grosso, do Gi, Tamborete e outras.

Com tantas atividades, é preciso se planejar para aproveitar tudo que a cidade oferece. Então, confira a seleção de praias de Imbituba abaixo e selecione as melhores para colocar no seu roteiro.

As melhores praias de Imbituba

Cada praia possui uma atividade única, mas a lista abaixo contém as mais procuradas para lazer. Escolha a praia que combina com o seu perfil e deixe seu roteiro ainda mais completo:

Publicidade

  1. Praia do Rosa: A Praia do Rosa é conhecida internacionalmente por possuir uma das mais belas baías do mundo. Por isso e outros motivos, é a mais famosa e badalada de Imbituba com bares, restaurantes, piscinas naturais e trilhas que conectam às praias desertas Vermelha e da Luz.
  2. Praia do Ibiraquera: A praia é ideal para a prática de esportes, como Kitesurf, windsurf e stand up paddle. Além disso, o diferencial é o encontro das águas do mar com a Lagoa de Ibiraquera, formando um visual único. Por ali, também é possível encontrar ótimas opções de restaurantes.
  3. Praia da Vila: Destino certo para surfistas, com vista para as ilhas de Santana de Dentro e de Fora. Além disso, conta com infraestrutura para caminhadas. É ali que é possível fazer a trilha do Farol com visual único.
  4. Praia de Itapirubá: Dividida em Itapirubá do Sul e do Norte, a praia possui acesso privilegiado à Ilha das Araras e está próximo às dunas. Possui muita vegetação nativa é é ideal para relaxar e caminhadas.
  5. Praia da Ribanceira: A faixa de areia úmida é o diferencial dessa praia que é conectada por nascentes. Além disso, é o destino mais procurado para observação das baleias franca.

Enfim, não deixe de conhecer as praias da região. Como cada uma possui atividades e experiências únicas, o recomendado é selecionar a praia que tem a sua personalidade.

Dicas e informação importante para aproveitar melhor sua viagem para Imbituba

Para deixar a sua experiência de viagem ainda mais eletrizante, saiba dessas informações antes de visitar a cidade:

  • Cidade do interior: em primeiro lugar, fique sabendo que Imbituba tem um “clima” de cidade do interior, mas que é ideal para relaxar.
  • Quando visitar: a partir de setembro, o calor começa a aparecer em Santa Catarina. Contudo, dezembro e março é a época mais procurada por turistas.
  • Imbituba em dia de chuva: como todo destino litorâneo, a praia é a principal atração, mas se a chuva aparecer, visite restaurantes e lojas, inclusive no centrinho da Praia do Rosa. Além disso, outra alternativa é conhecer regiões próximas, como Florianópolis.
  • Estacionamentos: na alta temporada, é comum você demorar para encontrar vagas para estacionar, principalmente na Praia do Rosa. Então, a dica é chegar cedo na praia para encontrar espaço.
  • Significado de Imbituba: por fim, Imbituba é uma palavra indígena (Embetuba) que significa região com grande quantidade de imbé, espécie de cipó-roxo que é muito utilizado para confecção de cordas, especialmente para pesca.

Com essas dicas, sua experiência de viagem até Imbituba fica ainda mais completa, não é mesmo? Para finalizar, veja a seleção de hospedagens abaixo.

Publicidade

Onde se hospedar

Imbituba tem hotéis e pousadas para vários tipos de público. Então, confira algumas opções e selecione a melhor hospedagem para atender às suas necessidades:

  • Hostel Albergue Explorer – $: melhor hostel da Praia do Rosa, com quartos compartilhados e suítes privativas. Além disso, possui café da manhã incluso.
  • Pousada Brisa do Mar – $$: fica na Praia de Itapirubá e possui quartos simples, de frente para o mar. Então, é um ótimo custo-benefício.
  • Praia Hotel Imbituba – $$: localizado na Praia da Vila, esse hotel une quartos simples, mas aconchegantes. Possui piscina, quadra de tênis, espaço infantil e um café da manhã delicioso.
  • Mevlana Garden – $$$: você vai se sentir em um templo japonês, já que a hospedagem preza pelo clima good vibes, na Barra de Ibiraquera. Os quartos são luxuosos e o visitante poderá relaxar com atividades como yoga, spa e refeições com produtos frescos e locais.
  • Pousada Descanso do Rei – $$$$: uma boa opção da Praia do Rosa, com tipos de quartos que variam dos mais simples, até os mais requintados. Além disso, é de frente para o mar, possui apartamentos equipados, pet friendly e uma hospedagem que atrai muitos casais apaixonados.

Há também muitas opções de locação de casas e apartamentos, seja pelo Airbnb ou com imobiliárias locais. Por isso, pesquise e veja qual a melhor opção para seu perfil de viajante.

10 fotos fascinantes de Imbituba para despertar a vontade de conhecer esse paraíso

Descrever Imbituba apenas com palavras é muito difícil. Por isso, veja fotos encantadoras deste destino e se apaixone pelo local:

1. Imbituba é um local eletrizante

2. Você pode encontrar badalação

3. E tranquilidade, como nas trilhas

4. Além disso, a natureza vai encantar você

5. Então, procure hospedagens incríveis

6. Lá, você pode visitar dunas que formam piscinas naturais quando chove

7. Já na Praia do Rosa tem uma piscina natural, acessada por trilhas

8. Apenas, pratique esportes

9. E se entregue ao momento em meio à natureza

10. Por fim, contemple as paisagens deslumbrantes de Imbituba

Curtiu o roteiro? Prepare as malas e faça uma viagem até esse paraíso no litoral catarinense. Agora, veja 9 atrações para curtir as belezas da piscina natural da Praia do Rosa e divirta-se!