25 restaurantes em Porto Alegre que você deveria conhecer

Escrito por Nicole Dias

A capital do Rio Grande do Sul conta com muito a ser explorado: parques, museus, belas ruas arborizadas, passeios em estádios de futebol… Mas não é apenas um turismo interessante que você encontrará na capital gaúcha: há muitos restaurantes em Porto Alegre incríveis para quem ama comer bem.

Continua após o anúncio

Seja um restaurante elegante, para impressionar quem você ama, ou uma opção acessível para toda a família, existem locais para todos os gostos – e bolsos também. De churrascarias a restaurantes vegetarianos, confira as sugestões abaixo e comece a planejar onde será seu almoço ou jantar em Porto Alegre!

Restaurantes românticos em Porto Alegre

Clima intimista, pratos bem elaborados, você e seu amor. Parece uma boa proposta? E é! Descubra alguns restaurantes em Porto Alegre que casam perfeitamente com momentos de puro romance.

1. Constantino Café

Para um jantarzinho intimista, nada como um local aconchegante, com iluminação na medida certa e sabores incríveis no cardápio. O Constantino oferece uma gastronomia mediterrânea contemporânea impecável, com destaque para os pratos de frutos no mar. Dica: fazer uma refeição no jardim é uma experiência incrível.

Localização: Rua Fernando Gomes, 44 – Moinhos de Vento.

2. The Raven

Quem acha que a Cidade Baixa é cenário apenas de bares e uma vida mais boêmia está completamente enganado. Por lá está localizado o elegante The Raven, que homenageia o poeta Edgar Allan Poe. Comandado pelo chef Julio Cefis, o restaurante oferece iguarias da culinária internacional, com destaque para o Risoto Campesino. O ambiente é um charme à parte: um casarão com pé direito alto e decoração que remete às tavernas.

Localização: Rua Sarmento Leite, 969 – Cidade Baixa.

3. Lorita

Abertos em quintas, sextas e sábados, o Lorita é o ambiente certo para um clima intimista com quem você ama. O cardápio apresenta criações de Roberta Horn Gomes, com o melhor da fusion cuisine. No salão principal há iluminação com velas e lareira. O jardim é incrível e concorrido.

Localização: Rua Castro Alves, 678 – Rio Branco.

Continua após o anúncio

4. Le Bateau Ivre

Pratos clássicos da culinária francesa, flores, champanhe, luz baixa. O clima de romance está garantido. O Le Bateau Ivre traz a combinação certa da simplicidade com a sofisticação. Os pratos são elaborados com capricho pelo chef Gérard Durand. Peça o carré de cordeiro ao molho vinho tinto e pimenta verde: não se arrependerá.

Localização: Rua Tito Lívio Zambecari, 805 – Mont’serrat.

5. Tutto Riso

A tradução de Tutto Riso é Só Arroz. Já o restaurante em si pode ser traduzido como apaixonante. Especializada em risotos, a casa fica no elegante Moinhos de Vento e é aconchegante na medida certa. No inverno, a pedida é sentar na Sala de Madeira ou junto ao calor do forno à lenha. Para as noites de verão, escolha o romântico jardim.

Localização: Rua Dinarte Ribeiro, 116/1ºandar – Moinhos de Vento.

Sabe aquela história de conquistar alguém pelo estômago? Escolhendo o restaurante perfeito, pode funcionar!

Restaurantes de Porto Alegre que abrem aos domingos

Existem aqueles dias em que simplesmente não dá vontade nenhuma de cozinhar. E isso pode acontecer aos domingos, quando bate aquela preguiça de sujar um garfo que seja. Sem problema: há lugares com portas abertas nesse dia.

6. Olivos 357

Algo entre um bar gastronômico e um restaurante: mais ou menos assim é possível definir o Olivos 357, que fica na Cidade Baixa. É daquele tipo de lugar que você nem presta atenção quando passa na frente, mas se surpreende totalmente ao entrar – é tudo gracioso e cheio de detalhes, quadrinhos e toalhas xadrez nas mesas. Esse charmoso gastrobar funciona aos domingos à noite e só não abre suas portas na segunda-feira.

Localização: Rua da República, 657 – Cidade Baixa.

7. Bella Morano

Morano Calabro é o nome de uma belíssima cidade italiana que inspirou a criação dessa pizzaria. A Bella Morano aposta em ingredientes frescos e uma ótima seleção de vinhos para harmonizar com a comida. Além de vários sabores no cardápio, os clientes ainda podem escolher como montar suas pizzas. Aos domingos o local abre para o jantar, a partir das 19h.

Localização: Avenida Coronel Lucas de Oliveira, 23 – Moinhos de Vento.

8. Copacabana

Não se engane não: esse Copacabana aqui fica no Rio Grande do Sul. O restaurante, especializado em culinária italiana, funciona de terça a domingo na hora do almoço e do jantar. Desde 1939 na capital dos gaúchos, o estabelecimento conta com um cardápio farto, de polenta brustolada e berinjela à moda da casa a diversas massas, filés e risotos. É possível escolher a massa e o molho, montando um prato único.

Localização: Praça Garibaldi, 2 – Cidade Baixa.

9. Pink Velvet Bakery

Que tal aproveitar o ritmo mais sossegado do domingo e trocar o almoço por um brunch? A Pink Velvet é uma padaria gourmet com um visual descolado e muitas coisas gostosas. O brunch ocorre das 10h30 às 14h e inclui pães, frutas da estação, sucos, ovos mexidos e mais uma infinidade de doces e salgados, de costelinha ao barbecue até panquecas.

Localização: Avenida Venâncio Aires, 757 – Cidade Baixa.

10. Sushi by Cleber

Famoso na cidade, o Sushi by Cleber está com suas portas abertas diariamente. Tudo por lá é muito elogiado, da localização privilegiada ao atendimento e, claro, às maravilhas da culinária japonesa. O Menu Degustação da casa inclui entradas, sushis, sashimis, pratos quentes e sobremesas. Há, ainda, opções à la carte.

Localização: Rua Des. Esperidião de Lima Medeiros, 317 – Três Figueiras.

Curtir o desfecho de um domingo em um lugar legal é um jeito gostoso de começar a semana com o astral lá no alto.

Restaurantes baratos em Porto Alegre

Não é preciso estourar o orçamento para comer bem. Em Porto Alegre existem lugares pra lá de tradicionais que unem o melhor de dois mundos: fartura no prato e economia no bolso.

11. Alfredo

Não importa se é hora do almoço ou são 3h da madrugada: o Alfredo sempre está movimentado. E o público frequentador é o mais diverso possível, de taxistas a jovens que fazem um lanche depois da balada. O preço é muito honesto, assim como a comida: sem frescuras e bem servida.

Localização: Avenida Cristóvão Colombo, 794 – Floresta.

12. Tudo Pelo Social

Tudo que você conseguir comer por apenas R$ 15,00. Ou um prato feito com bife, batata frita, arroz e salada por R$ 26,00. Esses são alguns dos pontos altos do tradicional Tudo Pelo Social, recanto da Cidade Baixa que existe desde 1988. O estabelecimento oferece almoço e jantar de terça a domingo, fechando em alguns feriados.

Localização: Rua João Alfredo, 448 – Cidade Baixa.

13. Restaurante Quintanilha

Com dois endereços no Centro Histórico de Porto Alegre, o Restaurante Quintanilha é elogiado pelo excelente atendimento, buffet diversificado e valor honesto. O sucesso é tanto que o local costuma contar com filas de espera. Há diversas opções de saladas, pratos quentes e sobremesas gostosas.

Localização: Rua Cel. Vicente, 600 e João Manoel, 201 – Centro.

14. Prato Verde

Comida vegetariana gostosa e com preço bom existe? Claro que sim. O Prato Verde é praticamente amor em forma de restaurante e vai muito além de um buffet sem carne. As receitas, exclusivas do local, são preparadas com verduras 100% orgânicas, direto de pequenos produtores. A casa oferece 11 opções de pratos quentes, 14 tipos de saladas e quatro opções de sobremesas e frutas. Alimentos fresquinhos, tudo feito com respeito e carinho.

Localização: Rua Santa Teresinha, 42 – Bom Fim.

15. O Galo Cinza

Sabe aquela comida gostosa, bem temperadinha, com gosto de casa de vó? No O Galo Cinza você encontra. Com bom atendimento, o local é especializado em comfort food, aquela comidinha reconfortante que faz bem para a alma. Algumas das delícias que saem da cozinha da chef Angela Barcelos: moqueca de garoupa, gnocchi da sorte com o ragu de pernil suíno e milanesa de filé suíno e polenta cremosa com gorgonzola.

Localização: Rua Eudoro Berlink, 855 – Auxiliadora.

Escolha o seu favorito e faça uma ótima refeição sem se preocupar (tanto assim) com a fatura do cartão.

Restaurantes sofisticados em Porto Alegre

Às vezes é preciso sair da rotina. Nessas horas, conhecer um restaurante elegante ou comer um prato totalmente diferente pode fazer a diferença. Prepare-se para viver experiências únicas.

16. Koh Pee Pee

O melhor da culinária tailandesa se apresenta na capital gaúcha. O Koh Pee Pee, que já foi agraciado com diferentes prêmios de excelência, oferece um cardápio com dezenas de variedades dos pratos mais populares da Tailândia. A decoração oriental do local também não deixa a desejar. Um regalo aos olhos e aos sentidos.

Localização: Rua Schiller, 83 – Moinhos de Vento.

17. Peppo Cucina

Criado por um casal apaixonado pela Itália e seus sabores, o Peppo conta com um encontro da gastronomia italiana com toques do mundo contemporâneo. Tudo é preparado de forma artesanal, em pratos que valorizam o verdadeiro sabor dos alimentos. Além dos tradicionais risotos e massas, há molhos superdiferentes e carnes de caça.

Localização: Rua Dona Laura, 161 – Moinhos de Vento.

18. Coco Bambu

Surgidos no Nordeste do Brasil, os restaurantes Coco Bambu encantam pela excelência do cardápio, pelos pratos bem servidos e pelos ambientes elegantes. A especialidade da casa é a culinária com frutos do mar. Não deixe de experimentar o Camarão Mediterrâneo: camarões refogados com alho e cebola, servidos sobre cremoso arroz com manjericão e molho branco.

Localização: Avenida João Wallig, 1800 – Passo d’Areia.

19. Taishi Sushi Lounge

Um local que oferece comida de qualidade e pensa na preservação do meio ambiente merece alguma atenção, não é mesmo? O Taishi, especializado na cozinha oriental japonesa, agrada por suas iguarias e também pela gestão ecológica, presente em toda a parte arquitetônica do estabelecimento.

Localização: Praça Japão, 108-186 – Boa Vista.

20. Hashi Art Cuisine

Já eleito como Melhor Restaurante Contemporâneo pelo guia Veja, o Hashi é o local onde a gastronomia encontra o bom gosto. O cardápio do chef Carlos Kristensen oferece uma verdadeira experiência para os sentidos. É possível escolher entre o Menu Degustação, com cerca de 8 criações exclusivas do chef, e o Experiência do Cardápio, com pequenas porções de 6 pratos.

Localização: atualmente o Hashi passa por reforma e abrirá em breve em novo endereço.

Os restaurantes sofisticados são escolhas ideais para celebrar conquistas e momentos especiais. Aproveite!

Churrascarias em Porto Alegre

O churrasco do Rio Grande do Sul é famoso – e algumas casas são mestres na arte de servir uma boa carne. Desde a churrascaria mais raiz até aquela com um toque gourmet, é hora de comer bem.

21. Komka

Presente em Porto Alegre desde 1967, o Komka costuma ser concorrido. O sucesso não é por acaso: comida boa, preço justo e estacionamento gratuito no local! Ideal para toda a família, o restaurante oferece cardápio à la carte com diversas opções, de carnes e galetos a saladas e sobremesas. Há espaço kids e área externa.

Localização: Avenida Bahia, 1275 – Navegantes.

22. Churrascaria Barranco

Comida de qualidade a qualquer dia e a qualquer hora. A Churrascaria Barranco, que existe há mais de quatro décadas na história de Porto Alegre, funciona todos os dias, das 11h30 até a 1h da madrugada. A casa oferece churrasco à la carte, pratos quentes e frios. A Picanha Angus e a Picanha a Barranco são as mais pedida. Dica: procure um lugar na parte externa, para uma refeição à sombra das árvores.

Localização: Avenida Protásio Alves, 1578 – Petrópolis.

23. Na Brasa Steak

Um novo jeito de servir carnes. Essa é a proposta do NB Steak, que também conta com restaurantes em Florianópolis e São Paulo. A ideia do local é combinar suas raízes gaúchas com algumas das práticas da gastronomia internacional. O resultado se dá na forma de um menu de dar água na boca. Carnes nobres, saladas e acompanhamentos, tudo pode ser reposto na mesa conforme a vontade e o apetite do cliente.

Localização: Rua Ramiro Barcelos, 389 – Floresta e Av. Nilo Peçanha, 2131 – Boa Vista.

24. Costela no Roletchê

No Rio Grande do Sul, muitas vezes um bom churrasco é sinônimo de uma boa costela. Essa é a especialidade do Costela no Roletchê, primeira e única casa de Porto Alegre voltada a uma das carnes mais amadas pelos gaúchos. Embora o produto principal do local seja a costela bovina, assada inteira em uma grelha giratória, ainda há rodízio de paleta de cordeiro e porco à pururuca, bem como acompanhamentos diversos.

Localização: Rua Marcílio Dias, 965 – Menino Deus.

25. Churrascaria Schneider

Rodízio de carnes, buffet de frutos do mar, buffet de saladas, frutas, sobremesas, tábua de frios e queijos. Praticamente uma orgia gastronômica, não é mesmo? Tudo isso é encontrado na Churrascaria Schneider, bastante tradicional entre os gaúchos. O local é ideal para um almoço em família ou ocasiões especiais.

Localização: Avenida Bahia, 29 – Navegantes.

Depois de toda essa lista, até bate aquela fome, não é mesmo? Escolha já seu local predileto e bom apetite.

E se quiser conhecer mais do Rio Grande do Sul, não deixe de estender seu passeio até o Vale dos Vinhedos. É incrível!

 
   

PARA VOCÊ