Por Bruno Mendes
São 9 ilhas vulcânicas, a 1,6 quilômetros da Europa e em uma área de aproximadamente 600 quilômetros de extensão. Açores é um paraíso natural, que é basicamente uma porção de terra isolada no meio do Oceano Atlântico, com população de 246 mil habitantes e criações da natureza de pura singularidade.
Publicidade
Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge, Faiol, Graciosa, Flores, Pico e Corvo são as ilhas, que há milhares de anos, emergiram do fundo do oceano e hoje conquistam visitantes apaixonados pela Natureza. Açores, esse território autônomo mas que faz parte de Portugal, tem cerca de 2 mil vulcões, piscinas naturais, cachoeira de água aquecida e um cenário urbano pacato e aprazível. O Viajali mostra 11 locais que irão fazer você se apaixonar por esse conjunto de ilhas muito especial. Prepare as malas, a máquina fotográfica e o coração para momentos inesquecíveis!
Situado numa área protegida do Parque Natural do Faial, o vulcão de Capelinhos originou-se após uma erupção em 1957, que provocou destruição na ilha de Faial e mais de 450 terremotos. Hoje o vulcão está vivo, porém adormecido e complementa uma paisagem cinzenta e de beleza peculiar.
No local, o visitante poderá conhecer o Centro de Interpretação do Vulcão de Capelinhos, um edifício soterrado onde existe um auditório e espaço para exposições, com mostras das rochas e boas informações sobre a história da atividade vulcânica na região. No final do passeio, é indicado subir ao farol para apreciar a vista do alto.
Após cada curva das estradas de Açores é impossível não se deparar com lindos cenários, e pela região de Sete Cidades, o visitante terá a oportunidade de conferir de perto a lagoa de Santiago, um lago de cratera a 370 metros de altitude, com 600 metros de comprimento e 450 metros de largura. Olha essa imagem!
A praia da Ponta da Ferraria, que fica na ilha de São Miguel, é cercada por rochas e satisfaz os viajantes que gostam de piscinas naturais. Aquecidas por fontes termais, as piscinas de nascentes vulcânicas, proporcionam banhos terapêuticos e muito agradáveis.
Cachoeiras são sempre interessantes, concorda? Mas o que diria de uma cachoeira de águas quentes? A cascata do Salto do Cabrito, localizada na Ribeira Grande, tem 40 metros de altura, águas transparentes e com aquela temperatura que você sonha ficar em contato horas e horas, principalmente em dias mais frios.
O acesso à cascata é feito pela estrada da Lagoa do Fogo e a área é cercada de vegetação exuberante, e a conhecida e agraciada formação rochosa do arquipélago.
Entre tantas mostras naturais deslumbrantes, desta que é considerada uma das ilhas mais belas de Açores, o turista poderá apreciar o Vulcão de Capelinhos e conhecer a charmosa cidadezinha da Horta e a sua marinha. Eis um ponto do passeio em que o viajante irá sentir um pouquinho da vida urbana de um lugar protagonizado por formações vulcânicas, mas que também tem uma população alegre e receptiva.
Publicidade
Falando em vida urbana, Ponta Delgada é a capital de Açores e também da ilha de São Miguel. A pequena cidade tem ruas conservadas e aquele aspecto de cidade interiorana que sempre enche os olhos dos mais apaixonados por ambientes pacatos.
Com 69 mil habitantes, a bonita cidade é um patrimônio local e entre construções marcadas pelo estilo colonial tem paredes com grafites modernos e de excelência artística.
A ilha das Flores tem esse nome pois em várias partes ela é revestida por lindas flores amarelas. Considerada a mais romântica do arquipélago, ela é cercada por montanhas de grande porte, cascatas, ribeiras, lagoas e muito, muito verde. Confira essa foto: que nota você dá para esse paraíso?
Localizada em uma reserva natural montanhosa cortada por árvores enormes, a Lagoa do fogo é uma das maiores de Açores e, certamente, a mais bonita de todos. Definitivamente, não dá para ficar indiferente ao espetacular tom azul de suas águas.
Presente em muitos catálogos de viagem de Portugal, o Miradouro da Grota do Inferno é um local ainda pouco apreciado por grande parte dos visitantes do arquipélago de Açores. Que tal fazer diferente e sentir o ar puro, tirar fotos e apreciar a vista da lagoa de Santiago, da lagoa do Canário, e parte de um povoado da Serra Devassa e das Setes Cidades pelo melhor ângulo de todos?
Na ilha do Pico está situada a mais alta montanha de Portugal e pelos mares azuis do entorno, é possível ver baleias e golfinhos. Em em meio a paisagem vulcânica da parte terrestre da ilha, há campos de vegetação selvagem e a pequena vila Lajes do Pico, que possui um pouco mais de 1800 habitantes. Essa parte de Açores lembra aqueles cenários idílicos de contos de fada, mas com uma diferença: é tudo real!
Caldeira Velha é um monumento natural, que fica na Ribeira Grande e apresenta a fauna e flora em magníficos tons. Além de caminhar pelo verde, o visitante poderá tomar um banho nas terapêuticas águas termais nas cascatas e piscinas naturais.