20 praias de Portugal que são lindíssimas e merecem a sua visita

Escrito por Sheila Almendros

Portugal é mundialmente conhecido por ser um destino histórico, repleto de joias culturais que atraem turistas do mundo todo. Mas você sabia que existem praias em Portugal que podem te surpreender positivamente, e que uma delas inclusive foi considerada uma das 10 mais belas da Europa?

Motivos não faltarão para dar uma esticadinha até o litoral durante a sua viagem: você encontrará desde orlas desertas, propícias para um dia de descanso, até grandes movimentações em praias disputadíssimas por turistas. E elas estão presentes de norte a sul do país, com suas características singulares e paradisíacas. Topa conhecer algumas delas na lista a seguir?

Mapa das praias de Portugal

O litoral português é banhado pelo Oceano Atlântico. As praias mais populares do país se concentram em Lisboa, Cascais e Algarve.

20 praias de Portugal para você conhecer

Se a sua viagem para Portugal está marcada para um período do ano favorável, não deixe de conhecer algumas dessas praias encantadoras:

1. Praia do Guincho

Cascais é um distrito de Lisboa que possui belíssimas praias, e a do Guincho é uma delas. Ela é banhada pelo Oceano Atlântico, com bastante vento e ondas de fortes a moderadas, perfeita para surfistas e praticantes de kitesurf e windsurf. A sua infraestrutura é bem planejada e, entre outras coisas, oferece acesso para cadeirantes até a orla. Sua beleza é tamanha que a Praia do Guincho já serviu de cenário para a gravação de um dos filmes de James Bond.

2. Praia de São Pedro do Estoril

Também em Cascais está a Praia de São Pedro do Estoril, um lugar bastante frequentado por famílias. O local oferece estacionamento, restaurantes, bares, espreguiçadeiras na areia branca e uma paisagem de tirar o fôlego. O temperamento do mar é mediano: nem muito tranquilo, nem ondas muito fortes. Os praticantes de bodyboard, surf e pesca adoram!

3. Praia da Conceição

Esta é a praia mais frequentada de Cascais, pois está próxima do centro da cidade e com as principais linhas de ônibus circulando por lá. Quiosques e restaurantes superelogiados fazem parte deste perímetro, e o visitante ainda conta com um estacionamento (com parquímetro) e guarda-sóis à disposição.

4. Praia da Rainha

As águas calmas da Praia da Rainha são perfeitas para curtir com a criançada, principalmente porque o local é bem atendido por restaurantes, lojas e hotéis em seu entorno. Ela fica bem próxima do centro histórico de Cascais, de fácil acesso tanto com carro como com transporte público. Apesar de ser bem frequentada, não é um local repleto de pessoas — é possível circular sem esbarrar em ninguém.

5. Portinho da Arrábida

De águas transparentes e tranquilas, esta praia de Setubal é ideal para a prática de mergulho e snorkel, e claro, curtir um dia quente com as crianças. Há restaurantes deliciosos pelo entorno, e duas atrações que você não pode deixar de visitar: a Estação Arqueológica do Creiro e o Museu Oceanográfico.

6. Praia Grande

Esta é uma das mais populares de Setubal, localizada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em Porto Covo. Sua estrutura urbanizada atende bem os surfistas atraídos pelas fortes ondas, e também os visitantes que passam um dia inteiro admirando os tons de azul deste mar cristalino.

7. Praia da Falésia

É em Algarve que se encontram as praias mais populares de Portugal, e é na região de Olhos de Água que fica a monumental Praia da Falésia. O nome já diz tudo, né? As falésias que mesclam um tom alaranjado com branco contornam os 5,5 quilômetros de orla, chegando a até 40 metros de altura! As águas calmas são outro ponto de destaque, que colaboram para aumentar a movimentação de banhistas por ali, principalmente por famílias e jovens durante o verão.

8. Praia da Galé

As falésias também fazem parte da Praia da Galé, em Albufeira – Algarve, contrastando com algumas dunas, responsáveis por dividir a faixa de areia em dois setores (e ligadas por uma escadaria), e também por proteger a região do vento. É um local que costuma ficar lotado nos dias quentes, ideal para grupos em busca de agito. Há acesso para cadeirantes, banheiros, seguranças, estacionamento e restaurantes no entorno.

9. Praia da Marinha

Você também poderá ouvir falar desta praia de Lagoa, em Algarve, como Praia Dourada, que está na lista do Guia Michelin como uma das 10 mais belas orlas da Europa. E não é para menos: ela não sofreu quase nenhuma intervenção humana, e suas falésias e rochedos espalhados pelo mar oferecem um cenário sem igual! As crianças vão adorar se divertir entre os túneis, grutas, poços naturais e cavernas formados pela ação do mar.

10. Praia Dona Ana

A praia Dona Ana possui somente 40 metros de extensão, próxima do centro de Lagoa, e é muito bem frequentada por turistas de toda parte, principalmente aos finais de semana, que buscam um dia refrescante em uma das praias mais bonitas do mundo. O mar tranquilo de águas límpidas é o principal ponto de destaque do local, além da quase ausência de ventos fortes, muito comum na região. O acesso é feito somente por escadas – idosos e famílias com carrinho de bebê podem ter dificuldades para chegar até ela.

11. Praia da Albandeira

Este é mais um ponto de Lagoa que conta com grandiosas falésias no paradisíaco cenário. Por lá os banhistas adoram se refrescar nas piscinas naturais formadas em cavernas e grutas entre as erosões rochosas. Albandeira é pequena, pouco movimentada, com ondas moderadas e bastante agradável.

12. Praia da Rocha

A Praia da Rocha fica em Portimão, capital de Algarve, e costuma lotar durante o verão (e olha que estamos falando de uma orla grande, com quase 1,5 km de extensão!). E para atender toda esta demanda, a infraestrutura conta com bons bares e restaurantes, abertos durante o dia e a noite. Aproveite o passeio para conhecer também a Fortaleza de Santa Catarina, com construção datada de 1600.

13. Praia de São Rafael

Ficou fácil de notar até aqui que a região de Algarve possui praias bastante rochosas, certo? E em São Rafael não seria diferente! Ela é pequenininha, supercharmosa, conta com areia clara e fina e um mar de uma imensidão azul de encher os olhos. Há um amplo estacionamento para atender a demanda, mas o acesso pela escadaria pode ser complicado para pessoas com mobilidade reduzida.

14. Praia do Camilo

As grutas cavadas pelo mar nas falésias de Algarve fazem da Praia do Camilo um lugar incrivelmente lindo! Antes de descer a escadaria de 200 degraus, aproveite a altura para avistar este cenário exuberante. Mas o ponto alto do local é, definitivamente, o passeio de barco: você poderá conhecer de perto não só as cavernas, como também as pequenas praias desertas do entorno.

15. Praia do Castelo

Não é só este mar lindo azulado e sereno que chama a atenção dos visitantes da Praia do Castelo — o local também conta com uma atração histórica que não pode deixar de ser visitada: as ruínas de um forte, construído no século XIV. Há pequenas enseadas escondidas pela orla, deliciosas de serem exploradas. Apesar de ser distante do centro, a infraestrutura atende bem os visitantes. Mais uma opção para colocar em seu roteiro em Algarve.

16. Praia do Vale Centeanes

A Praia do Vale Centeanes é uma opção em Algarve para toda a família. A infraestrutura conta com restaurantes, bares e banheiros, e durante uma caminhada você encontrará fósseis marinhos e vegetação típica da região. Aproveite a vista panorâmica do alto da falésia, e não deixe de dar um mergulho nas águas tranquilas para conhecer a vida marinha. Será uma experiência inesquecível!

17. Praia do Carvoeiro

Esta praia fica em uma simpática vila chamada Cavoeira, em Algarve, e ainda mantém algumas tradições antigas, como a pesca com barquinhos de madeira. Aliás, são esses pescadores que promovem passeios divertidos entre as grutas marinhas do entorno. Não é o máximo?! Esta atmosfera rústica contracena com o avanço da região com a chegada do movimento turístico: há bares, restaurantes e até uma praça central para atender a grande demanda de visitantes.

18. Praia de Odeceixe

De um lado, um mar tranquilo e cristalino, e do outro, as águas doces da Ribeira de Ceixe, separando Algarve de Alentejo. E assim se forma o cenário da Praia de Odeceixe, um local bastante familiar, que na maré baixa ainda ganha um bônus: as piscinas naturais. As crianças vão se divertir na extensa faixa de areia, e a infraestrutura oferece algumas opções de bares, restaurantes e estacionamento. Dá para passar o dia inteiro por lá sem se preocupar.

19. Praia do Barril

Sossego. Este é um adjetivo que define bem a Praia do Barril, em Tavira, frequentada por praticantes de esportes náuticos, como windsurf e vela. Não há grandes movimentações na extensa faixa de areia branca, portanto, dá para descansar e se esquecer da vida por lá! O local ainda conta com bares, restaurantes, banheiros, estacionamento e uma área destinada à prática do naturalismo.

20. Praia de Nazaré – Praia do Norte

Os amantes do surf devem mirar na pequena cidade de Nazaré, já que o local é muito conhecido pelas suas ondas gigantescas (acredite, elas podem chegar até 35 metros de altura durante o inverno português!). Tanto é que diversos campeonatos mundiais são disputados na Praia do Norte, assistidos de cima do Forte de São Miguel Arcanjo, que oferece uma vista privilegiada. Para banhistas e surfistas iniciantes, o mar é menos agitado na Praia de Nazaré, na região central.

30 fotos de praias de Portugal que são impressionantes

As praias da Grécia e Itália podem ser até as mais populares da Europa, mas não ficam muito a frente das belezas naturais do litoral português. Veja com os próprios olhos:

1. As construções históricas se misturando com a natureza

2. Espia esse mar azul de arrancar suspiros

3. Um lugar que inspira o encontro da paz, não acha?

4. A Praia Grande faz jus a sua popularidade

5. Em apenas alguns minutos essa faixa de areia estará lotada de banhistas

6. O paraíso visto entre as falésias

7. O pequeno e disputado trecho de areia na praia da Marinha

8. Que aliás, possui belíssimos rochedos dentro do mar

9. Impossível não querer correr de encontro a água ao avistar este cenário

10. Aquele clique surpreendente de Albandeira

11. Entende por que a Praia da Rocha é um lugar repleto de turistas?

12. O drone captou cada cantinho impressionante da Praia do Castelo

13. O sol se despedindo da praia de São Rafael

14. A região de Lagos é muito conhecida por suas falésias e formações rochosas

15. Já em Estoril, você se sentirá viajando no tempo

16. As praias de Portugal oferecem uma infraestrutura de primeira

17. E há uma preocupação louvável em manter a natureza intacta e limpa

18. Portanto, não esqueça de recolher o lixo produzido por você durante a sua estadia

19. Em Nazaré, os banhistas dividem a atenção do mar com os surfistas

20. E por todo o litoral, você terá a cia de muitas gaivotas

21. É muito comum você encontrar guarda-sóis disputando espaço com as rochas da praia na Rainha

22. Algarve possui as praias mais populares de Portugal

23. Como não se encantar com uma vista desta?

24. Até mesmo na praia você se lembra que está em um país histórico

25. A escadaria de acesso ao paraíso

26. Em dia de praia, não existe tempo ruim

27. Em Portugal você escolhe um guarda-sol ou corta vento

28. O Farol Museu de Santa Marta fica na praia com o mesmo nome

29. Enquanto umas são movimentadas, outras chegam a ser desertas

30. Não esqueça de incluir na sua lista de tarefas assistir este belíssimo pôr do sol

O que achou das sugestões? Conta pra gente qual praia visitará primeiro!

PARA VOCÊ