Praia da Tainha: um lugar paradisíaco no litoral de Santa Catarina

Por                                
Em 07.04.21

A Praia da Tainha fica na cidade de Bombinhas, em Santa Catarina. Assim, essa praia fica no extremo sul da península de Bombinhas. Além disso, a praia recebeu esse nome por ser um ponto de pesca do peixe que é muito consumido na região, junto com vinho e muitas outras coisas.

Continua após o anúncio

Onde fica a Praia da Tainha

O acesso à essa praia pode ser feito de carro, por meio de uma estrada de terra. Além disso, pode-se chegar à Praia da Tainha a pé. Esse percurso pode ser feito por meio de uma trilha que se inicia no pórtico de entrada do Morro do Macaco. Tal pórtico fica localizado na Rua Jequitibá, próximo ao Trapiche da Praia de Canto Grande Mar de Dentro. Contudo, essa trilha tem dificuldade média e tem, aproximadamente, 2 km até a praia.

O que fazer na Praia da Tainha

A paisagem, por si só, já vale a visita. Porém, existem diversas outras coisas para fazer na Praia da Tainha. Dessa maneira, separamos cinco atividades para fazer durante a sua visita. Confira!

1. Trilha Ecológica da Praia da Tainha

Essa é uma das principais trilhas de Bombinhas. Além disso, esse passeio possui um nível médio e tem, aproximadamente, 2 km de extensão. Por isso, é possível estar em contato próximo com a Mata Atlântica.

2. Morro do Macaco

Durante a trilha anterior, tem uma bifurcação: uma para a praia e outra para subir o Morro do Macaco. Nesse morro, após chegar ao topo, é possível ter uma vista panorâmica de várias praias. Além disso, há uma vista privilegiada de boa parte da península de Bombinhas.

3. Museu de História Natural Charles Darwin

Quem disse que não dá para aprender nada na praia? Nesse museu, criado em 2014, é possível ter contato com diversos temas. Por exemplo, peças de naufrágios em Bombinhas, artefatos dos hominídeos que habitaram o litoral brasileiro há 10 mil anos, entre outras coisas. Além disso, esse museu foi criado com a finalidade de divulgar as teorias de Charles Darwin.

4. Mirante Eco 360°

Esse mirante está localizado na estrada que leva à Praia da Tainha e fica a 218 metros do nível do mar. Dessa forma, na sua base está o Museu de História Natural Charles Darwin. Além do Mirante Eco 360°, estão dois pequenos mirantes dos quais é possível contemplar o Oceano Atlântico.

5. Pesca da tainha

Poder presenciar um cerco de tainha é uma experiência única. Fazer isso na praia que leva o nome do peixe é melhor ainda. Mas o período de pesca da tainha é curto! Isto é, ele só acontece entre maio e julho. Além disso, o clima precisa ser ideal: água do mar fria, baixa temperatura e vento sul.

Opções do que fazer na praia da tainha é o que não vão faltar no seu próximo passeio. Talvez seja necessário voltar mais vezes a essa praia digna de um paraíso.

Onde se hospedar

O ideal é poder ficar alguns dias para curtir todas as atrações da praia da tainha. Por isso, separamos 4 lugares para se hospedar e relaxar. Veja:

  • Pousada Canto Grande – $$: Excelente localização no meio do Canto Grande. Possui acomodações aconchegantes e ótimo custo benefício.
  • Napraia Mariscal – $$: Perfeito para quem não quer muito luxo, mas não abre mão da comodidade e uma ótima localização.
  • Residencial Solavir – $: A apenas 2,3 km da praia da tainha essa pousada é muito agradável. Além disso, possui um ótimo custo-benefício.
  • Hotel Atlântico – $$$: Perfeito para quem quer um pouco mais de luxo. Assim, ao considerar os serviços do hotel, o custo-benefício é excelente.

Com essas dicas de hospedagem, fica muito mais fácil escolher onde ficar na sua próxima visita. Não é mesmo?

Bares e restaurantes na Praia da Tainha

Há quem diga que só é possível conhecer uma cidade, se conhecer a gastronomia local. Por isso, selecionamos quatro bares e restaurantes para deixar sua experiência completa.

  • Restaurante Mirante Por do Sol – $$: Localizado na estrada que leva à praia da tainha, esse restaurante possui uma vista privilegiada. Além disso, seus drinks e refeições típicas são uma atração à parte
  • Choperia Mar de Fora – $$$: Os pastéis e as massas dessa choperia são famosos em toda a região. Além disso, os chopes artesanais estão sempre na temperatura ideal.
  • O Alquimista Burger – $$$: Hambúrgueres artesanais e suculentos sempre são uma ótima ideia. Essa hamburgueria possui um cardápio variado. Além disso, também possuem opção vegetariana.
  • Berro D’água – $$$: Restaurante com um cardápio recheado de frutos do mar e peixes grelhados. Ideal para quem não abre mão de comer essas iguarias fresquinhas.

Com essas opções de restaurante vai ser difícil escolher só um. Dessa forma, não tenha moderação ao apreciar a culinária da região de Bombinhas.

12 fotos encantadoras da Praia da Tainha para se apaixonar

Se ainda resta alguma dúvida de que a Praia da Tainha será o destino das suas próximas férias, te daremos mais alguns motivos. Ou melhor, 12 motivos. Por isso, veja esses cenários paradisíacos que só o Brasil pode oferecer.

1. Você nunca esquecerá essa vista

2. Além disso, não conseguirá descrever a beleza desse lugar

3. O dicionário deveria colocar a Praia da Tainha como sinônimo de perfeição

4. Essa vista é mesmo privilegiada

5. Além desse mar que parece saído de filme

6. As pedras da Praia da Tainha são uma atração à parte

7. A vista da trilha também é maravilhosa

8. Parece que dá para ouvir o barulho do mar daqui

9. Até o pôr do sol fica mais bonito na Praia da Tainha

10. Ainda tem esse mar que só o litoral catarinense tem

11. Você não vai querer ir embora

12. Vai querer ficar com os pés na areia até o dia seguinte

O litoral de Santa Catarina possui diversas praias maravilhosas. Por isso, que tal descobrir mais? conheça a Barra do Sul e se apaixone!