10 monumentos pelo mundo cheios de mistérios não resolvidos

Escrito por Caroline Hecke

Já disse Hamlet: “há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia”. A ciência já avançou muito, as pesquisas são constantes e arqueólogos passam horas a fio tentando desvendar construções, monumentos e até cidades inteiras, muitas vezes sem sucesso. Nessa lista, reunimos alguns dos monumentos espalhados pelo mundo que são cercados de mistérios sobre suas origens, suas finalidades ou formas de construção.

1. Machu Picchu, Peru

iStock

iStock

O povo Inca é alvo de centenas de estudos, ainda assim, muitos mistérios sobre essa civilização ainda não foram respondidos. Entre eles, está Machu Pichu. Não sabemos o motivo da construção da cidade, nem mesmo o motivo de seu abandono e nem mesmo sabemos o seu nome original.

2. Stonehenge, Inglaterra

iStock

iStock

Stonehenge é a rainha das especulações e teorias exageradas. Ela foi construída entre 3100 e 2000 antes de Cristo e isso é basicamente tudo o que sabemos. Embora o local já tenha sido escavado e analisado por meio de sensores e equipamentos de raio-x, ninguém sabe quem criou o monumento, nem mesmo o seu propósito original. Observatório astronômico e altar de sacrifícios são alguns dos palpites mais populares para sua origem, mas nada nunca foi comprovado.

3. Alexandria, Egito

A cidade submersa de Alexandria é mais um dos grandes mistérios do Egito. Ela é considerada como uma das mais deslumbrantes cidades submersas já encontradas pelo homem. Estudiosos acreditam que a cidade tenha sido inundada há mais de 1.200 anos. Por ter sua estrutura espalhada pelo fundo do oceano, a dificuldade dos pesquisadores é enorme, o que faz com que ainda se saiba muito pouco sobre a antiga cidade.

4. Petra, Jordânia

iStock

iStock

Considerada como um dos maiores tesouros da Jordânia, uma das novas sete maravilhas do mundo e patrimônio da humanidade, Petra é cercada de mistérios. O lugar tem um visual tão impressionante que serviu de cenário para o clássico filme Indiana Jones e o Templo Perdido. Até hoje os arqueólogos só conseguiram encontrar apenas 15% da cidade antiga. Os 85% restantes permanecem como um dos maiores mistérios da história da humanidade.

5. Angkor Wat, Camboja

iStock

iStock

Ela foi a maior cidade da era medieval e fica escondida na selva do Camboja. O primeiro relato que se tem sobre a cidade perdida foi feita por um explorador francês no ano de 1858. Desde então, a cidade vem se reafirmando como um mito. Chamada de “Atlântida da selva”, Angkor é recheada de estruturas complexas, trilhas, templos e túneis secretos.

6. Ilha de Páscoa, Chile

iStock

iStock

Os Moais da Ilha de Páscoa permanecem como uma incógnita para os pesquisadores. Existem muitas teorias acerca das enormes estátuas de pedra, mas nenhuma resposta definitiva sobre as funções das enormes estátuas ou como elas foram colocadas em seus lugares. São quase 900 Moais espalhados pela ilha.

7. Os Guerreiros de terracota, China

iStock

iStock

O Exército do imperador Qin é uma enorme coleção de esculturas de terracota e representam os soldados de Qin Shi Huang, o primeiro imperador chinês. Arqueólogos acreditam que sua função original seria a de proteger o imperador na vida após a morte. As estátuas foram descobertas nos anos 70 por agricultores chineses, mas os detalhes sobre as obras são desconhecidos.

Existem algumas estimativas que indicam que teriam sido espalhadas mais de oito mil estátuas de guerreiros, 130 carruagens com 520 cavalos e 150 cavalos de cavalaria – tudo isso em oito tanques que formariam o mausoléu do imperador. Estima-se também que foram necessários mais de 700 mil artesãos trabalhando incessantemente por quase 40 anos para completar a coleção. Mais de 30 anos após a sua descoberta, os guerreiros terracota ainda são estudados por arqueólogos, que acreditam que existem mais mistérios por trás das impressionantes estátuas.

8. Grande Esfinge de Gizé, Egito

iStock

iStock

Quando o assunto são construções misteriosas, não dá pra negar: o Egito é o campeão. A rica história do país se confunde com a evolução da humanidade, o que nos deixa com muitos questionamentos sobre a enorme sabedoria do povo egípcio ainda na idade antiga. A Grande Esfinge de Gizé não fica para trás e ainda intriga estudiosos.

Ela é a maior estátua feita de monólito no mundo, com mais de 73 metros de comprimento, e estima-se que foi construída há mais de 4.500 anos! Exatamente por isso, a sua construção ainda é um mistério. Assim como grande parte da arquitetura do Egito Antigo, a Esfinge é uma construção muito avançada para a época de sua construção, o que intriga curiosos ao redor de todo o planeta.

9. Baalbek, Líbano

iStock

iStock

As ruínas colossais em Baalbek trazem um dos maiores mistérios da humanidade. Ela é tida como a maior estrutura romana conhecida pelos pesquisadores modernos. O que mais intriga os arqueólogos é a idade da estrutura: embora tudo indique que ela faça parte das enormes construções da Roma Antiga, análises do material utilizado na construção resultam em uma data muito anterior a outras construções romanas – uma diferença de mais de 2 mil anos! E essa nem mesmo é a parte mais antiga da cidade.

Os templos mais antigos são gigantescos e foram erguidos por uma cultura totalmente desconhecida, possivelmente como templos de adoração a deuses. Algumas pedras pesam mais de 2 mil toneladas, o que motiva ainda mais pesquisadores que acreditam na “ajudinha” de alguma civilização extraterrestre mais avançada.

10. Tombuctu, Mali

Ela já fez parte de um dos mais poderosos impérios africanos e foi engolida pela areia do deserto. Atualmente, a cidade é considerada como patrimônio mundial pela UNESCO, mas pouco se pode fazer pelas tempestades de areia que insistem em continuar escondendo Tombuctu no meio do deserto. Acredita-se que boa parte da cidade jamais foi conhecida pelos pesquisadores, já que permanece oculta pela areia.

Você conhece algum lugar cercado de mistérios não resolvidos? Nós também queremos conhecer! Aproveite para deixar sua sugestão nos comentários.

PARA VOCÊ