Praias mais bonitas do Brasil: 25 paraísos nacionais para curtir o verão

Escrito por Gabriella Soares

Conhecer as praias mais bonitas do Brasil é uma das melhores escolhas de viagem que você pode fazer. Elas são ideais para quem quer relaxar, aproveitar um mergulho no mar ou ainda praticar esportes aquáticos. Existem opções até para quem deseja observar a vida marinha e nadar com golfinhos. Veja a lista:

Continua após o anúncio

1. Praia da Pitinga

Localizada no Arraial d’Ajuda, a Praia da Pitinga é um charmoso paraíso nessa região da Bahia. Para quem já está em Arraial, é possível chegar em Pitinga em apenas dez minutos de caminhada. As águas desta praia são de um intenso e belo azul e sua areia é branquinha. É o lugar ideal para dar um mergulho e aproveitar o sol e os dias de verão.

2. Baía do Sancho

No nordeste está outra praia incrível, a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha. O litoral pernambucano é um ótimo lugar para praticar o mergulho livre, ou snorkel, como também é conhecido. E isso porque sua água é extremamente clara e é possível observar corais e animais, inclusive pequenos tubarões em águas mais profundas. Então tome cuidado e lembre-se de não ir mergulhar sem acompanhantes.

3. Praia do Arpoador

Uma das praias mais famosas do Rio de Janeiro e um dos locais mais procurados por surfistas, a Praia do Arpoador não tem como não estar nessa lista. O acesso é fácil, já que está muito próxima à Ipanema e ao Leblon. Apesar de ser uma praia pequena, com aproximadamente 500 metros de areia, ela tem uma das mais belas paisagens e um pôr do sol de tirar o fôlego.

4. Praia do Futuro

Em Fortaleza está mais uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Futuro. Suas águas mornas são ideais para a prática de mergulho, surfe e kitesurf. Mas ela é mais famosa por suas grandes barracas, que ficam dispostas na orla da praia. Nessas barracas é possível comprar comida e bebidas, além de desfrutar de uma estrutura ótima e aproveitar o sol.

5. Moreré

Moreré fica na Ilha de Boipeba, na Bahia, e é chamada por alguns de Polinésia Baiana. Isso porque essa é uma praia preservada, cercada pela Mata Atlântica, coqueirais e recifes. Além disso, há diversas piscinas naturais na Ilha que também são lindas e chamam muito a atenção dos turistas. É, com certeza, umas das praias mais bonitas do Brasil.

6. Praia Cacimba do Padre

Também no Nordeste, mais especificamente em Fernando de Noronha, está a Praia Cacimba do Padre. Ela é famosa por suas grandes rochas, que embelezam ainda mais a linda paisagem. Além disso, é neste litoral que muitas tartarugas fazem seus ninhos, então muitas vezes é possível ver os belos animais na água e na areia. Para quem gosta de esportes, a Cacimba do Padre também é uma ótima escolha, já que conta com grandes ondas.

7. Praia de Copacabana

Uma das praias mais famosas do Brasil, Copacabana conta com areia branquinha, mar azul e uma vista privilegiada do Rio de Janeiro. E outro ponto de grande atenção é o seu calçadão, tema de muitas músicas brasileiras e uma das orlas mais conhecidas do mundo. É um lugar ideal para relaxar e aproveitar o mar e a beleza natural de uma das praias mais bonitas do Brasil e do mundo.

8. Morro Branco

No Ceará fica a Praia de Morro Branco, que chama a atenção pelos seus paredões coloridos e pelas belas e impressionantes dunas. A praia fica a cerca de 90 quilômetros de Fortaleza e é uma ótima escolha para quem quer conhecer as belezas naturais características do Ceará. Além disso, é uma praia calma e com um mar morno e tranquilo.

9. Praia de Lages

Outra praia linda que fica na região nordeste é a Praia de Lages, no litoral de Alagoas. Sua beleza é incontestável: areia branca, águas de um azul quase transparente, além de diversas e belas piscinas naturais. A Praia de Lages faz parte da Rota Ecológica, pois tem uma diversa vida marinha e bela vegetação.

Continua após o anúncio

10. Lagoinha do Leste

Já na outra ponta do Brasil, em Florianópolis, fica a Lagoinha do Leste, mais uma praia que continua em completa harmonia com a natureza. É cheia de dunas, areia branca e morros, além de pequenas lagoas que se conectam ao mar e dão nome à praia. Para os aventureiros, é possível alcançar a Lagoinha por uma trilha de cerca de duas horas ou ainda por um rápido passeio de barco.

11. Praia do Farol

A Praia do Farol é em Arraial do Cabo e fica em uma área de proteção da Marinha do Brasil. Talvez por isso seja também uma das praias mais limpas do país. A qualidade da água e da areia é garantida. Além disso, é o lar de muitos golfinhos, tartarugas, arraias e, ocasionalmente, orcas. O acesso é restrito, ou seja, é preciso pedir autorização para entrar.

12. Baía dos Golfinhos

O próprio nome desta praia entrega sua principal atração: os golfinhos. Acessível apenas quando a maré está baixa, esse local concentra um grande número de golfinhos, que encantam todos os visitantes. O acesso é mais difícil, já que depende da maré, então essa praia é um paraíso não muito visitado.

13. Praia de Ipanema

Como algumas outras praias do Rio de Janeiro, Ipanema é famosa em todo o mundo e é com certeza uma das praias mais bonitas do Brasil. Localizada em uma área cultural e boêmia da cidade maravilhosa, ela tem uma bela vista para os cartões postais da cidade e é garantia de muita diversão. Além disso, essa é uma das praias mais amigáveis para o público LGBTQI+ na cidade.

14. Praia de Lopes Mendes

Também no Rio de Janeiro, mais especificamente em Ilha Grande, está a Praia de Lopes Mendes. Famosa por suas ondas e pela presença de surfistas, Lopes Mendes fica na costa oceânica e tem um mar com uma linda tonalidade de azul. Sua areia é branquinha e as formações rochosas que ficam em sua orla proporcionam uma deliciosa sombra.

15. Quarta Praia

A Quarta Praia fica no Morro de São Paulo, na Bahia, e guarda uma das melhores experiências do litoral baiano. Além da paisagem deslumbrante, na maré baixa ela tem piscinas naturais que concentram lindos peixes e uma incrível barreira de corais. Os visitantes podem alugar máscaras para nadar nessas lagoas, ou ainda comprar ração e observar os peixes de pertinho.

16. Praia Pontal de Maceió

Um verdadeiro paraíso nordestino, a Praia Pontal de Maceió fica no Litoral Leste do Ceará, a cerca de 180 km da capital, Fortaleza. Neste local, a ideia é relaxar e aproveitar as belas vistas de falésias e pedras na areia. O mar tem uma temperatura gostosa para nadar e aproveitar o clima de verão com tranquilidade, já que esta não é uma praia que fica lotada.

17. Praia do Forte

Localizada na Bahia, a Praia do Forte fica apenas a 80 quilômetros de Salvador. Sendo assim, é uma praia movimentada, cheia de coqueirais, águas transparentes e uma paisagem de tirar o fôlego. No mais, por toda sua orla é possível encontrar resorts ou pequenas pousadas.

18. Prainhas do Pontal do Atalaia

Com areia branca e um mar com diferentes e lindas cores, as Prainhas do Pontal do Atalaia são parte do paraíso que é Arraial do Cabo. O plural se deve ao fato de que quando a maré está alta, ela divide a grande extensão de areia em duas praias. O local conta com um mar calmo, dunas e uma pequena gruta que faz sucesso entre os visitantes.

19. Praia de São Miguel dos Milagres

A Praia de São Miguel dos Milagres é a principal de uma região de mesmo nome em Alagoas. Ela é famosa entre turistas pela linda paisagem de coqueirais e recifes que concentram a vida marinha. Além disso, São Miguel dos Milagres conta com águas mornas e, na maré baixa, uma incrível piscina natural.

20. Praia da Barra da Tijuca

Com fortes ondas e um lindo visual, a Praia da Barra da Tijuca é a maior do Rio de Janeiro e uma das praias mais bonitas do Brasil. É comum ver muitas celebridades relaxando na areia branca do lugar, assim como muitos surfistas nas águas cristalinas do mar. Sua orla também é famosa por ser uma favorita entre os ciclistas e pelos diversos quiosques com comida e petiscos deliciosos.

21. Praia Ponta do Mutá

Na Bahia está localizada a Praia da Ponta do Mutá, onde se pode observar o melhor pôr do sol de todo o país. Essa praia é sempre garantia de diversão, com quiosques e uma bela variedade de atrações musicais. O mar é calmo e, quando chega o pôr do sol, é impossível não se encantar com as cores que colorem o céu.

22. Praia de Antunes

Em um estilo bem ilha deserta, a Praia de Antunes é o sucesso de Maragogi, em Alagoas. Ideal para se praticar caiaque e vela, essa praia pode ser ideal para os mais esportistas. Durante a maré baixa, o mar de águas claras dá lugar a um corredor de areia branca de quase 3 quilômetros, que concentra diversas piscinas naturais que são lindas e ótimas para nadar.

23. Praia do Toque

Essa é uma praia ideal para quem quer observar e se encantar com a natureza. Ela tem seu grande momento durante a maré baixa, quando as piscinas naturais ficam disponíveis e uma grande diversidade de vida marinha. Dependendo do quanto a maré está baixa, é possível ver também os belos corais próximos à praia.

24. Praia do Forno

Com uma das melhores vistas de Arraial do Cabo, a Praia do Forno é um destino imperdível. Acessível por uma rápida trilha a partir da vizinha Praia dos Anjos, ela merece a visita por suas águas ideais para mergulho, no qual se pode observar tartarugas e um mar colorido. Apesar da pequena extensão, ali se concentram vários bares e carrinhos de comidas.

25. Praia Jeribucaçu

Localizada em Itacaré, nesta praia é possível ver um lindo mar, com areia clara, uma pequena mata e rochas espalhadas pela areia. Lá existe um pequeno rio que cruza a areia e desemboca no mar, formando uma linda paisagem. Na extensão da praia é possível encontrar diversos quiosques e um grande número de coqueiros.

É só planejar a sua viagem e conhecer uma (ou várias) das praias mais bonitas do Brasil. Aproveite para conhecer também as 50 melhores praias do Brasil.

 
   

PARA VOCÊ