Aveiro: como aproveitar ao máximo a charmosa Veneza de Portugal

Escrito por Sheila Almendros

Aveiro é uma ótima cidade para incluir no roteiro se você tem Portugal como destino de sua próxima aventura. Esse destino litorâneo promete deixar as suas férias ainda mais animadas e recheadas de atrações históricas e culturais.

Que tal dar uma olhadinha neste guia completo, com informações importantes para que sua viagem seja perfeita?

Mapa de Aveiro

Situada na região centro-norte, Aveiro fica a apenas 74 km de Porto e a 254 km de Lisboa, principais portas de entrada em Portugal. É possível chegar até a cidade litorânea de trem com os Comboios de Portugal pela linha vermelha ou azul do metrô.

Informações importantes

Anote as principais informações sobre Aveiro para que você aproveite o melhor da Veneza portuguesa:

  • Melhor época para visitar: por ser uma cidade litorânea, o melhor período para conhecer Aveiro é no verão, do meio de junho ao meio de setembro, com temperaturas agradáveis, clima seco e céu quase sem nuvens.
  • Dias necessários para conhecer a cidade: muitos visitantes costumam fazer bate-volta para Aveiro a partir das cidades próximas, mas dois dias são suficientes para conhecer todas as atrações. Mas, se a ideia é descansar, você pode adicionar quantos dias quiser nesse roteiro.
  • Como se deslocar: todas as atrações em Aveiro são muito próximas umas das outras e podem ser exploradas a pé. Para distâncias maiores você poderá utilizar táxi ou até mesmo usufruir do Buga, um serviço de empréstimo de bicicletas totalmente gratuito.
  • Culinária: grande parte dos restaurantes possuem o peixe fresco e frutos do mar como opção principal, mas a cidade oferece inúmeras opções gastronômicas para todos os gostos.
  • Estilo de vida: Aveiro é uma cidade pequena e pacata, com cerca de 100 mil habitantes, um destino ideal para relaxar.

Uma vez em Aveiro, será impossível não se apaixonar pela cidade.

O que fazer em Aveiro

Conheça as principais atrações de Aveiro e todas as informações necessárias para que seu roteiro fique ainda mais completo:

1. Costa Nova do Prado

Este charmoso vilarejo conhecido por suas casinhas coloridas é um dos principais destinos de verão da região. Localizado em Ilhavo, a 12 km da região central de Aveiro, essa atração pode ser curtida de várias formas: aproveitando para se refrescar na paradisíaca praia, passeando pelas pitorescas ruas, ou desfrutando da ótima gastronomia local.

O ônibus até Costa Nova do Prado custa em torno de 3 euros, com trajeto de aproximadamente meia hora. De carro, a viagem é um pouco mais curta: você chegará por lá em apenas 20 minutos.

2. Mosteiro de Jesus

O atual Museu de Aveiro está localizado na freguesia da Glória e conta com um acervo diversificado, com destaque para a arte sacra e a história da Santa Joana. O edifício, que abrigava um mosteiro da Ordem Dominicana feminina, conserva toda a sua estrutura original e chama a atenção não só de religiosos, mas também dos amantes de arquitetura e história. O ingresso custa 4 euros, e por mais 1 euro é possível acessar outros museus da cidade. As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 10h às 18h.

3. Farol de Aveiro – Praia da Barra

É na Praia da Barra que você poderá avistar a entrada e saída dos barcos de pesca em Aveiro, a Ponte da Barra, passear pelo paredão que limita a região e conhecer o maior farol de Portugal. Se o clima contribuir, aproveite para passar o dia relaxando em frente ao mar e curtindo toda a calmaria do bairro, sem pensar em nada!

4. Parque Infante Dom Pedro

Também conhecido como Parque da Cidade de Aveiro, o Infante de Dom Pedro fica em um espaço arborizado junto do antigo convento franciscano de Santo Antonio. O local conta com uma ribeira com lagos e fontes, um romântico coreto de ferro, pontes, mesas para piquenique, além de um aconchegante café com vista do entorno. Que tal passar uma tarde relaxante em um local tão inspirador?

5. Museu de Arte Nova

O Museu de Arte Nova de Aveiro pode ser considerado um verdadeiro ponto de encontro desta corrente artística na região. Alocado na Casa Major Pessoa, com arquitetura assinada por Francisco Silva Rocha, o local conta com um acervo formado por elementos que caracterizam a decoração de edifícios portugueses, com destaque para suas fachadas. E claro que entre esses elementos está o azulejo, principal referência do país.

A visita fica ainda mais deliciosa com uma parada na Casa de Chá Arte Nova, localizada nos fundos da casa, de frente para a Praça do Peixe. Não deixe de experimentar um dos deliciosos bolos de lá.

6. Museu Histórico da Vista Alegre

Esse é um passeio diferente de qualquer outro, você vai conhecer a história dessa grande fábrica de cerâmica e como foi todo o seu processo de evolução e criação ao longo dos anos. Além de mostrar como era o funcionamento da empresa, há ainda outros espaços inusitados espalhados (e conservados) por este grande edifício. Por exemplo, o teatro, construído em 1826, e que ainda recebe apresentações, o palácio, a capela, um hotel, refeitório, creche, as casinhas do entorno, habitadas pelos funcionários do local, entre outros.

7. Canal Central de Aveiro

Passear de moliceiro pelo canal é uma das atrações mais tradicionais da cidade. O ingresso custa 10 euros e o ponto de partida fica em frente ao Museu de Aveiro. Durante o percurso, é possível avistar os principais edifícios da região (e identificar todas as fachadas de Arte Nova), enquanto o condutor do barquinho canta algumas músicas típicas portuguesas. Você não vai querer perder!

8. Navio Museu Santo André

Este antigo navio de pesca de bacalhau está ancorado no cais do Jardim Oudinot e foi convertido em um polo do Museu Marítimo de Ílhavo. Durante o passeio, você conhecerá mais sobre as pescarias do arrasto e a história dos tripulantes durante meio século de atividade. As visitas podem ser feitas de terça a sábado, das 10h às 18h e domingo das 14h às 18h, com ingressos a partir de 3 euros.

9. Igreja da Misericórdia de Aveiro

Construída em 1600, a Igreja da Misericórdia de Aveiro pode não estar entre as maiores da cidade, mas é uma das mais importantes para a história local. Suas paredes de azulejos tradicionais datados do século XIX marcam sua arquitetura, tanto na fachada como no interior do edifício. Vale a pena a visita para conhecer um pouco mais da história da região, apreciando toda a sua decoração.

10. Capela de São Gonçalinho

A pequena Capela de São Gonçalinho é mais uma parada obrigatória por quem passa por Aveiro, principalmente se a sua viagem está marcada para o mês de janeiro. Isso porque é neste período que acontece a festa mais tradicional da cidade, com música, comes e bebes. Mas o ritual realizado é o que mais chama a atenção: os fiéis lançam cavacas do alto da capela para pagar suas promessas ao santo.

11. Ponte dos Carcavelos

Construída em pedra e cimento em 1953 para substituir a ponte original destruída, Carcavelos é um dos pontos mais famosos da cidade. No passado, muitos moradores disputavam os melhores lugares nela para assistir à corrida de bateiras das festas de Nossa Senhora das Febres. Até hoje muitos casais procuram a ponte para assistir o pôr do sol e também para registrar as melhores fotos.

Aproveite a atmosfera tranquila de Aveiro para garantir os melhores passeios da sua viagem. Você voltará cheio de histórias para contar!

Custo de vida em Aveiro

Aveiro é o destino de muitos brasileiros que decidem mudar de vida, seja para moradia fixa, estudos ou intercâmbio. Mas qual é o custo médio para viver na cidade? Dê o play no vídeo abaixo e tenha essa informação:

Morar em Aveiro é garantir dias tranquilos e uma experiência única!

Onde ficar em Aveiro

Escolha a hospedagem perfeita de acordo com o seu perfil e orçamento:

Welcome In – $

Localizado no centro de Aveiro, o Welcome In fica pertinho de diversos pontos turísticos da cidade. Os quartos possuem isolamento acústico e contam com TV de tela plana e ar-condicionado. Aproveite o wi-fi gratuito, recreação para atividades com toda a família, salão de beleza e buffet de café da manhã.

Hotel Aveiro Palace – $$

De frente para a Ria de Aveiro está o Aveiro Palace, um excelente hotel recomendado para toda a família. Os hóspedes contam com café da manhã e wi-fi gratuitos, quartos com telefone, ar-condicionado, TV de tela plana e secador de cabelo, além de áreas de convivência com jogos de tabuleiro, canal infantil e armazenamento de bagagem.

Hotel das Salinas – $$$

Viajantes que não abrem mão de conforto e serviço personalizado devem escolher o Hotel das Salinas como hospedagem principal em Aveiro. Isso porque o estabelecimento oferece a melhor vista para a Ria de Aveiro e quartos diferenciados, que vão desde suítes comuns a quitinetes equipadas com fogão, frigobar e louça, tudo com decoração minimalista, inspirada em arte.

Todas as opções oferecem localização privilegiada e um serviço elogiadíssimo, independentemente do preço da diária.

Onde comer em Aveiro

Comer bem em Aveiro é praticamente uma obrigação de todo viajante, já que por todo lado é possível encontrar opções deliciosas. Tome nota das sugestões a seguir:

Restaurante Palhuça

Com cardápios inspirados na culinária mediterrânea e portuguesa, o restaurante Palhuça é bastante acolhedor para te receber no almoço e jantar. O menu é tradicional e conta com pratos bastante fartos (peça uma única opção para dividir entre duas pessoas) a preços justos. Experimente o bacalhau grelhado da casa – você não vai se arrepender!

O Batel

Com decoração minimalista e intimista, O Batel é ideal para casais que buscam um ambiente romântico ou para grupos pequenos. O atendimento é excelente e personalizado (os vegetarianos podem pedir para que um prato escolhido do cardápio seja perfeitamente adaptado ao seu gosto) e tudo é feito com muito capricho, com produtos frescos. As opções mais elogiadas do menu são a sopa de peixe, a caldeirada de mariscos e o arroz de polvo.

Salpoente

Com ambiente requintado e convidativo, o Salpoente oferece opções sofisticadas, que podem ser consideradas uma experiência gastronômica diferenciada. Conte com filete de corvina com linguini preto, arroz de bacalhau, magret de pato e bacalhau à Brás, entre outras delícias servidas em um menu degustação de primeira.

A cada passeio você encontrará um restaurante diferente em Aveiro – difícil será escolher somente um!

Mais fotos de Aveiro que roubarão o seu coração

Inspire-se nos cliques mais fantásticos de Aveiro encontrados no Instagram:

1. Quem olha uma casinha listrada na Costa Nova do Prado…

2. Não imagina a enorme quantidade espalhada pelo bairro

3. Enquanto isso, o Mosteiro de Jesus abriga preciosidades de séculos atrás

4. O farol de Aveiro é o mais alto de Portugal

5. E grande parte de suas construções fazem parte de um movimento arquitetônico único

6. Chamado de Arte Nova

7. A fachada da capela de São Gonçalinho é de uma simplicidade surpreendente

8. Assim como as simpáticas vielas da cidade

9. Espia só este pôr do sol encantador

10. Aveiro é chamada de Veneza portuguesa

11. Por também contar com diversos canais costurando a cidade

12. Cada cantinho é irresistível e você tirará lindas fotos

13. Além de se apaixonar por todo este charme

14. Que conta com características tradicionais de Portugal

15. E histórias especiais que você só encontrará em Aveiro

Seja um bate-volta ou uma semana de descanso, Aveiro é um destino que merece ser incluído em sua rota de viagem. E que tal incluir também Braga nesse roteiro? Você vai se encantar com a cidade mais antiga de Portugal.

PARA VOCÊ