Óbidos: saiba o que fazer na histórica cidade portuguesa

Escrito por Sheila Almendros
Em 21.06.20

Visitar Óbidos é garantir uma viagem no tempo, precisamente à época medieval. Esse pequeno concelho é recheado de construções históricas preservadas, que podem ser conhecidas em um ou dois dias, em uma caminhada tranquila dentro e fora da vila murada. Conheça mais sobre esse charmoso destino português:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Mapa de Óbidos e como chegar

A vila de Óbidos fica no distrito de Leiria, a oeste de Portugal, e possui aproximadamente 3100 habitantes. A distância entre esse concelho e a capital Lisboa é de apenas 85 km, e a viagem pode ser feita pela via A8, com duração de 1h de carro e ou 2h de comboio (R 6414 em direção a Lisboa – Santa Apolonia).

História de Óbidos

O concelho de Óbidos nasceu entre os anos de 1148 e 1153, quando os romanos e os invasores muçulmanos passaram a fortificá-lo durante batalhas realizadas na península. A preservação e beleza da região tem muito a ver com a sua história ligada à realeza portuguesa desde o século XIII, quando o rei Dinis deu a vila como presente de casamento para a sua esposa Isabel de Aragão.

Desde então, a cidadela protegida pelos muros de pedra (para manter os invasores distantes) pouco mudou. Óbidos mantém o charme medieval das fachadas enfeitadas com gerânios vermelhos e buganvílias roxas e as construções intactas, como o castelo e as casas antigas, que hoje abrigam lojinhas, restaurantes e cafés.

O que fazer por lá

Veja as principais atrações de Óbidos e anote o que não pode faltar em seu roteiro de viagem:

1. Castelo de Óbidos

Eleito em 2007 como uma das Sete Maravilhas de Portugal, o Castelo de Óbidos é um monumento municipal que mistura diversos estilos arquitetônicos, como românico, gótico, manuelino e barroco. Hoje, abriga uma pousada e, caso esteja nos seus planos passar uma noite por lá, prepare-se para desfrutar de uma estadia bem ao estilo medieval.

2. Lagoa de Óbidos

A Lagoa de Óbidos é separada do mar por apenas um cordão de dunas, mas, ainda sim, é de água salgada. É bastante frequentada por quem deseja um dia de tranquilidade na praia ou para a prática de esportes náuticos, como pesca, kitesurf, remo e windsurf, além de passeios de barco. É cercada por uma área urbana completa com ciclovia e calçadão, mas a área natural é praticamente intacta.

3. Rua Direita

A rua principal da cidade murada é uma visita obrigatória por quem passa por Óbidos. A via histórica conta com uma infinidade de estabelecimentos comerciais, como lojas de lembrancinhas, restaurantes, cafés, bares e butiques. Aproveite o passeio para experimentar a tradicional ginjinha, um famoso licor produzido na região.

4. Bacalhôa Buddha Eden

Localizado no Quinta dos Loridos, o Bacalhôa Buddha Eden é o maior jardim oriental da Europa, e foi construído em protesto contra a destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, no Afeganistão. O local possui inúmeras atrações que podem ser curtidas a pé ou de comboio, como estátuas, monumentos, labirintos e esculturas. O local funciona todos os dias, das 9h às 18h, com ingressos por 3€.

5. Aqueduto de Óbidos

Muitos turistas que visitam Óbidos acabam deixando essa construção histórica passar batida, por não ser muito comentada entre todas as atrações da cidade. Mas, acredite: vale a pena incluí-la em seu roteiro. O aqueduto desativado fica em um estacionamento, afastado da cidade murada, sem muito chamariz para a sua importância. Vale dar uma rápida passada, tirar várias fotos e apreciar sua estrutura, que já serviu como abastecimento medieval.

6. Museu de Óbidos

Conheça mais da história de Óbidos nesse museu municipal formado por um rico acervo de pinturas e patrimônio arqueológico e artístico da região. A atração fica na Rua Direita e, por ser um museu de pequeno porte, pode ser conhecido tranquilamente em duas horas. Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.

7. Santuário do Senhor Jesus da Pedra

A grandiosidade do santuário chama a atenção de todos os turistas que visitam o edifício, localizado fora das muralhas. Construído em 1747 em memória de D. João V, em estilo barroco e forma hexagonal, tornou-se uma atração também para amantes de arquitetura. O interior é formado por três capelas: o santuário, dedicado ao Calvário, e as laterais, dedicadas à Nossa Senhora da Conceição e à Morte de São José.

8. Porta da Vila de Óbidos

Também conhecida como Porta da Senhora da Piedade, a antiga entrada de Óbidos se mantém intacta, para a apreciação do turista durante o tour pela cidade murada. A decoração com azulejos portugueses é o principal destaque, e merece ser conhecida com atenção e sem pressa. Aproveite para tirar muitas fotos!

As atrações de Óbidos são uma imersão em sua antiga história. Aproveite cada segundo do passeio para registrar todos os momentos!

Vídeos sobre Óbidos para aumentar a sua vontade de viajar

Nos vídeos a seguir, confira mais dicas da charmosa vila de Óbidos e saiba o que esperar de sua viagem:

A pérola de Portugal

Acompanhe os registros incríveis das principais atrações de Óbidos. Veja as casas com fachadas floridas e, de quebra, conheça mais da iguaria tradicional da vila: a ginja!

O que fazer em Óbidos

Passeie pela cidade murada com a vlogueira, que ainda conta mais sobre a história de cada atração de Óbidos visitada e suas curiosidades.

Visita a Óbidos

Conheça a história de Óbidos enquanto aprecia os melhores registros desse passeio pela Rua Direita. Conheça o castelo (e a pousada em seu interior), a tradicional igreja e outros pontos turísticos.

Tomou nota das principais dicas? Com certeza, sua viagem a Óbidos será perfeita!

15 fotos que comprovam todo o charme de Óbidos

A seguir, aprecie os melhores registros fotográficos de Óbidos, que mostram o quão charmosa e apaixonante a vila é:

1. Apaixone-se pelo castelo visto de cima e suas muralhas

2. E pelo azul da lagoa mais famosa da região

3. Os barquinhos na orla anunciam a chegada do verão

4. Aliás, o verão é a alta temporada em Óbidos

5. Com temperaturas ideais para visitar o maior jardim japonês na Europa

6. Uma igreja hexagonal te surpreenderá pelo caminho

7. E todos os detalhes de sua construção também

8. Em Óbidos, você vai se deparar com lindas fachadas de casas floridas

9. E terá uma vista panorâmica surpreendente nas muralhas

10. Espia só a sua extensão

11. Dentro das muralhas, você se sentirá em um conto de fadas

12. As construções originais se mantêm intactas

13. E isso vai fazer você se sentir em uma viagem no tempo

14. Cheia de histórias tradicionais

15. Encontradas em cada viela da cidadela!

Agora, é só começar a planejar e se preparar para conhecer Óbidos! Aproveite para apreciar também outros pontos turísticos de Portugal que não podem faltar em seu roteiro de viagem.