9 atrações para curtir as belezas da piscina natural da Praia do Rosa

O jornal britânico The Guardian já elegeu a Praia do Rosa como uma das 10 praias “desconhecidas” mais encantadoras do mundo. Afinal, é nesse local que o visitante pode encontrar a famosa piscina natural da Praia do Rosa, localizada no Rosa Norte. Então, descobra a seguir mais informações sobre essa maravilha.

Publicidade

Onde fica a piscina natural da Praia do Rosa

No litoral sul catarinense fica a Praia do Rosa que pertence ao município de Imbituba, a 90 km da capital Florianópolis. Esse paraíso está próximo de outros destinos turísticos de Santa Catarina como Garopaba, a Praia do Sonho e a Guarda do Embaú. A piscina natural do destino está ao norte da praia, região conhecida como Rosa Norte, com paisagens incríveis.

Como chegar

Para quem vem de longe, a melhor maneira é pelo aeroporto. Pela estrada, você vai ter acesso pela BR-101, que possui ótimas condições. Para chegar até a vila, conhecida como centrinho, você vai passar por estradas estreitas e seguindo reto, você vai encontrar carros estacionados. Pronto, você já está pela praia. Encontre o local para estacionar e vá para a areia. Agora, para chegar até a piscina natural, você tem que ir para o lado norte da praia, conhecido como Rosa Norte, faça uma pequena trilha e você chegará até esse destino.

Por fim, agora que você já sabe onde fica e como chegar até a piscina natural da Praia do Rosa, conheça as principais atrações por ali.

O que fazer na piscina natural da Praia do Rosa

Relaxar, fazer uma trilha e aproveitar as atrações da Praia do Rosa. Esse destino é um extra para quem gosta de praia, sol e muita badalação. Confira as opções de atividades para seu roteiro:

1. Mergulhar e relaxar na piscina natural

Em primeiro lugar, Rosa Norte é a região mais tranquila da praia. Para chegar até a piscina natural, percorra um caminho de pedras por 5 minutos e chegue nas piscinas naturais. Enfim, mergulhe e relaxe nas águas cristalinas por ali.

2. Trilha da Praia do Rosa Norte até a Praia Vermelha

A piscina natural está no caminho da trilha do Rosa Norte até a Praia Vermelha, logo no início. Depois de passar pela piscina, é só seguir reto e você já está na trilha. O trajeto, bem demarcado, dura aproximadamente 1h30 de ida e volta. Se você quiser seguir adiante, pode continuar a trilha até a Praia do Ouvidor e terminar na Praia da Ferrugem, em Garopaba. Contudo, vai ser uma trilha extensa, o melhor é fazer a da Rosa Norte até a Praia Vermelha.

Publicidade

3. Observação de baleias

Imbituba, onde a Praia do Rosa está localizada, faz parte da Rota da Baleia Franca, região turística de Santa Catarina que também abrange Garopaba e Laguna. Em pontos da Praia do Rosa, principalmente em mirantes naturais nas trilhas, é possível observar essa maravilha da natureza. Por último, você vai poder ver as baleias entre junho e outubro, que é quando os animais passam pela costa catarinense para dar luz aos filhotes.

4. Centrinho

Gente jovem e badalação. Logo, você vai poder passar pelo centrinho da Praia do Rosa e conhecer restaurantes e fazer compras em lojas. No final da tarde e à noite o movimento aumenta e é um passeio ideal pós-praia. Em relação aos restaurantes, você pode ir no Sapore di Pasta, Tigre Asiático, Bistrô Pedra da Vigia, Lua Marinha, Refúgio do Pescador, Engenho do Mar, Restaurante Urucum, Restaurante Mirador, entre outros.

5. Lagoa do Meio

Uma pequena lagoa bem no meio da Praia do Rosa. Muita gente aproveita para mergulhar nas águas que costumam ser mais quentes que a do mar. Você pode andar por stand up paddle por ali e se refrescar. Porém, tome cuidado com a profundidade da lagoa se você nunca visitou o local.

6. Rosa Sul

A Região Rosa Sul é mais movimentada que a Rosa Norte, pois é ali que estão barraquinhas de comida, de locação de equipamentos aquáticos e de passeios de barco. Você também vai encontrar escolinhas de surfe por ali.

7. Trilha da Praia do Rosa Sul até a Praia do Luz

No final da região sul da Praia do Rosa, há uma escada de madeira, subindo você vai encontrar pequenas montanhas e poderá ir andando por elas até chegar a Praia do Luz, também em Imbituba. Todavia, a praia é um pouco deserta, ideal para quem quer relaxar.

8. Pular de paraquedas ou praticar wakeboard

Fugindo um pouco da piscina natural, outra atração na região é o SkyZimba que realiza saltos de paraquedas com profissionais credenciados. Ou seja, a estrutura é perfeita para saltos. Por fim, no espaço também há o Cable Park, onde é possível praticar wakeboard em um ambiente controlado com obstáculos.

9. Ilha do Batuta na Barra de Ibiraquera

Partindo do Rosa, há alguns passeios de barco até a Ilha do Batuta na Barra de Ibiraquera com uma vegetação bastante rica. Constantemente, há barcos que fazem paradas para passeios pela ilha.

Além da piscina natural, você também pode visitar essas atrações e aproveitar o melhor que a Praia do Rosa oferece.

Dicas e informações importantes

Em primeiro lugar, é bom saber algumas dicas antes de visitar o destino turístico. Então, saiba essas informações antes de visitar a piscina natural da Praia do Rosa:

Publicidade

  • Cuidado com as pedras e a maré alta: para chegar até a piscina natural, você precisará percorrer um caminho de pedras. Por isso, cuidado para não escorregar. Porém, se a maré estiver alta, você pode não conseguir visitar por ser perigoso;
  • Outras piscinas naturais: no caminho da trilha do Rosa Sul até a Praia do Luz, você também pode encontrar algumas piscinas naturais entre as pedras, mas não são tão seguras. Afinal, a piscina natural mais famosa da Praia do Rosa é a localizada em Rosa Norte;
  • O que fazer na Praia do Rosa quando chove: como todo destino litorâneo, a praia é o destino principal. Contudo, quando chove a melhor opção é ir para os restaurantes ou aproveitar as hospedagens que possuem ótimas infraestruturas. Agora, se você não liga para chuvas, vá para praia mesmo assim, os surfistas adoram esses dias, pois as ondas ficam ideais;
  • Estacionamento: uma coisa que pode te estressar é encontrar vaga para estacionar. Então, se você não quiser pagar alguns reais para ficar em estacionamento privativos, você vai precisar paciência para encontrar vaga na rua;
  • Quando ir à Praia do Rosa: dependendo do ano, a partir de setembro, já começa esquentar pelo litoral de Santa Catarina e as praias vão começando a ganhar movimento. Dezembro e janeiro são os meses de pico. Fora da temporada, você vai conseguir ver as baleias franca, aproveitar festivais gastronômicos e encontrar pouco movimento, ideal para descansar.

Essas dicas são as principais para aproveitar o melhor do destino. Afinal, esse local é um dos mais encantadores de Santa Catarina e até do Brasil!

Onde se hospedar

Próximo à piscina natural, você vai encontrar algumas opções, no Rosa Norte, mas há muitas hospedagens pela Praia do Rosa. Então, veja algumas abaixo:

  • Pousada Hostel Albergue Explorer – $: quartos compartilhados mistos e feminino e privativo. Por isso, esse hostel é uma das melhores opções custo-benefício e está localizado a 900 metros da praia no Rosa Sul;
  • Pousada Rêmora – $$$: as suítes têm vista para o mar, a pousada possui piscina aquecida com borda infinita, o café da manhã é farto e a estrutura é ideal para relaxar e descansar;
  • Fazenda Verde – $$$: chalés completos em meio à natureza. O local é pet friendly e é ideal para relaxar;
  • Village Praia do Rosa – $$$$: uma das melhores opções da Praia do Rosa com casas de até 4 suítes que comportam até 8 pessoas e algumas com piscina privativa. Além disso, o espaço conta com piscina e quadras para a prática de esportes;
  • Solar Mirador Resort – $$$$: uma das hospedagens mais exclusivas da Praia do Rosa com acomodações confortáveis e aconchegantes, ideais para casais. O resort é conhecido como um dos 10 melhores hotéis sustentáveis do litoral brasileiro.

Há outras opções na Praia do Rosa, hospedagens que são simples e outras mais sofisticadas. Por isso, pesquise qual melhor que se encaixa em seu orçamento e reserve com antecedência.

15 fotos encantadoras da piscina natural da Praia do Rosa para incentivar a visita

O cantor Armandinho possui uma música que fala sobre o Rosa Norte, onde está a piscina natural. Em um dos refrãos, ele mesmo descreve: “Eu vou dormir cedinho, Pra acordar no Rosa Norte e Surfar sozinho”. Então, veja algumas fotos incríveis desse paraíso:

Publicidade

1. A piscina natural fica no Rosa Norte

2. Para chegar até a ela, é preciso atravessar um caminho de pedras

3. A piscina natural tem até uma borda infinita

4. Aprecie a paisagem durante o trajeto

5. Afinal, a piscina natural no Rosa Norte está no início da trilha que leva você até a Praia Vermelha

6. No fim da tarde, a paisagem é incrível com o pôr do sol

7. Aproveite para se conectar com a natureza

8. E relaxar muito contemplando belas paisagens

9. Além disso, dê um mergulho na Lagoa do Meio

10. Ouse e considere pular de paraquedas

11. Percebeu como o destino é ótimo para desconectar da rotina agitada?

12. Escolha as melhores atividades

13. Faça um roteiro completo para a sua viagem

14. A piscina natural da Praia do Rosa é apaixonante

15. E perfeita para registrar novas memórias!

Agora que você já conhece a piscina natural do Praia do Rosa, você pode descobrir outras piscinas naturais no Brasil, que são verdadeiros destinos paradisíacos.