Coimbra: o que fazer em uma das cidades mais antigas de Portugal

Escrito por Nicole Dias

Se você tem uma quedinha por lugares históricos, definitivamente precisa conhecer Coimbra. A cidade, que já foi capital de Portugal, é pequena e repleta de construções centenárias. Andar pelas ruas é fazer uma viagem ao tempo. Ficou interessado? Descubra, então, quais são os principais pontos turísticos, onde ficar e mais informações para montar o seu roteiro.

Mapa

Localizada na região central de Portugal, Coimbra fica a pouco mais de 200 km de distância de Lisboa e 120 km de Porto. As cidades que ficam nos seus arredores são Mealhada, Penacova, Condeixa-a-Nova, Montemor-o-Velho e Cantanhede.

Turismo

Um passeio sem destino pelas ruas de Coimbra já é uma experiência e tanto. Porém, existem locais que com certeza deixarão sua viagem ainda mais inesquecível.

1. Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é parada obrigatória para quem estiver pela cidade, tanto por toda a sua história quanto pela sua beleza. Os prédios históricos impressionam e a visita proporciona uma bela viagem no tempo. As salas centenárias estão muito bem preservadas e a biblioteca é de cair o queixo. Como a universidade fica localizada em uma parte alta de Coimbra, a vista de lá é privilegiada.

2. Quinta das Lágrimas

Esse local foi cenário do amor entre Inês de Castro e D. Pedro I. O Quinta das Lágrimas é um hotel, mas são os seus jardins o grande destaque. Nos fundos fica a Fonte dos Amores, e dizem as lendas que o fantasma de Inês ainda vaga pelo jardim em busca de seu amado. O passeio nessa área custa 2 euros. Se tiver a possibilidade, hospede-se no hotel para viver uma experiência inesquecível.

3. Mosteiro de Santa Cruz

Um dos pontos turísticos mais visitados de Coimbra, o Mosteiro de Santa Cruz é muito antigo e muito bem conservado. Há belezas arquitetônicas e arte para todos os locais que se olha, especialmente nas paredes cobertas por painéis de azulejos. A igreja tem visitação gratuita, já para a parte de museu, claustro e sacristia há uma taxa de 3 euros. Se possível, assista a uma missa lá.

4. Conímbriga

Apaixonado por civilizações antigas e turismo histórico? Coloque as ruínas de Conímbriga no seu roteiro em Coimbra. Mais importante estação arqueológica portuguesa, Conímbriga foi habitação dos romanos em 193 a.C. Há diversas áreas que podem ser visitadas, como um anfiteatro, casas e edifícios. Há, ainda, o Museu de Conímbriga, que possui em seu acervo diferentes objetos encontrados durante escavações.

5. Museu Nacional Machado de Castro

Aberto ao público no ano de 1913, o Museu Nacional Machado de Castro reúne um acervo gigantesco e obras grandiosas, de joias e cerâmicas a pinturas e esculturas. Vale a pena visitar os andares inferiores para conferir ruínas romanas. O museu abre às terças, das 14h às 18h, e das quartas a domingos das 10h às 18h. O bilhete normal custa 6€, sendo que há descontos para idosos e estudantes.

6. Jardim Botânico

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra foi fundado em 1772 e é Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Entre os espaços do jardim estão estufas, a bela Alameda das Tílias, o Recanto Tropical e o bambuzal. Há diversas estátuas antigas. Aberto todos os dias, no verão (abril até setembro) das 9h às 20h e no inverno (outubro até março) das 9h às 17h30.

7. Portugal dos Pequenitos

Parada ideal para quem viaja com crianças, Portugal dos Pequenitos é um parque lúdico-pedagógico. Assim como a maioria das atrações de Coimbra, é um lugar cheio de história: foi inaugurado em 1940! As construções em miniatura parecem formar cidades de bonecas. A entrada para crianças de até 2 anos é gratuita. Para adultos, o valor é 10,50 euros.

Em maio ocorre a cerimônia chamada Queima das Fitas, que é a formatura dos estudantes da Universidade de Coimbra. Diferentes eventos ocorrem ao longo do mês e são legais até para quem não está se graduando.

O que fazer em Coimbra em um dia

Ainda que sua viagem tenha um tempo curto, é possível aproveitar bastante. Abaixo, sugestão de roteiro de uma dia em Coimbra.

Manhã

Para aproveitar o dia em Coimbra, é interessante acordar cedinho. Aproveite para tomar o café da manhã no hotel ou em alguma cafeteria – café expresso e pastéis de nata são sempre uma boa pedida. Depois, comece pela antiga Catedral de Coimbra, a Sé Velha. Faça o passeio pelo interior da igreja, vale a pena. Em seguida, vá para a parte turística da Universidade de Coimbra e visite a Capela de São Miguel, a Biblioteca Joanina e o Paço Real. A Universidade de Coimbra é, definitivamente, o local que você não pode deixar de conhecer.

Almoço

O passeio matinal deixou você com fome? Pois não faltam opções de bons restaurantes em Coimbra, sejam os mais famosos até os econômicos. Para experimentar a comida local, vá ao Zé Manel dos Ossos, ao Notes Bar & Kitchen ou para O Burgo. O Refeitro da Baixa, por sua vez, tem uma pegada mais moderninha, enquanto o Shari Sushi Bar é onde os apaixonados pela culinária japonesa devem ir.

Tarde

Pela tarde, concentre o seu passeio no Centro Histórico de Coimbra. Há diversas atrações relativamente perto umas das outras, como o Museu Nacional Machado, a Casa Medieval, o Mercado D. Pedro V, a Câmara Municipal de Coimbra, a Igreja de Santa Cruz, monumentos e inúmeras lojinhas.

Jantar

Um jantar mais leve ou uma refeição completa? Em Coimbra você encontra ambas possibilidades. Há diversos estabelecimentos especializados em tapas na cidade, que são pratos pequenos e ótimos para compartilhar com amigos. Se é por petiscos que você procura, vá ao Fangas Mercearia Bar, ao Dux ou à Petiscaria Navegadores. Se a ocasião for mais especial e é por restaurantes legais que você procura, vá ao Terraço da Alta ou ao escondido Spaghetti Notte.

Noite

Quer aproveitar a vida noturna em Coimbra? Há diversas formas de entretenimento por lá, especialmente durante o período letivo: os universitários se reúnem nos diferentes bares locais. A maioria dos barzinhos e pubs fica nas proximidades da Praça da República. O Bar Diligência é um dos mais tradicionais, enquanto o Fangas Mercearia Bar é ótimo para tomar vinho e petiscar. Para quem quer algo mais descolado, algumas das baladas que valem a visita são NB Club Coimbra e O Reitor.

Esse dia em Coimbra será intenso e bastante aproveitado, não há dúvidas!

Informações úteis para o viajante

Agora que você já sabe o que fazer em Coimbra, atente-se para esses detalhes importantes sobre o destino:

  • Embora Coimbra receba turistas o ano inteiro, a melhor época para a sua viagem é entre os meses de maio até setembro, quando faz calor e a incidência de chuvas é menor.
  • Como Coimbra é uma cidade relativamente pequena, você poderá conhecer boa parte dos locais caminhando. Portanto, calçados confortáveis são essenciais na bagagem!
  • O dinheiro utilizado em Portugal é o euro. Caso decida fazer a troca dos seus reais por lá mesmo, evite os aeroportos e busque por bancos que possuam setor de câmbio.

Assim fica muito mais fácil curtir a sua viagem e aproveitar ao máximo o seu tempo por lá!

Onde ficar

Coimbra oferece opções de hospedagem para todo tipo de viajante, do hotel sofisticado até o hostel econômico.

1. Sapientia Boutique Hotel – $$$$$

Pertinho da Universidade de Coimbra, o hotel é muito bem avaliado pelos seus hóspedes, que mencionam localização e acomodações como pontos altos. Os quartos são amplos e contam com decorações moderninhas. Uma parte incrível da hospedagem é o seu terraço com vista para a cidade. Atendimento gentil e café da manhã gostoso. Precisa mais?

2. Hotel Oslo Coimbra – $$$$

Com estacionamento e café da manhã inclusos na diária, esse hotel está muito bem localizado em Coimbra, de forma que é possível conhecer o centro caminhando. Os funcionários são atenciosos e as dependências são simples, porém elegantes e cheias de aconchego. O terraço é perfeito para beber uma taça de vinho e contemplar a cidade ao entardecer.

3. Hotel Dona Ines Coimbra – $$$

Ótimos funcionários, boa localização, quartos bem equipados. Tudo isso com bom custo-benefício e a poucos minutos do centro de Coimbra. Não é por acaso que o Dona Inês é tão procurado pelos viajantes. O café da manhã é bastante variado e gostoso. Há estacionamento, wi-fi gratuito, centro de bem-estar e piscina, além de terraço coberto e ao ar livre.

4. The Luggage Hostel & Suites – $

Localizado no coração de Coimbra, esse hostel – um charmoso casarão – oferece acomodações econômicas, funcionários amigáveis e até mesmo café da manhã bem variado. Há desde dormitórios com 6 camas até suítes com banheiro privativo. Tudo é bastante limpo e organizado.

A hospedagem não será um problema durante sua temporada em Coimbra: existem opções para todos os bolsos.

Dicas de quem já foi a Coimbra

Quer saber um pouco mais sobre Coimbra? Espie os vídeos abaixo com as melhores dicas sobre a cidade:

Um dia em Coimbra

Antes de conhecer um local, sempre é interessante conferir um pouco mais sobre sua história e informações gerais. O vídeo da Kethella traz dicas bacanas e mostra diferentes pontos turísticos de Coimbra.

Tour completo pela universidade de Coimbra

Quer conhecer detalhadamente a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, incluindo algumas áreas especiais? Então confira o vídeo de Rayra Fortunato, que apresenta lindíssimas imagens.

Compras na Feira sem Regras em Coimbra

No primeiro sábado de cada mês ocorre na Praça Lajeada a Feira sem Regras: o paraíso para quem ama antiguidades e pechinchas. Vale a pena espiar no vídeo acima alguns dos achados dessa feira.

O que fazer com crianças em Coimbra

Quem viaja em família sabe, ter atrações que agradem aos pequenos é bem importante. No vídeo acima, Nilda Lourenço mostra algumas alternativas do que fazer em Coimbra para quem viaja com crianças.

Assistir a essa seleção de vídeos aumentou a sua vontade de viajar para Coimbra, não é?

Mais fotos de Coimbra que mostram o melhor da cidade

Provavelmente você não tem mais dúvidas quanto a fazer ou não uma viagem à Coimbra… No entanto, essas fotos vão conquistar você de vez.

1. A cidade portuguesa de Coimbra reúne muitos turistas o ano inteiro

2. E esse sucesso todo não é por acaso

3. A cidade respira história

4. E há belezas em qualquer lugar

5. As atrações são antigas e enchem os olhos

6. Coimbra oferece cultura

7. Ótima gastronomia

8. Atrações para toda a família

9. Cenários encantadores

10. E excelentes hospedagens

11. Difícil não amar

12. Partiu riscar esse destino da lista de lugares para conhecer?

Que tal ir além de Coimbra? Há muito a ser explorado nas terras portuguesas, e esse guia decidades de Portugal mostra lugares imperdíveis para você conhecer.

PARA VOCÊ