Por Renata Vergel
Em 29.03.23
Um lugar silencioso em Florianópolis. Essa é a Praia do Santinho, um bom refúgio para quem prefere lugares isolados, sem muvuca, com águas claras e areia fina. Por ser pequena, é possível curti-la inteira em um dia, sobrando tempo para visitar outros lugares legais em Santa Catarina. Acompanhe as melhores dicas e passeios para fazer nesse paraíso!
Publicidade
A Praia do Santinho se localiza ao norte de Florianópolis, entre a Praia dos Ingleses e a Praia do Moçambique. Ela fica a 116 km de Balneário Camboriú, 22 km de Jurerê, 172 km de Blumenau e 91,9 km de Itapema.
Com extensão de 2 km, a orla recebe menos visitantes que as outras praias de Florianópolis, mas isso não significa que sua qualidade é inferior. Seu nome costumava ser Praia das Aranhas, em razão de uma ilha próxima que continha muitas aranhas. Já o atual nome foi dado em homenagem a uma pintura rupestre encontrada na região, que lembrava um santo.
Quem estiver na rodoviária e quiser ir de ônibus até a praia pode pegar a linha 210. O tempo de viagem estimado é 1h28. Neste site, você pode conferir quais viações de ônibus partem de diferentes destinos rumo a Florianópolis, assim como o preço e os horários de saída e chegada.
A linha 210 também passa no aeroporto, com previsão de 2h de percurso. Confira as linhas de ônibus que circulam dentro da cidade e vão até a Praia do Santinho. De São Paulo a Florianópolis de carro, vá pelo Viaduto Júlio de Mesquita Filho. Partindo de Curitiba, comece pela Av. Comendador Franco.
Por ser menos conhecida, as pessoas focam mais em divulgar informações sobre outras praias, sendo um pouco menos comum encontrar dicas sobre a Praia do Santinho. Por isso, leia a seguir algumas curiosidades:
Se você ainda está em dúvida sobre quando ir, leve estes pontos em consideração: na baixa temporada, os preços são mais baratos e há menos pessoas por lá, porém os turistas relatam que a água da praia é gelada. Em alta temporada, o clima é mais quente, logo, a água também. No entanto, há mais chances de frequentar lugares com várias pessoas e pegar chuva na estadia.
Publicidade
Por mais que a praia seja pequena, ela é queridinha pelos visitantes. Um dos motivos é por haver muitas atividades para serem feitas por lá. Algumas, diferentes de qualquer outra praia, até das que apresentam uma infraestrutura mais completa. Confira:
Não é sempre que as praias possuem trilhas tão especiais como as da Praia do Santinho. Isso porque, no Morro das Aranhas, há pinturas rupestres expostas. A partir de lá, há duas trilhas: uma que leva ao topo e outra que contorna todo o morro e vai até a Praia do Moçambique. Inclusive, do alto, é possível ver a ilha que deu o nome antigo à praia.
Dunas em Santa Catarina? Isso mesmo. Por mais que sejam em menor quantidade que no Nordeste, existem algumas no Sul. Tombadas pelo Patrimônio Natural e Paisagístico, as Dunas do Santinho ficam no fim da praia, fazendo fronteira com a Praia dos Ingleses, onde alguns se aventuram com o sandboard (surf na areia). Elas possuem uma área de 91,5 hectares e um visual incrível: ao lado, há um morro que você pode subir para admirar a beleza.
Para a sua experiência ficar ainda melhor, hospede-se no resort Costão do Santinho, que fica na praia. Ele é considerado um dos melhores do Brasil. Como Santinho é menos cheio, os hóspedes têm quase uma praia privada. Além disso, o estabelecimento oferece passeios de caiaque, festas temáticas, apresentação cultural e shows com bandas famosas nacionalmente.
Viajar é conhecer novos lugares e ficar mais rico culturalmente. No Morro das Aranhas, encontra-se o Museu Arqueológico ao Ar Livre, com entrada gratuita. Lá, você vai ver as inscrições rupestres e oficinas líticas (locais em que eram fabricados os instrumentos), de autoria dos sambaquieiros. Elas são datadas de aproximadamente 5 mil anos e a arte está grafada em rochas, costões e penhascos.
A pedra que deu o nome à praia – nela, havia uma imagem que parecia um santo – se localizava no morro. Porém, um padre a retirou e levou até o Museu do Homem do Sambaqui, mas ela acabou sumindo e nunca foi encontrada.
A Praia do Santinho, com suas ondas fortes, tornou-se um ponto de parada dos surfistas. Para quem não gosta de surfar, não tem problema: a faixa de areia é longa e tranquila. Também existem áreas em que o mar é menos forte para os banhistas aproveitarem.
Em qual outro lugar você pode, no mesmo dia, ver artes rupestre, visitar dunas, andar de sandboard e realizar trilhas? Difícil achar outra praia igual à do Santinho. Não deixe essa oportunidade passar, não é sempre que você terá essa chance de novo.
Melhor que aproveitar o dia na praia, só ficando hospedado lá perto. Assim, você não precisa se deslocar por muito tempo. Confira, a seguir, boas opções de hotéis e pousadas – alguns ficam quase dentro da praia!
Publicidade
As praias na região ficam perto umas das outras, aproveite que você vai estar próximo e visite outros lugares. Faça as trilhas que levam às praias ao lado e aproveite o momento para se conectar com a natureza.
Por ser mais isolada, as opções de restaurantes e bares perto da orla do Santinho não são muitas, mas isso não significa que a qualidade é inferior. Confira os melhores estabelecimentos para dar uma passadinha:
Uma vantagem de comer por lá é que, como a orla não é tão badalada como a de outras praias, os preços costumam ser menores. Assim, o passeio pode caber com mais facilidade no bolso dos turistas.
Se tem um destino onde é possível tirar as fotos mais encantadoras, com toda certeza, é a Praia do Santinho. Veja belíssimas imagens para admirar o local:
Se você tiver a oportunidade, vá até a praia, não perca a chance de estar em um lugar tão hipnotizante assim. Não há como se arrepender!
Conheça um pouco mais desse paraíso em Florianópolis. Nos vídeos, você vai se deslumbrar com os passeios maravilhosos que vai encontrar por lá.
O casal do canal Vibe de Dois foca em mostrar o lado mais cheio da Praia do Santinho. Eles filmam a infraestrutura, as trilhas, o museu e muito mais. Além disso, se preocupam em contar um pouco da história do local.
O casal do canal Vibe de Dois voltou – dessa vez, pelo outro canto da praia, o mais tranquilo. Nele, você vai conseguir observar as dunas e o costão que divide a Praia de Santinho e a dos Ingleses. A diferença entres os dois lados é perceptível, com atrações igualmente incríveis.
Nesse vídeo, você vai ficar maravilhado(a) com a beleza do lugar. Nele, dá para ver a paisagem do alto do morro, conferir as dunas e o mar clarinho. Além disso, você vai acompanhar a trilha que parte das dunas da Praia dos Ingleses e leva até Santinho.
A Praia do Santinho é única em Florianópolis, atraindo todo tipo de turista e oferecendo o melhor do estado. Na sua viagem, não deixe de deixar um espaço no roteiro para incluir estas praias de Santa Catarina. Há muitas outras orlas paradisíacas que também merecem uma visita!