15 atrações imperdíveis em Okinawa, o paradisíaco arquipélago japonês

Escrito por Juliana Trinci

Praias com águas de um azul espetacular e areias finas, locais que te remetem ao passado e muita tradição. É isso que Okinawa tem a oferecer ao turista. O arquipélago de 169 ilhas (sendo 49 delas habitadas) ocupa uma área de 100 quilômetros de comprimento, e é um lugar perfeito para mergulhar, relaxar e praticar esportes aquáticos, como o surfe.

Com clima subtropical, este destino não costuma ter invernos muito rigorosos, ou seja, não existe tempo ruim para viajar até lá. Apesar de fazer parte do Japão, a culinária de Okinawa é inspirada na alimentação tailandesa, com muita carne de porco, e para beber, cerveja produzida nas próprias ilhas e licor de arroz. Confira a seguir 15 atrações que você precisa conhecer neste paraíso asiático:

1. Okinawa Churaumi Aquarium

IStock

Considerado um dos maiores aquários do mundo, o local possui 77 tanques distribuídos nos 4 andares do edifício. Por lá você verá diversas espécies de peixes, tubarões-baleias, arraias e corais. E pode ficar tranquilo: o lugar oferece todo o suporte ao turista em relação a sua infraestrutura. Por ser muito grande, considere chegar cedo e passar o dia lá (há um restaurante bem gostoso no local).

2. Ishigaki

iStock

Com águas de um azul maravilhoso e areia branca, você pode até confundir este local com a Grécia, e não é para menos: Ishigaki é uma das ilhas mais bonitas de Okinawa. É uma ótima opção para quem gosta de praticar mergulho, nadar ou fazer snorkeling. Você pode também contratar o passeio em um dos barcos com fundo de vidro. Imperdível!

3. Castelo de Shuri

IStock

Antigo palácio do reino de Ryukyu, hoje o Castelo de Shuri é um museu aberto aos turistas. Quem for conhecer o local terá acesso à fotos, registros históricos e memórias, além de um painel com todas as informações da história do castelo e seus habitantes. Dicas úteis: para conhecer o local é preciso pagar entrada, e ele fica aberto todos os dias, com exceção das primeiras quartas e quintas-feiras do mês de julho.

4. Akajima

Akajima é outra famosa ilha de Okinawa. É um ótimo lugar para quem quer ampliar mais o contato com a natureza. Por lá, você pode fazer mergulho, praticar snorkel ou ainda, passear de caiaque ou dar uma volta de bicicleta. Como o lugar possui uma infraestrutura simples, é bom levar todo o material necessário para se divertir por lá (aparelhos de mergulho e roupa de praia) para curtir bastante sem passar por apuros.

5.Okinawa Prefectural Peace Memorial Museum

Este museu está localizado em um parque que foi palco da batalha de Okinawa — uma luta sangrenta, que deixou diversas marcas em todo os nativos. Seu rico acervo conta com fotografias, documentos e outros registros da batalha, fazendo o visitante conhecer e meditar sobre as atrocidades que um episódio como esse pode causar. Mas ainda assim é um passeio que vale a pena incluir no roteiro.

6.Museu de Arte da Prefeitura de Okinawa

Uma atração imperdível para quem gosta de arte moderna, o Museu de Arte de Okinawa possui em seu acervo, obras de artistas locais e de outras partes do país. Entre a apreciação de uma trabalho e outro, você pode dar uma paradinha para tomar uma bebida no café e relaxar um pouco.

7. Okinawa Commemorative National Government Park Ocean Expo Park

O parque comemorativo do Governo de Okinawa foi construído em celebração da volta da prefeitura local ao Japão. Esta atração é divida em duas partes: uma é o Ocean Expo Park, cuja uma das atrações é o Okinawa Churaumi Aquarium. A outra é o Castelo de Shurijo, que também já citamos anteriormente. Com certeza, um passeio imperdível para todos que visitam Okinawa.

8. Shureimon

iStock

Shureimon é um dos portões de acesso ao castelo de Shurijo. Imponente e de beleza única, a estrutura possui uma importante história: depois que o castelo foi derrubado na batalha de Okinawa, o portão foi a primeira parte a ser reconstruído, em 1950 e 1960. Hoje ele é sinônimo de tradição e renovação e garante belíssimos registros fotográficos!

9. Gyoku Sendo

Que tal um passeio pelos subsolos da terra? Gyoku Sendo é uma caverna de 5 quilômetros que existe a mais de 300 mil anos, e descoberta pelo homem somente em 1967. É uma boa pedida para se refrescar em um dia quente, já que a temperatura ambiente é de 21 °C. A caverna possui uma boa infraestrutura para quem quer desbravar o seu interior, com uma ponte de madeira e funcionários que atuam como guias.

10. Castelo Zakimi

IStock

O Castelo Zakimi era uma fortaleza construída entre 1416 e 1422. Serviu como ponto estratégico dos japoneses na Segunda Guerra Mundial, e posteriormente foi usado pelas tropas americanas como estação de radar. Hoje, as ruínas estão abertas para apreciação dos turistas para conhecer mais sobre o lugar, a sua história, e tirar ótimas fotos.

11. Busena Marine Park

Imagine uma visita ao fundo do mar, sem necessidade de aparelhos de mergulho? O Busena Marine Park é um observatório subaquático, próximo ao cabo de Busena. Para que todos experimentem o passeio ao máximo, o número de visitantes é limitado por sessão.

12. Tamaudun

IStock

Tamadaun é um mausoléu que armazena os restos mortais da antiga família real de Okinawa. O local é divido em três compartimentos de pedra, virados para o norte e apoiados em um penhasco ao sul. O que chama muita atenção também são os shisas, os leões de pedra esculpidos há muitos anos. Vale a pena a visita.

13. Fukushūen

Fukushuen é considerado um pedaço da China em Okinawa. Trata-se de um jardim, construído em 1992, que tem como materiais principais da construção madeira e pedra. Possui elementos essenciais dos jardins chineses, como assimetria, muitas rochas e um lago que se estende ao longo do local. Um passeio propicio para quem está a procura de paz, e equilíbrio interior.

14. Bios Hill

Bios Hill é um parque florestal ideal para o viajante que busca um contato maior com a natureza. Logo na entrada, o visitante recebe um mapa do local, para que você possa aproveitar todas as atrações de maneira tranquila e prazerosa. Entre as opções você terá: passeio de carroça conduzida por búfalos, uma visita à lagoa de lírios, e ainda se deslumbrar com as milhares de borboletas que existem por lá.

15. Zanpa Misaki Park

Zanpamisaki é um parque com uma ótima localização, perto da praia de Zanpa — esta que possui águas limpas, areia fina e infraestrutura para banhistas. Dentro do parque você também pode apreciar o maior Shisa (escultura de um leão de barro) de Okinawa, o pequeno santuário de Uganji, e também a estátua de Taiki, o deus dos negócios.

E então? Já colocou Okinawa na sua próxima programação de férias?

PARA VOCÊ