Osaka: conheça uma das cidades mais encantadoras do Japão

Escrito por Juliana Trinci

O Japão tem diversos destinos encantadores, e Osaka é um deles. A cidade tem ares cosmopolitas, com todas suas cores, lugares para fazer compras, museus e restaurantes, mas também envolve seus turistas com atrações mágicas como o Castelo de Osaka, e alguns parques.

Veja a seguir por que Osaka deve estar no seu próximo roteiro de viagens!

7 coisas que você precisa saber antes de viajar para Osaka

Viajali

  1. Localização: Osaka é uma cidade localizada na província que leva o mesmo nome, no Japão.
  2. Clima: subtropical úmido, com invernos curtos, primaveras chuvosas e verões bem quentes.
  3. Moeda: iene japonês.
  4. Fuso horário: Osaka está a 12 horas à frente do horário de Brasília.
  5. Como Chegar: não existe voo direto do Brasil para Osaka. Você pode fazer conexões através de alguma companhia área que atende o local, como: Emirates, American Airlines, a KLM e a AirFrance.
  6. Aeroportos: Osaka possui dois aeroportos internacionais: Aeroporto Internacional de Osaka Kansai (KIX) e o Aeroporto Osaka Itami (ITM)
  7. Visto: você precisa ter visto japonês, e para tirar o visto, é necessário estar com as passagens aéreas compradas.

Tudo anotado? Então vamos para as dicas de roteiro!

Castelo de Osaka: parada obrigatória

iStock

Uma das principais atrações de Osaka, este castelo é uma mistura de beleza e tradição. A construção original de 1598 passou por guerras e incêndios, e hoje, após restauração, abriga um museu com obras distribuídas em seus oito andares, além de um jardim repleto de cerejeiras no lado de fora.

Se prepare para caminhar bastante: o castelo fica no alto de uma colina, e dos oito andares do castelo só tem elevador até o quinto. Apesar de parecer cansativo, a experiência vale muito a pena.

  • Horário de funcionamento do Castelo: diariamente das 09h às 17h. Nos feriados, os horários podem se estender até as 18h ou 19h.
  • Preço: 600 ienes (equivalente a mais ou menos R$20,00).
  • Acesso de trem: estações Tenmanbashi (metrô e linha Keihan), Morinomiya e Osakajou Kouen (linha JR).

O castelo de Osaka é parada obrigatória para quem visita a cidade.

Mais 20 pontos turísticos em Osaka

Osaka é uma cidade completa, com opções de diversões para todos os gostos. A seguir, confira 20 sugestões para sua viagem ser inesquecível:

1. Universal Studios Japan

O parque temático da Universal Studios em Osaka é uma atração que encanta todos os turistas. Assim como a unidade do parque em Orlando, por lá você vai se divertir nos brinquedos e em toda a estrutura ambientadas em temas que foram grandes sucessos do estúdio, como por exemplo, a área do O Mundo Mágico de Harry Potter. Imperdível!

2. Dōtonbori

Cores, luz, movimento e muita comida: Dotonbori é a região mais cosmopolita de Osaka. Beirando o canal com o mesmo nome, lá você poderá fazer um tour gastronômico, experimentando diversos tipos de iguarias, além de realizar ótimas compras e se esbaldar nas casas noturnas.

3. Osaka Aquarium Kaiyukan

Considerado um dos maiores do mundo, com 11.000 toneladas de água, o aquário de Osaka conta com 14 tanques que representam diversas regiões do pacífico. São sete andares que circulam o tanque central. Puro encantamento!

4. Edifício Umeda Sky

O edifício Umeda Sky é atração certa para quem aprecia arquitetura e que não tem medo de altura: são dois prédios de 40 andares. No topo, uma ponte liga as duas construções, e é onde fica o observatório do local. Ali, você terá uma vista fantástica de toda a Osaka.

5. Museu Nacional de Arte

Você já começa a admirar o Museu Nacional de Arte de Osaka pelo lado de fora: sua arquitetura futurista é de deixar qualquer um de queixo caído. Mas não para por aí: dentro do museu você vai apreciar exposições de arte moderna nacionais e internacionais. São três andares subterrâneos de muita cultura. Depois de visitar o museu, vá até o piso térreo e aproveite para conhecer o restaurante que tem no local e comprar suveniers da viagem.

6. Kids Plaza Osaka

Quem disse que uma viagem ao Japão precisa ser entediante para os pequenos? Essa é uma boa pedida para quem está viajando com crianças. O Kids Plaza Osaka é um museu de educação infantil, onde seus filhos vão aprender enquanto brincam.

7. Japan Mint

A casa da moeda do Japão, o Japan Mint, é um prédio cercado por cerejeiras e que tem alojado em seu interior um museu muito interessante. Lá, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais a relação entre sociedade e a moeda em mais de 4.000 objetos expostos. E claro, aproveitar para tirar lindas fotos com as flores que cercam o local.

8. Nagai Botanical Garden

Em uma área de 24,2 hectares está o jardim botânico de Nagai. Para quem ama e aprecia a natureza, é um passeio e tanto: são diferentes tipos de flores, mil espécies de árvores (algumas delas centenárias) e muitos animais fazendo do local um dos lugares mais bonitos de Osaka.

9. Osaka City Museum of Fine Arts

Para quem procura conhecimento através das artes, esse museu é um prato cheio. O local conta com 5 andares, sendo dois subterrâneos, onde estão espalhadas mais de 8.400 obras só da coleção regular: com as exposições itinerantes esse número aumenta. É de cair o queixo!

10. Ogimachi Park

Um parque voltado para a diversão! Anexo ao Kids Plaza, o local promete muita diversão para crianças e adultos: são paredes de escaladas, escorregador e muita área verde: impossível ficar parado. Depois de brincar bastante, aproveite para para almoçar nos elogiados restaurantes que tem nas proximidades.

11. Hep Five

iStock

Viajar sem fazer compras não dá, certo? No Hep Five você vai encontrar milhares de lojas distribuídas em seis andares: impossível não sair de lá sem nenhuma sacolinha. Mas não é só isso: no topo do edifício tem uma gigantesca roda gigante, com 75 metros de diâmetro. Em gôndolas que cabem até 4 pessoas, você poderá conhecer toda Osaka: o ponto mais alto da roda gigante é 106 metros acima do solo.

12. Museu de História de Osaka

Esse museu é destinado para quem quer saber um pouco mais sobre a história de Osaka e do Japão. A exposição é traduzida para o inglês e tem muitas curiosidades, como ruínas do Antigo Palácio governamental, objetos milenares encontrados em escavações e, além de tudo isso, uma vista maravilhosa para o Castelo de Osaka.

13. Yodogawa Kasen Park

Quem gosta de atividades ao ar livre vai amar o Yodogawa Kasen Park, que fica no leito do rio Yodogawa. Por lá, você pode correr, fazer caminhada, e até reunir os amigos para praticar esportes.

14. Nagai Park

Mais uma atração para os esportistas de plantão, o Nagai Park é um estádio que fica aberto à visitas. Por lá, você vai encontrar: dois estádios de atletismo, campos para jogos de bola, piscinas, quadras de tênis, instalações para treino de musculação e um centro esportivo para portadores de necessidades especiais. Além disso, a área verde é simplesmente apaixonante!

15. Kamigata Ukiyoe Museum

Ukiyoe, conhecido também como “estampa japonesa”, são espécies de xilografias e pinturas relacionadas, entre outras coisas, com o teatro Kabuki, muito tradicional na cultura oriental. No Kamigata Ukiyoe Museum, estão expostos diversos itens dessa arte. Vale muito a pena conhecer.

16. Nambayasaka Shrine

Uma atração típica japonesa, o Nambayasaka Shrine é um santuário onde as pessoas costumam visitar não só para conhecer, mas também para ter um pouco de paz e tranquilidade. Este santuário em específico é um pouco diferente dos demais: sua fachada é uma réplica de uma cabeça de dragão e com certeza renderá fotos inesquecíveis!

17. Museum of Oriental Ceramics

As cerâmicas fazem parte da tradição cultural chinesa e são homenageadas no Japão neste museu de Osaka. São mais de quatro mil peças expostas em um ambiente agradável e espaçoso. Gostou de alguma peça? Não se preocupe! Tem uma lojinha com livros e peças que podem ser adquiridas.

18. Nifrel

iStock

Denominado como museu vivo, Nifrel é um espaço onde você vai conhecer um pouco mais da natureza de forma lúdica e com muita interatividade. Por lá, você vai encontrar diversos aquários, animais com os quais você pode interagir e painéis com imagem 3D: tudo isso para fazer da sua visita algo memorável. O museu está dividido em 7 zonas, e conta com loja presentes e café.

19. Utsubo Park

Um bom lugar para apreciar flores, o Utsubo Park possui 9,7 hectares de muita cor e beleza. Verdadeiro refúgio com suas belas rosas, este parque é bastante movimentado por turistas e locais. Também é no Utsubo Park que está o Centro de Tênis de Utsubo, que tem 16 quadras e já recebeu diversos torneios internacionais.

20. Keihan Main Line

Esta é a linha ferroviária de Osaka e região, perfeita para conhecer todas essas atrações de forma rápida e segura, e também dar um esticadinha na viagem até Kioto e Shiga. Ela possui diversas modalidades de bilhetes: os mais procurados são os próprios para turistas, que tem diferentes tipos de roteiros que se dividem entre os principais pontos turísticos de Osaka e Kioto.

18 fotos de aumentar sua vontade de conhecer Osaka

Osaka é um destino fascinante e as fotos de quem já visitou não deixam dúvidas:

1. Osaka é uma cidade cosmopolita e pulsante

2. Mas no meio de toda correria…

3. Você vai encontrar lugares para relaxar e tomar um sorvete

4. As comidas de Osaka são muito saborosas

5. E bem diferentes também

6. Que tal um Chopp?

7. O espetáculo das cerejeiras é algo comum por lá

8. E é difícil não se encantar

9. Passear em uma floresta de bambuzais é algo de encher os olhos

10. E o castelo de Osaka é mesmo imponente!

11. É uma cidade de muitas cores

12. O parque da Universal é um pedacinho do oriente em Osaka

13. E as cores não vem apenas das placas de neon

14. Lá você vai encontrar jardins cheios de delicadas rosas

15. Essa é a vista do observatório que fica dentro do castelo de Osaka

16. Que tal fazer um piquenique nos parques da cidade?

17. São muitas delícias para você saborear

17. Osaka a noite é encantadora!

18. Impossível não se apaixonar por essa cidade.

Preparado para a viagem de sua vida? Então é só planejar seu roteiro, arrumar as malas e voar até Osaka.

PARA VOCÊ